Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Asking for confirmation: the tag questions

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

conhecer, identificar e fazer uso das tag questions na língua inglesa; 

confirmar informações, usando as tag questions

Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento dos diferentes tempos verbais, tais como, presente, passado, futuro e forma imperativa. 

Estratégias e recursos da aula
  • recurso multimídia;
  • imagens veiculadas na internet;
  • atividades individuais e em pares/grupos;
  • atividades online;
  • material xerocopiado;
  • videos;
  • slides;
  • jogo

 

                                                   TAG QUESTIONS

 

                                                                            at

Imagem disponível em; https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=tag+questions&oq=TAG+QUESTIONS&gs_l=img.1.0.0j0i24l9.548.1075.0.2980.

9.4.0.0.0.0.412.957.1j1j4-2.4.0....0...1ac.1.40.img..7.2.436.wu2oGcf3DXY#facrc=_&imgrc=fEScWOu2DPoGUM%253A%3BM8oDG_9MpwFpnM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.esl-library.com%252Fblog%252Fwp-content%252Fuploads%252FTag-questions-cartoon-300x278.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.esl-library.com%252Fblog%252F2012%252F11%252F29%252Ftag-questions-are-fun-to-teach-arent-they%252F%3B300%3B278 (acesso em 12.04.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Professor, peça para que os alunos assistam ao seguinte vídeo, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=5LVXzsNumOI (acesso em 12.04.2014) , e façam as anotações que se fizerem pertinentes. Ao final, os alunos devem responder aos exercícios propostos. Pause o vídeo em cada momento que achar necessário para explicar ou chamar a atenção para o conteúdo que está sendo apresentado, ou ainda, para retirar possíveis dúvidas que possam sugerir. . 

at

Imagem ilustrativa do referido vídeo -http://www.youtube.com/watch?v=5LVXzsNumOI

 

 

Atividade 2

 

Em seguida, apresente mais um vídeo que contém a continuação do conteúdo, acessando o site: http://www.youtube.com/watch?v=iyoDRLEB09U (acesso em 12.04.2014). Peça para que novamente os alunos façam anotações de dúvidas ou de partes que acharam mais interessantes no caderno e pause o vídeo nos momentos das explicações. 

 

at

Tela inicial do referido vídeo  http:// http://www.youtube.com/watch?v=iyoDRLEB09U

 

Atividade 3

 

Projete no datashow o seguinte texto, que contém as especificidades sobre o tema da aula, as quais não foram apresentadas nos vídeos anteriores. Se achar necessário, entregue esse material xerocopiado para os alunos. Peça para que os próprios alunos realizem a leitura do texto, corrigindo-os com a pronúncia e a entonação correta. 

 

Answering Tag Questions

 

How do we answer a tag question? Often, we just say Yes or No. Sometimes we may repeat the tag and reverse it (They don't live here, do they? Yes, they do). Be very careful about answering tag questions. In some languages, an opposite system of answering is used, and non-native English speakers sometimes answer in the wrong way. This can lead to a lot of confusion!

Answer a tag question according to the truth of the situation. Your answer reflects the real facts, not (necessarily) the question.

For example, everyone knows that snow is white. Look at these questions, and the correct answers:

tag question

correct answer

 

 

Snow is white, isn't it?

Yes (it is).

the answer is the same in both cases - because snow IS WHITE!

but notice the change of stress when the answerer does not agree with the questioner

Snow isn't white, is it?

Yes it is!

Snow is black, isn't it?

No it isn't!

the answer is the same in both cases - because snow IS NOT BLACK!

Snow isn't black, is it?

No (it isn't).

In some languages, people answer a question like "Snow isn't black, is it?" with "Yes" (meaning "Yes, I agree with you"). This is the wrong answer in English!

Here are some more examples, with correct answers:

  • The moon goes round the earth, doesn't it? Yes, it does.

  • The earth is bigger than the moon, isn't it? Yes.

  • The earth is bigger than the sun, isn't it? No, it isn't!

  • Asian people don't like rice, do they? Yes, they do!

  • Elephants live in Europe, don't they? No, they don't!

  • Men don't have babies, do they? No.

  • The English alphabet doesn't have 40 letters, does it? No, it doesn't.

 

Tag Question Special Cases

Negative Adverbs

The adverbs neverrarelyseldomhardlybarely and scarcely have a negative sense. Even though they may be in a positive statement, the feeling of the statement is negative. We treat statements with these words like negative statements, so the question tag is normally positive. Look at these examples:

positive statement treated as negative statement

positive tag

He never came again,

did he?

She can rarely come these days,

can she?

You hardly ever came late,

did you?

barely know you,

do I?

You would scarcely expect her to know that,

would you?

 

Intonation

We can change the meaning of a tag question with the musical pitch of our voice. With rising intonation, it sounds like a real question. But if our intonation falls, it sounds more like a statement that doesn't require a real answer:

  intonation  
You don't know where my wallet is, do you? rising real question
It's a beautiful view, isn't it? falling not a real question
 

Mixed Examples of Tag Questions

Here is a list of examples of tag questions in different contexts. Notice that some are "normal" and others seem to break all the rules:

  • But you don't really love her, do you?

  • This'll work, won't it?

  • Oh you think so, do you?

  • Well, I couldn't help it, could I?

  • But you'll tell me if she calls, won't you?

  • We'd never have known, would we?

  • Oh you do, do you?

  • The weather's bad, isn't it?

  • You won't be late, will you?

  • Nobody knows, do they?

  • You never come on time, do you?

  • You couldn't help me, could you?

  • You think you're clever, do you?

  • So you don't think I can do it, don't you? (British English)

  • Shut up, will you!

  • She can hardly love him after all that, can she?

  • Nothing will happen, will it?

Adaptado do site: http://www.englishclub.com/grammar/verbs-questions-tag-examples.htm (acesso em 12.04.2014)

 

MÓDULO 2

 

 

                                     at

Imagem disponível em: Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=let%C2%B4s+practice&oq=let%C2%B4s+practice&gs_l=img.3..0i10i24.

1031.5015.0.5606.14.13.0.0.0.0.318.2243.3j6j1j3.13.0....0...1ac.1.40.img..5.9.1273.CbR_9OD-700#facrc=_&imgdii=_&imgrc=9FwFU2hmm-UDjM%253A%3BGEm3_iRq8gF43M%3Bhttp%253A%252F%252Fourholisticjourney.com%252Ffiles%252F2013%252F04%252Fpractice1.gif%3Bhttp

%253A%252F%252Fourholisticjourney.com%252F2013%252F04%252F28%252Fhow-to-practice-love-and-logic-parenting-session-4-b-limits-create-

happier-parents-happier-kids-and-happier-families%252F%3B360%3B334 (acesso em 12.04.2014)

 

Atividade 1

 

Projete os seguintes slides para os alunos, disponíveis em http://pt.slideshare.net/janet25/question-tag-grammarexercises?qid=0e35440a-752f-435d-ad7d-c6b2870c623d&v=qf1&b=&from_search=11 (acesso em 12.04.2014) e peça para que façam os exercícios neles propostos.

  • Dispense um tempo de aproximadamente 10 minutos para isso. Permita que trabalhem em duplas. Circule pela sala, observando as dúvidas e esclarecendo-as. Para a correção, solicite a participação de todos os alunos, lendo em voz alta as frases. Observe e corrija a pronúncia das palavras, tal como a entonação, que no caso do conteúdo ora apresentado, é de suma importância. 

 

at

Imagem ilustrativa do slide.http://pt.slideshare.net/janet25/question-tag-grammarexercises?qid=0e35440a-752f-435d-ad7d-c6b2870c623d&v=qf1&b=&from_search=11

 

 

Atividade 2

 

No laboratório de informática, acesse o site http://www.englishclub.com/grammar/verbs-questions-tag_quiz.htm (acesso em 12.04.2014) e peça para que os alunos, em duplas, realizem os exercícios sobre o conteúdo apresentado na aula. Circule pela sala solucionando as dúvidas e ajudando-os, quando necessário. Observe a participação dos alunos durante todos os momentos da aula. A correção deverá ser realizada pelos próprios alunos, que deverão ficar atentos às respostas dos colegas, corrigindo-as, se necessário.  

 

Atividade 3

 

Faça uma cópia do tabuleiro do jogo disponível em http://www.esltower.com/GRAMMARSHEETS/questions/Tagquestions.pdf (acesso em 12.04.2014) para cada dupla de alunos. Você pode ampliar o tabuleiro, facilitando a leitura das frases. Os alunos deverão fazer as tag questions de acordo com o número em que cair, seguindo as regras do jogo abaixo disponibilizadas. O aluno de cada dupla que chegar primeiro ao final ganhará uma prenda (que pode ser um bombom, um pirulito, uma bala, ou qualquer outra lembrança que os motive a participar). Não exite em presentear seus alunos, mesmo se a sua turma seja formada por alunos adultos. Eles também se sentirão motivados a participar do jogo e a ganhar o prêmio.  

 

at

Imagem ilustrativa do jogo disponível no referido site: http://www.esltower.com/GRAMMARSHEETS/questions/Tagquestions.pdf

 
Rules
 
1. The game follows the order of the numbers from start which is by default number 
one to Finish which by default is number 36. 
 
2. Roll the dice and count according to the number on the dice. Wherever the student 
lands, he follows the instructions in the box, for example if I roll the dice and I 
have the number 5, I will count 5 spaces from start and land on the box numbered 
5. 
 
3. Then, Start reading the sentence and make the right tag question to continue. If a 
player lands on 5 for example, s/he say something like this “Your brother was a sailor, 
wasn’t he?” 
 
4. Each player has as much as ten seconds to fully form the question, using the 
structure given in the box he/she lands in.(for higher level students you can reduce 
the time each player has to form a full tag question.) 
 
5. If the question is correct then the other player must give a correct answer to 
enable him/her take their turn. (N: B correct answer means well formed answers in 
full sentences) 
 
6. If the question is wrong, then the player looses his turn and goes back to his 
previous box. For example, as in box number 5, if I make a wrong question, I loose 
my turn and return to start. 
 
7. If the player cannot form a question in 10 seconds or according to the time agreed, 
then he looses his turn and returns to his previous box. 
 
8. If a player cannot answer a correct question s/he misses a turn to play. 
 
9. If a player lands on a box with the death sign , s/he has to go back to Start. 
 
10. If a player lands on a box with the pyramid sign s/he moves ahead according to 
the description in the box. 
 
11. If a player lands in a box with the curved arrow s/he goes back according to 
the description in the box. 
 
12. First to finish wins the game. 
 
 Variations: The rules are just a guide; please feel free to adjust the 
rules of the game according to the strength of the players. 
 
- You can use the game template and ask your students to even make 
their own tag questions. 
 
Recursos Complementares

Para outros vídeos, acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=idE5on3Lv-U (acesso em 12.04.2014)

http://www.youtube.com/watch?v=GDMGZR9Qxak (acesso em 12.04.2014)

http://www.youtube.com/watch?v=IU9izSK_ArM (acesso em 12.04.2014).

Para slides sobre o tema da aula, acesse:

http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=question+tags&ud=any&ft=all&lang=**&sort= (acesso em 12.04.2014) 

 

Para outras explicações sobre o tema, acesse: 

http://www.englishclub.com/grammar/verbs-questions-tag.htm (acesso em 12.04.2014);

http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-lesson-tag-questions.php#.U0ngI1XIaQA (acesso em 12.04.2014)

Avaliação
  • A avaliação qualitativa deverá ser realizada observando a participação e o envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas na aula. Apresentaram interesse? Participaram ativamente?

 

  • Para uma avaliação quantitativa, o professor poderá, também, pedir aos alunos que elaborem de 3 a 5 frases em inglês para que seus colegas possam fazer confirmações, fazendo uso das tag questions. Um aluno inicia a frase e o outro terá que confirmar a informação. As frases poderão ser escritas no quadro, facilitando a visualização de todos.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.