Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Será que há vida no solo? Construindo e observando um terrário

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Construir um terrário;

·         Compreender aspectos da vida vegetal e animal;

·         Perceber a interação entre as espécies animais e vegetais, o solo e a água;

·         Compreender que seres vivos e não vivos se relacionam entre si;

·         Observar o crescimento de plantas e a evolução da vida de pequenos bichinhos como minhoca, joaninha, caracol, tatuzinhos, entre outros;

·         Compreender como animais e vegetais respiram e se alimentam;

·         Perceber que a água, o ar e a luz são importantes para a vida vegetal e animal;

·         Desenvolver procedimentos de pesquisa;

·         Desenvolver a capacidade de: observar, questionar, argumentar, registrar e concluir;

·         Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;

·         Avançar no processo de leitura e de escrita;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de:

Ciências, entre eles, segundo Brasil (a) (2012, p. 39) o aluno deve:

- Aprender como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais.

- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

Língua Portuguesa, segundo Brasil (b) (2012, p. 34 e 36)

- Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.

- Conhecer e usar palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades.

 

BRASIL(a). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

BRASIL(b). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na  Alfabetização – concepções e princípios Ano: 1 unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 3 de abr. 2014.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema – Conhecendo os seres que vivem no solo

 

Professor, para a presente aula, você deverá organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um diálogo a respeito do que eles sabem sobre os animais que vivem no solo. O diálogo e a roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. A aula deverá ser desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações dos alunos acerca da importância do solo para plantas e animais. Deve ser esclarecido que o solo é um sistema vivo e dinâmico e fundamental para a sobrevivências da maioria dos seres vivos.

  • Na roda de conversa você poderá fazer perguntas a respeito como, por exemplo:

- Será que há vida no solo?

- Vocês conhecem algum animal que vive no solo?

- Vocês acham que o solo é importante para esses seres ou esses seres são importantes para o solo?

- Se não houvesse solo vocês acham que esses seres viveriam? Onde?

 

  • Divida os alunos em duplas, distribua uma folha de papel para cada dupla e peça a eles que façam uma lista de seres que vivem no solo.

 

  •  Socialize as listas, faça uma lista coletiva.

 

 

1

Fonte da imagem: Sítio: “Gente que cresce”. Disponível em: <http://gentequecresce.cnpab.embrapa.br/personagens/safira/conteudos/area_producao/textos/animais%20do%20solo%20final.pdf>.   Acesso em: 3 de abr. 2014.

 

  • Converse com os alunos sobre diversos aspectos da vida vegetal e animal que dependem do solo para sua sobrevivência. É possível que alguns alunos não conheçam alguns animais citados no texto. Por isso, faça uma pesquisa com eles na internet no Laboratório de Informática ou leve figuras e imagens em livros e revistas ou impressos, ou ainda, use um projetor de imagens para mostrar as imagens aos aluno.
  • Proponha aos alunos construírem um terrário para observarem durante um mês o desenvolvimento de vegetais e de animais.

 

A construção de um terrário é um ótimo recurso para observar a natureza. É possível acompanhar a germinação de sementes, o crescimento de mudas plantadas e ver como pequenos animais, como as joaninhas ou minhocas se comportam.

Ele também permite um trabalho interdisciplinar ao dialogar com: a Língua Portuguesa, por meio dos registros (relatórios de observação), a Matemática, por meio dos cálculos e observações no calendário para acompanhar o desenvolvimento das plantas, a Ciências pelo estudo das plantas e animais, a Ética pelo diálogo e respeito aos seres vivos observados. Portanto, esta é uma atividade muito rica e dinâmica que proporciona aprendizagens significativas.

A vida útil de um terrário pequeno construído em sala de aula pode chegar a vários meses, se tomados os cuidados básicos.

 

  •  Explique o que é um terrário:

2

 

A montagem de um terrário é uma oportunidade bem interessante para os alunos compreenderem o funcionamento da natureza, ao poder observar a movimentação dos animais, sua possível reprodução e o crescimento das plantas.

  • Instigue os alunos a se preocuparem com:

- Que tipo de plantas deve estar no terrário?

- Vão ser plantadas só mudas ou sementes também?

- Vai ter que regar? De quanto em quanto tempo?

- Onde vão conseguir: mudas, animais, sementes, terra?

- Vai ser usado vidro ou plástico? Tem que ser transparente para poderem observar melhor?

 

  • Motive os alunos a participarem dessa construção. Peça a colaboração deles para que tragam para sala de aula: pequenos vegetais e animais, terra vegetal e outras terras retiradas de ambientes naturais, sementes, pedras, gravetos, cascalho. Distribua as tarefas. Faça uma lista. Explique que os animais não devem ser retirados da natureza, que, nesse caso, vocês vão fazer uma pesquisa, mas que, depois os animais precisam ser devolvidos ao seu ambiente de origem.

 

  • Marque o dia da montagem do terrário.

 

Outras possibilidades: entrevista

 

Professor, você pode também verificar se entre os pais tem algum Técnico Agrícola ou Biólogo, que possa vir à sala de aula para explicar aos alunos sobre o terrário e sobre os seres vivos que se desenvolvem no solo. Esta é uma atividade que vai exigir diversos desdobramentos, tais como:

  • Convite ao profissional que virá à sala de aula para ser entrevistado;
  • Roteiro da entrevista (questões que queremos saber);
  • Agendar: dia, horário e local da entrevista.

Envolva os alunos em todo planejamento e execução da atividade.

 

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema – Montando o terrário

 

Professor, para essa atividade você vai precisar de:

 

. 1 cuba de vidro para aquário de 30 cm x 20 cm com profundidade de 50 cm ou maior; ou se for fazer vários terrários, garrafas pet de 2 litros (uma para cada dois alunos, ou se preferir, uma para cada aluno);

. carvão vegetal;

. terra vegetal;

. outros tipos de terra;

. cascalho;

. fibra de coco;

. pedras, folhas e galhos secos;

. mudas de plantas;

. sementes (feijão, milho);

. pequenos animais de jardim (caracóis, minhocas, besouros, lagartas, tatuzinhos).

 

  • Recolha os materiais trazidos pelos alunos e complete o que faltar.

Você poderá montar um grande terrário para observação de toda a turma ou montar vários terrários, um para cada aluno, ou grupo de dois, como você preferir.

 

Professor, aproveite o momento e trabalhe com o texto instrucional, este é um importante gênero textual, pois faz parte do cotidiano dos alunos. Para isso, discuta com os alunos o que devemos colocar no texto instrucional. Lembre-se de dois itens importantes:

·         Material utilizado;

·         Modo de fazer.

 

MONTANDO UM TERRÁRIO

Para montar o terrário você deverá:

  • Reunir os alunos em roda de conversa e explicar todo o procedimento antes de fazê-lo;
  • Lavar os recipientes para eliminar os resíduos e desinfetá-lo com álcool. Assim, depois que o terrário estiver montado, não nascerão fungos nem bactérias que possam alterar o equilíbrio do ambiente;
  • Colocar no fundo um pouco de terra e cobrir com cascalho;
  • Cobrir com 2 cm de carvão vegetal triturado, para evitar o mau cheiro;
  • Colocar a terra vegetal (4 cm no mínimo) e cobrir com uma fina camada de fibra de coco;
  • Plantar as mudinhas e jogar as sementes. Dê preferência às plantas que “gostam” de solo úmido. Não coloque espécies que “não gostam” de muita água, como cactos;
  • Espalhar folhas, pedras e galhos secos num canto para formar um abrigo úmido e escuro para os animais se abrigarem da luz;
  • Regar para umedecer a terra (não deixe poças de água);
  • Colocar os pequenos bichinhos;
  • Tampar com uma tela fina ou tecido tipo voil para impedir que os animais “escapem”;
  • Colocar em um lugar iluminado, sem receber sol diretamente e que os alunos possam ver para acompanhar o comportamento dos seres e fazer suas anotações.

Durante os dias de observação, se algum animalzinho morrer, retire-o do terrário.

 

Trabalhando com gênero textual: Lista

 

  • Peça aos alunos que façam uma lista dos animais colocados no terrário.

 

ANIMAIS DO TERRÁRIO

DATA

1-

 

2-

 

3-

 

4-

 

4-

 

5-

 

6-

 

 

Exemplos de terrários:

 

3

Fonte da imagem: Sítio: “Colégio João e Marcela”. Disponível em: <http://www.colegiojoaoemarcella.com.br/exposicao-terrario-2013-2-ano-2/>. Acesso em: 3 de abr. 2014.

 

4

Fonte da imagem: Sítio: “Escola Viadutos”. Disponível em:

 <http://escolaviadutos.blogspot.com.br/2010/04/terrario-um-pedaco-da-natureza-na-sala.html>. Acesso em: 3 de abr. 2014.

 

5

Fonte da imagem: Sítio: “Educajaú”. Disponível em:

 <http://educajau.blogspot.com.br/2012/04/na-pratica-terrario-com-insetos-oferece.html >. Acesso em: 3 de abr. 2014.

 

6

Fonte da imagem: Sítio: “Eu Amo a Natureza”. Disponível em:

 <http://euamoanatureza.wordpress.com/2010/08/30/terrareo-experiencia-escolar/>.  Acesso em: 3 de abr. 2014.

 

7

Fonte da imagem: Sítio: “Klick Educação”. Disponível em:

 <http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-754-3457-,00.html>. Acesso em: 3 de abr. 2014.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Produção de texto: Investigação Científica

 

Professor, a investigação científica consiste em observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão, portanto, é fundamental que nessa atividade todos esses passos sejam contemplados.  É importante que nas aulas de Ciências o aluno tenha oportunidade de fazer atividades em que possa discutir, argumentar, levantar hipóteses, ler e escrever, pois, devem ser considerados como pequenos cientistas.
 

  • Após a montagem do terrário, proponha aos alunos observarem o comportamento dos seres vivos de dois em dois dias, e anotarem os fatos uma vez por semana, ou como você achar melhor.
  • Para que não se percam nas anotações, elabore junto com eles, uma ficha para anotarem as observações.
  • Comece com perguntas do tipo:

- O solo sofreu alguma mudança?

- O que vocês acham que aconteceu? Os animais remexeram a terra?

- Os animais podem ser vistos?

- Algum morreu?

- Você viu algum animal se alimentando?

- Existe alguma planta caída? Alguma folha?

- Alguma semente germinou?

- As plantas estão diferentes? Cresceram?

 

  • Os alunos devem relatar o que está acontecendo no terrário e você deve ajuda-los a compreenderem as mudanças que vão ocorrendo. Além de trabalhar a escrita significativa o relatório possibilitará um acompanhamento com riqueza de dados.  Discuta com eles, explique.
  • Organize um tempo para que os alunos possam fazer discussões coletivas, levantando suas hipóteses e explicando, na visão delas, o que está acontecendo.
  • Proponha a escrita de um texto final sobre o que aconteceu no terrário durante o tempo em que ficou na sala. Explique que isso é um relatório.
  • Promova a socialização dos textos produzidos.

 

Trabalhando com Calendário

 

Aproveite a atividade para trabalhar “calendário”, para isso, elabore um calendário e deixe-o exposto na sala de aula, para que os alunos registrem as principais mudanças ocorridas.

Cada dia um alunos deverá fazer o registro. Siga a ordem alfabética ou sua lista de presença, assim todos se sentirão parte do experimento. Veja uma sugestão:

 

MÊS: ABRIL

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-Feira

Sexta-feira

Sábado

Domingo

 

01

Hoje fizemos o terrário!

Foi legal, mas fizemos muita sujeira.

02

Colocamos alguns bichinhos, mas amanhã vamos colocar mais.

03

Colocamos mais  bichinhos e uns já fizeram caminhos dentro do terrário. Colocamos umas plantinhas também.

04

Definimos quem vai cuidar do terrário. Minha equipe cuida esta semana. Colocamos água.

05

Os bichinhos e as plantas ficaram sozinhos não teve aula  hoje, mas deixamos a terra bem molhada.

06

Os bichinhos e as plantas ficaram sozinhos não teve aula  hoje, mas deixamos a terra bem molhada.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Socializando:

Professor, essa atividade pode ser exposta para alunos de outras turmas. Você também poderá convidar os pais dos alunos para conhecerem o terrário. Discuta com os alunos qual será a melhor forma de convidar as pessoas. Faça o planejamento junto com eles. Este evento poderá ter diversos desdobramentos, que possibilitem o trabalho com diferentes gêneros textuais, tais como:

·         Elaboração de um convite;

·         Solicitação de autorização para realização do evento, à direção da Escola;

·         Lista de tarefas;

·         Relatório da atividade;

·         Dentre outros.

Durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você professor, de acordo com a sua realidade e da sua escola, utilizar recursos tecnológicos, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou fazer a edição de um filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

 

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Desmontando o terrário

Professor, em um momento o terrário deverá ser desmontado, pois os animais começarão a morrer e as plantas também, pela falta de espaço, temperatura e outros fatores. Para que os alunos não possam sofrer com isso, explique e pergunte qual seria o ambiente mais apropriado para colocar os animais e os outros componentes. Resolvida essas questões inicie a desmontagem.

  • Retire os animais com o auxílio de uma pinça. Use luvas. A terra e os outros componentes  como pedras, cascalho e gravetos devem ser colocados no mesmo lugar onde foram deixados os animais.
Recursos Complementares

 Sítios para professor e aluno:

 

Sítio R7- Canal do Educador, aborda a construção de terrários na escola e sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/montando-um-terrario.htm>. Acesso em: 30 de mar. 2014. 

 

Sitio: Revista Escola - Artigo Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml>. Acesso em: 30 de mar. 2014. 

 
Sitio: Revista Escola - Artigo "Construção de um terrário". Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=8.5>. Acesso em: 30 de mar. 2014. 
Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu aspectos da vida vegetal e animal e a interação entre as espécies, o solo e a água; observou e relatou o crescimento das plantas e a evolução da vida dos bichinhos; compreendeu como esses animais se alimentam e movimentam; compreendeu os gêneros textuais trabalhados e sua função social.

É necessário, nessa aula que o aluno também: desenvolva procedimentos de pesquisa como a capacidade de observar, questionar, argumentar, registrar e concluir; demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.