22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
· Compreender a organização do calendário;
· Descobrir curiosidades sobre as datas de nascimento;
· Investigar aspectos da história de vida;
· Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Professor, trabalhar com a data de nascimento das crianças aproxima o trabalho da vida do aluno e favorece o seu envolvimento com as atividades propostas. Para isso, propomos uma aula em que todos possam falar sobre sua história de vida e sobre suas preferências, num processo aliado à aprendizagem da leitura e da escrita. Vamos lá!
Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2013/307/ano-que-vem-meu-aniversario-cai..>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, perguntando para os alunos se eles sabem o dia do aniversário. Instigue os alunos a descobrirem a relação entre data de nascimento e aniversário. Em seguida, explique para a turma que a comemoração do aniversário significa festejar o nascimento.
Nosso painel de aniversariantes: tem uma mensagem para você!
Construa com a turma um calendário de aniversariantes da turma. Para isso, faça uma troca de mensagens de aniversário entre os alunos, a partir de um amigo secreto. Entregue um pedaço de papel pequeno para cada aluno e peça para que escrevam o seu próprio nome. Em seguida solicite que dobrem o papel e o coloquem em uma caixinha. Misture bem os papéis e passe a caixinha para que cada aluno possa retirar um papel e ver silenciosamente o nome do colega que pegou. Peça para que cada aluno escreva uma mensagem parabenizando o amigo.
Quando todos terminarem peça para que entreguem a mensagem para que o colega possa ler.
Em seguida monte um painel com as datas dos aniversários e abaixo afixe a mensagem, a qual deverá ser assinada.
Professor, providencie uma cópia para cada aluno do calendário abaixo ou do período que estiver trabalhando.
Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://office.microsoft.com/pt-br/templates/calendario-anual-de-fotos-de-domingo-a-sabado-2014-TC102911902.aspx>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Peça para cada aluno fazer um círculo:
Agora, investigue com a turma:
Professor, organize com a turma uma tabela contendo os aniversariantes de cada mês. Veja o exemplo abaixo:
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
Agora, os alunos poderão responder algumas questões no caderno de Matemática:
O ano que nasci!
Professor, peça para cada aluno fazer uma investigação junto aos seus familiares, de informações sobre a data de nascimento. Para isso, os alunos poderão responder às seguintes questões:
Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo. A partir do vídeo os alunos poderão descobrir alguns elementos que compõem uma festa de aniversário. Utilize um projetor multimídia ou leve-os ao laboratório de informática:
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NKgeYw4Vohg>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após assistirem ao vídeo, organize os alunos em duplas e peça para montarem uma festa de aniversário virtual. Para isso, os alunos poderão pesquisar imagens na internet. Leve-os ao laboratório de informática ou se a sua escola faz parte do UCA, solicite que utilizem o laptop Classmate , acessando Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Veja algumas sugestões de sítios interessantes:
Ao encontrarem as imagens, os alunos poderão colá-las no programa KWord do laptop Classmate acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto.
Explique para a turma que terão como desafio criar diversos elementos que compõem uma festa de aniversário e para isso eles terão que criar:
Quando tudo estiver pronto, faça um momento de socialização dos trabalhos. Para isso, cada dupla poderá mostrar o trabalho no próprio laptop ou você pode imprimir todos os trabalhos e fazer um painel com as produções.
Aniversário da Mônica! Vamos jogar!
Professor, auxilie a turma a acessar o sítio abaixo para que possam jogar e se divertir com a festa da personagem Mônica! Os alunos poderão ser organizados em duplas para favorecer a interação durante o jogo.
Fonte: Sítio: “Jogos da Turma da Mônica Jovem”. Disponível em: < http://www.jogosdamonicajovem.net/2013/05/aniversario-monica.html>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após conseguirem formar a imagem, peça para cada dupla elaborar uma história sobre o aniversário da Mônica. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa.
Depois, peça que leiam a história construída para a turma.
Professor, retome a atividade realizada junto aos familiares, pedindo que cada aluno conte para a turma as suas descobertas.
A floresta com data de nascimento
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para que façam a leitura do texto online. Se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao laboratório de informática. Para uma leitura dinâmica, organize os alunos em duplas e solicite que cada um leia um trecho para toda a turma.
Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-floresta-com-data-de-nascimento/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após a leitura do texto online, que tal criar com a turma um texto coletivo, registrando os motivos que levaram a floresta do texto a ter data de nascimento? Instigue a participação de todos. A turma poderá pensar sobre as seguintes questões:
Criando uma data de aniversário para algo especial
Professor, promova um diálogo com o grupo e peça para cada aluno escolher algo que gosta muito podendo ser um brinquedo, um animal ou outra coisa. Solicite que consultem o calendário e escolham uma data que represente o aniversário do que foi escolhido.
Após este momento, proponha que cada aluno faça um texto no caderno de Língua Portuguesa, contendo os motivos da escolha do objeto especial e a escolha da data de aniversário, justificando as características que foram importantes para se marcar uma data de aniversário.
Agora, solicite que cada aluno faça uma ilustração do texto utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) ou outro editor de imagens. Mas, você poderá também solicitar que façam a ilustração no papel.
Curiosidades!
Professor, auxilie os alunos a explorarem os sítios abaixo e obterem informações sobre a origem das festas de aniversário:
Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/aniversario.htm>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-costume-de-apagar-velas-em-bolos-de-aniversario>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/2615042>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após a exploração dos sítios, entregue para cada aluno massas de modelar coloridas. Peça para cada aluno criar um bolo de aniversário e nele colocar a quantidade de velas que representa a idade dele.
Ao final, faça uma exposição com as produções artísticas dos alunos e promova um momento para que cada aluno explique:
Professor, leia com a turma o texto abaixo, que pode ser acessado pelo sítio sugerido.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/carinha-de-um-focinho-do-outro/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após a leitura do texto, peça para cada aluno usar a criatividade e criar um presente especial para o seu melhor amigo. Ao final, faça um momento de socialização das ideias.
Socializando
Professor, monte com a turma um painel de aniversariantes para toda a escola. Para isso, providencie doze cartolinas e em cada uma auxilie os alunos a escreverem o nome de um mês do ano. Afixe-as no mural da escola e faça um passeio com a turma nas outras salas de aulas explicando que cada aluno poderá colocar o seu nome na cartolina referente ao mês do seu aniversário. Deixe as cartolinas afixadas durante duas semanas.
Depois, recolha todos os cartazes e organize as informações com a turma em um gráfico.
Para isso, você poderá escrever os nomes dos meses na horizontal e fazer barras para representar a quantidade de aniversariantes em cada mês. Analise com a turma as informações do gráfico:
Ao final do trabalho, afixe o gráfico no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso à organização das informações.
Sugestões de links para alunos:
. Sítio: “Pastoral da criança”. Disponível em: < http://pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/2596-registro-de-nascimento-o-primeiro-documento?showall=&start=1>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Aniversário de criança”. Disponível em:< http://www.aniversariodecrianca.noradar.com/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita, ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/05/2014
Três estrelasAula muito criativa.