Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Água: fonte de vida

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Reconhecer a importância da água para a vida dos seres vivos;

. Conscientizar sobre o consumo de água e da necessidade de preservar a água;

. Aprender como economizar água no dia a dia;

. Associar a linguagem oral ao código linguístico;

. Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;

. Avançar no processo de leitura e de escrita;

. Desenvolver a capacidade de revisar textos;

. Desenvolver a linguagem oral;

. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:

- Desenvolver raciocínio lógico e proporcional;

- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente;

- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema – Quantidade de água em nosso planeta

Em roda de conversa mostre aos alunos, através de mapa ou do Globo Terrestre uma imagem do Planeta Terra. Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levar os alunos ao Laboratório de Informática.

 

1

Fonte da imagem: Sítio: “toca da cotia”. Disponível em: <http://www.tocadacotia.com/cultura/geografia/globo-terrestre >. Acesso em: 30 de mar. 2014.

2

Fonte da imagem: Sítio: “toca da cotia”. Disponível em: <http://www.tocadacotia.com/cultura/geografia/globo-terrestre >. Acesso em: 30 de mar. 2014.

3

Fonte da imagem: Sítio: “ensino em construção”. Disponível em: <http://ensinoemconstrucao.blogspot.com.br/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  • Questione-os sobre:

·         Vocês sabem o que essa imagem representa?

·         Alguém sabe por que a cor azul predomina nessas imagens?

 

Explique aos alunos que o nosso planeta é também conhecido como “Planeta Azul” por causa das grandes massas de água que cobrem a maior parte da superfície, mas apenas parte dela pode ser usada pelos seres humanos. Fale com eles que uma pequena parte da água do planeta é doce. Conte-lhes o que é “água doce”.

Mostre a eles um fragmento da história em quadrinhos do Maurício de Souza da revista “Água Boa pra Beber” Edição Especial, página 13. Se for possível reproduza para eles colarem no caderno ou utilize um Data Show para projetá-la.

4

Pergunte se entenderam esta parte da história e converse com eles sobre a quantidade de água para consumo no Planeta.

Conte aos alunos e peça que eles anotem se acharem necessário.

15

Observando e aprendendo

  • Faça uma experiência para ilustrar a quantidade de água existente no planeta para o consumo.

 

Você precisa de:

 

. 1 litro de água;

. 1 copo pequeno;

. 1 jarra de um litro de água;

. 1 colher de sobremesa.

 

Coloque a água na jarra e mostre. Diga que essa água representa toda a quantidade e água do Planeta Terra. Na frente dos alunos, retire três colheres de sobremesa da água da jarra (aproximadamente 10 ml) e coloque dentro do copo pequeno.

Explique que a quantidade de água retirada da jarra (mostre a água do copo) equivale à parte da água que podemos utilizar.

Questione: É muito pouco, não acham?

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema – Todos precisam de água

Mostre para os alunos várias imagens de pessoas utilizando a água. Utilize um projetor ou leve-os ao Laboratório de Informática.

5

Fonte da imagem: Sítio: “dicas verdes”. Disponível em: <http://www.dicasverdes.com/2009/01/economizando-agua-com-uma-pia-removivel/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

6

Fonte da imagem: Sítio “mulher Terra”. Disponível em: <http://mulher.terra.com.br/vida-de-mae/crianca-comeca-a-ter-nocoes-de-higiene-com-quatro-anos,88141e3bfdd1e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

7

Fonte da imagem: Sítio: “aen”. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=171090&evento=32777 >. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

8

Fonte da imagem: Sítio: “infoescola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/fisiologia/homeostase/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

9

Fonte da imagem: Sítio: “flores cultura mix”. Disponível em: <http://flores.culturamix.com/jardim/as-melhores-formas-de-regar-o-seu-jardim>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

10

 Fonte da imagem: Sítio: “assai notícias”. Disponível em: <http://assainoticias.blogspot.com.br/2012/02/sanepar-reforca-recomendacao-de-uso.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

11

Fonte da imagem: Sítio: “assai notícias”. Disponível em: <http://assainoticias.blogspot.com.br/2012/02/sanepar-reforca-recomendacao-de-uso.html >. Acesso em: 30 de mar. 2014.

12

Fonte da imagem: Sítio: “jequeti”. Disponível em: <https://www.jequiti.com.br/blog/incentivando-as-criancas-a-escovar-os-dentes-1079>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

                   

  • Peça que os alunos descrevam as situações em que estão sendo utilizada a água.
  •  Pergunte sobre outras situações que eles utilizam água no seu dia a dia.
  •  Discuta com os alunos a afirmativa:

        16

Converse com eles sobre a necessidade de água para os animais, as plantas e os seres humanos.

                      

Questione:

  • O que pode acontecer a uma planta que não é regada?
  • O que pode acontecer a um animal que não beber água?

 

Peça aos alunos que desenhem situações em que eles utilizam a água em sua casa.

 

 

Atividade de Casa: montando um mural

 

Pesquise em jornais, em revistas, na internet ou em outras fontes, figuras de pessoas utilizando água. Traga as imagens para a escola, assim poderemos montar um mural com estas imagens.

Pergunte aos seus pais ou responsáveis de onde vem a água que vocês utilizam em casa.

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Economizando água

 

  • Explique aos alunos que, com o aumento da população, algumas cidades passaram a enfrentar problemas com a falta de água, pois, a água captada não é suficiente para todas as moradias.

 

  • Explique-lhes como a água chega às casas. Fale sobre o ciclo da água e o caminho que percorre nas estações de tratamento de água e de esgoto.

 

  • Mostre aos alunos o vídeo “Ciclo da água”, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws>, acesso em: 30 de mar. 2014. Além de explicar como a água passa por tratamentos antes de chegar às casas, alerta sobre a necessidade de economizar a água. Você poderá projetar o vídeo utilizando um projetor multimídia ou levar os alunos ao Laboratório de Informática, mas se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.

 

13

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  •  Depois que os alunos se conscientizaram da dificuldade de tratamento de água, promova uma conversa e levante argumentos a favor do uso racional da água. Questione-os sobre algumas atitudes que as pessoas podem ter para evitar o desperdício de água.

 

 

14

Fonte da imagem: Sítio: “ec29Taguatinga”. Disponível em: http://ec29taguatinga.blogspot.com.br/2013/03/no-22-comemoramos-o-dia-mundial-da-agua.html. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

1

Proponha aos alunos que façam um desenho para compor um panfleto de uma campanha, que vise a conscientização sobre o desperdício de água e a importância desse recurso. Este gênero textual é um importante meio de divulgação e conscientização, além de mostrar aos alunos a função social da escrita.

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

aluno ecrevendo         Produzindo texto

Fonte da imagem: Sítio: "Ensinar Aprender". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

Professor, comece a aula em roda de conversa, socializando os desenhos que os alunos fizeram em casa.  Resgate as características deste gênero textual. Solicite que os alunos observem a linguagem, o formato, o tipo de informações que vão colocar, os recursos visuais (imagens) dentre outros.

Questione-os sobre o motivo deste panfleto, assim entenderão que este gênero textual tem uma função comunicativa, de informar ao leitor sobre algo.

 

  • Conte que o desenho será a capa de um panfleto que farão uma campanha de conscientização na sua escola;
  • Entregue para cada aluno, uma folha de papel A4 dobrada ao meio. Esse será o panfleto do aluno;
  • Dentro do panfleto cada aluno deverá escrever uma lista de atitudes que as pessoas devem ter para não desperdiçarem a água em sua casa;
  • Corrija os textos de forma individual e proponha a reescrita dos textos se você achar conveniente;
  • Peça que colem a capa do panfleto;
  • Incentive os alunos a mostrarem seu panfleto para seus colegas de sala de aula.

 

Socializando:

Professor, essa atividade deve envolver os alunos de outras turmas. Você também poderá convidar os pais dos alunos. Discuta com os alunos qual será a melhor forma de apresentar os panfletos às pessoas. Faça o planejamento junto com eles. Este evento poderá ter diversos desdobramentos, que possibilitem o trabalho com diferentes gêneros textuais, tais como:

·         Elaboração de um convite;

·         Solicitação de autorização para realização do evento, à direção da Escola;

·         Lista de tarefas;

·         Relatório da atividade;

·         Dentre outros.

Durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você professor, de acordo com a sua realidade e da sua escola, utilizar recursos tecnológicos, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou fazer a edição de um filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sítio para os alunos:

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos  > Navegador de Internet)para acessarem a cartilha “Amigos do Futuro”, disponível em:

<http://www.amigosdofuturo.org.br/Cartilha_Ser_Amigo_da_Agua.pdf>. Acesso em:  30 de mar. 2014.

Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.

 

Essa cartilha é do Programa Petrobrás Ambiental lançada para comemorar seus 50 anos.

Ela trata os seguintes assuntos:

·         Quanto a água é importante para a vida;

·         Quantidade de água no corpo do ser humano;

·         Quantidade de água no planeta;

·         Os três estados da água (sólido, gasoso e líquido);

·         Ciclo da água;

·         Utilização da água pelo ser humano;

·         Poluição da água.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: reconheceu a importância da água para a vida dos seres vivos, aprendeu sobre a necessidade de economizar e preservar a água do planeta. É necessário, também, nessa aula que o aluno demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções, para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 28 classificações

  • Cinco estrelas 23/28 - 82.14%
  • Quatro estrelas 5/28 - 17.86%
  • Três estrelas 0/28 - 0%
  • Duas estrelas 0/28 - 0%
  • Uma estrela 0/28 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • agenilda rabelo da cruz, Escola MUL. professora Maria da Anunciação Rocha , Bahia - disse:
    agenilda_geo@yahoo.com.br

    28/02/2015

    Cinco estrelas

    Esse projeto desenvolvido é de grande importância não só para ser desenvolvidos nas escolas, mas em toda áreas do conhecimentos , ajudando as pessoas a desenvolverem atitudes sustentáveis.


  • Suely Cunha, Escola Estadual João Leonardo e Getúlio Vargas , Bahia - disse:
    sucanery@hotmail.com

    22/02/2015

    Cinco estrelas

    Obrigada por atender meu pedido de aulas sobre o fundamental 1 e 2 . Amo esse site, é de grande ajuda e compartilho tudo com as colegas. Parabéns!


  • Antonia Bastos, Col. Est, Tereza Helena , Bahia - disse:
    kasafilos@hotmail.com

    21/02/2015

    Cinco estrelas

    Excelente atividade.Com esse conteúdo podemos estruturar projeto interdisciplinar, fazendoa as adequações necessárias.


  • Janete Claudino, E.E.Maria Bauab Gibram , Minas Gerais - disse:
    jdomingosta@yahoo.com.br

    21/02/2015

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, pois é um tema que devemos trabalhar em todo os anos, principalmente sobre a conscientização de como economizar a água, pois ela é um bem precioso, se não economizarmos poderá faltar um dia.


  • silvana martins fonseca, EEEM CRUZEIRO DO SUL , Rio Grande do Sul - disse:
    silvanaprof.sls@gmail.com

    19/02/2015

    Quatro estrelas

    Adoreeei!


  • Iria Kappel, Col Est Francisco Galdino de Lima , Paraná - disse:
    iriasch@hotmail.com

    18/02/2015

    Cinco estrelas

    O tema além de extrema relevância é oportuno, pois a mídia tem mostrado o problema que algunas estados brasileiros estão enfrentando com a falta de água.


  • JOANA DARQUES, ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDA MENDES QUEIROZ , Pará - disse:
    darquessoares@yahoo.com.br

    18/02/2015

    Quatro estrelas

    Parabéns! pelo trabalho, gostaria de receber sugestões em meu email. espero q vc continue compartilhando suas idéias.


  • Cléria Maria Vieira Rodrigues, Escola Municipal Elias Teodoro e Escolas do Campo , Minas Gerais - disse:
    cleriamanegtv@yahoo.com.br

    17/02/2015

    Quatro estrelas

    A alfabetização se torna uma etapa gostosa na vida das crianças quando temos profissionais comprometidos!


  • ivanete cesar klimesch, E.E.Julia Rios Athayde , São Paulo - disse:
    ivanete.k@uol.com.br

    16/02/2015

    Cinco estrelas

    gostei,pois é direto,isto é ,bem focado e com um bom desenvolvimento linear...e abrange os três grupos de competências e habilidades : I /II/III


  • MARTA VIEIRA DE ANDRADE, CE MONSENHOR MIGUEL DE SANTA MARIA MOCHON , Rio de Janeiro - disse:
    martavandrade@gmail.com

    16/02/2015

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Com sua licença, vou compartilhar com os colegas do CE MMSMMochón na cidade do Rio de Janeiro, onde trabalho.


  • Andreia da Silva Fossá, EPC Cyro Sosnoski e EBM Herbert de Souza , Santa Catarina - disse:
    biologandreia@hotmail.com

    16/02/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns que lindo trabalho desenvolvido! Que bom encontrar sugestões bem praticas e muito interessante.


  • Elisene G. Rocha, E.E.E.Médio Waldemar Lindermayer , Pará - disse:
    elisenerocha@hotmail.com

    15/02/2015

    Cinco estrelas

    Adorei e usei como referência das minhas aulas. Parabéns


  • Cynthia T. Alarcon, E. E. Prof. Napoleão de Carvalho Freire , São Paulo - disse:
    cy.alarcon@uol.com.br

    15/02/2015

    Cinco estrelas

    Assunto atual e bem contextualizado.


  • Léia garcia soares, E.E. venceslau Bráz , Minas Gerais - disse:
    leiagarcia50@yahoo.com.br

    15/02/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns, excelente a aula, presisamos repassar estas informações aos nossos alunos. Obrigado!


  • Maria Socorro Lima, Secretaria Municipal de Educação , Acre - disse:
    socorrovelozo@hotmail.com

    15/02/2015

    Cinco estrelas

    Ótima aula! dinâmica e um tema muito importante para nossa sociedade atual. Parabéns.


  • Silvina Leal, E.M. Dom Pedro I , Rio de Janeiro - disse:
    silvinaleal@yahoo.com.br

    14/02/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula criativa e com informações atualizadas. Acredito que os alunos tenham gostado muito. Percebi o seu cuidado com o verbo: "Faltar" , pois é diferente de "Acabar"! A água está faltando em algumas regiões do Brasil devido a má gestão dos governantes. Ela faltará em muitos lugares,pois se prioriza as construções e o desmatamentos criminosos das matas ciliares que têm papel fundamental. A água não irá acabar por causa do ciclo hidrológico mas como nem sempre chove exatamente onde n


  • Maria de Fátima S. Tavares, E E José Gomes Junqueira e E E Profª. Juvenilia Ferreira dos Santos , Minas Gerais - disse:
    thauraluiz@yahoo.com.br

    14/02/2015

    Cinco estrelas

    maravilha de atividades. Parabéns


  • benedita aderita, EREM PROFª OSA SANTANA DE CARVALHO , Pernambuco - disse:
    beneditafcosta@gmail.com

    14/02/2015

    Cinco estrelas

    Excelente a sistematização da aula. Segue uma logistica que proporciona ao aluno total compreensão da situação atual . Parabéns !


  • ANTONIO SERGIO DE SOUSA, seduc pi , Piauí - disse:
    as_bio@hotmail.com

    13/02/2015

    Cinco estrelas

    Excelente planejamento de aula


  • Antônia Leite Araújo, CMEI Professor Olaídes Bonifácio da Silva , Goiás - disse:
    antleitejy@hotmail.com

    13/02/2015

    Cinco estrelas

    Excelente! acredito que a proposta vai fazer a diferencia na vida destas crianças e do planeta!!! Parabéns!


  • Marissol, FAV - UFG , Goiás - disse:
    marissol.martins@gmail.com

    13/02/2015

    Quatro estrelas

    Oi, é um ótimo tema! Com distribuição de atividades para reflexão. Como sugestão, deveria incentivar a pesquisa sobre o nosso sistema de esgoto, criado a mais de 2.000 anos pelos romanos. Devido a esse eistemas nossos rios são poluídos. (Já ouviu falar da "Cloacla Máxima"). Agradeço por seu trabalho! Abraços.


  • Tania Rodrigues, Diário de uma Pedagoga , Minas Gerais - disse:
    taniarfelicidade@hotmail.com.br

    13/02/2015

    Cinco estrelas

    Perfeita a aula e muito atual, como bem comentaram, mais aulas assim no passado, talvez não estivéssemos passando por isso, pois teríamos formados homens conscientes. Gostaria de compartilhar, porém não estou conseguindo, alguém pode me ajudar, gostaria de postar em minha página Diário de uma pedagoga, página essa totalmente voltada para o professor. Parabéns!!!


  • dilza, escola municipal Renascer 1 , Bahia - disse:
    dilza-moeira@hotmail.com

    12/02/2015

    Cinco estrelas

    uma ótima aula. bem dinamica, abrangente e enriquecedora. parabéns.


  • Denise Rodrigues Gasparini, ESCOLA , Espírito Santo - disse:
    dgasparini@BOL.COM.BR

    12/02/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns! sua ficou muito boa!!!


  • Maria das Graças da Silva Sousa, EMEIEF Integrando o Saber- Maracanaú , Ceará - disse:
    grasilva.s@gmail.com

    12/02/2015

    Cinco estrelas

    Ai amiga, você não imagina o quanto seu trabalho está sendo importante na minha prática profissional! Amei todas as sugestões! Você é 10! Parabéns e muitíssimo obrigada.


  • Jeves Bejame Salvino, CEFAPRO , Mato Grosso - disse:
    jbsalvino@gmail.com

    10/02/2015

    Cinco estrelas

    Aula perfeita e está atualíssima pois esta crise hídrica pela qual estamos atravessando é consequência da ausência de muitas aulas dessas no passado.


  • SONIA, ESCOLA M. BOLIVAR DE ANDRADE , Minas Gerais - disse:
    sonia.oliveira.cavalcanti@hotmail.com

    07/02/2015

    Cinco estrelas

    A Aula está muito interessante, completa com todas as informações importantes sobre o tema. Parabéns.


  • Cláudia, EE Florestan Fernandes , São Paulo - disse:
    rochaulian@gmail.com.br

    04/02/2015

    Cinco estrelas

    Bom dia ! Amei a sugestão de atividade sobre a água. Vou aplicar já. Um abraço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.