22/04/2014
Ana Maria Ferola da Sila Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
· Desenvolver habilidades de leitura, por meio da leitura de história e interpretação de texto;
· Produzir pequenos textos;
· Perceber e comparar a finalidade de um texto;
· Reconhecer a importância de manter os hábitos de higiene bucal;
· Conhecer os quatro tipos de dentes;
· Conhecer algumas funções dos dentes na boca;
· Identificar e comparar a quantidade de dentes;
· Identificar as diferenças entre os dentes de leite e os permanentes;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes;
. Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno a importância de cuidar da higiene dos dentes, através de diferentes estratégias. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de mar. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, para a presente aula, sugerimos que utilize a história: “A Boca Mágica” do autor Ailton Sobral. Projete a história para os alunos em Data Show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel Kraft.
Se tiver a oportunidade de mostrar a capa, faça uma exploração dos elementos: imagens, nome da história, autor, buscando levantar as hipóteses para a história. O trabalho com inferência além de motivar os alunos desenvolve habilidades de leitura de imagem, criatividade, dentre outras.
Fonte: Imagem Acervo da própria autora.
Sinopse:
Lico tivera uma dor de dente terrível durante a noite. Naquele desespero era capaz de dar as coisas que mais amava pelo fim daquele sofrimento. No dia seguinte, já na cadeira do dentista, Lico teve um sonho: viajou para dentro da própria boca e soube que o Tridente Celeste, formado pelos três primeiros dentes da face da Terra, havia escolhido sua boca para lutar contra o Ácido X, o vilão encarregado de matar os dentes dos homens, para ninguém nunca mais sorrir. Chocado, ele percebeu o quanto havia maltratado seus dentes, retornando ao mundo real, além de cuidar melhor da boca, Lico achou que era hora de escrever um livro para narrar sua divertida aventura dentro da boca mágica. Texto inteligente, criativo e dinâmico... Sem cunho didático, a narrativa cheia de humor, diverte e ensina que as pessoas serão realmente felizes se sorrirem com os próprios dentes.
Após, a contação da história literária faça questionamentos aos alunos.
Professor, como forma de registro disponibilize as atividades no caderno de Ciências.
INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA
Fonte: Sítio: “YouTube. Traile do livro A Boca Mágica”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5bVfxAxUokQ>. (Neste vídeo você encontrará uma forma divertida de estimular a leitura do livro por parte dos alunos). Acesso em: 31 mar. 2014.
Agora, responda as questões:
a) Qual o trecho que mais lhe chamou a atenção?
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b) Quem roubaria o sorriso das crianças? Por quê?
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c) Você conhece o ácido X?
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2. Existem outras coisas ruins que podem acontecer com os dentes?
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3. Devemos cuidar muito bem dos dentes mantendo sempre nossa higiene bucal limpa e longe das cáries. Crie um acróstico, a partir da palavra abaixo:
4. Recorte de revistas, folhetos e panfletos imagens de objetos que você utiliza para realizar a higiene bucal e escreva o nome deles.
Converse com os familiares e escreva um pequeno texto contando sobre quais são os principais hábitos de higiene que uma pessoa deve ter para manter os dentes saudáveis.
Registre no caderno de Ciências.
Que tal investigar a importância dos dentes?
Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: “Missão Saúde Bucal”, de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem ao vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.
· O que você achou do vídeo?
· Qual a missão do menino Tom?
· Por que Pedrinho corria perigo?
· Como o menino Tom consegue ajudar Pedrinho?
· E você como anda sua escovação?
· Você acredita em fada dos dentes?
· Quantas vezes por dia você realiza a higiene oral?
· O que você gostou de descobrir sobre a higiene bucal?
Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo, mas se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilize um Data Show para projetá-lo.
Sítio: “YouTube: Missão Saúde Bucal”. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=DJBL4f9Gvw4>. (Neste vídeo os alunos aprenderam a importância da escovação e cuidados com os dentes.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.
Como forma de registro, organize a turma em equipes e solicite que cada grupo seja responsável por um tipo de dente e elabore pequenas frases comentando as informações das funções de cada dente.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o texto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Professor, prepare com os alunos um momento de escovação. Caso sua escola possua um espaço adequado e dentista, faça uma parceria com ele e organize os alunos. Providencie as escovas (os alunos poderão trazer de casa.).
CONHECENDO OS TIPOS DE DENTES
Professor, leve para a sala de aula diferentes cartazes com as imagens dos tipos de dentes. Os alunos poderão estar em grupo ou mesmo em uma roda de conversa e explorar as formas de cada um. Assim, poderão perceber as informações e a função de cada um. Se preferir utilize Data Show ou retroprojetor.
OS INCISIVOS OS CANINOS
Imagem 1 Imagem 2
OS PRÉ-MOLARES OS MOLARES
Imagem 3 Imagem 4
TIPOS DE DENTES
Imagem 5
Fonte das imagens:
Imagem 1:Sítio: “Higiene Oral. Tipos de Dentes”. Disponível em: <http://higieneoral.no.sapo.pt/incisivo.htm>. (Neste sítio você encontrará informações simples e adequadas sobre os dentes incisivo.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Imagem 2: Sítio: “Higiene Oral. Tipos de Dentes”. Disponível em: <http://higieneoral.no.sapo.pt/caninos.htm>. (Neste sítio você encontrará informações simples e adequadas sobre os dentes caninos.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Imagem 3: Sítio: “Higiene Oral. Tipos de Dentes”. Disponível em: <http://higieneoral.no.sapo.pt/caninos.htm>. ( Neste sítio você encontrará informações simples e adequadas sobre os dentes molares.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Imagem 4: Sítio: “Higiene Oral. Tipos de Dentes”. Disponível em: <http://higieneoral.no.sapo.pt/molares.htm>. (Neste sítio você encontrará informações simples e adequadas sobre os dentes molares.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Imagem 5: Sítio: “Higiene Oral. Tipos de Dentes”. Disponível em: <http://higieneoral.no.sapo.pt/tipos.htm>. (Neste sítio você encontrará informações simples e adequadas sobre os quatros tipos de dentes.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Professor, providencie um espelho na sala de aula para os alunos observarem semelhanças e diferenças entre os seus dentes e o dos colegas. Caso em sua sala tenha alunos que usam aparelhos, solicite que contem o motivo da utilização dos aparelhos e como fazem a higiene. Levante questionamentos:
VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar sobre a higiene bucal e a diferença do dente de leite do dente permanente, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Veja algumas sugestões:
Como registro, proponha aos alunos que em duplas, onde deverão elaborar cartazes para serem divulgados na escola sobre a diferença dos dentes de leite e dos permanentes.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o texto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
CONVERSANDO COM O ESPECIALISTA
Professor, proponha um trabalho de campo em um consultório do dentista para que os alunos possam ver o trabalho desse profissional. Para isso, é preciso autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.
Organize com os alunos as orientações para o trabalho de campo:
1. Estabeleça as regras;
2. Elabore um roteiro de observações com perguntas e curiosidades sobre os dentes;
3- Verifique o transporte que utilizarão;
4- Elaborem coletivamente uma carta ao profissional que vão visitar solicitando que os receba. Aproveite e explore este gênero textual: sua estrutura, o tipo de informação que escreverão, o objetivo do trabalho de campo, o dia e horário que irão. Se possível solicite ao dentista que responda a carta dos alunos, assim eles perceberão a função comunicativa e função social, deste gênero textual.
· Qual a importância de cuidar dos dentes?
· Por que os doces são os vilões dos dentes?
· Quais os nomes dos aparelhos utilizados para fazer limpeza nos dentes?
Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o trabalho de campo por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Professor, é importante que você prepare o ambiente da sala de aula ao retornar, para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante o trabalho de campo.
Relatório
Depois de discutirem sobre o trabalho realizado, proponha que façam um registro, ou seja, um relatório do que fizeram e aprenderam. Procure ser objetivo, mas busque contemplar as principais ideias que eles relatarem. Faça na lousa à medida que forem falando, assim eles se sentirão autores do texto. Ao final, eles poderão copiar ou você fará a reprodução do texto para que eles ilustrem e tenham o registro no caderno.
TRABALHANDO COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Professor, utilize a história em quadrinho da Turma da Mônica. Projete-a para os alunos em Data Show ou se preferir o texto poderá ser impresso em cartolina ou papel Kraft.
Sítio: “Espaço de Educar. Quadrinho Turma da Mônica e a Saúde Bucal”. Disponível em:<http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2013/05/quadrinhos-turma-da-monica-e-saude.html>. (Neste sítio você encontrará a história em quadrinho digitalizada.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Professor, é importante que você prepare o ambiente da sala de aula, no qual os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante a leitura da história.
APRENDENDO JOGANDO
Jogo da trilha dos dentes felizes
Professor, imprima o tabuleiro e monte o dado. É importante que você passe papel contact no tabuleiro. Cada grupo recebe um tabuleiro e um dado.
Converse com os alunos sobre como jogar. Cada aluno na sua vez joga o dado e avança nas casas de acordo com a quantidade do dado. Use tampinhas de garrafa para marcar. Ganha o aluno que chegar primeiro.
Sítio: “Espaço Educar. Jogo da Trilha dos dentes felizes”. Disponível em:
<http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2013/05/atividade-sobre-higiene-jogo-trilha-dos.html>. (Neste sítio você encontrará dica de um jogo e orientações, molde dos dados para confeccionar com os alunos.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Em seguida, proponha aos alunos que em pequenos grupos produzam um texto contando da experiência vivida no jogo e dos cuidados que possuem com os dentes.
Por fim, analise o texto que o grupo escreveu e verifique se apresenta as informações de forma clara e objetiva.
Logo após, prepare um momento para que os grupos apresentem suas produções aos colegas, providencie fantoches para os grupos contarem ou dramatizar suas mensagens.
Professor, como os alunos ainda estão no processo de alfabetização e não dominam a escrita ortográfica, faça uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que não é fácil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, faça ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram antes de colocar no mural da escola.
Sugestões de links para os professores:
<http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/ciencias-projeto-higiene-bucal.html>. (Neste sítio você encontrará várias sugestões de atividades para realizar com os alunos.). Acesso em: 01 de abr. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio da leitura de história e interpretação de texto; produzir pequenos textos; perceber e comparar a finalidade de um texto; reconhecer a importância de se manter hábitos de higiene bucal; conhecer os quatro tipos de dentes; conhecer algumas funções dos dentes na boca; identificar e comparar a quantidade de dentes; identificar as diferenças entre os dentes de leite e os permanentes; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
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