22/04/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Segundo Trevizan (1995, p. 20), a criança precisa de uma memória transtextual, isto é, ela necessita conviver com a literariedade dos textos para ter condições de elaborar uma composição poética. A autora afirma que "o exercício de leitura estética [deve] anteceder o momento da produção, para que o texto produzido se garanta como uma elaboração discursiva, de implicações ideológicas, contextuais. [Ela afirma que] ninguém cria a partir do nada".
A partir dessa afirmação, propõe-se nesta atividade, a escuta / leitura de um poema canção de Caetano Veloso, intitulado Trem das Cores.
No laboratório de informática, ou na própria sala de aula, projete o vídeo da canção para os alunos e instigue-os a perceber a beleza do poema e da melodia da canção.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kS1zGVi3Uxs. Acesso em: 17 abr. 2014.
Entregue aos alunos cópias da letra da canção de Caetano Veloso. Se possível, faça cópias coloridas. Caso você não tenha condições de fazer cópias coloridas, entregue-as em preto e branco e projete na tela a cópia da letra colorida ou, faça um cartaz com letras coloridas. Veja a sugestão abaixo:
Imagem criada pela formadora no power point.
Peça aos alunos que façam uma primeira leitura do poema de maneira individual e silenciosa.
Em seguida, ouçam a música novamente, acompanhando a letra. Deixe que os alunos se envolvam com a melodia e cantem junto com Caetano Veloso.
Depois de ouvirem, apresente aos alunos o quadro abaixo e desafie-os a completá-lo com as informações contidas no poema. Os alunos deverão procurar no poema os objetos que estão relacionados com uma cor. Eles deverão colocar no quadro o objeto e sua cor correspondente. Ao final da atividade, o quadro estará completo com os objetos e suas respectivas cores:
OBJETO | COR |
encosta | laranja |
capim | rosa chá |
olhos luz | mel |
serra | ouro / verde |
trem | prata |
anel | turquesa |
nuvem chumbo | oliva |
papel de seda | azul |
casa | verde |
casa | rosa |
casa | azul |
cabelo | preto |
lábios | castanhos |
lábios | cor de açaí |
céu | azul celeste |
Depois de completarem o quadro, verifique com os alunos se as cores dos objetos citados no poema correspondem as cores desses objetos na vida real. Proponha questões como:
Ainda com o objetivo de desenvolver o exercício de leitura e possibilitar a convivência com a literariedade dos textos, entregue aos alunos cópias do poema de Cecília Meireles, Jogo de bola. Deixe que os alunos façam uma primeira leitura silenciosa.
Poema disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_AkwVUL1Ght0/S7FgXsZ_Q9I/AAAAAAAAFpU/E-aFL9hXkdM/s1600/cecilia,+jogo+de++bola.jpg. Acesso em: 19 abr. 2014.
Terminada a leitura silenciosa, aproveite o momento para trabalhar a leitura em voz alta e a dramatização com os alunos. Deixe que 4 ou 5 alunos façam a leitura em voz alta. Comente com os alunos como os recursos sonoros de ritmo e rima e os jogos de palavras dão originalidade ao poema. Segundo Trevizan (1995, p. 17), há uma "relação intrínseca entre o plano informacional do poema e as operações formais ativadas, a funcionalidade da frequência distributiva dos fonemas consonantais /bê/ /lê/ e os vocálicos a/ é/ /ó//u/, [marcam] a circularidade do movimento da bola (no texto de Cecília Meireles)".
Ao final da dramatização, provoque uma discussão com os alunos a partir da questão:
Como vocês entendem o último verso do poema: "A de Raul é de Arabela, e a de Arabela é de Raul"?
Imagem disponível em: http://www.dimovesc.com.br/uploads/produtos/tabela-de-cores-iso-tabelacor.jpg. Acesso em: 19 abr. 2014.
Nesta atividade, distribua os alunos em grupos. Se for possível, faça grupos pequenos de 4 a 5 alunos. Entregue a cada aluno do grupo cópias de uma tabela que deverá ser preenchida conforme o que é solicitado. A tabela a ser entregue aos alunos conterá o nome de algumas cores. Os alunos deverão preencher a tabela com nomes de objetos que são ou podem ser daquela cor e, ainda, com palavras que rimem com a cor. Veja, abaixo, uma sugestão de tabela. Você poderá acrescentar outras cores ou permitir que os alunos alunos acrescentem outras cores que gostem ou que apresentam possibilidades de rimas.
COR | PALAVRAS QUE RIMAM | OBJETOS |
AMARELO | ||
VERDE | ||
AZUL | ||
VERMELHO | ||
LARANJA | ||
ROSA | ||
BRANCO | ||
PRETO | ||
OURO | ||
PRATA | ||
VIOLETA |
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_byDm1io31gM/TMll_SOIFiI/AAAAAAAACjc/LEAzgV64xGY/s1600/estudando-escrevendo-musica-radio-chico-bento.jpg. Acesso em: 19 abr. 2014.
Momento da produção escrita. Nesta atividade, os alunos podem continuar trabalhando em grupos, entretanto, cada aluno deverá produzir seu próprio texto poético. Os alunos terão como modelo o poema canção Trem das cores de Caetano Veloso e o poema Jogo de bola de Cecília Meireles. A tabela preenchida na atividade anterior servirá como suporte, no qual os alunos poderão buscar palavras para produzirem seu texto poético.
Imagem disponível em: http://www.rioeduca.net/admin/_m2brupload/_fck/Renata/AlmBarroso/Vinicius/20131016211752.JPG. Acesso em: 19 abr. 2014.
http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp. Acesso em: 19 abr. 2014.
http://www.portugues.com.br/literatura/cecilia-meireles.html. Acesso em: 19 abr. 2014.
TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/05/2014
Cinco estrelasParabéns, excelente seu plano e atividades.
24/04/2014
Cinco estrelasAtividades que envolve a interação de todos os alunos.