Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma aventura pelo calendário: descobertas das datas de nascimento

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Compreender a organização do calendário;

·      Descobrir curiosidades sobre as datas de nascimento;

·      Investigar aspectos da história de vida;

·      Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Compreender a diversidade cultural;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Data de nascimento!

 

Professor, trabalhar com a data de nascimento das crianças aproxima o trabalho da vida do aluno e favorece o seu envolvimento com as atividades propostas. Para isso, propomos uma aula em que todos possam falar sobre sua história de vida e sobre suas preferências, num processo aliado à aprendizagem da leitura e da escrita. Vamos lá!

 

Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança a pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita, favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita. (BRASIL, 2012.).

 

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula4_2

Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2013/307/ano-que-vem-meu-aniversario-cai..>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, perguntando para os alunos se eles sabem o dia do aniversário. Instigue os alunos a descobrirem a relação entre data de nascimento e aniversário. Em seguida, explique para a turma que a comemoração do aniversário significa festejar o nascimento.

 

Nosso painel de aniversariantes: tem uma mensagem para você!

 

Construa com a turma um calendário de aniversariantes da turma. Para isso, faça uma troca de mensagens de aniversário entre os alunos, a partir de um amigo secreto. Entregue um pedaço de papel pequeno para cada aluno e peça para que escrevam o seu próprio nome. Em seguida solicite que dobrem o papel e o coloquem em uma caixinha. Misture bem os papéis e passe a caixinha para que cada aluno possa retirar um papel e ver silenciosamente o nome do colega que pegou. Peça para que cada aluno escreva uma mensagem parabenizando o amigo.

Quando todos terminarem peça para que entreguem a mensagem para que o colega possa ler.

Em seguida monte um painel com as datas dos aniversários e abaixo afixe a mensagem, a qual deverá ser assinada.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie uma cópia para cada aluno do calendário abaixo ou do período que estiver trabalhando.

Aula4.3

Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://office.microsoft.com/pt-br/templates/calendario-anual-de-fotos-de-domingo-a-sabado-2014-TC102911902.aspx>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Peça para  cada aluno fazer um círculo:

  • no dia em que nasceu;
  • no mês de seu aniversário.

 

Agora, investigue com a turma:

 

  • Qual o dia da semana do ano de 2014 que é o seu aniversário?
  • O seu aniversário ficou mais perto de qual colega da turma?

 

Professor, organize com a turma uma tabela contendo os aniversariantes de cada mês. Veja o exemplo abaixo:

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 

 

Agora, os alunos poderão responder algumas questões no caderno de Matemática:

 

  • Qual mês tem mais aniversariantes?
  • Tem algum mês que não tem aniversariante na turma?

O ano que nasci!

Professor, peça para  cada aluno fazer uma investigação junto aos seus familiares, de informações sobre a data de nascimento. Para isso, os alunos poderão responder às seguintes questões:

  • Qual o ano de meu nascimento?
  • Qual foi o dia da semana que nasci?
  • Como foi este dia na família?

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo. A partir do vídeo os alunos poderão descobrir alguns elementos que compõem uma festa de aniversário. Utilize um projetor multimídia ou leve-os ao laboratório de informática:

Turma Da Mônica - Bruxarias no Aniversário

Aula4_3

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NKgeYw4Vohg>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, organize os alunos em duplas e peça para  montarem uma festa de aniversário virtual. Para isso, os alunos poderão pesquisar imagens na internet. Leve-os ao laboratório de informática ou se a sua escola faz parte do UCA, solicite que  utilizem o laptop Classmate , acessando  Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Veja algumas sugestões de sítios interessantes:

 

Ao encontrarem as imagens, os alunos poderão colá-las no programa KWord do laptop Classmate acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto.

 

Explique para a turma que terão como desafio criar diversos elementos que compõem uma festa de aniversário e para isso eles terão que criar:

 

  • O convite de aniversário com os dados: data, local, idade do aniversariante.
  • Um tema para a festa;
  • Escolher o tipo de comida a ser servida;
  • Dentre outras opções.

 

Quando tudo estiver pronto, faça um momento de socialização dos trabalhos. Para isso, cada dupla poderá mostrar o trabalho no próprio laptop ou você pode imprimir todos os trabalhos e fazer um painel com as produções.

 

Aniversário da Mônica! Vamos jogar!

Professor, auxilie a turma a acessar o sítio abaixo para que possam jogar e se divertir com a festa da personagem Mônica! Os alunos poderão ser organizados em duplas para favorecer a interação durante o jogo. 

Aula4_4

Fonte: Sítio: “Jogos da Turma da Mônica Jovem”. Disponível em: < http://www.jogosdamonicajovem.net/2013/05/aniversario-monica.html>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Após conseguirem formar a imagem, peça para cada dupla elaborar uma história sobre o aniversário da Mônica. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa.

Depois, peça  que leiam a história construída para a turma.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome a atividade realizada junto aos familiares, pedindo que cada aluno conte para a turma as suas descobertas.

 

A floresta com data de nascimento

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para que façam a leitura do texto online. Se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao laboratório de informática. Para uma leitura dinâmica, organize os alunos em duplas e solicite que cada um leia um trecho para toda a turma.

Aula4_5

Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-floresta-com-data-de-nascimento/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Após a leitura do texto online, que tal criar com a turma um texto coletivo, registrando os motivos que levaram a floresta do texto a ter data de nascimento? Instigue a participação de todos. A turma poderá pensar sobre as seguintes questões:

 

  • Por que foi criada uma data de aniversário para a floresta?
  • Quais os benefícios de ter uma data de nascimento para a floresta?
  • O que mudou com a fixação de uma data de aniversário?

 

Criando uma data de aniversário para algo especial

 

Professor, promova um diálogo com o grupo e peça para  cada aluno escolher algo que gosta muito podendo ser um brinquedo, um animal ou outra coisa. Solicite que consultem o calendário e escolham uma data que represente o aniversário do que foi escolhido.

 

Após este momento, proponha que cada aluno faça um texto no caderno de Língua Portuguesa, contendo os motivos da escolha do objeto especial e a escolha da data de aniversário, justificando as características que foram importantes para se marcar uma data de aniversário.

 

Agora, solicite que cada aluno faça uma ilustração do texto utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) ou outro editor de imagens. Mas, você poderá também solicitar que façam a ilustração no papel.

Curiosidades!

Professor, auxilie os alunos a explorarem os sítios abaixo e obterem informações sobre a origem das festas de aniversário:

Aula4_6

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/aniversario.htm>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Aula4_7

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-costume-de-apagar-velas-em-bolos-de-aniversario>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Aula4_9

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Aula4_8

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/2615042>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Após a exploração dos sítios, entregue para cada aluno massas de modelar coloridas. Peça para  cada aluno criar um bolo de aniversário e nele colocar a quantidade de velas que representa a idade dele.

 

Ao final, faça uma exposição com as produções artísticas dos alunos e promova um momento para que cada aluno explique:

 

  • O sabor do bolo;
  • A idade que está comemorando.

 

Professor, leia com a turma o texto abaixo, que pode ser acessado pelo sítio sugerido.

Aula4_10

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/carinha-de-um-focinho-do-outro/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Após a leitura do texto, peça para  cada aluno usar a criatividade e criar um presente especial para o seu melhor amigo. Ao final, faça um momento de socialização das ideias.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Socializando

Professor, monte com a turma um painel de aniversariantes para toda a escola. Para isso, providencie doze cartolinas e em cada uma auxilie os alunos a escreverem o nome de um mês do ano. Afixe-as no mural da escola e faça um passeio com a turma nas outras salas de aulas explicando que cada aluno poderá colocar o seu nome na cartolina referente ao mês do seu aniversário. Deixe as cartolinas afixadas durante duas semanas.

 

Depois, recolha todos os cartazes e organize as informações com a turma em um gráfico.

 

Para isso, você poderá escrever os nomes dos meses na horizontal e fazer barras para representar a quantidade de aniversariantes em cada mês. Analise com a turma as informações do gráfico:

 

  • Qual é o mês que mais tem aniversariantes na escola?
  • Qual é o mês que tem menos aniversariantes?
  • No seu mês de aniversário tem quantos colegas aniversariando?

 

Ao final do trabalho, afixe o gráfico no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso à organização das informações.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “Pastoral da criança”. Disponível em: < http://pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/2596-registro-de-nascimento-o-primeiro-documento?showall=&start=1>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

. Sítio: “Aniversário de criança”. Disponível em:< http://www.aniversariodecrianca.noradar.com/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita, ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.