22/04/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
• Entender o significado do termo outono;
• Conhecer as principais características desta estação;
• Reconhecer as implicações da estação outono na vida cotidiana das pessoas, em especial, das que vivem no território brasileiro.
Entender os movimentos de rotação e translação da Terra.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem as principais características da estação "Outono", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem, "Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos", mais especificamente prevista no eixo temático "H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos". Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as principais implicações da estação outono na vida cotidiana das pessoas, em especial, que vivem no território brasileiro.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Atividade 01
- Oriente os estudantes a lerem o artigo “Outono” <http://escola.britannica.com.br/article/483422/outono> – disponível na Plataforma Britannica Escola Online (plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares).
- Auxilie-os a elaborem um quadro-síntese com as principais informações disponíveis neste artigo, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.
Importante: Ressalte que, segundo informações disponíveis no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTC – INPE (Figura 01), no Hemisfério Sul o outono iniciou-se às treze horas e cinquenta e sete minutos do dia 20 de março de 2014.
Figura 01: Estações do Ano.
Fonte: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/> . Acesso em 06/04/2014.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Fonte: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em 06/04/2014.
Atividade 02
- A partir das discussões anteriores, divida a classe em equipes de quatro a cinco estudantes e solicite-lhes, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre as principais mudanças que ocorrem nas diferentes regiões de nosso país durante o outono, em especial, relacionadas:
- Problematize:
- Oriente as equipes a utilizarem como fontes de pesquisa: Atlas, livros didáticos de Geografia, História e Ciências e computadores conectados à internet para acessarem sites institucionais, que disponibilizem informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Ressalte aos grupos que cada um deverá entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente em forma de seminário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
Cartografrando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
- Converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados durante as apresentações dos resultados da pesquisa e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.
Atividade 03
- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os, e faça complementações, se necessário, promovendo a troca de informações e mediando a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, como por exemplo:
- Após as apresentações dos grupos, oriente-os a discutirem e a proporem um encarte de jornal recomendando o consumo de frutas e legumes produzidas em sua região durante o outono (que provavelmente terão um custo menor), além de proporem medidas e/ou alternativas para minimizar os problemas de saúde mais comuns durante esta estação, conhecidos durante o estudo do tema.
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web < http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem durante o outono; em Ciências podem fazer estudos sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos (frutas e verduras) produzidos nesta época; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construirem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.
Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua... <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/era-vez-sol-terra-lua-426157.shtml>. Acesso em 07/04/2014.
Outono. <http://www.escolakids.com/outono.htm>. Acesso em 07/04/2014.
Quando começa o outono? <http://www.climatempo.com.br/noticias/212303/quando-comeca-o-outono/>. Acesso em 07/04/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/05/2014
Quatro estrelasGostei muito da sugestão. O que me incomoda muito, é que o uso de computadores nas escolas ainda é um "martírio". O sistema é muitíssimo lento, cai diversas vezes e é capaz de nos desistimular a desenvolver atividades como essa. Parabéns profª Suely .
23/04/2014
Cinco estrelasEssa aula foi maravilhosa para minha turma gostei muito como enriqueceu