22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
· Desenvolver habilidades de leitura, por meio de histórias;
· Conhecer a estrutura do gênero textual: carta;
· Conhecer alguns significados de palavras;
· Produzir pequenos textos;
· Identificar e comparar semelhanças e diferenças no ser humano;
· Identificar e respeitar as diferenças entre as pessoas;
· Conhecer os direitos das crianças;
· Identificar características pessoais e dos colegas;
· Conhecer características do lugar onde frequenta;
· Identificar adaptações físicas nas construções para pessoas portadoras de alguma deficiência;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar ilustrações e pequenos textos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de abr. 2014.
Sítio: “Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que eles sabem a respeito das diferenças entre as pessoas. Apresente a história: “Diversidade”, da autora Tatiana Belink, projete a história para os alunos em Data Show ou se preferir utilize fantoches, fichas com desenhos de várias pessoas de diferentes características.
Você encontra o vídeo no sítio: YouTube: “Diversidade”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nM-Hn5NOYi4>. (Neste sítio você encontrará a história sobre da autora Tatiana Belink - Diversidade.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a história.
Professor, providencie dicionários para que os alunos procurem o significado das palavras que considerarem incompreensíveis ampliando o seu vocabulário. Sugira a eles que componham um banco de palavras ou um minidicionário ilustrado com as palavras da história.
É importante destacar com os alunos que podemos ter nomes iguais ao de outras pessoas, mas temos características físicas diferentes. Existem também outros fatores que nos tornam diferentes: cada pessoa tem ideias, opiniões, jeito de ser e viver, crenças, gosto e preferências próprias. Professor, aproveite o momento para explorar as semelhanças e as diferenças entre os alunos que compõem a turma.
Em seguida, disponibilize a foto da turma para que todos possam observar seja em projeção de Data Show, mural de foto ou no próprio caderno de História.
Agora, é hora de registrar algumas informações sobre a sua turma!
Professor, como forma de registro os alunos deverão preencher a ficha abaixo, a partir da observação da foto da turma.
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Fonte da imagem: Acervo próprio da autora.
Professor, oriente os alunos no preenchimento da ficha, pois podem surgir dúvidas. Depois, comente que as características físicas é uma maneira de nos identificar, mas não revelam tudo o que somos. O que somos também está relacionado à forma de ver, compreender o mundo e as nossas atitudes.
Organize os alunos em pequenos grupos e oriente-os a produzirem um texto coletivo destacando as informações coletadas na ficha.
Professor, prepare um momento para conversar com os alunos sobre as diferentes características que algumas pessoas podem ter na forma de andar, de ver, de ouvir à cerca de algum quadro de deficiência.
Em seguida, disponibilize a imagem abaixo para permear a discussão.
Fonte: Sítio: “Educar’t. Turma da Mônica Inclusão”. Disponível em: <http://educarts.blogspot.com.br/2012/04/turma-da-monica-inclusao.html>. (Neste sítio você encontrará uma história em quadrinhos sobre as diferenças, onde cada um tem o seu jeito.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Posteriormente, questione os alunos:
Professor, dialogue com os alunos sobre os direitos de todos os cidadãos de estudar, de trabalhar, de praticar esportes e de se divertir. Todos também têm o direito de frequentar diferentes lugares e para isso, é necessário que o espaço físico seja adequado para a locomoção e o acesso a todas as pessoas em diferentes espaços.
PASSEIO DENTRO DA ESCOLA
Professor, promova um passeio dentro da própria escola e solicite que os alunos observem e anotem os diferentes espaços e suas adaptações para as pessoas com deficiência conseguirem utilizá-los.
Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
O trabalho a ser realizado após o passeio é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
OBSERVANDO E DESCOBRINDO
Converse com seus familiares e responda a pergunta abaixo:
Nos lugares públicos de sua cidade, que você e seus familiares frequentam existem adaptações para receber as pessoas com deficiências? Observe e registre no caderno de História as adaptações que vocês encontraram e os lugares que não possuem o que poderia ser feito para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiências.
Proponha um momento para socialização das respostas da atividade de casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas conclusões. Depois, destaque os aspectos semelhantes e diferentes entre as respostas da turma. Faça a mediação da discussão levantando os questionamentos:
DESCOBRINDO OS DIREITOS
Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem os direitos de todas as crianças. Depois, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os levem ao Laboratório de Informática de sua escola.
Fonte: Sítio: “TV Smartkids. Direito das Crianças”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo dos direito das crianças, ilustrado e com frases de fácil compreensão.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes descrevendo o direito que mais lhe chamou atenção e justifique sua escolha.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Poderá sugerir: “Direito de toda criança”.
Professor, é importante que você monte um mural com os desenhos de cada grupo e fixe-o no ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações.
Converse com a turma sobre a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas, todos nós somos diferentes, temos gostos, preferências, maneira de ser, possuímos características físicas e emocionais que nos difere um dos outros. E mesmo as pessoas com algum tipo de deficiência física, intelectual, visual ou auditiva possuem muita personalidade. As necessidades deles são diferentes, mas seus direitos são iguais aos de todas as crianças: ir à escola, passear, brincar e ter muitos amigos!
Disponibilize as duas imagens abaixo aos alunos e solicite que a partir delas elaborem um pequeno texto comentando o que a sociedade poderia fazer para respeitar esses direitos e você como cidadão como poderia cobrar das autoridades que esses direitos fossem cumpridos.
Fonte: Sítio: “TV Smartkids. Direito das Crianças”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo dos direito das crianças, ilustrado e com frases de fácil compreensão.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Exercendo nossa cidadania: carta ao prefeito
Professor, aproveite o momento para trabalhar como gênero textual: carta. Sugerimos como forma de registro a atividade abaixo.
Professor, elabore juntamente com os alunos um texto coletivo e encaminhe à prefeitura de sua cidade pedindo que o poder executivo providencie essas melhorias. Agora, se a opinião de vocês, esses lugares já estiverem bem equipados, escreva uma carta parabenizando o trabalho realizado.
Antes de iniciar a elaboração da carta, explore a sua estrutura textual:
Se for necessário, mostre uma carta pronta. Você poderá levar uma carta que você recebeu ou escreveu ou então pergunte se alguém da sala já recebeu alguma carta e se poderia levar para mostrar aos colegas.
Se for possível entre em contato com a assessoria do prefeito e solicite que responda a carta dos alunos, assim eles perceberão a função comunicativa deste gênero textual.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “YouTube. Acessibilidade Turma da Mônica”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tj-CfsGTf5o#t=18>. (Neste sítio você encontrará um vídeo da história em quadrinho de Mauricio de Souza com “Acessibilidade e a Turma da Mônica”.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Sugestões de links para os professores
Livro de Literatura Infantil:
TALED, Alexandre. Somos todos diferentes. Mas nossos direitos são Iguais. São Paulo: Caramelo, Grupo Saraiva, 2009.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio de histórias; conhecer a estrutura do gênero textual: carta; conhecer alguns significados de palavras; produzir pequenos textos; identificar e comparar semelhanças e diferenças no ser humano; identificar e respeitar as diferenças entre as pessoas; conhecer os direitos das crianças; identificar características pessoais e dos colegas; conhecer características do lugar onde frequenta; identificar adaptações físicas nas construções para pessoas portadoras de alguma deficiência; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
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