Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


THE EYE OF THE TIGER

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Nomear alguns animais.

·        Identificar palavras e expressões numa música.

·        Interpretar um vídeo, produzindo frases com o uso do passado simples.

·        Compreender o significado e fazer uso de algumas expressões idiomáticas.

·        Conhecer uma crença popular e emitir uma opinião a respeito desta crença. 

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o passado simples.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Comece a aula dizendo aos alunos que o tema do dia é "Os animais" e que, para começar, deverão fazer uma atividade de caça-palavras (figura 1). O intuito desta atividade é recordar os nomes de animais que os alunos já saibam e acrescentar outros que eles possivelmente não saibam.

Figura 1 - Word Search

word search

Fonte: Arquivo da autora.

Palavras contidas no Word Search: TIGER, LION, ALLIGATOR, FISH, BEE, OWL, ELEPHANT, SPIDER, TOUCAN, PIG, RABBIT, CHICKEN, FOX, HORSE, CAT, SNAKE, FROG, DOG, COW, PARROT, DUCK.

 

ATIVIDADE 2

De posse do vocabulário básico sobre animais, diga aos alunos que eles irão assistir a um clipe da música ROAR, de Katy Perry. Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CevxZvSJLk8. Acesso em: 30 de março de 2014.

Inicie o clipe, mas logo o interrompa, entre os dez a quinze segundos iniciais. Faça as três perguntas abaixo, para incitar a curiosidade dos alunos.

·        O que vocês acham que vai acontecer com a moça? E com o moço?

·        Que animais vocês esperam ver neste clipe?

·        ROAR é o som produzido por alguns animais. Quais são eles?

Termine de exibir o clipe e cheque as suposições feitas pelos alunos.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO: Os animais que aparecem no vídeo são: tiger, alligator; spider; monkey, elephant, toucan and parrot.

Proponha um exercício de compreensão textual oral. Os alunos podem realizar esta tarefa em duplas. Eles respondem no caderno e, em seguida, compartilham suas respostas com a classe. Sugestão de perguntas de compreensão:

1.      What was the man’s attitude towards the woman?

2.      Was his attitude fair? Why or why not?

3.      Did he succeed? What happened to him?

4.      What was the woman’s first reaction?

5.      How did she look like when he left her?

6.      What changes did she make?

7.      What happened in the end? Did she succeed?

8.      What does the tiger represent?

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Figura 2 - Roar by Katy Perry

Roar

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roar. Acesso: 30 de março de 2014.

As atividades a seguir vão ajudar os alunos a conhecer e entender a letra da música Roar, para analisá-la, posteriormente. Distribua a letra para os alunos e permita que eles a leiam, em silêncio.

A letra pode ser encontrada no sítio: http://letras.mus.br/katy-perry/roar/traducao.html.  Acesso em 30 de março de 2014.

ROAR, by Katy Perry

I used to bite my tongue and hold my breath1
Scared to rock the boat and make a mess
So I sat quietly, agreed politely
I guess that I forgot I had a choice
I let you push me past the breaking point5
I stood for nothing, so I fell for everything

You held me down, but I got up
Already brushing off the dust
You hear my voice, you hear that sound
Like thunder, gonna shake the ground10
You held me down, but I got up
Get ready, ‘cause I've had enough
I see it all, I see it now

I got the eye of the tiger, a fighter
Dancing through the fire15
'Cause I am a champion
And you're gonna hear me roar
Louder, louder than a lion
‘Cause I am a champion
And you're gonna hear me roar20
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
You're gonna hear me roar

Now I'm floating like a butterfly
Stinging like a bee, I earned my stripes
I went from zero, to my own hero25

You held me down, but I got up
Already brushing off the dust
You hear my voice, your hear that sound
Like thunder, gonna shake your ground
You held me down, but I got up30
Get ready, 'cause I've had enough
I see it all, I see it now

I got the eye of the tiger, a fighter
Dancing through the fire
'Cause I am a champion,35
And you're gonna hear me roar
Louder, louder than a lion
'Cause I am a champion
And you're gonna hear me roar
Oh, oh, oh, oh, oh, oh40
You're gonna hear me roar
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
You're gonna hear me roar

Roar-or, roar-or, roar-or

I got the eye of the tiger, a fighter45
Dancing through the fire
'Cause I am a champion,
And you're gonna hear me roar
Louder, louder than a lion
'Cause I am a champion,50
And you're gonna hear me roar
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
You're gonna hear me roar
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
You're gonna hear me roar55

Diga aos alunos que essa letra contém diversas expressões idiomáticas. O exercício abaixo traz essas expressões. Com a ajuda de um dicionário monolíngue, os alunos devem ligar as expressões com as suas definições. Dicionário sugerido: http://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/learner-english. Acesso em 30 de março de 2014.

Match the expressions to their meanings:

1.      bite my tongue (line 1)

2.      hold my breath (line 1)

3.      rock the boat (line 2)

4.      make a mess (line2)

5.      past the breaking point (line 5)

6.      stand for something (line 6)

7.      You hold me down (line 7)

8.      brush off the dust (line 8)

9.      have had enough (line 12)

10.  get the eye of the tiger (line 14)

 

(  ) to spoil, to ruin

(   ) can’t stand it anymore.

(   ) to do or say something that will upset people or cause problems.

(   ) beyond the point at which a situation becomes so bad that it cannot continue

(  ) to get strength and power

(   ) to support a person or a situation

(   ) to keep someone or something in a particular place or position and to stop them from moving; to opress.

(   ) to stop yourself from saying something that you would really like to say.

(   ) don’t wait anxiously, because it is not likely to happen.

(   ) to free oneself from a difficult situation.

 

ATIVIDADE 2

Os alunos vão, agora, aplicar essas expressões em frases, para entender melhor seus significados.

Complete the sentences using one of the expressions from the box below:

bite my tongue

hold your breath

rock the boat

made a mess

past the breaking point

stands for

hold me down

brushing off the dust

have had enough

get the eye of the tiger

 

1.      The political party ____________________ low taxes and individual freedom.

2.      When my boyfriend broke up with me, I felt miserable, but then my friends and relatives supported me, so I’m _________________. I’ll be fine.

3.      I wanted to tell him exactly what I thought of him, but I couldn’t, so I had to ______________.

4.      He said he'd phone, but don't ________________. He won’t.

5.      For the last time, children, stop screaming. I  ________________of it.

6.      I used to be shy and weak. Now I ___________________.

7.      Things had become so bad at work.  They are about to _________________.

8.      Things were doing so well between them, but he went out with another woman – he really _______________.

9.      Keep silent! Don’t ____________ until the negotiations are finished.

10.   My husband used to ________________, but I’ve had enough, so we got divorced.

 

ATIVIDADE 3

Caso os alunos tenha um nível mais avançado de conhecimento da língua, esta atividade é um convite à conversação. Os alunos vão compartilhar algumas experiências, usando, para isso, as expressões que acabaram de aprender. 

a)     Talk about a situation you experienced or you’ve heard of, in which someone rocked the boat.

b)     Talk about a situation which made you hold your breath.

c)     Talk about a situation in which you had to bite your tongue.

 

ATIVIDADE 4

Verifique o conhecimento prévio dos alunos, perguntando a eles se conhecem ou já ouviram falar de uma pedra chamada: the eye of the tiger, ou tiger’s eye, ou simplesmente tiger eye. Colete informações. Em seguida, distribua cópias do texto abaixo aos alunos e peça que leiam silenciosamente. Texto disponível em:

http://www.crystals-gemstones.com/2010/06/tiger-eye-brings-focus-and-confidence.html. Acesso em 30 de março de 2014.

Tiger Eye - Brings Focus and Confidence

Figura 3 – Tiger’s eye gem

tiger eye gem

Fonte: http://www.gemstones-crystal.blogspot.com; acesso em 30 de março de 2014.


Tiger Eye is a beautiful stone whose name comes from its resemblance to the eye of a tiger. It is found primarily in South Africa.
Tiger Eye is useful in relieving high blood pressure, and helping bronchial asthma, rheumatic heart disease, Otis, and psoriasis. It also has benefits for the weak and sick.
Tiger Eye's primary mystical property is that it provides mental focus and confidence. It helps you face and overcome difficult challenges and stick to your plans, despite discouraging setbacks. For this reason it is sometimes marketed as a gem that brings professional and financial success. It is also believed to protect you during your travels, because the mental focus keeps you aware of the dangers of your new surroundings and take appropriate cautions. For the same reason, Roman soldiers used to wear Tiger Eye for protection during battle.
If you have the habit of giving up and backing down from your fears, and of being easily distracted from what's important, maybe Tiger Eye is the gem for you.

 

Agora, peça aos alunos que respondam às seguintes questões:

1.      According to the text, what are the Tiger Eye healing properties?

2.      What are the mystical properties of the Tiger Eye?

3.      Looking at the lyrics once more, what did the Tiger Eye bring to the woman in the song?

4.      Do you believe in the power of the Tiger Eye?

5.      Would you wear a Tiger Eye stone as a piece of jewelry?

 

ATIVIDADE 5

Esta atividade chama-se “Fallen Phrase”. A tabela abaixo contém os espaços que deverão ser completados com letras para formar uma frase (figura 4). Os quadrados pretos são os espaços que separam as palavras que formam esta frase. As letras que se encontram abaixo de cada coluna são as letras que foram retiradas desta mesma coluna, porém elas estão numa ordem aleatória.  Os alunos devem completar o quadro com as letras para formar a frase.

Distribua, então, uma cópia da figura para cada aluno e dê alguns minutos para que eles realizem esse desafio.

Figura 4: FALLEN PHRASE: TIGER EYE

Falle phrase

Fonte: Arquivo da autora.

*RESPOSTA: The tiger eye may bring good luck and protection.

 

Recursos Complementares

Para dicionário de inglês online, acesse:

http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles. Acesso em 08 de abril de 2014.

Para uma revisão da estrutura do Simple Past, acesse:

http://www.edufind.com/english/grammar/simple_past.php. Acesso em 08 de abril de 2014.

http://www.learnenglish.be/gr2_pasi_study.htm. Acesso em: 08 de abril de 2014.

Para atividades com o Simple Past, acesse:

http://www.learnenglish.be/gr2_pasi_ex1.htm. Acesso em: 08 de abril de 2014.

Para um quiz interessante com o Irregular Past Simple, acesse:

http://www.eslgamesplus.com/irregular-past-tense-esl-grammar-jeopardy-quiz-game/.Acesso em: 08 de abril de 2014.

Avaliação

A avaliação deve ser de forma contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos de leitura, nos momentos de discussão, nos trabalhos individuais e em grupo. Avalie a produção oral principalmente sob os aspectos da forma (estrutura do passado simples) e o estilo (uso deexpressões idiomáticas).Observe e avalie a participação dos alunos nas discussões considerando a pertinência das suas colocações, a disponibilidade para ouvir os colegas e para pensar a partir de suas colocações.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.