Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Uso e Preservação dos Recursos Naturais

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Compreender o que são recursos naturais;

. Entender a diferença entre recursos renováveis e não renováveis e as consequências para a natureza da utilização desordenada;

. Reconhecer a importância do cuidado e preservação do meio em que vive;

. Construir consciência ambiental;

. Valorizar a preservação da natureza;

. Evitar o desperdício dos recursos naturais;

. Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;

. Avançar no processo de leitura e de escrita;

. Utilizar diferentes gêneros textuais em situações cotidianas;

. Desenvolver a capacidade de revisar textos;

. Desenvolver a linguagem oral;

. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita e tenham noção do conceito de seres vivos e não vivos.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:

- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente;

- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema

 

O estudo dos recursos naturais deve ser abordado desde cedo, para que as crianças aprendam a praticar atitudes que contribuam para se tornarem cidadãs responsáveis.

Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que já sabem sobre o assunto a ser abordado.

Mostre várias imagens de recursos naturais e pergunte:

  • Que elementos vivos existem nessas imagens?
  • Que elementos não vivos, que são fundamentais para a vida dos seres vivos estão presentes nessas fotos?

Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levá-los ao Laboratório de Informática.

1 2 3  4 5 6 7 824

Fonte da imagem 1: Sítio: “Mundo Biologia”. Disponível em: <http://www.mundobiologia.com/2013/08/ambientes-aquaticos.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 2: Sitio: “Blogs Rural”. Disponível em: <http://blogs.ruralbr.com.br/coisasdocampo/2013/11/18/capivaras-devastam-plantacoes-no-espirito-santo/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 3: Sítio: “sítio dedo de deus”. Disponível em: <http://sitiodedodedeus.blogspot.com.br/2010/05/aluguel-sitios-festa-junina-casamento.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 4: Sitio: “vila mulher”. Disponível em: <http://vilamulher.com.br/bem-estar/bem-estar/bolhas-de-sabao-11-1-69-791.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 5: Sítio: “dedo de deus”. Disponível em: <http://sitiodedodedeus.blogspot.com.br/2010/05/aluguel-sitios-festa-junina-casamento.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 6: Sítio “apremavi”. Disponível em: <http://www.apremavi.org.br/viveiro/por-que-plantar-florestas/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 7: Sítio “ultra dowloads”. Disponível em: <http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Baloes-de-Ar-Quente--62362/>.  Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 8: Sítio “sos rios do Brasil”. Disponível em: <http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2011/04/plantacoes-de-eucalipto-que-prejudicam.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 9: Sítio “Mundo Verde”. Disponível em: <http://blog.mundoverde.com.br/tag/solo/ >. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  • Professor observe se os alunos reconhecem a presença da água, do ar e do solo, nos diferentes ambientes. Verifique se reconhecem o que são seres vivos e não vivos.
  • Explique aos alunos que o solo, o ar e a água são componentes essenciais à vida dos seres vivos e chamamos de recursos naturais. E que não existiria vida no planeta se não houvesse esses recursos.
  • Mostre a eles imagens de: rochas, madeira e petróleo e pergunte se conhecem e como se chamam esses elementos. Veja algumas imagens que poderá projetar para que os alunos observem o que você explicou.

9 10 11

Fonte da imagem 1: Sítio " Sos rios do Brasil". Disponível em: <http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2011/04/plantacoes-de-eucalipto-que-prejudicam.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 2: Sítio "Jornal ggn". Disponível em: <http://jornalggn.com.br/tag/blogs/gas-natural>.  Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte da imagem 3: Sítio: “Graciete Oliveira”. Disponível em: <http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/49851343/As%20rochas%2C%20arquivos%20que%20relatam%20a%20hist%C3%B3ria%20da%20Terra>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  • Conte aos alunos que tudo que retiramos da natureza é chamado recursos naturais. Certamente muitos alunos não conhecem o petróleo, então explique que ele é uma mistura de substâncias oleosas, extraída do fundo do mar ou da terra usada como base para fabricação de muitos produtos que usamos como o plástico, a gasolina e o asfalto. E que vamos aprofundar sobre esse assunto na próxima atividade.

 

  • Reafirme que:

12

 

  • Explique que retiramos uma enorme quantidade de recursos naturais do ambiente para a fabricação de materiais como: papel, plástico e vidro e eles foram explorados de forma descontrolada por muitos anos. E como consequência da utilização inadequada desses recursos, foram surgindo alguns problemas como: a poluição da água, do ar e do solo e muitas pessoas ficam doentes por causa disso. Por isso, para que tenhamos saúde é fundamental preservarmos os recursos naturais que estão disponíveis no planeta.

 

  • Fale aos alunos que existem recursos que se renovam de tempo em tempo, mas, com outros, isso pode não acontecer ou levar muitos anos. Exemplifique:

1415

Professor, é muito importante que você conscientize os alunos a respeito da exploração inadequada e exagerada dos recursos. Conte a eles que os recursos podem acabar se forem intensamente explorados. E quanto mais se extrai um recurso não renovável, mais as reservas diminuem ou podem desaparecer. Por isso, é necessário poupar recursos para o futuro. Comente também, que alguns recursos renováveis podem se tornar não renováveis em consequência do crescimento da população e do mau uso que é feito dele.

É importante que os alunos compreendam que os recursos que são retirados da natureza são transformados em bens de consumo para suprir as necessidades do ser humano. A água, por exemplo, é um recurso natural que seria renovável se as pessoas não estivessem usando esse recurso sem controle. Por causa  desse consumo excessivo a água não está conseguindo se renovar e assim acaba ficando em falta na natureza.

A reposição desses recursos pode ser feita pelo próprio homem ou naturalmente pela própria natureza. Mas, se o homem necessita da madeira da árvore para produzir um produto para seu consumo, é importante que ele replante essa árvore a ajude a natureza a se renovar.

  • Conscientize seu aluno que:

16

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema – De onde vem o papel, o plástico e o vidro?

 

Nessa atividade os alunos terão a oportunidade de compreenderem melhor o uso dos recursos naturais e a exploração dos mesmos. Professor, antes de passar os vídeos aos alunos sonde os conhecimentos prévios deles a respeito da matéria prima utilizada para fabricar o papel, o plástico e o vidro.

         Pergunte:

- De que é feito o papel?

- De que é feito o plástico?

- De que é feito o vidro?

 

Se os alunos não conseguirem responder, comente que o papel é feito de madeira, o plástico de derivados do petróleo e o vidro de minerais do solo. Leve-os a associarem esses produtos com os recursos naturais estudados na atividade anterior.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem os links abaixo.

Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.

Cada vídeo apresenta em menos de cinco minutos uma situação do dia a dia da menina Kika em que ela se depara com a pergunta: De onde vem? E de forma bem clara é apresentada a produção ou a fabricação do produto a partir de sua matéria prima.

 

19 20 21

Fonte vídeo 1: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM >. Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte vídeo 2: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY> . Acesso em: 30 de mar. 2014.

Fonte vídeo 3: Sítio “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=L7NJeu2isj0>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  • Converse com os alunos sobre os conhecimentos adquiridos nos vídeos. Deixe que comentem sobre suas descobertas.
  • Incentive-os a saberem mais sobre esse assunto e pesquisarem na internet ou com seus pais.

 

Pesquisando em casa

  •  Proponha aos alunos que façam uma pesquisa.

17

Veja a sugestão de uma tabela que você poderá reproduzir para os alunos:

CÔMODO DA CASA:

OBJETO

RECURSO NATURAL UTILIZADO PARA SUA FABRICAÇÃO

1-

 

2-

 

3-

 

4-

 

5-

 

6-

 

7-

 

8-

 

9-

 

10-

 

 

Socializando a pesquisa

  • Organize a sala de aula para socializar os conhecimentos adquiridos, a partir da lista feita em casa e descubra, juntamente com os alunos, qual recurso foi mais citado. Alerte para a necessidade de preservação desse recurso, bem como dos outros.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Produzindo texto: trabalhando com cartazes

 

  • Comente com os alunos que grande parte dos materiais que utilizamos no dia a dia é descartada como lixo após o uso. Parte desse lixo se acumula no ambiente e pode contaminar e prejudicar a natureza. Por isso, é preciso consumir produtos de forma consciente e valorizar a reciclagem como medida para reduzir a quantidade de lixo produzido.

 

  • Mostre aos alunos um vídeo da Turma da Mônica, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=zjqcwkEX-ao>,  acesso em: 30 de mar. 2014, que aborda a questão do lixo produzido pelas pessoas e da possibilidade de redução desse lixo por meio da Proposta dos 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar). Comente com eles sobre os conhecimentos adquiridos por meio do vídeo.

22

 

  • Após a exibição do vídeo e o debate, solicite que os alunos façam cartazes alertando as pessoas sobre o mau uso dos recursos naturais e os riscos que estamos correndo. Antes de entregar os materiais que utilizarão, lembre-os das características deste gênero textual, como é um texto informativo, deve conter informações claras e objetivas, para que possa ser compreendido pelo leitor.

Eles poderão utilizar diferentes recursos visuais para chamar a atenção do leitor:

·         Cores alegres;

·         Imagens recortadas de jornais, revistas ou outros materiais;

·         Desenhos;

·         Letras diferentes;

·         Dentre outros.

 

  • Organize a turma em grupos e distribua os materiais que utilizarão:

Canetas coloridas, lápis de cor, cola, glíter, cola colorida, revistas e jornais usados para recortes, dentre outros.

  • Faça uma correção nos grupos para evitar que os cartazes sejam divulgados com problemas graves de escrita. Questione-os sobre como escreveram e como deveria estar escrito. Procure conduzi-los para que eles mesmos percebam e façam as alterações necessárias.
  • Depois de prontos solicite que colem nos murais que ficam nos corredores da escola ou em outros espaços coletivos.

Professor, outra opção interessante também é a confecção de panfletos informativos para que os alunos possam panfletar no horário do recreio ou na saída da escola, com o mesmo objetivo dos cartazes.

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Cantando e aprendendo

 

Professor a música é um recurso muito interessante e amplamente utilizada em diferentes atividades escolares. Sua linguagem lúdica e a melodia oferecem um atrativo para os alunos, por isso, vamos propor que utilize a música “Herdeiros do Mundo” de Toquinho. Pois ela é um alerta para a exploração desordenada de nossos recursos naturais.

Se tiver condições, exiba o vídeo da música disponível no sítio “YouTube”: <http://www.youtube.com/watch?v=bXT-IK5lWuw>, acesso em: 30 de mar. 2014

Existem versões, com variados cantores ou intérpretes dessa canção. Você tem várias outras opções. Mas, o mais importante é envolvê-los na melodia para que cantem com você e com Toquinho. Primeiro solicite que assistam ao vídeo e ouçam e depois tentem cantar enquanto ouvem a música.

Professor, entregue aos alunos uma cópia da Música “Herdeiros do Mundo”, de Toquinho. Para que tenham no caderno de Ciências.

 

Herdeiros do Futuro

Toquinho

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Fonte: Sítio: “letras. Mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/toquinho/87255/>.  Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

  • Leia com os alunos a letra da música da forma que achar melhor: em duplas, em grupos, individual, coletiva, dentre outras.

  

23

 

Fonte do vídeo: Sítio:" YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bXT-IK5lWuw>. Acesso em: 30 de mar. 2014.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)para acessarem link. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.

 

  • Comente com os alunos sobre a letra da música;
  • Discuta sobre a importância dos recursos naturais para a existência dos seres vivos. Deixe que os alunos falem;
  • Pergunte o que podemos fazer para preservar os recursos naturais. Elenque junto com os educandos, oralmente, algumas atitudes de proteção aos recursos naturais.

 

Trabalhando com gênero textual: escrevendo cartas

Professor, conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservar a natureza é também trabalhar a cidadania, pois eles serão cidadãos conscientes no futuro. Para mostrar-lhes o importante papel que desempenham na sociedade, faça a sugestão para que escrevam cartas para os políticos de sua cidade alertando-os para os riscos que estamos correndo se não mudar nossos hábitos. Para isso, veja os nomes dos vereadores e secretário de meio ambiente de sua cidade e distribua para cada grupo, um ou mais nomes, para que enviem uma carta para ele(s).

Lembre-os da estrutura deste gênero textual:

 - Data;

-  Nome do destinatário;

 - Assunto;

 - Nome do(s) remetente.

 

Se precisar leve alguns modelos de cartas para que os alunos percebam as suas características.

Faça um lembrete do tema da carta e deixe na lousa para que se lembrem da argumentação que devem desenvolver na carta.

18

  • Leia as cartas dos alunos e proponha as correções necessárias. Revise o texto e peça que façam sua reescrita e depois, as coloquem nos envelopes e enviem pelo correio ou agende um horário para entregá-las em mãos.

 

                                                                                                                  

Recursos Complementares

No vídeo: “Um plano para salvar o planeta”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zjqcwkEX-ao>, acesso em: 30 de mar. 2014 , a Turma da Mônica dá explicações sobre como o planeta está sendo maltratado pelo ser humano e as consequências dessas atitudes para o próprio homem. Aborda também a questão dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), a fim de reduzir o lixo e diminuir os impactos da exploração dos recursos naturais.

 

No vídeo: “Criança Ecológica”. Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w>, acesso em: 30 de mar. 2014, a Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado de São Paulo mostram de forma divertida, por meio da Turma da Criança Ecológica, as consequências do uso indiscriminado dos recursos naturais e dá soluções para preservar a água e outros recursos.

 

O vídeo: “Mensagem ambiental”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZocGUFfbrYM>, acesso em: 30 de mar. 2014, apresenta várias imagens de devastação e poluição do meio ambiente provocadas pelo homem e a transformação do ambiente. Mostra a quantidade de anos que alguns produtos levam para se decompor na natureza e propõe soluções para diminuição do lixo e preservação da natureza.  Pode ser usado como conscientização.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu o que são recursos naturais, entendeu a diferença entre recursos renováveis e não renováveis e as consequências de sua utilização desordenada para a natureza, bem como se aprendeu sobre a importância do cuidado e a preservação do meio em que vive. Observe se ele criou maior consciência ambiental e conseguiu valorizar a manutenção da natureza e está disposto a evitar o desperdício dos recursos naturais.

É necessário, nessa aula, que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Alberto A. da Cunha, Escola Estadual Dácio Amorim Fonseca , Goiás - dijo:
    albertofariacunha@yahoo.com.br

    10/11/2015

    Cinco estrelas

    Olá, bom dia! Tudo bem? Olhei alguns de seus planos e percebi que você é uma excelente profissional no assunto, parabéns e continue sempre assim... a sociedade crescerá muito ao utilizar seu conhecimento em prol de um mundo melhor para todos... Um abraço, Professor Alberto


  • SONIA APARECIDA ALVES DO NASCIMENTO, CENTRO EDUCATIVO PAULO FREIRE , Bahia - dijo:
    wgsonia@hotmail.com

    15/05/2014

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada essa aula


  • luciana, uniasselvi , Santa Catarina - dijo:
    saca_22gilu@hotmail.com

    05/05/2014

    Quatro estrelas

    muito bom


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.