Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Viajando e contando histórias

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar sua criatividade na elaboração de histórias.
  • Trabalhar coletivamente com recorte e colagem.
  • Aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. Conhecendo a história “O caracol viajante”.

1. Professor antes de iniciar essa aula construa uma “maleta de viagem” para utilizar durante suas aulas. Essa maleta o ajudará a contar a história, se aproximar do tema que será trabalhado além de instigar a curiosidade dos alunos.

Materiais necessários:1 caixa de sapato com tampa embutida; E.V.A liso (cor da sua preferência); E.V.A. cortiça natural plush bege, caneta preta, tesoura, cola instantânea, estilete e palito de churrasco.

Observe as instruções de como fazer a maleta:

a) Corte retângulos no e.v.a cortiça natural na mesma medida dos lados da sua caixa e cole em todos os lados.

d

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-0kqDNtI5hgI/Tkc_PLc_mBI/AAAAAAAAAXc/2BHz62-KQt0/s1600/m3.jpg. Acesso em 15 de março de 2014.

b) Corte 8 tiras no comprimento das laterais da tampa e fundo da caixa com 6 cm de largura e 4 tiras no comprimento dos lados da caixa também com 6 cm de largura. Cole somente no centro deixando as pontas soltas.

jfh

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-EQ_Y9NCfo5Y/Tkc-2htpHCI/AAAAAAAAAXY/83CH1U2qT_E/s1600/m2.jpg. Acesso em 15 de março de 2014.

c) Após colada todas as laterais, una as pontas e risque com o palito de manicure na diagonal e cole para dar acabamento, tomando cuidado para que as pontas fiquem bem coladas.

k

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-0kqDNtI5hgI/Tkc_PLc_mBI/AAAAAAAAAXc/2BHz62-KQt0/s1600/m3.jpg. Acesso em 15 de março de 2014.

d) Centralize o molde de risco da alça, risque nas pontas com o palito e corte com o estilete.         

g

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-UpXgew3JEZk/Tkc8-DQocjI/AAAAAAAAAXI/GcQXYVqAMrw/s1600/m5.jpg. Acesso em 15 de março de 2014.

e) Corte os moldes da alça e cole um sobre o outro, faça o mesmo com os moldes dos fechos 1 e 2.

k

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-4pIC0e8SQms/Tkc9I89QOcI/AAAAAAAAAXM/MgNR6n-FzC0/s1600/m6.jpg. Acesso em 15 de março de 2014.

f) Faça um pequeno corte nas pontas da alça, encaixe e cole, você pode cortar um quadrado e colar por cima para reforçar como na foto. 

rf

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-i1DxiAzycmQ/Tkc9auKHhwI/AAAAAAAAAXQ/4dGtLL7W_9M/s1600/m7.jpg. Acesso em 15 de março de 2014. 

g) Passe cola somente nas pontas do fecho 1 e cole embaixo da alça. Encaixe o fecho 2 dentro do fecho 1 com a tampa da caixa fechada, cole somente a ponta do fecho 2 na tampa.  

q

Fonte: http://alineartsemeva.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html. Acesso em 15 de março de 2014. 

2. Finalizada a construção da maleta coloque dentro dela o livro sugerido: “O caracol viajante” da autora Sonia Junqueira. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B4NeFqBG5DuRTUpPU0FxUnRRTnF2UU9VN19JR3NHZw/edit. Acesso em 15 de março de 2014. Procure o número máximo de exemplares de livro para a dinâmica de leitura dos alunos em duplas ou trios. Se não for possível coloque um exemplar na maleta e leia com os alunos ou apresente utilizando o Data Show ou outro recurso disponível na escola. Coloque também na maleta um envelope contendo perguntas sobre a história para que os alunos interpretem a história.

q

Disponível em: http://www.booktoy.com.br/bak_images/capas/6554.jpg. Acesso em 15 de março de 2014. 

3. Antes de começar a história, proponha uma roda de conversa, mostre aos alunos a maleta e faça algumas perguntas sobre o objeto:

1) Que objeto é esse? Vocês conhecem?

2) Para que ela serve?

3) O que podemos guardar nela?

4) Em que ocasiões podemos utilizar essa mala?

5) Alguém já utilizou uma mala?

Professor explique para os alunos que essa mala é utilizada em viagens que as pessoas fazem, que nela colocam objetos, roupas, brinquedos para utilizar na viagem, que dependendo da viagem coloca-se mais objetos ou não. Mas que essa mala traz um objeto bem interessante e divertido para os alunos conhecerem: um livro de história. Esse livro mostra a viagem de um animal bem engraçadinho e animado para desbravar vários caminhos e emoções.

4. Conte a história para os alunos mostrando as ilustrações. Logo após, se possível, entregue um livro para cada dupla ou trio de alunos para que façam manuseio do livro e a leitura em grupo.

a

Fonte: http://freguesiadolivro.files.wordpress.com/2013/05/p1010581.jpg. Acesso em 15 de março de 2014.

5. Após a leitura, proponha algumas perguntas para os alunos sobre a história. Para isto, retome o envelope que está na maleta com as perguntas. Cada aluno escolhe aleatoriamente uma pergunta do envelope para responder. Essa dinâmica acontecerá de acordo com a ordem numérica das perguntas.

Sugestão de ficha para as perguntas:

a

Fonte: Imagem da própria autora.

Sugestões de perguntas:

1) Quem era Rodolfo e o que ele adorava fazer?

2) O que ele levava nas costas?

3) Como ele vivia? Porque ele não pagava aluguel?

4) Por quais caminhos Rodolfo percorreu?

5) Quais outros bichinhos ele encontra na sua viagem?

6) Qual foi o seu destino?       

                 

Aula 2. Conhecendo o personagem da história.

1. Retome com os alunos a história dê ênfase ao personagem da história. Pergunte aos alunos se eles conhecem o caracol, se já viram em algum lugar ou se sabem algo de importante sobre ele. Para isto, leve os alunos para o Laboratório de Informática da escola ou utilize o Data Show ou outro recurso disponível da escola. 

2. Apresente aos alunos um vídeo que mostra como vivem os caracóis, do que se alimentam e as diferentes espécies. “Moluscos – Caracóis e companhia – Biodiversidade – Retratos do reino animal”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AmMM1oB-kIU. Duração: 07min08seg. Acesso em 16 de março de 2014. 

aa

Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=AmMM1oB-kIU. Acesso em 16 de março de 2014. 

3. Antes da apresentação do vídeo, entregue uma atividade aos alunos para que eles possam descrever suas observações e considerações sobre os caracóis, personagem central da história.

Sugestão de atividade: 

g

Fonte: Imagem da própria autora.

Aula 3. Vamos viajar criando uma história?

1. Professor retome com os alunos o tema central da história “O caracol viajante” e proponha aos alunos que em trios construam as suas próprias histórias tendo como foco “viagem”. A partir da releitura do livro aponte as características da viagem do caracol a partir dos seguintes tópicos:

a) Personagem.

b) Nome.

c) O que leva na mala.

d) Caminhos que percorre.

e) Paisagem observada.

f) Clima.

g) Duração da viagem.

h) O que fazer na parada.

i) Personagens que encontra no caminho.

j) Destino.

l) Motivo da viagem.

2. Entregue para cada grupo de alunos uma tabela com os tópicos definidos, um espaço para as características da história já contada e um para a descrição da nova história criada pelos alunos. Preencha o quadro juntamente com os alunos as características da história do caracol Rodolfo.

s

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Oriente os alunos que criem a história a partir do preenchimento do quadro. Depois de organizado o quadro, entregue para o grupo cinco folhas sulfites e solicite que eles as cortem ao meio para que, em cada pedaço da folha, seja uma cena da história. Nessas cenas desenhadas estão ilustradas as características da viagem do personagem escolhido por eles. Ao final da tarefa recolha as histórias dos alunos.

q

Fonte: http://www.osasco.sp.gov.br/imagens/noticias/ID_6052_23-01-2013-09-52-38.png. Acesso em 16 de março de 2014.

Aula 4. Ilustrando e apresentando as histórias.

Professor, anteriormente a essa aula, observe as histórias que os alunos criaram, principalmente no personagem que eles escolheram. Leve para esta aula moldes de animais em uma folha sulfite para que os alunos possam confeccionar seu personagem.

1. Inicie a aula devolvendo aos grupos as histórias por eles criadas e proponha que nesta aula eles confeccionem o personagem, para isto, entregue para cada grupo o molde de desenho para que eles façam colagens. Disponibilize para cada grupo cola, papeis picados de cores e tamanhos variados, tesoura, lantejoulas, gliters etc.

Sugestão de moldes.

                       Imagem 1                                                                            Imagem 2

aa                          a

Fonte: Imagem 1. http://www.riscosedesenhos.com.br/wp-content/uploads/2012/09/desenhos-moldes-animais-artesanto-eva-feltro-pintura-1.jpg. Acesso em 16 de março de 2014.

            Imagem 2: http://www.riscosedesenhos.com.br/wp-content/uploads/2012/09/desenhos-moldes-animais-artesanto-eva-feltro-pintura-2.jpg. Acesso em 16 de março de 2014.

Modelos de trabalhos finalizados:

sdA

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-5kxbcsj10R4/TmuS-LkNW2I/AAAAAAAAAlQ/uYiKFRls6Wc/s1600/colagem_peixe.jpg. Acesso em 16 de março de 2014. 

YH

Imagem retida pela autora do site: http://4.bp.blogspot.com/-RxXzJtx8aF0/UmKmIfmim0I/AAAAAAAAkzE/rij4w8SFnXs/s1600/elmer-o-elefante-xadrez-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-trabalho-colagema-arte.png. Acesso em 16 de março de 2014.

2. Terminada a colagem, recorte o desenho cole por cima um papel adesivo para que ele não estrague e cole-o em uma folha de isopor. Cole também as ilustrações feitas na aula anterior em pequenos cartazes.

3. Em roda com os alunos, solicite que eles apresentem suas histórias. Para isto, organize a ordem de apresentação e peça que os grupos, um por vez, coloque suas atividades (personagem, quadro descrevendo a história e as cenas da história ilustradas) na maleta confeccionada pelo professor.

aad

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-9EE5x5Isx9s/UZYg-jsF22I/AAAAAAAAAno/3Cxjp08oNtc/s1600/2013-05-13+13.12.31.jpg. Acesso em 17 de março de 2014.

4. Ao final da apresentação proponha que os alunos colem nas paredes da sala de aula os personagens, a história e suas ilustrações.

Aula 5. Brincando de viajar – use a criatividade.

1. Professor para finalizar um tema tão divertido e interessante como viagem proponha uma brincadeira aos alunos. Coloque em sua maleta objetos variados como: touca de banho, escova de dente, chinelo, carrinho de brinquedo, pirulito etc.

2. Explique aos alunos que irá contar uma história de uma viagem que fez e que levou esta maleta. Durante a história você tirará da maleta um objeto aleatório e os alunos deverão continuar a história criando alguma situação que esteja no contexto de acordo com o objeto.

Exemplo de história.

Professor: Eu estava muito cansada de trabalhar e resolvi viajar. Peguei minha mala arrumei minhas coisas e fui para uma praia. Chegando lá....

(Interrompe a história e tira um objeto – chinelo - e escolha algum aluno para continuar a história)

Aluno: Eu estava com muito calor e resolvi calçar meus chinelos para caminhar na areia.

Professor: Como foi gostoso caminhar na areia, o dia estava fresquinho, mas de repente começou uma ventania que....

(Interrompe a história e tira um objeto – sacolinha plástica - e escolha algum aluno para continuar a história)

Aluno: Estava vindo uma chuva, corri muito, mas estava longe de casa, nem guarda chuva tinha, a única coisa que podia me tampar da chuva era uma sacolinha plástica, aiaiai  mesmo assim fiquei ensopada...

jf

Fonte: https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/1001690_562125507166361_1969792862_n.jpg.Acesso em 17 de março de 2014.

3. Para finalizar a aula apresente um vídeo para ilustrar o tema abordado nas aulas. Vídeo: “Mickey - A Viagem De Trem”. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=d1PWnuFdk14. Duração: 07min45seg. Acesso em 17 de março de 2014. 

sdAa

Imagem retida pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=d1PWnuFdk14. Acesso em 17 de março de 2014. 

Recursos Complementares

Moluscos. Disponível em: http://www.vivaterra.org.br/moluscos.htm. Acesso em 16 de março de 2014.

Os moluscos. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos.php. Acesso em 16 de março de 2014.

Maleta de caixa de sapato. Disponível em: http://www.baudasideias.net/acessorios/maleta-de-caixa-de-sapatos/. Acesso em 15 de março de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, entender e identificar o passo a passo da viagem apresentada na história; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.