22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
. Compreender o que são recursos naturais;
. Entender a diferença entre recursos renováveis e não renováveis e as consequências para a natureza da utilização desordenada;
. Reconhecer a importância do cuidado e preservação do meio em que vive;
. Construir consciência ambiental;
. Valorizar a preservação da natureza;
. Evitar o desperdício dos recursos naturais;
. Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
. Avançar no processo de leitura e de escrita;
. Utilizar diferentes gêneros textuais em situações cotidianas;
. Desenvolver a capacidade de revisar textos;
. Desenvolver a linguagem oral;
. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita e tenham noção do conceito de seres vivos e não vivos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:
- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente;
- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.
BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 30 de mar. 2014.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
O estudo dos recursos naturais deve ser abordado desde cedo, para que as crianças aprendam a praticar atitudes que contribuam para se tornarem cidadãs responsáveis.
Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que já sabem sobre o assunto a ser abordado.
Mostre várias imagens de recursos naturais e pergunte:
Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levá-los ao Laboratório de Informática.
Fonte da imagem 1: Sítio: “Mundo Biologia”. Disponível em: <http://www.mundobiologia.com/2013/08/ambientes-aquaticos.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 2: Sitio: “Blogs Rural”. Disponível em: <http://blogs.ruralbr.com.br/coisasdocampo/2013/11/18/capivaras-devastam-plantacoes-no-espirito-santo/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 3: Sítio: “sítio dedo de deus”. Disponível em: <http://sitiodedodedeus.blogspot.com.br/2010/05/aluguel-sitios-festa-junina-casamento.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 4: Sitio: “vila mulher”. Disponível em: <http://vilamulher.com.br/bem-estar/bem-estar/bolhas-de-sabao-11-1-69-791.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 5: Sítio: “dedo de deus”. Disponível em: <http://sitiodedodedeus.blogspot.com.br/2010/05/aluguel-sitios-festa-junina-casamento.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 6: Sítio “apremavi”. Disponível em: <http://www.apremavi.org.br/viveiro/por-que-plantar-florestas/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 7: Sítio “ultra dowloads”. Disponível em: <http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Baloes-de-Ar-Quente--62362/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 8: Sítio “sos rios do Brasil”. Disponível em: <http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2011/04/plantacoes-de-eucalipto-que-prejudicam.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 9: Sítio “Mundo Verde”. Disponível em: <http://blog.mundoverde.com.br/tag/solo/ >. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 1: Sítio " Sos rios do Brasil". Disponível em: <http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2011/04/plantacoes-de-eucalipto-que-prejudicam.html>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 2: Sítio "Jornal ggn". Disponível em: <http://jornalggn.com.br/tag/blogs/gas-natural>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte da imagem 3: Sítio: “Graciete Oliveira”. Disponível em: <http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/49851343/As%20rochas%2C%20arquivos%20que%20relatam%20a%20hist%C3%B3ria%20da%20Terra>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Professor, é muito importante que você conscientize os alunos a respeito da exploração inadequada e exagerada dos recursos. Conte a eles que os recursos podem acabar se forem intensamente explorados. E quanto mais se extrai um recurso não renovável, mais as reservas diminuem ou podem desaparecer. Por isso, é necessário poupar recursos para o futuro. Comente também, que alguns recursos renováveis podem se tornar não renováveis em consequência do crescimento da população e do mau uso que é feito dele.
É importante que os alunos compreendam que os recursos que são retirados da natureza são transformados em bens de consumo para suprir as necessidades do ser humano. A água, por exemplo, é um recurso natural que seria renovável se as pessoas não estivessem usando esse recurso sem controle. Por causa desse consumo excessivo a água não está conseguindo se renovar e assim acaba ficando em falta na natureza.
A reposição desses recursos pode ser feita pelo próprio homem ou naturalmente pela própria natureza. Mas, se o homem necessita da madeira da árvore para produzir um produto para seu consumo, é importante que ele replante essa árvore a ajude a natureza a se renovar.
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Aprofundando o tema – De onde vem o papel, o plástico e o vidro?
Nessa atividade os alunos terão a oportunidade de compreenderem melhor o uso dos recursos naturais e a exploração dos mesmos. Professor, antes de passar os vídeos aos alunos sonde os conhecimentos prévios deles a respeito da matéria prima utilizada para fabricar o papel, o plástico e o vidro.
Pergunte:
- De que é feito o papel?
- De que é feito o plástico?
- De que é feito o vidro?
Se os alunos não conseguirem responder, comente que o papel é feito de madeira, o plástico de derivados do petróleo e o vidro de minerais do solo. Leve-os a associarem esses produtos com os recursos naturais estudados na atividade anterior.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem os links abaixo.
Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
Cada vídeo apresenta em menos de cinco minutos uma situação do dia a dia da menina Kika em que ela se depara com a pergunta: De onde vem? E de forma bem clara é apresentada a produção ou a fabricação do produto a partir de sua matéria prima.
Fonte vídeo 1: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM >. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte vídeo 2: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY> . Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte vídeo 3: Sítio “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=L7NJeu2isj0>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Pesquisando em casa
Veja a sugestão de uma tabela que você poderá reproduzir para os alunos:
CÔMODO DA CASA: |
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OBJETO |
RECURSO NATURAL UTILIZADO PARA SUA FABRICAÇÃO |
1- |
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2- |
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3- |
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4- |
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5- |
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6- |
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7- |
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8- |
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9- |
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10- |
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Socializando a pesquisa
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto: trabalhando com cartazes
Eles poderão utilizar diferentes recursos visuais para chamar a atenção do leitor:
· Cores alegres;
· Imagens recortadas de jornais, revistas ou outros materiais;
· Desenhos;
· Letras diferentes;
· Dentre outros.
Canetas coloridas, lápis de cor, cola, glíter, cola colorida, revistas e jornais usados para recortes, dentre outros.
Professor, outra opção interessante também é a confecção de panfletos informativos para que os alunos possam panfletar no horário do recreio ou na saída da escola, com o mesmo objetivo dos cartazes.
4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Cantando e aprendendo
Professor a música é um recurso muito interessante e amplamente utilizada em diferentes atividades escolares. Sua linguagem lúdica e a melodia oferecem um atrativo para os alunos, por isso, vamos propor que utilize a música “Herdeiros do Mundo” de Toquinho. Pois ela é um alerta para a exploração desordenada de nossos recursos naturais.
Se tiver condições, exiba o vídeo da música disponível no sítio “YouTube”: <http://www.youtube.com/watch?v=bXT-IK5lWuw>, acesso em: 30 de mar. 2014
Existem versões, com variados cantores ou intérpretes dessa canção. Você tem várias outras opções. Mas, o mais importante é envolvê-los na melodia para que cantem com você e com Toquinho. Primeiro solicite que assistam ao vídeo e ouçam e depois tentem cantar enquanto ouvem a música.
Professor, entregue aos alunos uma cópia da Música “Herdeiros do Mundo”, de Toquinho. Para que tenham no caderno de Ciências.
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Fonte: Sítio: “letras. Mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/toquinho/87255/>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Fonte do vídeo: Sítio:" YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bXT-IK5lWuw>. Acesso em: 30 de mar. 2014.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)para acessarem link. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
Trabalhando com gênero textual: escrevendo cartas
Professor, conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservar a natureza é também trabalhar a cidadania, pois eles serão cidadãos conscientes no futuro. Para mostrar-lhes o importante papel que desempenham na sociedade, faça a sugestão para que escrevam cartas para os políticos de sua cidade alertando-os para os riscos que estamos correndo se não mudar nossos hábitos. Para isso, veja os nomes dos vereadores e secretário de meio ambiente de sua cidade e distribua para cada grupo, um ou mais nomes, para que enviem uma carta para ele(s).
Lembre-os da estrutura deste gênero textual:
- Data;
- Nome do destinatário;
- Assunto;
- Nome do(s) remetente.
Se precisar leve alguns modelos de cartas para que os alunos percebam as suas características.
Faça um lembrete do tema da carta e deixe na lousa para que se lembrem da argumentação que devem desenvolver na carta.
No vídeo: “Um plano para salvar o planeta”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zjqcwkEX-ao>, acesso em: 30 de mar. 2014 , a Turma da Mônica dá explicações sobre como o planeta está sendo maltratado pelo ser humano e as consequências dessas atitudes para o próprio homem. Aborda também a questão dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), a fim de reduzir o lixo e diminuir os impactos da exploração dos recursos naturais.
No vídeo: “Criança Ecológica”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w>, acesso em: 30 de mar. 2014, a Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado de São Paulo mostram de forma divertida, por meio da Turma da Criança Ecológica, as consequências do uso indiscriminado dos recursos naturais e dá soluções para preservar a água e outros recursos.
O vídeo: “Mensagem ambiental”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZocGUFfbrYM>, acesso em: 30 de mar. 2014, apresenta várias imagens de devastação e poluição do meio ambiente provocadas pelo homem e a transformação do ambiente. Mostra a quantidade de anos que alguns produtos levam para se decompor na natureza e propõe soluções para diminuição do lixo e preservação da natureza. Pode ser usado como conscientização.
A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu o que são recursos naturais, entendeu a diferença entre recursos renováveis e não renováveis e as consequências de sua utilização desordenada para a natureza, bem como se aprendeu sobre a importância do cuidado e a preservação do meio em que vive. Observe se ele criou maior consciência ambiental e conseguiu valorizar a manutenção da natureza e está disposto a evitar o desperdício dos recursos naturais.
É necessário, nessa aula, que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.
Quatro estrelas 3 calificaciones
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10/11/2015
Cinco estrelasOlá, bom dia! Tudo bem? Olhei alguns de seus planos e percebi que você é uma excelente profissional no assunto, parabéns e continue sempre assim... a sociedade crescerá muito ao utilizar seu conhecimento em prol de um mundo melhor para todos... Um abraço, Professor Alberto
15/05/2014
Cinco estrelasMuito bem elaborada essa aula
05/05/2014
Quatro estrelasmuito bom