Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Outono: como esta estação influencia nossa vida?

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Entender o significado do termo outono;

• Conhecer as principais características desta estação;

• Reconhecer as implicações da estação outono na vida cotidiana das pessoas, em especial, das que vivem no território brasileiro.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender os movimentos de rotação e translação da Terra. 

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem as principais características da estação "Outono", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem"Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos", mais especificamente prevista no eixo temático "H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos". Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as principais implicações da estação outono na vida cotidiana das pessoas, em especial, que vivem no território brasileiro.

 

imagem 1.1

 

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.

 

 

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 

Atividade 01

 

Outono - uma das quatro estações

PASSO A PASSO

Professor, 
 
- Resgate os conhecimentos prévios dos estudantes conversando sobre a estação do ano denominado  outono  e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que este tema será estudado nos próximos dias, com vistas a promover uma melhor compreensão desta estação e suas principais implicações para a nossa vida cotidiana.  Problematize:
  • O outono é uma estação de transição entre quais estações?
  • Em que período do ano inicia e termina o outono nos hemisférios Sul e Norte? Por quê?
  • Quais são as principais características desta estação?

- Oriente os estudantes a lerem o artigo “Outono” <http://escola.britannica.com.br/article/483422/outono> –  disponível na Plataforma Britannica Escola Online (plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares).

- Auxilie-os a elaborem um quadro-síntese com as principais informações disponíveis neste artigo, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.

Importante: Ressalte que, segundo informações disponíveis no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTC – INPE (Figura 01), no Hemisfério Sul o outono iniciou-se às treze horas e cinquenta e sete minutos do dia 20 de março de 2014. 

 

Figura 01: Estações do Ano. 

Fonte: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/Acesso em 06/04/2014.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Outono inicia-se 13h57 do dia 20 de março de 2014 . Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Fonte: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em 06/04/2014.

 

Atividade 02

Outono - Estação de perdas e ganhos

PASSO A PASSO

 

hhh

 

 

- A partir das discussões anteriores, divida a classe em equipes de quatro a cinco estudantes e solicite-lhes, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre as principais mudanças que ocorrem nas diferentes regiões de nosso país durante o outono, em especial, relacionadas:

  • aos aspectos físicos (clima, vegetação, hidrografia)
  • à economia
  • ao modo de vida (alimentação, vestuário, diversão, saúde, dentre outros).

- Problematize:

  • Quais as principais alterações que ocorrem na paisagem das diferentes regiões de nosso país durante o outono?
  • De que maneira esta estação interfere direta ou indiretamente em nossa vida cotidiana?

- Oriente as equipes a utilizarem como fontes de pesquisa: Atlas, livros didáticos de Geografia, História e Ciências e computadores conectados à internet para acessarem sites institucionais, que disponibilizem informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Ressalte aos grupos que cada um deverá entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente em forma de seminário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

Cartografrando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

- Converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados durante as apresentações dos resultados da pesquisa e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os, e faça complementações, se necessário, promovendo a troca de informações e mediando a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, como por exemplo:

  • Outono – expressão de origem latina, autumnus ou autumum – é o período que apreende propriedades tanto do verão quanto do inverno, por realizar a transição entre ambos;
  • A diferenciação na radiação solar durante o outono influencia diretamente na reprodução dos animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura, em nosso modo de vestir e alimentar, dentre outros;
  • É a estação do ano mais associada a melancolia e a nostalgia, uma vez que suas características principais são as quedas das folhas das árvores de coloração amarelas e vermelhas e o tom cinza dos nevoeiros presentes no céu;
  • No outono as pessoas tendem a se tornar introspectivas, mais desejosas de se abrigar nos seus refúgios, devido à quedas da temperatura – exceto nas regiões próximas à linha do Equador –, quando se aproxima do inverno;
  • Durante o outono, nas regiões localizadas mais distantes da linha do Equador, as noites começam mais cedo, úmidas e mais frias, exigindo outros hábitos, como alimentos mais quentes, ambientes mais calorosos, os banhos mais aquecidos, roupas e calçados mais quentes;
  • Alguns pássaros migram durante o outono para locais mais quentes, antecipando-se à chegada do inverno. E alguns mamíferos comem mais do que o necessário com o objetivo de “estocar” alimento para o período que passarão hibernando, durante o inverno;
  • A alteração nos modos de vestir, calçar e alimentar durante o outono influencia na economia, pois a indústria e o comércio produzem e comercializam produtos específicos para esta época do ano;
  • O princípio do outono marca o início de um período de doenças virais, que afetam predominantemente as vias respiratórias, deixando as crianças e idosos mais vulneráveis às doenças, como por exemplo, a gripe. Isso pode impactar a economia do país, na medida em que aumenta as idas às consultas e urgências hospitalares.

- Após as apresentações dos grupos, oriente-os a discutirem e a proporem um encarte de jornal recomendando o consumo de frutas e legumes produzidas em sua região durante o outono (que provavelmente terão um custo menor), além de proporem medidas e/ou alternativas para minimizar os problemas de saúde mais comuns durante esta estação, conhecidos durante o estudo do tema.

 - Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um  fórum temático de discussão na  internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web < http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem durante o outono; em Ciências podem fazer estudos sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos (frutas e verduras) produzidos nesta época; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construirem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.

Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua... <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/era-vez-sol-terra-lua-426157.shtml>. Acesso em 07/04/2014.

Outono. <http://www.escolakids.com/outono.htm>. Acesso em 07/04/2014.

Quando começa o outono? <http://www.climatempo.com.br/noticias/212303/quando-comeca-o-outono/>. Acesso em 07/04/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria das Graças M Ferreira, CEEBJA- Guarapuava , Paraná - disse:
    lolomar@ig.com.br

    07/05/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão. O que me incomoda muito, é que o uso de computadores nas escolas ainda é um "martírio". O sistema é muitíssimo lento, cai diversas vezes e é capaz de nos desistimular a desenvolver atividades como essa. Parabéns profª Suely .


  • Diva carneiro da Silva , Escola Ermelinda de Lucena Barbosa , Pernambuco - disse:
    diva_filhadedeus@hotmail.com

    23/04/2014

    Cinco estrelas

    Essa aula foi maravilhosa para minha turma gostei muito como enriqueceu


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.