Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclagem: pensando no futuro – Parte 1

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar etapas em processo de reciclagem de recursos naturais, conforme habilidade H8 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Delinear relações entre o padrão de consumo na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo que esclarece a importância da reciclagem para o planeta, conhecendo de forma global e agindo no local para minimizar a degradação (Figura 1). O vídeo tem duração de 9 minutos e 42 segundos.

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8 (Acesso em 01 de abr. 2014).

 

Comentário:

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

Figura 1: Vídeo: Os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como uma solução (9:42)

1 

 

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8 (Acesso em 01 de abr. 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.


Questionário de Contextualização

1 – Qual foi o seu sentimento perante as primeiras imagens do vídeo, apresentadas logo em seu início?

2 – Por que os países desenvolvidos produzem mais lixos?

3 – Quais as consequências da poluição para os ecossistemas aquáticos?

4 – Explique o termo “grande depósito de lixo do Pacífico” e como ele é formado?

5 – O que é “sopa de plástico”?

6 – Como o Brasil contribui para a poluição do meio ambiente? E qual material é mais descartado no Brasil?

7 – Por que as pessoas desperdiçam tantos alimentos?

8 – Qual a importância de reciclar o lixo?

9 – Como devem ser destinados os materiais recicláveis?

10 – Qual a quantidade de água que 1 litro de óleo contamina?


Comentário:

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

O professor deverá organizar a turma em quatro grupos, preferencialmente com, pelo menos, 7 integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação:

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos quatro grupos ficará responsável por coletar dados sobre o processo de reciclagem de um tipo de material, consultando, para tanto, sites específicos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos quatro grupos a coletar dados para responder às perguntas abaixo:


- Quais produtos são feitos com o tipo de material designado para o seu grupo? Quais são recicláveis? Quais não são?

- Qual a importância da reciclagem desses produtos para o meio ambiente?

- O mais chamou atenção do grupo em relação à reciclagem do material designado para o grupo?


Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Vidro

Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_vidro.htm      (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em http://www.brasilescola.com/quimica/reciclagem-vidro.htm (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-vidro3.htm     (Acesso em 01 de abr. 2014).

 

Grupo 2: Papel

Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-papel/     (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em http://reciclandooplaneta.webnode.com.br/reciclagem/materiais-reciclaveis/papel/o-processo-de-reciclagem-do-papel/ (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_papel.htm    (Acesso em 01 de abr. 2014).

 

Grupos 3: Metal

Disponível em http://www.novelis.com/pt-br/Paginas/The-Recycling-Process.aspx  (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_metal.htm     (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em  http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_metal.html    (Acesso em 01 de abr. 2014).

 

Grupo 4: Plástico

Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_plastico.htm     (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/711-plasticos-como-se-da-a-reciclagem-e-no-que-se-transformam.html (Acesso em 01 de abr. 2014).

Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-plasticos/     (Acesso em 01 de abr. 2014).

 

Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 01 de abr. 2014).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quarto momento: Redação

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos selecionados em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 – Lixão em favela do Rio virá área de preservação ambiental, site Folha de São Paulo
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/141645-lixao-em-favela-do-rio-vira-area-de-preservacao.shtml(Acesso em 01 de nov. 2014)


Texto 2 - Projeto prevê rios Tietê e Pinheiros despoluídos em 30 anos, site Veja
Disponível em  http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/projeto-preve-rios-tiete-e-pinheiros-despoluidos-em-2043(Acesso em 01 de nov. 2014).


O professor deverá solicitar a um aluno que leia em voz alta o texto 1 e a outro que faça o mesmo com o texto 2.

Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos 1 e 2, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:


- Responsabilidade ambiental: qual é a sua?
 

Comentário:

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 1/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=B68MXiMfdVo  (Acesso em 01 de abr. 2014)

Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 2/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=gnC67gZFLO0  (Acesso em 01 de abr. 2014)

Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 3/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=-pqdcSLvIHA (Acesso em 01 de abr. 2014)

Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 4/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=4Dp4dJ2e0ss (Acesso em 01 de abr. 2014)


Sugestões de links para os alunos:

Vídeo: “A importância da reciclagem”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=0Xqc2AeTqOY  (Acesso em 01 de abr.. 2014)

Texto: “Reciclagem”, site Sua Pesquisa
Disponível: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/ (Acesso em 01 de abr. 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.


Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Reciclagem: pensando no futuro – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.