Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e escrita no mundo da Matemática

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer a importância da leitura e da escrita no âmbito da Matemática;

·      Descobrir as possibilidades de registros na Matemática que envolvem a linguagem escrita;

·      Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Compreender a diversidade cultural;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Leitura e Matemática!

 

Professor, a análise do sistema alfabético de escrita envolve compreender a escrita das palavras em um processo de reflexão e análise. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno e o uso da escrita e da leitura no seu próprio dia a dia. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? A articulação entre conteúdos distintos como Matemática e Língua Portuguesa se inter-relaciona à reflexão em sala de aula, à busca por um trabalho mais articulado com a vida dos alunos, constituindo o ensino um todo coerente e não uma somatória de partes ou mesmo um processo fragmentado (BRASIL, 2012.).

 

Para outras informações consulte a obra abaixo:

Fonte: SOUZA, Ivane Pedrosa de. Relações entre apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didáticas. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 6, 2012, p. 06-11. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma caixa surpresa contendo algumas formas geométricas (retângulo, quadrado, círculo, triângulo), podendo ser feitas em papel. Solicite que um aluno de cada vez retire da caixa uma peça e com os olhos vendados procure descobrir o nome da forma geométrica.

Depois que todos participarem, faça um cartaz contendo os nomes de cada forma geométrica que estava dentro da caixa.

Agora, organize a turma em quatro grupos de quatro ou cinco alunos. Recorte da cartolina as palavras referentes às formas geométricas e peça  que cada grupo tente formar novas palavras a partir da palavra inicial. Para isso, os alunos deverão encontrar três palavras que iniciem com a mesma letra da palavra da forma geométrica recebida. O registro poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa. Veja os exemplos a seguir:

 

RETÂNGULO

CÍRCULO

QUADRADO

TRIÂNGULO

RATO

CASA

QUEIJO

TARTARUGA

RUA

CAVALO

QUEIMADO

TATU

REPOLHO

CANELA

QUERO

TORCIDA

 

Depois que todos os grupos formarem as palavras, faça um cartaz com as mesmas e afixe-o no mural da sala de aula.

 

Professor, organize a turma em duplas e auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Explique para a turma que terão como desafio jogar e descobrir mais sobre as formas geométricas a partir das obras de Tarsila do Amaral,  mas se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao laboratório de informática.

 

Aula5_1

Fonte: Sítio: “Escola Games”. Disponível em:<http://www.tarsiladoamaral.com.br/criancas_cabecas.html>.  Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Após explorarem os jogos, peça para que escolham uma das telas de Tarsila do Amaral e elaborem uma lista de palavras do que observaram na tela. Explique a importância de observarem atentamente os detalhes e tentar formar o máximo de palavras.

 

Quando todos os grupos terminarem faça um momento de troca de ideias e peça para que contem o que observaram e o que acharam interessante na imagem.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Formas geométricas

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo utilizando o laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet> Mozilla Firefox), mas se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao laboratório de informática.

Aula5_2

 

Fonte: Sítio: “Escola Games”. Disponível em:<http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/>.  Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Após o jogo peça para que cada aluno escreva qual é o objetivo do jogo e quais as formas geométricas que encontraram no mesmo. O registro poderá ser feito no caderno de Matemática.

Professor, a partir dos sítios sugeridos abaixo os alunos terão oportunidade de descobrir alguns exemplos de formas geométricas em objetos do dia a dia.

Aula5_3

Fonte: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em:<http://www.escolakids.com/formas-geometricas.htm>.  Acesso em: 10 de abr. 2014.

Aula5_4

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

Após a exploração dos sítios, organize os alunos em duplas e peça para que façam uma pesquisa na internet de forma que encontrem um objeto que represente uma das formas geométricas abaixo. Os alunos poderão fazer o desenho representando a figura encontrada.

 

 

Forma geométrica

Figura

 

CÍRCULO

 

 

QUADRADO

 

 

RETÂNGULO

 

 

TRIÂNGULO

 

 

Depois que todos terminarem faça uma lista com os nomes das figuras encontradas pelas duplas. Esta lista pode ser escrita no caderno de Matemática e também em uma cartolina para ficar exposta na sala de aula. Veja um exemplo:

CÍRCULO

QUADRADO

RETÂNGULO

TRIÂNGULO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo para que descubram a imagem formada, a partir da composição das formas geométricas.

 

Aula5_5

Fonte: Sítio: “Canal do Educador”. Disponível em:<http://www.escolagames.com.br/jogos/formasDesenhos/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Depois de jogarem, peça para fazerem um desenho em que utilizem as quatro formas geométricas do jogo (quadrado, triângulo, retângulo e círculo). O desenho poderá ser feito no caderno de Matemática. Quando o desenho estiver pronto, possibilite um momento de socialização das atividades.

Um desenho e uma história!

Depois, que tal montar uma história coletiva com todos os desenhos? Para isso, faça roda com a turma e peça para que um aluno inicie a história a partir de seu próprio desenho e depois passe para o colega ao lado continuar a história incluindo elementos do seu desenho. O último aluno deverá concluir a história.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, explore com a turma a história do Tangram a partir do sítio abaixo:

 

Aula5_7

Fonte: Sítio: “Racha Cuca”. Disponível em:<http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Produzindo texto a partir das figuras do Tangram

 

Professor, providencie uma cópia da imagem abaixo do Tangram para cada aluno.

 

Aula5_6

Fonte: Sítio: “Canal do Educador”. Disponível em:<http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Organize os alunos em duplas e solicite que recortem as peças e em seguida tentem formar imagens utilizando as partes do Tangram.

Depois que os alunos se divertirem com o jogo, peça para que escolham uma das figuras formadas e elaborem uma produção de texto sobre a mesma. A produção poderá ser feita em dupla ou mesmo individual. Para isso, a turma poderá pensar em alguns elementos importantes, tais como:

  • Tema;
  • Título;
  • Enredo da história;
  • Personagens e outras informações.

Professor, a turma poderá fazer a produção de texto utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto, mas também poderá ser realizado no caderno ou em uma folha de papel. 

 

Após a conclusão do texto peça para que os alunos tirem uma foto da imagem formada a partir da câmera do laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera).O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Após tirarem a foto peça para que copiem e colem no programa KWord  juntamente com o texto.

 

Ao final, imprima as produções e faça um momento de socialização das produções. Depois, você poderá criar um livro das histórias da turma e disponibilizá-lo na biblioteca da escola para consulta de outras turmas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Oficina de Tangram

 

Professor, organize uma oficina com a turma de forma que possam brincar com o Tangram juntamente com outras turmas da escola. Para isso, programe um dia e horário e elabore um convite para ser entregue para as outras turmas.

Prepare um vídeo com a turma com as imagens que formaram a partir das peças do Tangram. Para isso utilize o laptop Classmate a partir do caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Peça para que os alunos montem suas figuras e faça uma filmagem em que cada um possa explicar as características de sua imagem.

Organize a turma em grupos e disponibilize quatro cópias de Tangram para cada grupo. Desta forma, quando os outros colegas chegarem poderão se divertir e formar novas imagens. Ao final, assista ao vídeo produzido pela turma, com os convidados.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “Sítio da Matemática”. Disponível em: < http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=D>. Acesso em: 10 de abr. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Só Matemática”. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.