28/09/2009
Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Brincadeiras infantis.
O(A) professor(a) combina com a turma uma oficina de brincadeiras. Para tanto, as crianças formam pequenos grupos e escolhem a brincadeira que irá ensinar aos colegas. Antes de iniciar a brincadeira um representante de cada grupo explica para os demais como a brincadeira será realizada. É importante o(a) professor(a) ajudar o grupo a construir oramente as regras da brincadeira, bem como deverá escrever no papel e deixar exposto no momento que forem brincar.
Segue alguns questionamentos que pode-se fazer para ajudar o grupo na organização de suas ideias, conhecimento acerca da brincadeira escolhida.
No dia da oficina, o(a) professor(a) leva as crianças para realizar as brincadeiras no pátio/quadra/ginásio; caso na escola não tenha esses espaços, pode-se realizar na própria na sala de aula arrumando-a de modo que fique um espaço livre, ou ainda pode-se levar as crianças para uma praça próxima a escola. Após a brincadeira sugira o registro através de desenho individual.
* Duas crianças são indicadas pelo grupo para formar um túnel. Elas escolhem um nome para representá-las que pode ser de frutas, animal, brinquedos, etc. e não revelam para o resto do grupo.
* Escolhe uma criança para representar a mãe e outras represaentarão as(os) filhas(os). Elas se organizam em fila, estendem o braço e põe a mão no ombro da criança que está na sua frente.
* Seguem em fila cantando Licença, meu bom barquinho...., e passam por baixo do túnel. A última criança da fila fica "presa" no túnel. Nesse momento, uma das crianças que formam o túnel perguntam se ela prefere fruta/animal etrc. Dependendo da resposta a criança que está presa no túnel irá para trás da criança que representa a sua escolha ( fruta/animal e etc.). A brincadeira continua até que todas as crianças da fila tenham sido "presas". Ganhará a brincadeira a criança que conseguir o maior número de "filhinhos" na sua fila.
Segue a letra da música.
Registro Individual da brincadeira.
Lembramos que essa brincadeira é conhecida por "Passarás", "Bom barqueiro" em outras regiões do Brasil.
Letra da Música:
para ouvir acesse o site:http://beta.radio.uol.com.br/musica/paulo-moura/terezinha-de-jesus/27356?action=search
Em roda, o grupo escolhe crianças para representar cada personagem: Teresinha, Pai, irmão e noivo. A menina escolhida para ser a Teresinha fica no centro da roda. As crianças giram cantando a música. Quando falam "Da morena mais bonita quero um beijo e um abraço" a Teresinha escolhe outra menina para substituí-la. E recomeça a brincadeira.
Forma uma roda, escolhe uma das crianças para ser a cobra-cega e venda os seus olhos com lenço/fita de cetim preta/fralda, etc. Depois outra criança gira a cobra-cega várias vezes. O grupo fala alto, “cobra-cega ! vem me pegar!” e correm. A “Cobra-cega” sai an dando e tenta pegar alguém. Quando conseguir s egurar uma das crianças a “Cobra-cega” deverá dizer o seu nome, demonstrando que reconheceu a voz da criança .Ela será a próxima cobra-ce ga.
Registro individual da brincadeira.
Nesse site pode-se encontrar um catalógo de brincadeiras e vídeos.
http://www.faberludens.com.br/pt-br/book/export/html/226
Site da brincadeira Terezinha de Jesus.
Observar se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!