Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entendendo o sistema nervoso

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as estruturas e atuação do sistema nervoso humano.
  • Relacionar os outros sistemas com o sistema nervoso humano.
  • Reconhecer os efeitos do álcool à saúde física e psicológica.
  • Valorizar o cuidado com a saúde.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Sistemas do corpo humano: digestório, cardiovascular, respiratório, excretor, endócrino.
Estratégias e recursos da aula
  •  Questionamentos e discussões.
  • Leitura de reportagem.
  • Apresentação.
  • Pesquisa na internet.
  • Entrevistas.
  • Produção de um vídeo.

 

O sistema nervoso desempenha uma função complexa em nosso corpo. Ele nos permite reagir a estímulos do ambiente e controlar nosso corpo de maneira adequada. Características como a linguagem falada, a capacidade de raciocínio e de produção de ações são respostas do nosso encéfalo aos estímulos recebidos pelos órgãos dos sentidos e transportados pelos neurônios.

O consumo de certas drogas, como o álcool, é permitido pela legislação brasileira para maiores de 18 anos. O álcool é um depressor do sistema nervoso, e embora a sensação inicial possa ser de ligeira euforia, o aumento da sua concentração no sangue leva ao comprometimento de atividades vitais, podendo conduzir a estado de coma, parada respiratória e morte.

 

AULA 1: SONDAGEM E MOTIVAÇÃO

Atividade 1: Começando a discussão

Cérebro

Imagem disponível em: http://us.123rf.com/450wm/spectral/spectral1210/spectral121000325/16065551-a-figura-con-caricatura-um-enorme-ca-rebro-3d-rendeu-a-ilustraa-a-o.jpg. Acesso em 31 de março de 2014.

 

Professor:

1) A atividade é importante para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre a temática.

2) Organize os alunos em duplas.

3) Apresente as seguintes questões para a discussão entre os alunos:

  • Quais são as estruturas que compõem o sistema nervoso?
  • Qual a importância do sistema nervoso para o corpo humano?
  • O que pode acontecer ao nosso corpo se este sistema deixar de funcionar? 

3) Oriente as discussões em duplas, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. As conclusões deverão ser registradas no caderno.

4) Após um tempo pré-estabelecido para discussão, organize um momento para que os alunos possam expressar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias dos outros colegas. Para isso, organize uma roda na sala de aula ou em outro espaço escolar.

 

Atividade 2: De olho na notícia

Professor:

1) Providencie para os alunos a reportagem de Salvador Nogueira sobre As idades do cérebro. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG77438-7855-191-1,00-AS+IDADES+DO+CEREBRO.html. Acesso em 31 de março de 2014.

As idades do cérebro

Imagem disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/foto/0,,10837322,00.jpg. Acesso em: 31 de março 2014.

 

2) Em duplas, peça aos alunos que discutam o conteúdo do texto: 
  • Qual o tema do texto?
  • Vocês já vivenciaram situações explicáveis pelo texto?
  • Por que as crianças são tão ativas e não perdem o pique?
  • Você já teve atitudes impensadas na busca de experiências novas e intensas? 
3) Oriente o trabalho das duplas, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. As conclusões deverão ser anotadas no caderno.
 
4) Após um tempo pré-estabelecido para a discussão e resposta, abrir um debate para que todos possam comunicar suas investigações, expressar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias das outras duplas. Para isso, organize uma roda na sala de aula ou em outro espaço escolar.
 

AULA 2 e 3: DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Professor:

- A atividade consiste na exibição de um vídeo que aborda as estruturas e o funcionamento do sistema nervoso humano.

1) Utilize o data show e um notebook com som ou o Laboratório de Informática da escola para a exibição do vídeo:  O corpo humano 09 - Sistema nervoso parte 1. Duração: 8min13seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6_vTpxPuB2w. Acesso em 31 de março de 2014.

Vídeo

Imagem retirada pela autora do site disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6_vTpxPuB2w. Acesso em 31 de março de 2014.

 

2) Peça aos alunos que anotem algumas informações relevantes sobre o vídeo:

  • o nome das estruturas do sistema nervoso;
  • a atuação dos órgãos do sistema nervoso e
  • importância do sistema nervoso para o bom funcionamento do corpo humano.

3) Peça aos alunos que organizem as informações do vídeo em um mapa conceitual. Cada aluno deverá elaborar individualmente o mapa conceitual.

4) Posteriormente, organize uma mapa conceitual coletivo junto com todos a turma. Este mapa conceitual poderá ser elaborado utilizando o Microsoft Word. Acesse o documento: Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word Disponível em: http://tecnologia.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-mapa-conceitual-no-microsoft-word-1893.html. Acesso em 14 de março de 2014.

- Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. Disponível em: file:///C:/Users/Maq/Downloads/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Mapas%20Conceituais.pdf. Acesso em: 31 de março 2014.

5) Avalie, em conjunto com os alunos, quais foram as aproximações, os distanciamentos desses estudos com o conhecimento sistematizados na AULA 1. Verifique se as hipóteses, construídas por eles anteriormente, foram respondidas e validadas. Nesse sentido, utilize as discussões e os mapas conceituais elaborados individualmente e coletivamente. 

 

AULAS 4 e 5: EFEITO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO HUMANO

Professor: Mesmo que não existam alunos que façam o consumo de álcool, é importante que se trate o assunto para alertá-los dos problemas físicos e psicológicos causados pela droga.

Alcóol

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/upload/e/alcoool.jpg. Acesso em 31de março de 2014.

 

Atividade 1: Pesquisa na internet

Professor:

- A atividade poderá ser realizada em grupos ou duplas, de acordo com a disponibilidade de computadores.

1) Antes de iniciar a pesquisa, questione os alunos se eles conhecem as consequências do consumo de álcool no organismo. Aproveite para discutir que o álcool é um tipo de droga legalizada.

2) No Laboratório de Informática, peça aos alunos que acesse os sites:

- VARELLA. D. Alcoolismo. Disponível em:  http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo/alcoolismo/.. Acesso em 14 de abril de 2014.
- PSICOSITE. Alcoolismo. Disponível em:  http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm. Acesso em 14 de abril de 2014
 
 
3) Destine um tempo para que os alunos possam investigar e registrar, no caderno, as seguintes informações:
  • O que é alcoolismo?
  • Quais são as causas do alcoolismo?
  • Quais são as consequências do consumo do alcoolismo para o corpo humano?
  • Se existe tratamento, como proceder?

4) Oriente o trabalho das duplas, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. 

5) Após o tempo pré-determinado para a pesquisa, proponha que cada grupo ou dupla apresente os registros.

 

Atividade 2: Produção de um documentário

Professor:

1) Após a pesquisa, proponha aos alunos, que em grupos, produzam um documentário curto (mínimo de 5 minutos e máximo de 10 minutos) sobre as consequências do consumo de álcool no organismo e a importância da valorização da saúde.

- Para a produção do documentário acesse o site: Como produzir documentário da Revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/camera-na-mao-boas-ideias-cabeca-530166.shtml. Acesso em 14 de abril de 2014.

2) Informe aos alunos que eles deverão utilizar as informações da pesquisa realizada na atividade anterior.

3) Caso seja possível, convide os profissionais do Laboratório de Informática para ajudar os alunos na produção do documentário.

4) Incentive os alunos a realizarem pesquisas em entidades que auxiliam os alcoólatras no tratamento.

5) Agende uma data para que todos possam apresentar os documentários para os colegas da turma. Verifique, também, a possibilidade da exibição dos documentários para os outros alunos da escola, como durante o recreio ou em reuniões com os alunos.

6) Disponibilize os vídeos na página eletrônica da escola ou no blog da turma.

- Para maiores informações sobre como elaborar um blog, acesse a aula Criando um blog, de Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 14 de abril de 2014.

Recursos Complementares

Algumas sugestões para o professor:

- SEIXAS, Cristina Faganeli Braum. Entender o sistema nervoso. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ciencias-entender-o-sistema-nervoso.htm. Acesso em 31 de março de 2014.

- GONÇALVES, Fabiana Santos. Sistema nervoso. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/. Acesso em 31 de março de 2014.

- Álcool. Disponível em: http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/alcool.htm. Acesso em 31 de março de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Os alunos serão avaliados conforme a participação, o comportamento e a responsabilidade durante as atividades. Em relação aos aspectos quantitativos avaliar se os alunos ampliaram o seu conhecimento a respeito das estruturas e atuação do sistema nervoso, e sobre os efeitos do álcool e sobre a saúde física e psicológica. Utilize para isso a produção dos alunos: o mapa conceitual, a pesquisa realizada e o documentário produzido (criatividade e conteúdo).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.