22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias e ainda tenha certo domínio da leitura, da escrita e da ordem dos números de um, dois e três algarismos, mesmo que ainda não dominem o algoritmo da subtração e da adição. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica, Ipad e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 21 de mar. 2014.
Sítio: “Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 21 de mar. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que sabem sobre coleções, se colecionam ou conhecem pessoas que colecionam algum objeto.
Promova um momento de descontração e apresente a História em Quadrinhos (HQ) a seguir:
Fonte: Sítio: “Planeta Gibi – Disney férias - maio 2010”. Disponível em: <http://www.planetagibi.net/2010/06/disney-ferias-maio-2010.html>. (Neste sítio você encontrará várias HQs da turma da Disney bem divertidas.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Professor, promova um diálogo sobre a HQ apresentada levantando os seguintes questionamentos:
· Você conhece esses personagens? Quem são eles?
· Observando as imagens da HQ, quem é o colecionador?
· O que ele coleciona?
· E você, já fez ou faz coleção de algo? De quê?
Como forma de registro proponha as atividades para serem respondidas no caderno de Matemática.
Agora, de acordo com a HQ que você leu, resolva as questões:
1) Responda:
a) Qual foi o quadrinho que mais lhe chamou a atenção? Justifique a sua resposta.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) O que os sobrinhos do Tio Patinhas pensam sobre as coleções que ele faz?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
c) No segundo quadrinho, os sobrinhos do Tio Patinhas fazem uma reclamação.
Que reclamação é essa? Eles estão no direito de reclamar? Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
d) No final da história o Tio Patinhas chegou com uma caixa de papelão. O que havia
dentro da caixa?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
e) Em sua opinião, o que você acha que os sobrinhos do Tio Patinhas vão fazer em
relação à caixa de chapéus que ele acabou de levar para casa? Escreva um parágrafo
comentando sua resposta.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2) Assinale com um (X) a resposta correta.
a) O texto que você acabou de ler é:
( ) Uma piada ( ) Uma história em quadrinhos ( ) Um poema.
b) Em que local essa história acontece?
( ) em uma praça .
( ) em uma sala de jantar.
( ) em um quarto.
( ) no quintal de uma casa.
3) Pinte com lápis de cor vermelho o nome de quem criou essa história.
4) Qual foi a intenção do autor ao escrever essa história em quadrinhos? Passe um traço abaixo da resposta correta.
a) Dar um aviso.
b) Divertir o leitor.
c) Emocionar o leitor.
d) Transmitir uma notícia.
5) Busque no caça palavras os nomes dos quatro personagens da história.
Fonte: Acervo da própria autora.
Você faz coleção ou conhece alguém que coleciona objetos?
Com a autorização de um adulto traga sua coleção ou a de alguém que você conhece para realizarmos uma exposição na escola.
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos apresentarem suas coleções aos colegas e montarem uma exposição no pátio da escola. Para isso, prepare o local onde serão expostas as coleções. Em seguida, preencha uma ficha de identificação para identificar as coleções trazidas. Sugestão de ficha de identificação. (Se a coleção não for do aluno, você deverá enviar a ficha antecipadamente para o colecionador preencher.). Toda a exposição deverá ser acompanhada por você professor e pelos alunos, pois as coleções são sempre preciosas e não poderão ser tocadas e nem sumirem. Essa garantia deverá ser dada ao colecionador que emprestar a coleção, a fim de se sentir seguro para efetuar o empréstimo.
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, ao retornar a sala de aula convide os alunos para juntos elaborarem o gráfico das coleções trazidas. Você poderá reproduzir uma tabela como a sugerida a seguir ou distribua uma folha quadriculada para que os alunos levantem as colunas à medida que forem levantando os dados.
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor , solicite aos alunos que montem o gráfico que mostra o resultado da exposição das coleções que a turma trouxe para a escola.
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
___________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, depois que os alunos apresentarem suas coleções na exposição, é hora de convidá-los para iniciarem uma nova coleção com os colegas da turma. Para isso, troque algumas ideias e decidam o que colecionar. Não se esqueça de que também é preciso organizar um lugar da sala de aula para guardar a coleção. Oriente-os para que escolham objetos que não necessitam ser comprados, assim você evita o consumismo.
Depois de discutirem, peça a eles que escrevam e desenhem no quadro abaixo o que decidiram colecionar.
Professor, combine com seus alunos um dia da semana para fazer a contagem dos objetos da coleção. Assim vocês poderão verificar essa quantidade a cada semana.
Pergunte a eles quantos objetos da coleção eles acham que terão até o final do ano, mais de 100 objetos ou menos? Peça que registrem no quadro a seguir:
Depois de decidirem o que vão colecionar. Como forma de registro responda as questões no caderno de Matemática. Distribua a cópia da atividade a seguir:
01- Na sala de aula onde Márcia estuda, as crianças resolveram fazer coleções!
Paulo resolveu colecionar conchas.
Ana Cláudia resolveu colecionar figurinhas de animais.
Márcia resolveu colecionar adesivos.
a) Pinte quadradinhos para representar a quantidade de objetos que compõem a coleção de cada um:
b) Responda:
1- Qual é a coleção que apresenta a maior quantidade de objetos?______________________________________________________________________________
2- Qual é a quantidade de conchas que falta na coleção de Paulo para que fique com mesma quantidade que a coleção de Márcia? Registre com número e desenho:
3- Qual é a quantidade de figuras que falta na coleção de Ana Cláudia para que fique com mesma quantidade que a coleção de Márcia? Registre com número e desenho:
4- Lúcia coleciona pedras. Ela resolveu guardá-las em saquinhos. Ela quer colocar 3 pedras em cada saquinho. Qual a quantidade de saquinhos que ela irá precisar? Desenhe-os para representar sua resposta.
Fonte: Tosatto, Carla Cristina. Hoje é dia de matemática: 1°ano. Curitiba: Positivo, 2007. p.103,104 -105.
Colecionando Pedras
Professor, convide os alunos para brincarem com o jogo “Colecionando Pedras”. Imprima o tabuleiro e peça que os alunos recortem os marcadores e montem o dado. É importante que você passe papel contact na trilha.
Como jogar:
Fonte: Tosatto, Carla Cristina. Hoje é dia de matemática: 1°ano. Curitiba: Positivo, 2007. p.109.
EXPLORANDO AS IDEIAS DO JOGO
Complete a tabela abaixo, desenhando a quantidade de pedras que você e seu colega conseguiram juntar na última partida que jogaram:
NOME |
QUANTIDADE DE PEDRAS |
|
|
|
|
Responda:
a) Quem venceu o jogo?_______________________________________________
b) Você sabe registrar, utilizando algarismos, a quantidade de pedras que você conseguiu juntar? Se não souber, peça ajuda ao seu professor e escreva a quantidade aqui:___________________________________________________
2. Joana e Carlos também jogaram "Colecionando Pedras". Veja como eles fizeram para descobrirem quem foi o vencedor:
Trocando ideias
Questione os alunos:
3. Em outra partida, Joana conseguiu formar 3 grupos de 5 e Carlos 4 grupos de 4 pedras. Quem foi o vencedor desta vez?
Fonte: Tosatto, Carla Cristina. Hoje é dia de matemática: 1°ano. Curitiba: Positivo, 2007. p.110 - 112.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “Smartkids – Para colorir – Coleção”. Disponível em:
<http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/coletivos-colecao.html>. (Neste sítio você encontrará atividade para colorir.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Guia Prático Para Professores do Ensino Fundamental I – Especial – Colecionar para aprender”. Disponível em: <http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/76/imprime179887.asp>. ( Neste sítio você encontra informações sobre como fazer coleções pode trazer ganhos para a aprendizagem.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Sítio: “Boas Ideias Para Aprender – Atividades cognitivas – Coleções”. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/bid_colecoes.htm>. (Neste sítio você encontra informações do que as crianças aprendem com as coleções.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Sítio: “Nova Escola- - Coleção coletiva de tampinhas”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/colecao-coletiva-tampinhas-499602.shtml>. (Neste sítio você encontrará um plano de aula com flexibilização para alunos com deficiência auditiva e com atividades.). Acesso em: 06 de abr. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar a história em quadrinhos; perceber e comparar a finalidade de um texto; construir o significado do conceito de número e identificar algumas de suas funções; identificar números em diferentes contextos em que se encontram; utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade; comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais; explorar as ideias das operações de adição e subtração; representar quantidades usando símbolos numéricos; resolver situações problema envolvendo ideias de adição e subtração; utilizar estratégias pessoais de cálculo para resolução de situações problema envolvendo as ideias da adição e da subtração; construir estratégias de cálculo mental; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/05/2014
Quatro estrelasparabéns ótima sua aula.