22/04/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
- Promover uma troca de olhares e conhecimentos entre escolas no que se refere às mudanças de paisagem, ao entorno, às diferentes rotinas escolares.
- Utilizar o intercâmbio como trabalho de campo.
- Explorar diferentes ambientes escolares com vistas à ampliação da visão da educação.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aula 1
Professor inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre as atividades curriculares fora dos muros da escola chamada de trabalho de campo. Informe que o Trabalho de Campo além de contribuir para ampliar o universo cognitivo dos alunos, possibilita também a interação com pessoas em diversos espaços, seja para assistir ou apresentar uma peça de teatro, entrevistar pessoas, conhecer museus e etc.
Vamos utilizar o intercâmbio como trabalho de campo para visitar outra escola, e nesta aula e os alunos irão conhecer uma experiência de intercâmbio entre escolas de forma a serem sensibilizados sobre a riqueza da troca de informações entre alunos de uma realidade diferente.
a) Leve os alunos para a sala de vídeo.
b) Solicite que prestem atenção à experiência.
c) Mostre à turma o vídeo "Intercâmbio entre escolas" da Série "Aula lá fora" da TV Escola, duração de 27 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4968. Acesso em 03 de abril de 2014.
Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o intercâmbio entre as duas turmas de escolas diferentes e a troca de informação entre elas. Aproveite a oportunidade e proponha que os alunos relatem as experiências de intercâmbio que tiveram.
Imagem disponível em: http://encantatur.com.br/v07/wp-content/uploads/2013/11/intercambio-escolar.png. Acesso em 04 de abril de 2014.
Aulas 2 a 5
Nesta aula, a turma iniciará a organização do intercâmbio. Para isto, algumas etapas são importantes:
No início desta etapa (ítens a e b), somente os professores participam.
a) Convide um grupo de professores de diferentes disciplinas: Arte, Português, História, Sociologia etc.
b) Solicite a estes professores que assistam ao episódio "Intercâmbio entre escolas" da aula anterior para se inteirarem da dinâmica.
Antes de exibir o vídeo, proponha também aos professores que relatem as experiências que tiveram com intercambio e qual sua opinião a respeito desta atividade.
Ao término da exibição do vídeo, peça aos professores que comentem sobre os aspectos positivos desta experiência, da postura dos alunos e dos professores durante a visita das duas escolas.
c) Planeje com estes professores e os alunos as etapas do intercâmbio:
1 - Como as escolas serão escolhidas e comunicadas sobre a atividade?
2 - Qual o melhor dia e horário para a visita de uma e outra escola?
3 - Quem fará o contato com a escola escolhida? Os alunos poderão pesquisar se há ferramentas possíveis de serem utilizadas para este contato: blogs, sites, e-mails, etc..
4 - Quais aspectos serão trabalhados no intercâmbio: cultura local, arquitetura, espaço comunitário, atividades e rotina da escola, funcionários?
5 - Quais turmas participarão do intercâmbio?
6 - Quais equipamentos serão necessários e quem deverá providenciá-los?
7 - Como será o transporte e quem será o responsável para providenciá-lo?
8- Como preparar nossa escola para receber os visitantes quem será o responsável?
9 - Quem será o responsável para fazer o registro do intercâmbio durante a visita das escolas para posterior apreciação e avaliação da atividade de intercâmbio?
Obs.: Interessante promover o intercâmbio entre escolas de realidades bem diferentes: urbana e rural, integral e regular etc., para que fique mais rica a atividade.
Cada professor, a partir de sua área de conhecimento, contribuirá para o desenvolvimento das atividades.
Sugestão:
Arte
O professor poderá sensibilizar os alunos para os aspectos estéticos a serem observados durante o intercâmbio. Para isto, inicialmente, em sua escola de origem, os alunos farão um tour pelo entorno para observarem e registrarem a paisagem natural, a arquitetura, cores e texturas presentes, plantas e outros elementos da paisagem para posteriormente compararem com a escola visitada.
Português
O professor, como no vídeo, poderá preparar com os alunos um recital de poesias, ou leitura de textos ou contação e encenação de histórias para serem apresentados na escola anfitriã.
História
O professor poderá levar para os alunos a história da escola ou algum evento histórico da escola de origem e trabalhar em sala de forma que os alunos possam ter os registros iconográficos e, posteriormente, compararem com a escola visitada. Alternativamente, os alunos poderão estudar sobre a história de sua escola e prepararem entrevista para os alunos, professores e funcionários sobre a escola anfitriã e produzirem registros midiáticos (vídeo, gravações de entrevistas, textos ilustrados) sobre o trabalho.
Sociologia
Os alunos podem investigar as transformações por que passou a escola de origem e compararem com a escola visitada. Há também a possibilidade de investigarem o entorno social da escola nas duas comunidades comparando os elementos: equipamentos sociais, recursos naturais, paisagem modificada, construções históricas.
a) O trabalho dos professores pode ser concomitante em suas aulas enquanto preparação para o trabalho de campo.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-Byp3mHr_S9E/UMTx4WuQO2I/AAAAAAAAAEs/IxN2ViTw1xg/s1600/md_Paquete_Programa_De_Intercambio_Cultural_Virtual-21258112.jpg. Acesso em 04 de abril de 2014.
Aulas 6 e 7
O intercâmbio
Nestas aulas será feito o intercâmbio entre as escolas. Será uma aula para a visita e outra aula para receber os visitantes.
Visitante
a) No dia da visita, verifique com os alunos se estão de posse de equipamentos, materiais para registro.
b) Organize a saída dos alunos da escola bem como a chegada dos mesmos à outra escola.
c) Faça para os alunos um roteiro de visita, da viagem (tempo de duração, trajeto, hora de saída, hora de retorno) - ou seja, um diário de bordo. Sugestão de site sobre a construção de um diário de bordo: Como escrever um diário de bordo, disponível em: http://www.lourencocastanho.com.br/genetica/page_482067317.html. Ao final da página, há um arquivo em pdf para ser baixado com mais informações sobre o diário de bordo. Acesso em 10 de abril de 2014.
d) Chegando à escola, organize, pelo diário de bordo, a rotina dos alunos na escola anfitriã.
e) Encerre a visita com alguma atividade apresentada pelos alunos que estão recebendo.
Anfitrião
a) No dia de receber os alunos, solicite que preparem a escola para a chegada dos mesmos.
b) Dê a alguns alunos a função de serem porta-vozes da escola para recepcionar os visitantes.
c) Se possível, organize com a cantina um lanche para que os alunos possam ter um momento de interação mais informal.
d) Organize para que alguns alunos sejam cicerones acompanhando os visitantes e indicando os locais que desejam visitar bem como as pessoas que talvez queiram entrevistar.
e) Encerre a visita com alguma apresentação cultural dos alunos anfitriões.
Imagem disponível em: http://www.jcorreio.com.br/listas/posts/9409.jpg. Acesso em 04 de abril de 2014.
Aula 8
Depois do intercâmbio é preciso prever aula para a avaliação do trabalho e para socialização dos resultados entre as duas escolas.
Caso a atividade dos outros professores se configure como pesquisa é preciso elaborar um instrumento de coleta das informações e depois prever na aula a continuidade do desdobramento da mesma.
1 - Sugestão de material complementar em pdf sobre ampliação de atividades da aula, KLEIN, GRACIA. “Intercâmbio entre as escolas”. Episódio 14 - Aula lá fora. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/aula_la_fora_intercambio_escolas.pdf. Acesso em 03 de abril de 2014.
Imagem disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/aula_la_fora_intercambio_escolas.pdf. Acesso em 04 de abril de 2014.
2 - Sugestão de site com experiência bem sucedida de intercâmbio, podendo se estender para correspondências entre alunos, CARVALHO, Maraiza. “Intercâmbio entre as escolas C. M. ED. Coraci Meireles de Oliveira e Escola Julia Camargos. Disponível no site: http://escolacoraci.blogspot.com.br/2013/06/intercambio-entre-as-cmed-coraci.html. Acesso em 05 de abril de 2014.
Avalie o quanto os alunos puderam amadurecer na experiência com vistas a trabalhos futuros, como outros tipos de intercâmbio (interestadual, inter-regional). Se ampliaram a sua visão sobre a educação e houve troca de conhecimentos entre as duas escolar. Dê aos alunos a oportunidade de darem feedback sobre os trabalhos nas diferentes etapas do processo para que se possam fazer ajustes a tempo.
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