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Povos indígenas do Brasil: imagens e construções

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os povos indígenas do Brasil enquanto agente do processo histórico.
  • Explicitar os conhecimentos prévios sobre o assunto em questão.
  • Analisar e discutir a temática, articulando questões entre presente e o passado.
  • Analisar documentos iconográficos.
  • Desenvolver a linguagem oral.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Espera-se com essa aula que o aluno possa compreender as construções das imagens dos povos indígenas articulando duas temporalidades diferentes, século XIX  e século XXI,  para problematizar como foram construídas essas representações sobre os índios do Brasil. Dessa forma, essa aula  não tem o objetivo de fazer uma abordagem  linear dos indígenas, pelo  contrário, essa problemática será pensada em dois momentos históricos distintos  para que os alunos possam  perceber as mudanças, transformações e permanências nessas imagens elaboradas.

 

Primeiro momento:

Sugere-se a organização da sala em semicírculo e, em seguida, o professor fará a seguinte pergunta aos alunos: 

 Que  imagem  vocês tem  dos povos indígenas do Brasil?

Solicitar aos alunos que  respondam a pergunta por meio de desenhos e frases explicando as suas representações. Observar as representações sociais dos povos indígenas elaboradas pelos alunos e organizar sua intervenção em sala utilizando-se de iconografias. A iconografia é uma é um importante recurso didático nas aulas de História, pois a imagem, assim como os documentos escritos são construções que  informam sobre as questões sociais e políticas de uma época. O objetivo dessa atividade é que o aluno elabore por meio de desenho, as suas construções sociais dos povos indígenas.  Esses desenhos deverão ficar com o professor até o encerramento das aulas para que possam ser utilizados para fazer uma analise comparativa com os desenhos produzidos após as intervenções do professor.

Sugestão de link para informações sobre o uso da iconografia como recurso didático: LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de história. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-6.pdf. Acesso em 02/05/2014.

 

Segundo Momento:

 

Nessa aula, o professor deverá fazer uma apresentação de imagens dos povos indígenas e ao longo da aula, levantar questões como as sugeridas a seguir para que os alunos possam perceber como era a realidade social as imagens dos povos indígenas. A primeira imagem a ser utilizada é uma aquarela do artista francês Jean Baptista Debret. Esse artista veio para o Brasil durante o século XIX, integrou a missão artística francesa que fundou no Rio de Janeiro uma academia de artes e ofício que se tornou a Academia de Belas Artes.

A apresentação das imagens pode ser projetada no data show ou impressa em papel tamanho A3 para que os alunos possam manuseá-las.

 

Imagem I: Soldados índios da província de Curitiba escoltando selvagens. 1834. Técnica aquarela: Jean Baptista Debret.

 

 -Jean Baptista Debret

Imagem disponível em: http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_moderna/imagens_debret/curitiba.jpg . Acesso em 02/05/2014.

 

Solicitar aos alunos que observem e analisem a imagem acima e, em seguida, registrar no caderno as suas reflexões.

Sugestão de questões para auxiliar na análise da imagem:

  • Como os povos indígenas aparecem na imagem?
  • Onde eles estão?
  • O que eles estão fazendo?
  • Qual a fisionomia desses índios? Estão tristes ou alegres?
  • Que grupos sociais foram representados na imagem?
  • Eles aparecem sob a tutela de algum órgão ou instituição?

É importante que o professor informe aos alunos que essa imagem foi produzida por um europeu com a finalidade de representar esses povos na Europa no século XIX.

 

 Imagem II: Manifestação dos índios Caiapós contra as obras da usina de Belo Monte em frente ao Palácio do Planalto em Brasília. 2011. Foto: Ed Ferreira

 

Povos indigenas

 

Imagem disponível em: http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/02/08/indios-manifestam-se-contra-belo-monte-em-frente-ao-planalto. Acesso em:  26/03/2014.

Solicitar aos alunos que observem e analisem a imagem acima e em seguida, registrar também no caderno, as suas reflexões.

 

Sugestão de questões para auxiliar na análise da imagem:

  • O que o olhar do fotógrafo privilegiou?
  • Como esses povos indígenas aparecem nessa fotografia?
  • Como eles estão se vestindo?
  • O que eles estão fazendo?
  • Onde eles estão?
  • Quais os dizeres escritos nas faixas?

Apresentada as questões acima, o professor organizar um debate para que os alunos percebam as diferenças nas construções das imagens sobre os  índios brasileiros, em duas temporalidades século XIX e século XXI. Essas observações podem ser registradas em cartolinas e fixadas no mural da escola. É importante que eles percebam algumas diferenças entre essas duas representações, tais como:

 

Imagem I: É uma representação eurocêntrica, a imagem do índio é associada a selvageria e ele permanece passivo diante da relação com o outro.

 

Imagem II: É uma representação que privilegiou o índio num momento de atuação política, reivindicando seus direitos e manifestando suas insatisfações , portanto uma imagem mais positivada.

 

Solicitar aos alunos que dividam em cinco grupos e cada grupo elabore um cartaz ( texto e imagens) com o registro de suas observações. Divulgue estas ideias no mural da escola. É importante também que o professor aproveite o momento e comente com os alunos que as imagens construídas sobre os povos indígenas do Brasil, foram elaboradas na sua grande maioria  pelos europeus. Essas imagens criaram uma visão esteriotipada dos índios brasileiros. Dessa maneira, elaborou-se no imaginário popular a ideia do índio selvagem e indolente. Portanto é importante, refletir sobre esses povos e pensá-los enquanto sujeitos históricos.

 

 

Terceiro Momento: 


Professor,  apresentar o vídeo episódio 1 da série  Índios do Brasil - Quem são eles?  Duração 18 min, produzida pela da TV Escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4935 . Acesso em 26/03/2014. Esse documentário mostra  as imagens que a população brasileira tem dos índios do Brasil.  Sempre associada à preguiça e ao atraso, como se eles estivessem parado no tempo. Para exibir o vídeo  em sala, utilizar o data show.

 

Após a exibição do vídeo proponha um debate para que todos possam falar o que entenderam do vídeo. Para estimular a participação dos alunos  segue  algumas  questões:

 

  • Que imagens dos povos indígenas foram apresentadas no vídeo?
  • Vocês concordam com essas imagens?
  • Qual o trecho do vídeo você considerou mais interessante? Justifique sua resposta.
  • Que imagens os povos indígenas apresentam  sobre eles?

 

Quarto momento:

 

Professor proponha  novamente a questão:  Que imagem vocês têm  dos povos indígenas do Brasil?  Em seguida, solicite aos alunos que façam novos desenhos,  para isso disponibilize folhas sulfites, lápis de cor e canetinhas. Ao terminar a atividade, organizar juntamente com os alunos,  um painel contendo os desenhos elaborados nessa aula e os da primeira aula.

Convide os alunos para uma apreciação dos desenhos. Posteriormente questione:

  • Como os índios foram representados por vocês?
  • Há alguma diferença entre os desenhos realizados na primeira e na última aula?
  • Quais imagens foram  predominantes nos desenhos da primeira aula? E da segunda?
  • Há elementos culturais dos povos indígenas que apareceu nos desenhos da primeira aula e foram suprimidos nos desenhos da segunda aula?

 

Provavelmente nos desenhos da primeira aula aparecerão as imagens dos índios associado à caça e a  pesca, uma representação mais romântica desses povos. Portanto, esses momentos de problematização das imagens, por meio de fotografia, pintura e vídeo, fornecerão elementos para que essas representações possam ser próximas das experiências dos índios, enquanto sujeitos históricos.

 

Quinto momento:

Organizar uma exposição da produção dos alunos no mural da sala, em seguida convidar outras turmas da escola para visitar  e apreciar os trabalhos produzidos. É importante que cada turma faça um agendamento da sua visita. Após a visualização dos trabalhos os alunos poderão tirar dúvidas dos alunos visitantes.

 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Avaliação: A avaliação será processual, o professor (a) deverá considerar o envolvimento e participação dos alunos (as) em todas as atividades propostas. Procure identificar se os alunos, através das atividades propostas, conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre compreender os povos indígenas numa perspectiva histórica, identificando-os  enquanto agentes no processo histórico. Avalie também a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura dos mesmos no trabalho em grupo e o seu envolvimento durante as conversas e debates.

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