22/04/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
· Identificar, escrever por extenso os números de 1 a 20;
· Pronunciar os números de 1 a 20;
· Calcular mentalmente e relatar os resultados das somas.
· Identificar e analisar o sentido de alguns símbolos numéricos encontrados nas situações cotidianas.
· Nenhum conhecimento prévio sistemático é necessário.
Módulo 1
ATIVIDADE 1
Nesta primeira etapa, apresente os números de 1 a 12. Peça aos alunos para construírem uma tabela com esses números, ou, se preferir, distribua cópias da tabela que se encontra na figura 1 e peça aos alunos que escrevam esses números por extenso, se eles souberem. Após alguns instantes, mostre a tabela completa (figura 2) para a conferência dos alunos.
Comentário: Os alunos do ensino fundamental, geralmente, já sabem contar em inglês, pelo menos até o número dez. Como os números de treze a dezenove seguem um mesmo padrão, com o sufixo teen, é interessante apresentar os números de um a doze, inicialmente.
Figura 1: Tabela para ser completada – 1 a 12
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 2: Tabela completa – 1 a 12
Fonte: Arquivo da autora.
Depois da tabela pronta, acesse o endereço eletrônico http://www.esolcourses.com/uk-english/beginners-course/unit-1/numbers-1-12/numbers-1-12-vocabulary.html; acesso em 13 de abril de 2014.
Deixe os alunos praticarem a pronúncia dos números (listen and repeat). Repita quantas vezes forem necessárias, inclusive em ordem decrescente e em ordem aleatória.
ATIVIDADE 2
Para esta atividade serão necessários alguns dados. Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e entregue dois dados para cada grupo. O jogo é simples: uma pessoa do grupo começa jogando os dois dados ao mesmo tempo. A primeira pessoa que falar o número correspondente ao resultado da soma dos dois dados será a próxima a jogar os dados. A brincadeira continua enquanto o professor achar conveniente.
Comentário: Esta atividade trabalha o raciocínio rápido e ajuda a memorizar os números de forma mais interessante.
ATIVIDADE 3
Agora, apresente os números de treze a vinte. Proceda da mesma forma que na atividade 1. Desta vez, distribua a tabela da figura 3, para ser completada pelos alunos e, posteriormente, apresente a tabela da figura 4, para verificação da escrita.
Figura 3: Tabela para ser completada – 13 a 20
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 4: Tabela completa – 13 a 20
Fonte: Arquivo da autora.
Agora que a tabela está completa, acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=B8n2OcyFODE (acesso em 13 de abril de 2014) e pratique a pronúncia dos números com os alunos.
ATIVIDADE 4
Uma atividade lúdica que os alunos apreciam é o jogo do BINGO. Este jogo possibilita desenvolver a compreensão auditiva. Peça a cada aluno para criar uma cartela de nove células, cada uma contendo um número de um a vinte. Um exemplo é dado na figura 5. Cante os números do bingo. Os alunos vão marcando os números que aparecerem na sua cartela e quando um jogador completar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, ele/ela grita “Bingo!” e ganha o jogo.
Figura 5: Exemplo de cartela para o jogo do BINGO.
Fonte: Arquivo da autora.
Módulo2
ATIVIDADE 1
Esta é uma atividade de lógica, que pode ser feita no quadro. Copie as sequências abaixo e diga aos alunos que eles devem completá-las seguindo uma lógica esperada. Terminada a tarefa, peça para os alunos dizerem as sequências em voz alta.
Comentário: Lógica esperada: 1: números ímpares em ordem crescente; 2: números em ordem decrescente; 3: progressão aritmética (+3); 4: números pares decrescentes; 5: números múltiplos de cinco.
Complete the logical sequences.
1. Seven – nine – eleven – _________ – fifteen – ___________.
2. Eleven – ten – ________ – eight – ________ – six.
3. Two – ______ – eight – eleven – ________ – seventeen.
4. Twenty – ________ – sixteen – fourteen –__________ – ten.
5. Five – ten – _________ – twenty – fifteen – _______ – five.
ATIVIDADE 2
Esta atividade trabalha com os números que encontramos nas situações do dia-a-dia. A atividade foi dividida em três tarefas. Primeiramente, mostre a figura abaixo (figura 6) e explique que ela é composta de diversos símbolos numéricos, que são sinais figurativos que representam um conceito. Antes de realizar as tarefas, peça aos alunos que olhem atentamente para cada símbolo numérico e pergunte onde esses símbolos podem ser encontrados. Peça que eles completem a primeira tarefa com as letras correspondentes. Depois, peça para que liguem cada letra com o seu texto correspondente (tarefa 2). Ao final da segunda tarefa, peça aos alunos que pensem sobre os números que podem ser encontrados em outros lugares que frequentamos. Então, peça a eles que desenhem símbolos numéricos que podem ser vistos nestes lugares (tarefa 3).
Figura 6: Numbers in our daily life
a) b) c)
d) e) f)
g) h) i)
j)
Fontes das figuras:
a) http://en.wikipedia.org/wiki/File:911sign.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.
b) http://eugene.kaspersky.com/2011/07/04/airport-quiz/;acesso em 13 de abril de 2014.
c) http://bimg2.mlstatic.com/camisa-do-grmio-preta-de-goleiro-2005-gg-1_MLB-F-224666550_5291.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.
d) http://en.wikipedia.org/wiki/Tetraphobia; acesso em 13 de abril de 2014.
e) http://imagenes.es.sftcdn.net/es/scrn/65000/65849/fliqlo-12.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.
f) http://www.immconsultant.com/p7mercury/images/mbmigration_telephone_number.png; acesso em 13 de abril de 2014.
g) http://www.iconarchive.com/show/ecommerce-business-icons-by-designcontest/price-tag-icon.html; acesso em 13 de abril de 2014.
h) http://blog.gma-cpa.com/raising-the-bottom-line/blog/bid/359437/IRS-Lowers-Standard-Mileage-Rates-in-2014; acesso em 13 de abril de 2014.
i) http://www.texasescapes.com/CentralTexasTownsSouth/Cuero-Texas.htm#1907; acesso em 13 de abril de 2014.
j) http://www.aprancheta.com/wp-content/uploads/2011/05/classificação-indicativa.jpg; acesso em 13 de abril de 2014.
TAREFA 1
Write the letters where the numerical signs in figure 6 can be found.
Movies ____________
Streets ____________
Shops ____________
Airports ____________
Cars __________
Buildings ________
TAREFA 2
Now, look at the numerical signs again and match the letters to the corresponding text.
( ) How much is the pencil case?
( ) Go faster! We are at 50 km/h.
( ) That is the goalkeeper’s uniform.
( ) That is the date of the foundation of the building.
( ) What is the rate of that movie? I am only 13 years old.
( ) My apartment is on the top floor.
( ) What time is it, please?
( ) There is an accident on Spring Avenue. Call the police immediately.
( ) What is your phone number?
( ) Which gate our flight?
TAREFA 3
Draw numerical signs that can be found in a:
School:
Hospital:
Supermarket:
Restaurant:
COMENTÁRIO: Padrâo de desenhos esperados: número da sala-de-aula, número do quarto do hospital, números do relógio, quadro de horário de funcionamento, quadro de horário de visitas, preços, descontos, número de parcelas para pagamento, etc.
Para mais áudios com números de 1 a 100, acesse:
http://esl.about.com/library/beginnercourse/bl_beginner_course_numberbasic.htm; acesso em: 13/04/2014.
http://www.languageguide.org/vocabulary/numbers/?lang=en-gb&target=pt-pt; acesso em 13/04/2014.
A avaliação pode ser feita de forma qualitativa, observando a participação e o interesse dos alunos nos diversos momentos da aula, nas produções orais e escritas e na realização dos jogos em grupos. Avalie a produção textual dos símbolos numéricos sob o aspecto dos números e não sob o aspecto do desenho.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2014
Quatro estrelasPara o nível da aula foi muito legal