22/04/2014
Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática
Preparação do ambiente:
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.
Figura 1
Fonte: Disponível: http://www.anf.org.br/honorio-gurgel-diz-nao-ao-lixao/#.Uz8c9FepbrU (Acesso em 04 de abril de 2014).
Figura 2
Fonte: Disponível:http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/04/27/lixao-de-avenida-brasil-realidade-ou-ficcao/ (Acesso em 04 de abril de 2014).
Figura 3
Fonte: Disponível: http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=649&t=meio-ambiente- (Acesso em 04 de abril de 2014).
Figura 4
Fonte: Disponível: http://www.portalmedquimica.com.br/textocontexto.php?id=64 (Acesso em 04 de abril de 2014).
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – Quais sentimentos essas figuras despertam em você?
2 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?
3 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?
4 – Na cidade em que você mora é possível observar cenas parecidas com aquelas retratadas nas figuras? Se sim, quais? Em quais regiões da cidade?
5 – É possível cogitar quem seriam os responsáveis pelas situações retratadas nas figuras?
6 – Você sabe para onde são levados os resíduos produzidos na sua casa?
7 – Você sabe se na cidade em que você mora existe aterro sanitário ou lixão?
Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Comentário:
Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.
Preparação do ambiente:
Nesse momento da aula, o professor deve orientar os alunos a se organizarem em cinco grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão dos textos entre os membros dos grupos. Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável pela leitura de um texto. E cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem atrapalhar a leitura dos demais grupos. Dessa forma todos poderão se manter atentos ao longo da leitura.
Grupo 1: Resíduos Sólidos - Lixão, site Vivaterra
Fonte: Disponível: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_lixao.htm(Acesso 04 abril de 2014).
Grupo 2: Histórias de quem vive do lixo, sobrevive e morre um pouco a cada dia, site UOL
Fonte: Disponível: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2013/03/23/historias-de-quem-vive-do-lixo-sobrevive-e-morre-um-pouco-a-cada-dia-77262.php (Acesso em 04 de abril de 2014).
Grupo 3: Lixão, site UNESP
Fonte: Disponível: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html (Acesso em 04 de abril de 2014).
Grupo 4: Lixo Urbano, site Mundo Educação - Terra
Fonte: Disponível: http://www.mundoeducacao.com/geografia/lixo-urbano.htm (Acesso em 04 de abril de 2014).
Grupo 5: EcoD Básico: Lixão, Aterro controlado e Aterro sanitário, site Rumo Sustentável
Fonte: Disponível: http://www.rumosustentavel.com.br/ecod-basico-lixao-aterro-controlado-e-aterro-sanitario/(Acesso em 04 de abril de 2014).
Observação: O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente para os demais colegas de classe uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o professor deverá poderá passar para o momento seguinte da aula.
Preparação do ambiente:
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo (figura 6), que mostra como vivem as pessoas que utilizam o lixão como fonte de renda. O vídeo tem duração de 3min.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo (figura 6) nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=9PZo4OCXcMM (Acesso em 04 de abril de 2014).
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Observação: Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Figura 5: Maior lixão da América Latina é desativado após 34 anos (3:00
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=9PZo4OCXcMM (Acesso em 04 de abril de 2014).
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
Observações:
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
Questionário de Contextualização
1 – Por que o lixão de Gramacho é considerado um “crime ambiental”?
2 – Por que a localização geográfica do maior lixão da América Latina é prejudicial ao ambiente? Explique.
3 – O que seria necessário para viabilizar a desativação do lixão de Gramacho?
4 – Explique qual é a diferença entre o lixão de Gramacho e o aterro de Seropédica.
5 – Qual problema social ocorreu no lixão de Gramacho?
6 – O vídeo mostra um catador de lixo dizendo que “ficará com saudades” do lixão de Gramacho. O que você pensa a respeito?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Preparação do ambiente:
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 – Analise a letra da música*:
|
(Fonte: Disponível: http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/ . Acesso em 04 de abril de 2014)
Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
a) o aumento excessivo dos impostos
b) aceleração do ciclo de renovação dos produtos
c) imposição do tempo de realização das tarefas fabris
d) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
e) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
(Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html. Acesso em 04 de abril de 2014).
2 - Analise os gráficos.
Com base nas informações fornecidas e em conhecimentos sobre a dinâmica do lixo sólido no Brasil, é correto afirmar que a coleta seletiva.
a) mais do que dobrou de 2006 a 2008, devido ao surgimento de usinas de compostagem, sendo as regiões Sul e Norte as mais atendidas em 2010.
b) dobrou de 2004 a 2006, devido ao crescimento de cooperativas de catadores de lixo, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as mais atendidas em 2010.
c) mais do que quintuplicou de 1994 a 2010, devido à possibilidade de reciclagem de vários materiais, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.
d) triplicou de 1994 a 1999, devido à rígida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.
e) dobrou de 1994 a 2004, devido à instalação de cooperativas de reciclagem, sendo as regiões Sul e Nordeste as mais atendidas em 2010.
(Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html. Acesso em 04 de abril de 2014).
3 - Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio. (Veja, dezembro de 2011. Adaptado.)
O texto refere-se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém:
a) plásticos.
b) eletrônicos.
c) garrafas pet.
d) latas de alumínio.
e) derivados do petróleo.
(Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html. Acesso em 04 de abril de 2014).
4 - Leia o poema seguir:
Eu etiqueta
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu nome de batismo ou de cartório,
Um nome ..... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nesta vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei
Minhas meias falam de produto
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
(...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova de dente e pente (...)
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidência,
Costume, hábitos, premência,
Indispensabilidade, e fazem
de mim homem-anúncio itinerante (...).
Carlos Drummond de Andrade
O poema acima refere-se:
a) Aos produtos expostos nas vitrines dos shopping centers das cidades brasileiras.
b) À moda jovem, da sociedade globalizada e das comunicações em rede em escala planetária.
c) Ao consumismo, entendido como um fator importante para o desenvolvimento da sociedade capitalista.
d) À vida nas metrópoles e nas cidades globais cujos habitantes usam um vocabulário estrangeiro para expressar o processo de globalização.
e) Às relações comerciais desiguais em escala planetária, em que os países pobres consomem produtos fabricados em diferentes lugares do globo.
(Fonte: Disponível: http://www.franciscolinhares.com.br/conteudo.php?id=731. Acesso em 04 de abril de 2014).
5 - O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:
Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos
abandonados ou da própria rua para esse fim.
2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.
3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O
chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.
A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.
a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas
b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas
c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas
d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta
e) Quando todas as alternativas estiverem corretas
(Disponível em: http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-lixo-urbano.htm#resposta-1333. Acesso em 04 de abril de 2014).
Resultado:
1 – B |
2 – C |
3 – B |
4 – C |
5 – B |
Preparação do ambiente:
Esse momento da aula envolve a realização de uma campanha para sensibilização e orientação à comunidade escolar sobre a importância da reciclagem do lixo, a ser desenvolvida pelos alunos com base no conteúdo trabalhado nos momentos anteriores da aula.
Essa campanha pode ter caráter educativo e envolver a realização de palestras de conscientização, por exemplo. É possível ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresentação artística, seja ela uma peça teatral ou um conjunto de esquetes. Essa apresentação artística pode ser feita para a escola em um sentido mais amplo, de modo que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.
Recursos Complementares
Sugestões de links para professores:
Vídeo: “Documentário - A Vida no Lixão”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=6IliXHXA6sI (Acesso em 04 de abril de 2014)
Vídeo: “Vida no lixo”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ikaNCqZF4tE(Acesso em 04 de abril de 2014)
Sugestões de links para os alunos:
Vídeo: “Aterro Sanitário X Lixão”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=xUJdWSrfM_k(Acesso em 04 de abril de 2014)
Vídeo: “Ilha da Flores”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg (Acesso em 04 de abril de 2014)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou mesmo nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/12/2014
Cinco estrelasGostei bastante, precisamos de fato trabalharmos como multiplicadores!!!
03/12/2014
Cinco estrelasOlá. Parabéns! Gostei muito da sua sugestão.
03/12/2014
Cinco estrelasExcelente material.Ameiii e vou aplicar !