22/04/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
• Entender o significado do evento esportivo denominado “Copa do Mundo”;
• Conhecer a localização dos países que participação da “Copa do Mundo 2014” no Brasil;
• Saber a diferença de fuso horário dos países participantes em relação ao Brasil;
• Reconhecer as vantagens e desvantagens da realização da Copa do Mundo para o país que sedia o evento.
Os estudantes devem ter conhecimentos relativos à divisão dos continentes e fuso horário.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a saberem quais são os países participantes da Copa do Mundo 2014 que acontecerá este ano no Brasil, bem como conhecer alguns aspectos relativos à localização geográfica e à diferença de horas desses países em relação ao nosso país.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor (a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes conversando sobre a copa do mundo, evento esportivo que será disputado no Brasil neste ano de 2014. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), que está disponível no endereço web <http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/poster.html>, (acesso: 07/04/2014). Peça aos estudantes para comentarem sobre o significado da imagem:
Figura 01: Cartaz oficial da Copa do Mundo 2014.
Fonte: <http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/poster.html> . Acesso em 07/04/2014.
- Após a discussão dessa imagem, informe que este tema será contextualizado durante o ano letivo, com vistas a promover uma melhor compreensão de alguns temas geográficos abordados em sala de aula.
- Problematize:
- Para facilitar a compreensão dos principais aspectos deste evento, oriente-os a lerem o artigo “Copa do mundo” <http://escola.britannica.com.br/article/483196/Copa-do-Mundo> – disponível na Plataforma Britannica Escola Online (plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares).
- Auxilie os estudantes a elaborem um quadro-síntese com as principais informações levantadas, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador. Ressalte que a Copa do Mundo de Futebol masculino é um evento disputado por seleções do mundo todo, realizada pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association, no Brasil chamada de Federação Internacional de Futebol) desde 1930. Acontece a cada quatro anos, em países escolhidos pela federação. O Brasil participou de todos os torneios desde o início. Também, é o único país que ganhou mais copas: em 1958, na Suíça; em 1962, no Chile; em 1970, no México; em 1994, nos EUA; e em 2002, em Yokohama, no Japão, onde conquistou o pentacampeonato mundial. Este ano este evento acontece no Brasil, com a participação de 32 países.
Importante: Ressalte que essa edição da “Copa do Mundo 2014” contará com a participação de 32 equipes e os jogos serão disputados em doze cidades sede em todo o Brasil. A divisão dos grupos, datas dos jogos e os locais podem ser consultados no site oficial da FIFA <http://pt.fifa.com/worldcup/>.
Atividade 02
PASSO A PASSO
- Solicite aos estudantes que formem grupos de 4 a 5 pessoas e solicite que façam uma pesquisa, na biblioteca da escola (atlas, livros didáticos, enciclopédias, etc.) ou no laboratório de informática (caso houver), sobre a localização geográfica e a diferença de hora dos países participantes da Copa do Mundo 2014 em relação ao Brasil.
- Disponibilize uma cópia da tabela contendo os grupos com os nomes dos 32 países que irão disputar o título mundial em nosso país, disponível no site da FIFA <http://pt.fifa.com/worldcup/teams/index.html>, (acesso em 07/04/2014), juntamente com uma cópia de um mapa mundi, como o exemplo a seguir (Figura 02):
Figura 02: Mapa Mundi.
Fonte: <http://www.mapasparacolorir.com.br/mapa-mundi.php>. Acesso em 07/04/2014.
- Informar aos estudantes que neste mapa deverão:
- Oriente as equipes a organizarem os resultados de sua pesquisa por meio de um quadro-síntese que deverá ser apresentado para a turma, como o exemplo a seguir, informando o nome do continente (África, América, Ásia, Europa, Oceania) e dos hemisférios (Norte/Sul - Leste/Oeste) em que se localiza cada país, bem como a diferença de horas desses em relação ao Brasil e outras curiosidades que os grupos considerarem importante ressaltar.
- Sugira aos alunos que busquem uma tabela da Copa do Mundo de 2014 e transcrevam os nomes para o quadro em ordem alfabética.
Figura 03: Países participantes da Copa do Mundo 2014.
País |
Continente |
Hemisférios: Norte ou Sul / Leste ou Oeste |
Diferença de horas em relação ao Brasil Atrasadas / Adiantadas |
Curiosidades Aspectos físicos, sociais, ambientais... |
1. |
|
|
|
|
2. |
|
|
|
|
3. |
|
|
|
|
4. |
|
|
|
|
5. |
|
|
|
|
6. |
|
|
|
|
7. |
|
|
|
|
8. |
|
|
|
|
9. |
|
|
|
|
10. |
|
|
|
|
11. |
|
|
|
|
12. |
|
|
|
|
13. |
|
|
|
|
14. |
|
|
|
|
15. |
|
|
|
|
16. |
|
|
|
|
17. |
|
|
|
|
18. |
|
|
|
|
19. |
|
|
|
|
20. |
|
|
|
|
21. |
|
|
|
|
22. |
|
|
|
|
23. |
|
|
|
|
24. |
|
|
|
|
25. |
|
|
|
|
26. |
|
|
|
|
27. |
|
|
|
|
28. |
|
|
|
|
29. |
|
|
|
|
30. |
|
|
|
|
31. |
|
|
|
|
32. |
|
|
|
|
Fonte: Organizado pela autora.
Importante: Informe aos estudantes que poderão encontrar informações e curiosidades sobre cada um dos países na Plataforma multimídia Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/>. Na página principal localize o item “Busca” e digite o tema de seu interesse. Além de informações textuais, esta plataforma multimídia disponibiliza mapas, imagens e vídeos que podem ser baixados e acessados quando necessário.
Cartografrando...
Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite-lhes que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Para isso, discuta previamente com os alunos para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.
- Fique atendo, observando se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões apresentadas anteriormente e, destaque:
- Esclareça possíveis equívocos e ressalte que a realização da “Copa do Mundo” em um determinado país traz aspectos positivos e negativos.
- Como pontos positivos, observa-se a visibilidade que o país tem durante este período, visto que pessoas e a mídia de todo o planeta (emissoras de TV, jornais, revistas, entre outros veículos de mídia) visitam o mesmo. Com isso, espera-se atrair, por exemplo, investidores que venham conhecer o país e suas características econômicas. É uma oportunidade de se fazer uma grande publicidade do país para o mundo inteiro, além de promover alguns benefícios temporários, como a geração de emprego, consumo e renda para população local.
- Como aspectos negativos, destaca-se o enorme investimento em construção de estádios e outras obras de infraestrutura para a realização deste evento, e boa parte é financiada com dinheiro dos impostos públicos, deixando de investir em saúde, educação e segurança, por exemplo.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita a troca de experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes países se integraram à este evento esportivo ao longo dos tempos; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes da realização deste evento no país sede; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construirem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.
Copa do mundo 2014: problema ou solução para o Brasil? <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=42180&secao=espaco&request_locale=es>. Acesso em 07/04/2014.
Copa do Mundo. <http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/copa-mundo.htm>. Acesso em 07/04/2014.
A seleção Brasileira na Copa do Mundo. <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/selecao-brasileira-copa-mundo-533401.shtml>. Acesso em 07/04/2014.
Bate-bola sobre a copa do mundo na escola. <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/bate-bola-escola-424007.shtml>. Acesso em 07/04/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na apresentação dos resultados.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/06/2014
Cinco estrelasmuito bom gostei
21/06/2014
Cinco estrelasGostei muito das atividades relacionadas ao tema Copa da FIFA 2014, propostas pela professora Suely Aparecida G. Moreira. Tomei a liberdade de copiar, o quadro-síntese com as características do países, e o mapa múndi político. Excelente trabalho. Parabéns.
17/06/2014
Cinco estrelasExcelente, inclusive foi utilizado como complemento e enriquecimento no meu projeto de história.
22/05/2014
Quatro estrelasÓtima sugestão para Geografia e Históriacom certeza os alunos irão gostar.
22/05/2014
Cinco estrelasExcelente conteúdo!!
18/05/2014
Cinco estrelasAdorei as sugestões
13/05/2014
Quatro estrelasAdorei! A CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA AULA DE HISTÓRIA
13/05/2014
Três estrelasso faltou falar dos aspectos geograficos de cada pais participante da copa
07/05/2014
Cinco estrelasParabéns pelo excelente planejamento! Vou apresentar aos professores da escola.
05/05/2014
Três estrelasMuito bom mais ta faltando coisa
23/04/2014
Cinco estrelasParabéns, excelente material, irá auxiliar no projeto desenvolvido na área de humanas.