22/04/2014
Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Identificar etapas em processo de reciclagem de recursos naturais, conforme habilidade H8 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear relações entre o padrão de consumo na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo que esclarece a importância da reciclagem para o planeta, conhecendo de forma global e agindo no local para minimizar a degradação (Figura 1). O vídeo tem duração de 9 minutos e 42 segundos.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8 (Acesso em 01 de abr. 2014).
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8 (Acesso em 01 de abr. 2014).
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1 – Qual foi o seu sentimento perante as primeiras imagens do vídeo, apresentadas logo em seu início?
2 – Por que os países desenvolvidos produzem mais lixos?
3 – Quais as consequências da poluição para os ecossistemas aquáticos?
4 – Explique o termo “grande depósito de lixo do Pacífico” e como ele é formado?
5 – O que é “sopa de plástico”?
6 – Como o Brasil contribui para a poluição do meio ambiente? E qual material é mais descartado no Brasil?
7 – Por que as pessoas desperdiçam tantos alimentos?
8 – Qual a importância de reciclar o lixo?
9 – Como devem ser destinados os materiais recicláveis?
10 – Qual a quantidade de água que 1 litro de óleo contamina?
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.
O professor deverá organizar a turma em quatro grupos, preferencialmente com, pelo menos, 7 integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.
Como se vê abaixo, cada um dos quatro grupos ficará responsável por coletar dados sobre o processo de reciclagem de um tipo de material, consultando, para tanto, sites específicos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos quatro grupos a coletar dados para responder às perguntas abaixo:
- Quais produtos são feitos com o tipo de material designado para o seu grupo? Quais são recicláveis? Quais não são?
- Qual a importância da reciclagem desses produtos para o meio ambiente?
- O mais chamou atenção do grupo em relação à reciclagem do material designado para o grupo?
Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Vidro
Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_vidro.htm (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://www.brasilescola.com/quimica/reciclagem-vidro.htm (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-vidro3.htm (Acesso em 01 de abr. 2014).
Grupo 2: Papel
Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-papel/ (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://reciclandooplaneta.webnode.com.br/reciclagem/materiais-reciclaveis/papel/o-processo-de-reciclagem-do-papel/ (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_papel.htm (Acesso em 01 de abr. 2014).
Grupos 3: Metal
Disponível em http://www.novelis.com/pt-br/Paginas/The-Recycling-Process.aspx (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_metal.htm (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_metal.html (Acesso em 01 de abr. 2014).
Grupo 4: Plástico
Disponível em http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_plastico.htm (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/711-plasticos-como-se-da-a-reciclagem-e-no-que-se-transformam.html (Acesso em 01 de abr. 2014).
Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-plasticos/ (Acesso em 01 de abr. 2014).
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 01 de abr. 2014).
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos selecionados em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.
Texto 1 – Lixão em favela do Rio virá área de preservação ambiental, site Folha de São Paulo
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/141645-lixao-em-favela-do-rio-vira-area-de-preservacao.shtml(Acesso em 01 de nov. 2014)
Texto 2 - Projeto prevê rios Tietê e Pinheiros despoluídos em 30 anos, site Veja
Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/projeto-preve-rios-tiete-e-pinheiros-despoluidos-em-2043(Acesso em 01 de nov. 2014).
O professor deverá solicitar a um aluno que leia em voz alta o texto 1 e a outro que faça o mesmo com o texto 2.
Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos 1 e 2, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:
- Responsabilidade ambiental: qual é a sua?
Comentário:
Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.
Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.
Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 1/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=B68MXiMfdVo (Acesso em 01 de abr. 2014)
Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 2/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=gnC67gZFLO0 (Acesso em 01 de abr. 2014)
Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 3/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=-pqdcSLvIHA (Acesso em 01 de abr. 2014)
Vídeo: “Globo Repórter - RECICLAGEM 27-04-2012 (Parte 4/4)”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=4Dp4dJ2e0ss (Acesso em 01 de abr. 2014)
Vídeo: “A importância da reciclagem”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=0Xqc2AeTqOY (Acesso em 01 de abr.. 2014)
Texto: “Reciclagem”, site Sua Pesquisa
Disponível: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/ (Acesso em 01 de abr. 2014)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.
Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Reciclagem: pensando no futuro – Parte 2, disponível no Portal do Professor.
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