Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Bom Barquinho e muito mais

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o repertório de brincadeiras.
  • Valorizar as brincadeiras antigas.
  • Desenvolver a linguagem oral.
  • Experimentar as diveras possibilidades de movimento nas brincadeiras propostas.
Duração das atividades
2 aulas e cada atividade terá duração de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brincadeiras infantis.

Estratégias e recursos da aula
 1º MOMENTO

O(A) professor(a) combina com a turma uma oficina de brincadeiras. Para tanto, as crianças formam pequenos grupos e escolhem a brincadeira que irá ensinar aos colegas. Antes de iniciar a brincadeira um representante de cada grupo explica para os demais como a brincadeira será realizada. É importante o(a) professor(a) ajudar o grupo a construir oramente as regras da brincadeira, bem como deverá escrever no papel e deixar exposto no momento que forem brincar.

 Segue alguns questionamentos que pode-se fazer para ajudar o grupo na organização de suas ideias, conhecimento acerca da brincadeira escolhida.

  • Como inicia a brincadeira?
  • As crianças se organizam em fila, em roda, se escondem, correm?
  • Nessa brincadeira é preciso cantar? Como é a música?
  • Para brincar vocês irão usar  bola, corda ou fantasias?
  • Como termina essa brincadeira? 
 2º MOMENTO

No dia da oficina, o(a) professor(a) leva as crianças para realizar as brincadeiras no pátio/quadra/ginásio; caso na escola não tenha esses espaços, pode-se realizar na própria na sala de aula arrumando-a de modo que fique um espaço livre, ou ainda pode-se levar as crianças para uma praça próxima a escola. Após a brincadeira sugira o registro através de desenho individual.

BRINCADEIRA BOM BARQUINHO.

COMO SE BRINCA

* Duas crianças são indicadas pelo grupo para formar um  túnel. Elas escolhem um nome para representá-las que pode ser de frutas, animal, brinquedos, etc. e não revelam para o resto do grupo.

* Escolhe uma criança para representar a mãe e outras represaentarão as(os) filhas(os). Elas se organizam em fila,  estendem o braço e põe a mão no ombro da criança que está na sua frente.

* Seguem em fila cantando Licença, meu bom barquinho...., e passam por baixo do túnel. A última criança da fila fica "presa" no túnel. Nesse momento, uma das crianças que formam o túnel perguntam se ela prefere fruta/animal etrc. Dependendo da resposta a criança que está presa no túnel irá para trás da criança que representa a sua escolha ( fruta/animal e etc.). A brincadeira continua até que todas as crianças da fila tenham sido "presas". Ganhará a brincadeira a criança que conseguir o maior  número de "filhinhos" na sua fila.

Segue a letra da música.

Licença, meu bom barquinho

Licença, para passar

Que eu t enho muitos filhinhos

Não posso mais demorar

Passarás, Passarás

Algum deles há de ficar

Se não for o da frente, há de ser o de trás, trás,trás.

undefined

Registro Individual da brincadeira.

Observação:

Lembramos que essa brincadeira é conhecida por "Passarás", "Bom barqueiro" em outras regiões do Brasil.

BRINCANDO DE TERESINHA DE JESUS

Letra da Música:

para ouvir acesse o site:http://beta.radio.uol.com.br/musica/paulo-moura/terezinha-de-jesus/27356?action=search

COMO SE BRINCA

Em roda, o grupo escolhe crianças para representar cada personagem: Teresinha, Pai, irmão e noivo. A menina escolhida para ser a Teresinha fica no centro da roda. As crianças giram cantando a música. Quando falam "Da morena mais bonita quero um beijo e um abraço" a Teresinha escolhe outra menina para substituí-la. E recomeça a brincadeira.

BRINCANDO DE COBRA-CEGA

 

COMO SE BRINCA

Forma uma roda, escolhe uma das crianças para ser a cobra-cega e venda os seus olhos com lenço/fita de cetim preta/fralda, etc. Depois outra criança gira a cobra-cega várias vezes. O grupo fala alto, “cobra-cega ! vem me pegar!” e correm. A “Cobra-cega” sai an dando e tenta pegar alguém. Quando conseguir s egurar uma das crianças a “Cobra-cega” deverá dizer o seu nome, demonstrando que reconheceu a voz da criança .Ela será a próxima cobra-ce ga.

undefined

Registro individual da brincadeira.

Recursos Complementares

Nesse site pode-se encontrar um catalógo de brincadeiras e vídeos.

http://www.faberludens.com.br/pt-br/book/export/html/226

Site da brincadeira Terezinha de Jesus.

http://www.youtube.com/watch?v=porOx00eXLg&feature=related

Avaliação

Observar se a criança:

  • Brinca em outros momentos as brincadeiras aprendidas.
  • Valoriza as brincadeiras antigas.
  • Desenvolveu a linguagem oral.
  • Experimenta as diveras possibilidades de movimento nas brincadeiras propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.