22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
· Compreender as possibilidades de uma brincadeira para sua aprendizagem da leitura e da escrita;
· Descobrir sobre a formação das palavras a partir do movimento de pular corda;
· Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Pular corda
Professor, pular corda é uma brincadeira que além de divertir as crianças pode ser uma aliada importante na produção do conhecimento sobre a leitura e a escrita. Com a aula proposta a turma terá oportunidade de vivenciar situações que envolvam a leitura e a escrita de uma forma mais espontânea e prática. Pule nesta aventura!
Você sabia? Os jogos e as atividades lúdicas são recursos fundamentais para favorecer a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, tendo em vista os segmentos linguísticos menores, tais como sílabas e fonemas (BRASIL, 2012.).
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: "Nova Escola". Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeiras-pular-613205.shtml>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, para a presente aula providencie:
Organize os alunos em uma roda de conversa e explore o que já sabem sobre pular corda. Instigue os alunos a relatarem experiências, tipos de brincadeiras dentre outros aspectos que queiram contar.
Pular corda faz bem para a saúde?
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que descubram algumas informações importantes sobre os benefícios de se pular corda.
Fonte: Sítio: "Globo". Disponível em: < http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/aprenda-pular-corda-e-perder-peso-de-forma-saudavel-e-permanente.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Após lerem as informações no sítio acima peça para que cada aluno escreva no caderno de Ciências, quais são os benefícios de se pular corda. Veja alguns:
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, auxilie a turma a realizar uma pesquisa na internet sobre os tipos de brincadeiras que podem ser realizadas com a corda. Para isso, sugerimos os sítios abaixo:
Sítio: "Crianças uol". Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/novidades/2011/10/11/brincadeira-de-crianca-pular-corda.jhtm>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sítio: "Educa já". Disponível em: <http://educaja.com.br/tag/brincadeiras>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Após descobrirem alguns nomes de brincadeiras e como se brinca, proponha que os alunos escolham três sugestões e escrevam as regras no caderno de Língua Portuguesa. Veja alguns exemplos:
· Foguinho, fogão;
· Um homem bateu em minha porta;
· Cobrinha;
· Chicote queimado.
Uma história de pular corda!
Professor, providencie o livro “Filipe contra a corda de pular” para realizar a leitura para a turma. A partir da história a turma poderá descobrir que nem todo mundo tem facilidade para aprender a pular corda, mas que é possível aprender!
Sinopse:
No livro “Filipe contra a corda de pular” os alunos terão oportunidade de descobrir a forma como o personagem principal se enrola para pular corda. Com grande persistência e numa emocionante experiência Filipe vai revelar uma forma divertida de resolver seus problemas.
Sítio: "Martins Fontes". Disponível em: < http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/118564/FILIPE---CONTRA-A-CORDA-DE-PULAR.aspx>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Após ouvirem a história proponha que cada aluno registre a sua própria história de quando aprendeu a pular corda, ou mesmo um acontecimento sobre algo que ocorreu relacionado a pular corda.
Depois de pronta, faça um momento para que socializem sua produção.
Velocidade: um ritmo para cada som
Professor, entregue uma corda para cada aluno e faça a atividade proposta no pátio da escola ou mesmo na quadra.
Escolha algumas músicas com ritmos variados e explique para a turma que terão como desafio pular corda de acordo com o ritmo da música que estiver tocando. Para isso, deixe cada ritmo tocar por aproximadamente 10 segundos. É importante que os alunos percebam a diferença no movimento a partir do som.
Após brincarem por um tempo, faça uma roda de conversa e descubra o que mais gostaram, as possíveis facilidades e dificuldades.
Cada sílaba, um pulo!
Professor, faça uma lista com os nomes dos alunos da turma. Auxilie-os a fazer a separação das sílabas dos nomes. Para isso, cada aluno poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa. Veja os exemplos a seguir:
LUCIANA – LU – CI – A – NA
CAMILA – CA – MI – LA
BRUNO – BRU – NO
Com a lista de nomes pronta, faça uma brincadeira com a turma. Você irá falar o nome de um dos alunos da turma e todos terão como desafio pular corda, na quantidade exata de sílabas do nome. A brincadeira poderá ser feita durante vários dias e em cada dia podem ser ditados quatro ou cinco nomes.
Alfabeto: é a sua vez de falar uma palavra
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e entregue uma corda grande para cada grupo. Explique que dois alunos deverão bater a corda para outro colega pular e outro colega ficará com uma folha registrando por escrito a palavra que o colega falar. Quem estiver batendo a corda deverá ir falando as letras do alfabeto. Quando o colega que estiver pulando a corda errar, ele deverá falar uma palavra que tenha a inicial da letra em que parou. O jogo prossegue até que todos tenham experienciado cada uma das posições da brincadeira: o que bate a corda, que pula e o que anota a palavra.
Após a brincadeira, construa um cartaz com a turma contendo todas as palavras que foram faladas e afixe-a no mural da sala de aula.
Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e descobrirem as modalidades de se pular corda de acordo com cada região.
Sítio: "Mapa do brincar". Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/corda/regioes.shtml>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Após a exploração das modalidades de brincadeiras com a corda, organize os alunos em duplas e peça para que escolham uma forma de brincar típica de cada região do Brasil e escreva-a no mapa a seguir. Para isso, providencie uma cópia do mapa abaixo para cada aluno para que possam identificar as regiões.
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_escolares/mapas_mudos/brasil.pdf>.Acesso em: 05 de abr. 2014.
O mapa de sugestões de como pular corda da nossa escola
Professor, providencie uma caixa e faça um cartaz para ser afixado no mural da escola contendo o seguinte título:
Sugestões de brincadeiras de pular corda
Peça para que os alunos expliquem para as outras turmas da escola que estão fazendo uma pesquisa das formas de brincar de pular corda dos alunos da escola. Para isso, cada aluno poderá escrever como gosta de brincar de pular corda e colocar o papel na caixa que ficará próxima ao cartaz. Explique também, que a caixa ficará disponível por aproximadamente uma semana.
Defina equipes responsáveis por supervisionar esta atividade. Eles deverão colocar papéis, lápis e orientar os alunos na hora do recreio sobre a pesquisa. Cada dia uma equipe será responsável.
Brincando no pátio da escola: vamos juntos pular e cantar
Após o tempo combinado leve a caixa para a sala de aula e faça a leitura de cada sugestão com a turma. Organize as informações de modo a agrupar as sugestões que são próximas e utilize uma cartolina branca para listar os nomes das brincadeiras sugeridas.
Afixe o cartaz no mural da escola e proponha um dia de brincar com as cordas no recreio, de forma que toda a comunidade escolar possa participar.
Sugestões de links para alunos:
. Sítio: “Educa já”. Disponível em: <http://educaja.com.br/tag/brincadeiras>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Educa já”. Disponível em: <http://educaja.com.br/tag/brincadeiras>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como se eles: conseguiram aprender novas palavras bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita; interagiram e participaram das atividades lúdicas de pular corda e reconheceram esta atividade como importante para saúde e aprendizagem, além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!