22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
· Descobrir diferentes formas de resolver um problema;
· Analisar as possibilidades de leitura e compreensão de problemas;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Fonte da imagem: Sitio: “Crinfancia: dicas pedagógicas”. Disponível em: <http://crinfancia.blogspot.com.br/2013/10/bingo-de-adivinhas-com-desenhos.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, o trabalho com problemas em sala de aula favorece a visão do aluno para resolver situações do seu próprio dia a dia. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno favorecendo uma relação com a leitura e a escrita. Vamos lá!
Você sabia? O trabalho com problemas em sala de aula pode se articular com uma proposta que favoreça diferentes tipos de registros e é um grande aliado no trabalho com o lúdico em sala de aula em prol da aprendizagem da leitura e da escrita (BRASIL, 2012.).
Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de abr. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Ranulpho”. Disponível em: <http://www.ranulphofazadiferenca.com.br/index.php?paginas_ler¬icias&cat=&id=398>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo com a turma sobre a seguinte pergunta:
Quem já teve ou tem algum problema?
Instigue a participação de todos e explore o problema que os alunos forem mencionando.
Em seguida proponha outra pergunta:
Como você fez para solucionar o problema?
Depois que todos apresentarem as suas respostas, organize os alunos em duplas e peça para que leiam as informações abaixo:.
Fonte: Sítio: “Só Matemática”. Disponível em:<http://www.somatematica.com.br/desafios/desafio9.php>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Após a leitura solicite que cada dupla procure descobrir se as informações acima se referem a um problema. Peça que cada dupla justifique a sua resposta. Agora, que tal propor que a turma descubra:
O que é um problema?
Para isso, cada dupla poderá consultar o dicionário e descobrir o significado da palavra problema.
Depois, solicite que registrem no caderno de Matemática o significado encontrado. Em seguida faça um cartaz para expor no mural da sala de aula, contendo o significado da palavra problema.
Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-as a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Antes de iniciarem o jogo, faça a seguinte questão para a turma:
Qual é o problema a ser resolvido?
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em:<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/jogos-2/>. Acesso em: 10 de abr.2014.
Após a turma responder a questão, pergunte o que devem fazer para resolver o problema. Em seguida, deixe que explorem o jogo e se divirtam.
Lixo: algum problema?
Agora, pergunte à turma se há algum problema na escola que seja semelhante à questão do meio ambiente, como apresentado no jogo. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que busquem alternativas para solucionar o problema na escola.
Campanha: em busca da solução!
Com as respostas prontas, proponha um momento de socialização entre os grupos e peça que cada grupo faça um cartaz para uma campanha na escola ou mesmo apenas na sala de aula, para conscientização da comunidade escolar dos cuidados com o lixo. Disponibilize alguns materiais, tais como: cola, revistas para recortes, papéis coloridos, cola colorida, tintas, pincéis dentre outros
Leve os alunos para fazerem um passeio pela escola e exporem os seus trabalhos. Aproveite também para fazer um momento no recreio em que cada grupo possa fazer uma apresentação para toda a escola dos trabalhos realizados.
Uma história, um problema, uma solução!
Fonte da imagem: Sítio: " Tiradas de crianças". Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cindo alunos. Peça para que cada grupo elabore uma história que tenha um problema que precisa ser resolvido. Explique para a turma que a história deverá ser finalizada com a resolução do problema. Para isso, entregue para cada grupo uma cartolina em branco e peça que a dividam da seguinte forma:
Nossa história
|
Depois que todos elaborarem a história, peça que, cada grupo, apresente-a para a turma. Em seguida, organize um painel contendo todas as histórias.
Professor, instigue os alunos a pensarem sobre as seguintes questões:
Cachorros são picados por insetos?
Macacos ficam doentes na floresta?
Procure favorecer a participação de todos, com possíveis hipóteses. Faça o registro das respostas em uma cartolina e afixe-a no mural da sala de aula.
Em busca de resposta
Depois, peça para que acessem o sítio abaixo e façam a leitura do texto online para que possam descobrir as possíveis respostas para as perguntas. Em seguida, solicite que cada aluno compare a sua resposta com as novas informações do texto e procure elaborar diferentes respostas para as perguntas.
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em:<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/doenca-de-bicho/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Problema: vamos resolver!
Professor, explore com a turma o sítio abaixo com alguns problemas matemáticos. Para isso, organize os alunos em duplas e peça que escolham dois problemas para resolver. Os alunos podem resolver os problemas em uma folha de papel em branco.
Fonte: Sítio: “Racha Cuca”. Disponível em:<http://rachacuca.com.br/quiz/31374/problemas-de-matematica-i/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Depois de resolverem os problemas peça para cada dupla elaborar uma forma de registrar as respostas dos problemas por meio de desenhos. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> KcolourPaint).
Depois que todos terminarem faça um momento de socialização das atividades.
Professor, organize os alunos em duplas e peça que encontrem três formas de resolver os problemas a seguir:
Situação-problema |
Resolução 1 |
Resolução 2 |
Resolução 3 |
Um caixa chocolate tem 25 bombons. Amanda comeu 5 e deu 3 para sua amiga Daniela. Quantos bombons ainda restam na caixa?
|
|
|
|
João veio para a aula e não trouxe o lápis de escrever. Como podemos ajudá-lo?
|
|
|
|
Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das respostas. É importante que os alunos percebam que há várias possibilidades de se resolver um único problema.
Cidadania: resolvendo problemas
Professor, peça para turma fazer uma pesquisa na escola dos tipos de problemas que os alunos das outras turmas consideram importantes na escola. Para isso, os alunos podem estar organizados em duplas e utilizar uma prancheta com uma folha de papel e um lápis para registrar o que os outros alunos forem falando.
Em sala de aula, faça um momento de socialização dos problemas identificados. Em seguida, agrupe os problemas de acordo com suas semelhanças.
Depois, faça um cartaz contendo como título cada problema identificado e exponha no mural da escola, de forma que deixe um espaço para que toda a comunidade escolar possa sugerir formas de resolver os problemas identificados.
Deixe os cartazes expostos por um período aproximado de duas semanas.
Recolha os cartazes e faça a leitura com a turma dos problemas e das sugestões propostas para resolvê-los. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua os problemas entre os grupos. Peça para que selecionem as sugestões que acharem mais interessantes e convide a equipe da direção da escola para assistirem a exposição do problema e as sugestões. Aproveite o momento para que os alunos possam ouvir da direção as possíveis ações que poderão beneficiar a melhoria da escola para os alunos.
Depois, faça um momento no recreio para que os alunos possam expor para a comunidade escolar as ações que serão propostas pela direção.
Sugestões de links para alunos:
. Sítio: “Site de dicas”. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/artigo13.htm>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
. Livro: Os problemas da família Gorgonzola. Sítio: Livraria Cultura <http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3055756>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Só Matemática”. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos descobriram o significado da palavra problema e as várias formas que se pode utilizar para solucionar diferentes tipos de problemas, se ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!