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Aterro sanitário: características e vantagens

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

 

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

 

Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

 

Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

 

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

 

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

 

Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

 

Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

 

 

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática 

Estratégias e recursos da aula

 

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

 

Figura 1  

12

Fonte: Disponível: http://www.anf.org.br/honorio-gurgel-diz-nao-ao-lixao/#.Uz8c9FepbrU (Acesso em 04 de abril de 2014).

Figura 2 

13 

Fonte: Disponível:http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/04/27/lixao-de-avenida-brasil-realidade-ou-ficcao/ (Acesso em 04 de abril de 2014).

Figura 3 

14 

Fonte: Disponível: http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=649&t=meio-ambiente-    (Acesso em 04 de abril de 2014).

Figura 4 

15 

Fonte: Disponível: http://www.portalmedquimica.com.br/textocontexto.php?id=64 (Acesso em 04 de abril de 2014).

 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 – Quais sentimentos essas figuras despertam em você?

2 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

3 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

4 – Na cidade em que você mora é possível observar cenas parecidas com aquelas retratadas nas figuras? Se sim, quais? Em quais regiões da cidade?

5 – É possível cogitar quem seriam os responsáveis pelas situações retratadas nas figuras?

6 – Você sabe para onde são levados os resíduos produzidos na sua casa?

7 – Você sabe se na cidade em que você mora existe aterro sanitário ou lixão?


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: Aprofundando sobre assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, o professor deve orientar os alunos a se organizarem em cinco grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão dos textos entre os membros dos grupos. Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável pela leitura de um texto. E cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem atrapalhar a leitura dos demais grupos. Dessa forma todos poderão se manter atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Resíduos Sólidos - Lixão, site Vivaterra
Fonte: Disponível: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_lixao.htm(Acesso 04 abril de 2014).

Grupo 2: Histórias de quem vive do lixo, sobrevive e morre um pouco a cada dia, site UOL
Fonte: Disponível: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2013/03/23/historias-de-quem-vive-do-lixo-sobrevive-e-morre-um-pouco-a-cada-dia-77262.php  (Acesso em 04 de abril de 2014).

Grupo 3: Lixão, site UNESP
Fonte: Disponível: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html    (Acesso em 04 de abril de 2014).

Grupo 4: Lixo Urbano, site Mundo Educação - Terra
Fonte: Disponível: http://www.mundoeducacao.com/geografia/lixo-urbano.htm  (Acesso em 04 de abril de 2014).

Grupo 5: EcoD Básico: Lixão, Aterro controlado e Aterro sanitário, site Rumo Sustentável
Fonte: Disponível: http://www.rumosustentavel.com.br/ecod-basico-lixao-aterro-controlado-e-aterro-sanitario/(Acesso em 04 de abril de 2014).

 

Observação:  O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente para os demais colegas de classe uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o professor deverá poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo (figura 6), que mostra como vivem as pessoas que utilizam o lixão como fonte de renda. O vídeo tem duração de 3min.

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo (figura 6) nos computadores acessando o link  http://www.youtube.com/watch?v=9PZo4OCXcMM    (Acesso em 04 de abril de 2014).

 

Comentário:

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação: Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 5: Maior lixão da América Latina é desativado após 34 anos (3:00 

16   

 

Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=9PZo4OCXcMM (Acesso em 04 de abril de 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

 

Observações:

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.

 

Questionário de Contextualização
 

1 – Por que o lixão de Gramacho é considerado um “crime ambiental”?

2 – Por que a localização geográfica do maior lixão da América Latina é prejudicial ao ambiente? Explique.

3 – O que seria necessário para viabilizar a desativação do lixão de Gramacho?

4 – Explique qual é a diferença entre o lixão de Gramacho e o aterro de Seropédica.

5 – Qual problema social ocorreu no lixão de Gramacho?

6 – O vídeo mostra um catador de lixo dizendo que “ficará com saudades” do lixão de Gramacho. O que você pensa a respeito?

 

Comentário:

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

 

Quarto momento: Explorando o Conhecimento

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 – Analise a letra da música*:

 

 

* 3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)

 

Corrida pra vender cigarro

Cigarro pra vender remédio

Remédio pra curar a tosse

Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros

Pneu, cerveja e gasolina

Cabeça pra usar boné

E professar a fé de quem patrocina

Querem te matar a sede, eles querem te sedar

Eles querem te vender, eles querem te comprar

(...)

 

Corrida contra o relógio

Silicone contra a gravidade

Dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes diz a verdade

Satisfação garantida

Obsolescência programada

Eles ganham a corrida antes mesmo da largada

(...)

 

(Fonte: Disponível:  http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/ . Acesso em 04 de abril de 2014)

 

Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:

 

a) o aumento excessivo dos impostos

 

b) aceleração do ciclo de renovação dos produtos   

 

c) imposição do tempo de realização das tarefas fabris   

 

d) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias   

 

e) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia 

 

(Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html. Acesso em 04 de abril de 2014).

 

2 - Analise os gráficos.

 

 18

 

Com base nas informações fornecidas e em conhecimentos sobre a dinâmica do lixo sólido no Brasil, é correto afirmar que a coleta seletiva.

 

 a) mais do que dobrou de 2006 a 2008, devido ao surgimento de usinas de compostagem, sendo as regiões Sul e Norte as mais atendidas em 2010.   

 

b) dobrou de 2004 a 2006, devido ao crescimento de cooperativas de catadores de lixo, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as mais atendidas em 2010.   
 

c) mais do que quintuplicou de 1994 a 2010, devido à possibilidade de reciclagem de vários materiais, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.   
 

d) triplicou de 1994 a 1999, devido à rígida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.   
 

e) dobrou de 1994 a 2004, devido à instalação de cooperativas de reciclagem, sendo as regiões Sul e Nordeste as mais atendidas em 2010.  

 
(Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html. Acesso em 04 de abril de 2014).

 

3 -  Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio.  (Veja, dezembro de 2011. Adaptado.)

 

O texto refere-se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém:

 

 a) plásticos.

 

b) eletrônicos.

 

c) garrafas pet.

 

d) latas de alumínio.

 

e) derivados do petróleo.

 

(Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html. Acesso em 04 de abril de 2014).

 

4 - Leia o poema seguir:

 

                             Eu etiqueta

 

Em minha calça está grudado um nome

Que não é meu nome de batismo ou de cartório,

Um nome ..... estranho.

Meu blusão traz lembrete de bebida

Que jamais pus na boca, nesta vida,

Em minha camiseta, a marca de cigarro

Que não fumo, até hoje não fumei

Minhas meias falam de produto

Que nunca experimentei

Mas são comunicados a meus pés.

(...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,

Minha gravata e cinto e escova de dente e pente (...)

Desde a cabeça ao bico dos sapatos,

São mensagens,

Letras falantes,

Gritos visuais,

Ordens de uso, abuso, reincidência,

Costume, hábitos, premência,

Indispensabilidade, e fazem

de mim homem-anúncio itinerante (...).

                                                                      Carlos Drummond de Andrade

 

O poema acima refere-se:

 

a) Aos produtos expostos nas vitrines dos shopping centers das cidades brasileiras.

 

b) À moda jovem, da sociedade globalizada e das comunicações em rede em escala planetária.

 

c) Ao consumismo, entendido como um fator importante para o desenvolvimento da sociedade capitalista.

 

d) À vida nas metrópoles e nas cidades globais cujos habitantes usam um vocabulário estrangeiro para expressar o processo de globalização.

 

e) Às relações comerciais desiguais em escala planetária, em que os países pobres consomem produtos fabricados em diferentes lugares do globo.

 

(Fonte: Disponível: http://www.franciscolinhares.com.br/conteudo.php?id=731. Acesso em 04 de abril de 2014).

 

5 - O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

 

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

 

          1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos

              abandonados ou da própria rua para esse fim.

 

          2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

 

          3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O

             chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

 

A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

 

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas 

 

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

 

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

 

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta 

 

e) Quando todas as alternativas estiverem corretas

 

(Disponível em: http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-lixo-urbano.htm#resposta-1333. Acesso em 04 de abril de 2014).

 

Resultado:

 

1 – B

2 – C

3 – B

4 – C 

5 – B

 

 

Quinto momento: Socializando e aprendendo

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula envolve a realização de uma campanha para sensibilização e orientação à comunidade escolar sobre a importância da reciclagem do lixo, a ser desenvolvida pelos alunos com base no conteúdo trabalhado nos momentos anteriores da aula.

 

Essa campanha pode ter caráter educativo e envolver a realização de palestras de conscientização, por exemplo. É possível ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresentação artística, seja ela uma peça teatral ou um conjunto de esquetes. Essa apresentação artística pode ser feita para a escola em um sentido mais amplo, de modo que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto. 

Recursos Complementares

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para professores:

 

Vídeo: “Documentário - A Vida no Lixão”, site Youtube

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=6IliXHXA6sI   (Acesso em 04 de abril de 2014)

 

 

Vídeo: “Vida no lixo”, site Youtube

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ikaNCqZF4tE(Acesso em 04 de abril de 2014)

 

Sugestões de links para os alunos:

 

Vídeo: “Aterro Sanitário X Lixão”, site Youtube

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=xUJdWSrfM_k(Acesso em 04 de abril de 2014)

 

Vídeo: “Ilha da Flores”, site Youtube

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg (Acesso em 04 de abril de 2014)

  

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou mesmo nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

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