Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclagem: pensando no futuro – Parte 2

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar etapas no processo de reciclagem, conforme habilidade H8 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.


Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.


Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.


Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).


Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: criando um blog

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Reciclagem: pensando no futuro – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito, especificamente, das diferentes formas de reciclagem, estudadas anteriormente, na aula Reciclagem: pensando no futuro – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo, que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.
 

Figura 1: Vídeo 1: Criando um blog – Motivação (3:37)

10

 

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 (Acesso em 02 de abr. 2014)


Figura 2: Vídeo 2: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

29

 

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related(Acesso em 02 de abr. 2014) 


Comentário:

Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:

O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Reciclagem: pensando no futuro – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01(Acesso em 02 de abr. 2014), para que os mesmos criem os seus blogs.


 Figura 3: Blogger

30

Disponível em https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 02 de abr. 2014)
 

Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Reciclagem: pensando no futuro – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.


Observação:

A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.
 

Segundo momento: viajando no conhecimento


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar as páginas http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/   (Figura 4) e http://jogos360.uol.com.br/recycle.html (Figura 5), por meio das quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o processo de reciclagem.


Vale destacar que ambas as páginas são autoexplicativas: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 4: Atividade da reciclagem

2

Disponível em http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/   (Acesso em 02 de abr. 2014)


Figura 5: Reciclagem de lixo

3

Disponível em http://jogos360.uol.com.br/recycle.html  (Acesso em 02 de abr. 2014)

 

Terceiro momento: aprendendo na interdisciplinaridade


Nesse momento da aula cabe o professor de Ciências fazer contato com o professor de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os alunos a tradução da letra da música The 3R’s do cantor Jack Johnson, apresentada abaixo (quadro 1) em inglês e já também em português, para facilitar o trabalho do professor de Inglês.


O professor de Inglês pode também solicitar que os alunos façam uma atividade de pesquisa em sala de aula, por meio da qual pesquisarão em dicionários a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.


Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.   


Quadro 1: Música The 3R’s

 

The 3 R's
Jack Johnson

Three it's a magic number
Yes it is, it's a magic number
Because two times three is six
And three times six is eighteen
And the eighteenth letter in the alphabet is R
We've got three R's we're going to talk about today
We've got to learn to
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
If you're going to the market to buy some juice
You've got to bring your own bags and you learn to reduce your waste
And if your brother or your sister's got some cool clothes
You could try them on before you buy some more of those
Reuse, we've got to learn to reuse
And if the first two R's don't work out
And if you've got to make some trash
Don't throw it out
Recycle, we've got to learn to recycle,
We've got to learn to
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Because three it's a magic number
Yes it is, it's a magic number
3, 3, 3
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36
33, 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, and
3, it's a magic number

TRADUÇÃO

Os 3 R's
Jack Johnson

Três é um número mágico
Sim, é um número mágico
Porque duas vezes três é seis
E três vezes seis é dezoito
E a décima oitava letra do alfabeto é R
Nós temos três R's sobre os quais vamos falar hoje
Temos que aprender a
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Se você vai ao Mercado comprar suco
Tem que levar suas próprias sacolas e reduzir o lixo
E se seu irmão ou sua irmã têm roupas legais
Você pode experimentá-las antes de comprar mais roupas
Reuse, nós temos que aprender a reusar
E se os dois primeiros R's não funcionarem
E se você tem que produzir lixo
Não jogue fora
Recicle, nós temos que aprender a reciclar
Nós temos que aprender a
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Porque três é um número mágico
Sim, é um número mágico
3, 3, 3
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36
33, 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, e
Três é um número mágico

Disponível: http://letras.mus.br/jack-johnson/482038/traducao.html (Acesso em 8 de abr. 2014)

 

Caso o professor de inglês considere pertinente, poderá apresentar aos alunos o vídeo-clip da música em questão, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=USo_vH1Jz7E#t=14 .


Figura 6: Jack Johnson – The 3R’s Lyrics (2:54)

4

 

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=USo_vH1Jz7E#t=14(Acesso em 02 de abr. 2014)

 

Quarto momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1- A composição do lixo varia de uma sociedade para outra e se modifica ao longo do tempo. A crescente produção de resíduos sólidos inorgânicos nas últimas décadas gera uma preocupação ambiental de caráter mundial.


No caso particular do Brasil, os dados do gráfico permitem identificar as variações na composição do lixo na capital paulista nos períodos de 1927-1969 e 1969-1996.

5

Duas explicações corretas para as mudanças verificadas de um período para o outro são:


A) ampliação do acesso a materiais impressos - expansão da periferia urbana

B) melhoria do padrão alimentar - aceleração do ritmo de crescimento do PIB

C) incremento da coleta seletiva - majoração da capacidade dos aterros sanitários

D) elevação do consumo de bens industriais - aumento dos índices de reciclagem

E) diminuição do padrão alimentar – diminuição do ritmo do PIB


Disponível em http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/questao-objetiva.php?seq_questao=48 (Acesso em 02 de abr. 2014)


2 - Todos os dias, o lixo é produzido em todas as cidades. Existem formas mais adequadas para o encaminhamento desses resíduos. Isso trará beneficio econômico e ambiental. Por exemplo, restos de alimentos, lixo hospitalar (de clínicas médicas e odontológicas) e resíduos sólidos (vidros, plásticos, papéis, metais) devem ser encaminhados, respectivamente, para:


A) usina de compostagem, aterro sanitário e reciclagem.

B) biodigestor, lixão e usina de compostagem.

C) usina de compostagem, incineração e reciclagem.

D) incineração, incineração e lixão.

E) lixão, incineração e biodigestor.


Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/destinacao-de-residuos/exercicios/ (Acesso em 02 de abr. 2014)


3 – Tendo em vista que aterro sanitário é uma forma de disposição final dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, e é objeto de investimentos governamentais, analise o gráfico abaixo.

6

Destino do lixo para aterro sanitário, segundo as Grandes Regiões do Brasil.

Sobre o destino do lixo no Brasil, analise as seguintes afirmativas:

I) Mais de 60% dos municípios dispõem o lixo adequadamente em aterros sanitários em todas as grandes regiões brasileiras.

II) Na região Sudeste existe um número maior de municípios dispondo o lixo em aterros sanitários do que nas regiões Sul e Nordeste reunidas.

III) Os dados do gráfico permitem deduzir que os investimentos públicos em relação à correta destinação do lixo são insuficientes.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I e II, apenas

B) I, II e III

C) I e III, apenas

D) II e III, apenas

E) I, apenas


Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/destinacao-de-residuos/exercicios/  (Acesso em 02 de abr. 2014)

 

4 - O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.


A) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

B) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

C) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

D) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

E) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.


Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-lixo-urbano.htm  (Acesso em 02 de abr. 2014)


5 - Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:

I – A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países ricos, pois é uma consequência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países pobres;

II – As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, propostas estas que contaram com o apoio unânime do G-7;

III – O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta.


Assinale:


A) se apenas a afirmativa I for correta

B) se apenas a afirmativa II for correta

C) se apenas a afirmativa III for correta

D) se as afirmativas I e II forem corretas

E) se as afirmativas II e III forem corretas


Disponível em http://blog.clickgratis.com.br/professorfelipe/71946/QUEST%D5ES+DE+VESTIBULARES.html (Acesso em 02 de abr. 2014)


Resultado:

 

1 – D

2 – C

3 – D

4 – D

5 – C


Quinto momento: socializando e aprendendo

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula envolve a realização de uma campanha para sensibilização e orientação à comunidade escolar sobre a importância da reciclagem do lixo, a ser desenvolvida pelos alunos com base no conteúdo trabalhado nos momentos anteriores da aula.


Essa campanha pode ter caráter educativo e envolver a realização de palestras de conscientização, por exemplo. É possível ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresentação artística, seja ela uma peça teatral ou um conjunto de esquetes. Essa apresentação artística pode ser feita para a escola em um sentido mais amplo, de modo que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo “A importância do blog na educação”, site Blog Aline Souza
Disponível: http://alinedesouzaeducar.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-blog-na-educacao.html (Acesso em 02 de abr. 2014)


Artigo “Potencialidade do uso do Blogs em educação”, site Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Disponível: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_arquivos/9/TDE-2010-04-27T013000Z-2558/Publico/MicheleCMUA.pdf(Acesso em 02 de abr. 2014)


Sugestões de links para alunos:

Artigo: “Aprendendo com os blogs”, site Conexão Aluno
Disponível:http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp?EditeCodigoDaPagina=4468(Acesso em 02 de abr. 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na criação dos blogs ou na elaboração da atividade de socialização na escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.