Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NUMBERS

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·       Identificar, escrever por extenso os números de 1 a 20;

·       Pronunciar os números de 1 a 20;

·       Calcular mentalmente e relatar os resultados das somas.

·       Identificar e analisar o sentido de alguns símbolos numéricos encontrados nas situações cotidianas.

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·       Nenhum conhecimento prévio sistemático é necessário. 

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

Nesta primeira etapa, apresente os números de 1 a 12. Peça aos alunos para construírem uma tabela com esses números, ou, se preferir, distribua cópias da tabela que se encontra na figura 1 e peça aos alunos que escrevam esses números por extenso, se eles souberem. Após alguns instantes, mostre a tabela completa (figura 2) para a conferência dos alunos.

Comentário: Os alunos do ensino fundamental, geralmente, já sabem contar em inglês, pelo menos até o número dez. Como os números de treze a dezenove seguem um mesmo padrão, com o sufixo teen, é interessante apresentar os números de um a doze, inicialmente.

Figura 1: Tabela para ser completada – 1 a 12

tabela a ser completada 1-12

Fonte: Arquivo da autora.

Figura 2: Tabela completa – 1 a 12

Tabela completa 1-12

Fonte: Arquivo da autora.

Depois da tabela pronta, acesse o endereço eletrônico  http://www.esolcourses.com/uk-english/beginners-course/unit-1/numbers-1-12/numbers-1-12-vocabulary.html; acesso em 13 de abril de 2014.

 Deixe os alunos praticarem a pronúncia dos números (listen and repeat). Repita quantas vezes forem necessárias, inclusive em ordem decrescente e em ordem aleatória.

 

ATIVIDADE 2

Para esta atividade serão necessários alguns dados. Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e entregue dois dados para cada grupo. O jogo é simples: uma pessoa do grupo começa jogando os dois dados ao mesmo tempo. A primeira pessoa que falar o número correspondente ao resultado da soma dos dois dados será a próxima a jogar os dados. A brincadeira continua enquanto o professor achar conveniente.

Comentário: Esta atividade trabalha o raciocínio rápido e ajuda a memorizar os números de forma mais interessante.

 

ATIVIDADE 3

Agora, apresente os números de treze a vinte. Proceda da mesma forma que na atividade 1. Desta vez, distribua a tabela da figura 3, para ser completada pelos alunos e, posteriormente, apresente a tabela da figura 4, para verificação da escrita.

Figura 3: Tabela para ser completada – 13 a 20

tabela a ser completada 13-20

Fonte: Arquivo da autora.

Figura 4: Tabela completa – 13 a 20

tabela completa 13-20

Fonte: Arquivo da autora.

Agora que a tabela está completa, acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=B8n2OcyFODE (acesso em 13 de abril de 2014) e pratique a pronúncia dos números com os alunos.

 

ATIVIDADE 4

Uma atividade lúdica que os alunos apreciam é o jogo do BINGO. Este jogo possibilita desenvolver a compreensão auditiva. Peça a cada aluno para criar uma cartela de nove células, cada uma contendo um número de um a vinte. Um exemplo é dado na figura 5. Cante os números do bingo. Os alunos vão marcando os números que aparecerem na sua cartela e quando um jogador completar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, ele/ela grita “Bingo!” e ganha o jogo.

Figura 5: Exemplo de cartela para o jogo do BINGO.

Cartela de bingo

Fonte: Arquivo da autora.

 

Módulo2

 

ATIVIDADE 1

Esta é uma atividade de lógica, que pode ser feita no quadro. Copie as sequências abaixo e diga aos alunos que eles devem completá-las seguindo uma lógica esperada. Terminada a tarefa, peça para os alunos dizerem as sequências em voz alta.

Comentário: Lógica esperada: 1: números ímpares em ordem crescente; 2: números em ordem decrescente; 3: progressão aritmética (+3); 4: números pares decrescentes; 5: números múltiplos de cinco.

 

Complete the logical sequences.

1.     Seven – nine – eleven – _________ – fifteen – ___________.

2.     Eleven – ten – ________ – eight – ________ – six.

3.     Two – ______ – eight – eleven – ­­­­­­________ – seventeen.

4.     Twenty –  ________ – sixteen – fourteen –__________ –  ten.

5.     Five – ten – _________ – twenty – fifteen – _______ – five.

 

ATIVIDADE 2

Esta atividade trabalha com os números que encontramos nas situações do dia-a-dia. A atividade foi dividida em três tarefas. Primeiramente, mostre a figura abaixo (figura 6) e explique que ela é composta de diversos símbolos numéricos, que são sinais figurativos que representam um conceito. Antes de realizar as tarefas, peça aos alunos que olhem atentamente para cada símbolo numérico e pergunte onde esses símbolos podem ser encontrados. Peça que eles completem a primeira tarefa com as letras correspondentes. Depois, peça para que liguem cada letra com o seu texto correspondente (tarefa 2). Ao final da segunda tarefa, peça aos alunos que pensem sobre os números que podem ser encontrados em outros lugares que frequentamos. Então, peça a eles que desenhem símbolos numéricos que podem ser vistos nestes lugares (tarefa 3).

Figura 6: Numbers in our daily life

a) 911 b) 15 c) goalkeeper

d) elevator e) clock f) phone number

g) price tag h) mileage_small i) date building

j) classificação indicativa

Fontes das figuras:

a)     http://en.wikipedia.org/wiki/File:911sign.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.

b)     http://eugene.kaspersky.com/2011/07/04/airport-quiz/;acesso em 13 de abril de 2014.

c)      http://bimg2.mlstatic.com/camisa-do-grmio-preta-de-goleiro-2005-gg-1_MLB-F-224666550_5291.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.

d)     http://en.wikipedia.org/wiki/Tetraphobia; acesso em 13 de abril de 2014.

e)     http://imagenes.es.sftcdn.net/es/scrn/65000/65849/fliqlo-12.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.

f)      http://www.immconsultant.com/p7mercury/images/mbmigration_telephone_number.png; acesso em 13 de abril de 2014.

g)     http://www.iconarchive.com/show/ecommerce-business-icons-by-designcontest/price-tag-icon.html; acesso em 13 de abril de 2014.

h)     http://blog.gma-cpa.com/raising-the-bottom-line/blog/bid/359437/IRS-Lowers-Standard-Mileage-Rates-in-2014; acesso em 13 de abril de 2014.

i)       http://www.texasescapes.com/CentralTexasTownsSouth/Cuero-Texas.htm#1907; acesso em 13 de abril de 2014.

j)       http://www.aprancheta.com/wp-content/uploads/2011/05/classificação-indicativa.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.

 

TAREFA 1

Write the letters where the numerical signs in figure 6 can be found.

Movies ____________

Streets ____________

Shops ____________

Airports ____________

Cars __________

Buildings ________

 

TAREFA 2

Now, look at the numerical signs again and match the letters to the corresponding text.

(     ) How much is the pencil case?

(     ) Go faster! We are at 50 km/h.

(     ) That is the goalkeeper’s uniform.

(     ) That is the date of the foundation of the building.

(     ) What is the rate of that movie? I am only 13 years old.

(     ) My apartment is on the top floor.

(     ) What time is it, please?

(     ) There is an accident on Spring Avenue. Call the police immediately.

(     ) What is your phone number?

(     ) Which gate our flight?

 

TAREFA 3

Draw numerical signs that can be found in a:

 

School:

 

Hospital:

 

Supermarket:

 

Restaurant:

 

COMENTÁRIO: Padrâo de desenhos esperados: número da sala-de-aula, número do quarto do hospital, números do relógio, quadro de horário de funcionamento, quadro de horário de visitas, preços, descontos, número de parcelas para pagamento, etc.

Recursos Complementares

Para mais áudios com números de 1 a 100, acesse:

http://esl.about.com/library/beginnercourse/bl_beginner_course_numberbasic.htm; acesso em: 13/04/2014.

http://www.languageguide.org/vocabulary/numbers/?lang=en-gb&target=pt-pt; acesso em 13/04/2014.

Avaliação

A avaliação pode ser feita de forma qualitativa, observando a participação e o interesse dos alunos nos diversos momentos da aula, nas produções orais e escritas e na realização dos jogos em grupos. Avalie a produção textual dos símbolos numéricos sob o aspecto dos números e não sob o aspecto do desenho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.