22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
. Reconhecer a importância da água para a vida dos seres vivos;
. Conscientizar sobre o consumo de água e da necessidade de preservar a água;
. Aprender como economizar água no dia a dia;
. Associar a linguagem oral ao código linguístico;
. Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
. Avançar no processo de leitura e de escrita;
. Desenvolver a capacidade de revisar textos;
. Desenvolver a linguagem oral;
. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:
- Desenvolver raciocínio lógico e proporcional;
- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente;
- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.
BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 30 de mar. 2014.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema – Quantidade de água em nosso planeta
Em roda de conversa mostre aos alunos, através de mapa ou do Globo Terrestre uma imagem do Planeta Terra. Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levar os alunos ao Laboratório de Informática.
Fonte da imagem: Sítio: “toca da cotia”. Disponível em: <http://www.tocadacotia.com/cultura/geografia/globo-terrestre >. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “toca da cotia”. Disponível em: <http://www.tocadacotia.com/cultura/geografia/globo-terrestre >. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “ensino em construção”. Disponível em: <http://ensinoemconstrucao.blogspot.com.br/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
· Vocês sabem o que essa imagem representa?
· Alguém sabe por que a cor azul predomina nessas imagens?
Explique aos alunos que o nosso planeta é também conhecido como “Planeta Azul” por causa das grandes massas de água que cobrem a maior parte da superfície, mas apenas parte dela pode ser usada pelos seres humanos. Fale com eles que uma pequena parte da água do planeta é doce. Conte-lhes o que é “água doce”.
Mostre a eles um fragmento da história em quadrinhos do Maurício de Souza da revista “Água Boa pra Beber” Edição Especial, página 13. Se for possível reproduza para eles colarem no caderno ou utilize um Data Show para projetá-la.
Pergunte se entenderam esta parte da história e converse com eles sobre a quantidade de água para consumo no Planeta.
Conte aos alunos e peça que eles anotem se acharem necessário.
Observando e aprendendo
Você precisa de:
. 1 litro de água;
. 1 copo pequeno;
. 1 jarra de um litro de água;
. 1 colher de sobremesa.
Coloque a água na jarra e mostre. Diga que essa água representa toda a quantidade e água do Planeta Terra. Na frente dos alunos, retire três colheres de sobremesa da água da jarra (aproximadamente 10 ml) e coloque dentro do copo pequeno.
Explique que a quantidade de água retirada da jarra (mostre a água do copo) equivale à parte da água que podemos utilizar.
Questione: É muito pouco, não acham?
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Aprofundando o tema – Todos precisam de água
Mostre para os alunos várias imagens de pessoas utilizando a água. Utilize um projetor ou leve-os ao Laboratório de Informática.
Fonte da imagem: Sítio: “dicas verdes”. Disponível em: <http://www.dicasverdes.com/2009/01/economizando-agua-com-uma-pia-removivel/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio “mulher Terra”. Disponível em: <http://mulher.terra.com.br/vida-de-mae/crianca-comeca-a-ter-nocoes-de-higiene-com-quatro-anos,88141e3bfdd1e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “aen”. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=171090&evento=32777 >. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “infoescola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/fisiologia/homeostase/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “flores cultura mix”. Disponível em: <http://flores.culturamix.com/jardim/as-melhores-formas-de-regar-o-seu-jardim>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “assai notícias”. Disponível em: <http://assainoticias.blogspot.com.br/2012/02/sanepar-reforca-recomendacao-de-uso.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “assai notícias”. Disponível em: <http://assainoticias.blogspot.com.br/2012/02/sanepar-reforca-recomendacao-de-uso.html >. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “jequeti”. Disponível em: <https://www.jequiti.com.br/blog/incentivando-as-criancas-a-escovar-os-dentes-1079>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Converse com eles sobre a necessidade de água para os animais, as plantas e os seres humanos.
Questione:
Peça aos alunos que desenhem situações em que eles utilizam a água em sua casa.
Atividade de Casa: montando um mural
Pesquise em jornais, em revistas, na internet ou em outras fontes, figuras de pessoas utilizando água. Traga as imagens para a escola, assim poderemos montar um mural com estas imagens.
Pergunte aos seus pais ou responsáveis de onde vem a água que vocês utilizam em casa.
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Economizando água
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “ec29Taguatinga”. Disponível em: http://ec29taguatinga.blogspot.com.br/2013/03/no-22-comemoramos-o-dia-mundial-da-agua.html. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Proponha aos alunos que façam um desenho para compor um panfleto de uma campanha, que vise a conscientização sobre o desperdício de água e a importância desse recurso. Este gênero textual é um importante meio de divulgação e conscientização, além de mostrar aos alunos a função social da escrita.
4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: "Ensinar Aprender". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Professor, comece a aula em roda de conversa, socializando os desenhos que os alunos fizeram em casa. Resgate as características deste gênero textual. Solicite que os alunos observem a linguagem, o formato, o tipo de informações que vão colocar, os recursos visuais (imagens) dentre outros.
Questione-os sobre o motivo deste panfleto, assim entenderão que este gênero textual tem uma função comunicativa, de informar ao leitor sobre algo.
Socializando:
Professor, essa atividade deve envolver os alunos de outras turmas. Você também poderá convidar os pais dos alunos. Discuta com os alunos qual será a melhor forma de apresentar os panfletos às pessoas. Faça o planejamento junto com eles. Este evento poderá ter diversos desdobramentos, que possibilitem o trabalho com diferentes gêneros textuais, tais como:
· Elaboração de um convite;
· Solicitação de autorização para realização do evento, à direção da Escola;
· Lista de tarefas;
· Relatório da atividade;
· Dentre outros.
Durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você professor, de acordo com a sua realidade e da sua escola, utilizar recursos tecnológicos, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou fazer a edição de um filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Sítio para os alunos:
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)para acessarem a cartilha “Amigos do Futuro”, disponível em:
<http://www.amigosdofuturo.org.br/Cartilha_Ser_Amigo_da_Agua.pdf>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
Essa cartilha é do Programa Petrobrás Ambiental lançada para comemorar seus 50 anos.
Ela trata os seguintes assuntos:
· Quanto a água é importante para a vida;
· Quantidade de água no corpo do ser humano;
· Quantidade de água no planeta;
· Os três estados da água (sólido, gasoso e líquido);
· Ciclo da água;
· Utilização da água pelo ser humano;
· Poluição da água.
A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: reconheceu a importância da água para a vida dos seres vivos, aprendeu sobre a necessidade de economizar e preservar a água do planeta. É necessário, também, nessa aula que o aluno demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções, para eles avançarem sobre o sistema da escrita.
Quatro estrelas 28 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2015
Cinco estrelasEsse projeto desenvolvido é de grande importância não só para ser desenvolvidos nas escolas, mas em toda áreas do conhecimentos , ajudando as pessoas a desenvolverem atitudes sustentáveis.
22/02/2015
Cinco estrelasObrigada por atender meu pedido de aulas sobre o fundamental 1 e 2 . Amo esse site, é de grande ajuda e compartilho tudo com as colegas. Parabéns!
21/02/2015
Cinco estrelasExcelente atividade.Com esse conteúdo podemos estruturar projeto interdisciplinar, fazendoa as adequações necessárias.
21/02/2015
Cinco estrelasAchei muito interessante, pois é um tema que devemos trabalhar em todo os anos, principalmente sobre a conscientização de como economizar a água, pois ela é um bem precioso, se não economizarmos poderá faltar um dia.
19/02/2015
Quatro estrelasAdoreeei!
18/02/2015
Cinco estrelasO tema além de extrema relevância é oportuno, pois a mídia tem mostrado o problema que algunas estados brasileiros estão enfrentando com a falta de água.
18/02/2015
Quatro estrelasParabéns! pelo trabalho, gostaria de receber sugestões em meu email. espero q vc continue compartilhando suas idéias.
17/02/2015
Quatro estrelasA alfabetização se torna uma etapa gostosa na vida das crianças quando temos profissionais comprometidos!
16/02/2015
Cinco estrelasgostei,pois é direto,isto é ,bem focado e com um bom desenvolvimento linear...e abrange os três grupos de competências e habilidades : I /II/III
16/02/2015
Quatro estrelasGostei muito. Com sua licença, vou compartilhar com os colegas do CE MMSMMochón na cidade do Rio de Janeiro, onde trabalho.
16/02/2015
Cinco estrelasParabéns que lindo trabalho desenvolvido! Que bom encontrar sugestões bem praticas e muito interessante.
15/02/2015
Cinco estrelasAdorei e usei como referência das minhas aulas. Parabéns
15/02/2015
Cinco estrelasAssunto atual e bem contextualizado.
15/02/2015
Cinco estrelasParabéns, excelente a aula, presisamos repassar estas informações aos nossos alunos. Obrigado!
15/02/2015
Cinco estrelasÓtima aula! dinâmica e um tema muito importante para nossa sociedade atual. Parabéns.
14/02/2015
Cinco estrelasParabéns pela aula criativa e com informações atualizadas. Acredito que os alunos tenham gostado muito. Percebi o seu cuidado com o verbo: "Faltar" , pois é diferente de "Acabar"! A água está faltando em algumas regiões do Brasil devido a má gestão dos governantes. Ela faltará em muitos lugares,pois se prioriza as construções e o desmatamentos criminosos das matas ciliares que têm papel fundamental. A água não irá acabar por causa do ciclo hidrológico mas como nem sempre chove exatamente onde n
14/02/2015
Cinco estrelasmaravilha de atividades. Parabéns
14/02/2015
Cinco estrelasExcelente a sistematização da aula. Segue uma logistica que proporciona ao aluno total compreensão da situação atual . Parabéns !
13/02/2015
Cinco estrelasExcelente planejamento de aula
13/02/2015
Cinco estrelasExcelente! acredito que a proposta vai fazer a diferencia na vida destas crianças e do planeta!!! Parabéns!
13/02/2015
Quatro estrelasOi, é um ótimo tema! Com distribuição de atividades para reflexão. Como sugestão, deveria incentivar a pesquisa sobre o nosso sistema de esgoto, criado a mais de 2.000 anos pelos romanos. Devido a esse eistemas nossos rios são poluídos. (Já ouviu falar da "Cloacla Máxima"). Agradeço por seu trabalho! Abraços.
13/02/2015
Cinco estrelasPerfeita a aula e muito atual, como bem comentaram, mais aulas assim no passado, talvez não estivéssemos passando por isso, pois teríamos formados homens conscientes. Gostaria de compartilhar, porém não estou conseguindo, alguém pode me ajudar, gostaria de postar em minha página Diário de uma pedagoga, página essa totalmente voltada para o professor. Parabéns!!!
12/02/2015
Cinco estrelasuma ótima aula. bem dinamica, abrangente e enriquecedora. parabéns.
12/02/2015
Cinco estrelasParabéns! sua ficou muito boa!!!
12/02/2015
Cinco estrelasAi amiga, você não imagina o quanto seu trabalho está sendo importante na minha prática profissional! Amei todas as sugestões! Você é 10! Parabéns e muitíssimo obrigada.
10/02/2015
Cinco estrelasAula perfeita e está atualíssima pois esta crise hídrica pela qual estamos atravessando é consequência da ausência de muitas aulas dessas no passado.
07/02/2015
Cinco estrelasA Aula está muito interessante, completa com todas as informações importantes sobre o tema. Parabéns.
04/02/2015
Cinco estrelasBom dia ! Amei a sugestão de atividade sobre a água. Vou aplicar já. Um abraço