22/04/2014
Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.
Fonte: Disponível:http://www.anf.org.br/honorio-gurgel-diz-nao-ao-lixao/#.Uz8c9FepbrU (Acesso em 04 de abri. 2014).
Fonte: Disponível:http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/04/27/lixao-de-avenida-brasil-realidade-ou-ficcao/ (Acesso em 04 de abri. 2014).
Fonte: Disponível: http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=649&t=meio-ambiente- (Acesso em 04 de abri. 2014).
Fonte: Disponível: http://www.portalmedquimica.com.br/textocontexto.php?id=64 (Acesso em 04 de abri. 2014).
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – Quais sentimentos essas figuras despertam em você?
2 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?
3 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?
4 – Na cidade em que você mora é possível observar cenas parecidas com aquelas retratadas nas figuras? Se sim, quais? Em quais regiões da cidade?
5 – É possível cogitar quem seriam os responsáveis pelas situações retratadas nas figuras?
6 – Você sabe para onde são levados os resíduos produzidos na sua casa?
7 – Você sabe se na cidade em que você mora existe aterro sanitário ou lixão?
Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Comentário:
Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem
Nesse momento da aula, o professor deve orientar os alunos a se organizarem em cinco grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão dos textos entre os membros dos grupos. Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável pela leitura de um texto. E cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem atrapalhar a leitura dos demais grupos. Dessa forma todos poderão se manter atentos ao longo da leitura.
Grupo 1: Resíduos Sólidos - Lixão, site Vivaterra
Fonte: Disponível: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_lixao.htm(Acesso: em 04 de abril de 2014).
Grupo 2: Histórias de quem vive do lixo, sobrevive e morre um pouco a cada dia , site UOL
Fonte: Disponível: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2013/03/23/historias-de-quem-vive-do-lixo-sobrevive-e-morre-um-pouco-a-cada-dia-77262.php (Acesso: em 04 de abril de 2014).
Grupo 3: Lixão, site UNESP
Fonte: Disponível: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html (Acesso: em 04 de abril de 2014).
Grupo 4: Lixo Urbano, site Mundo Educação - Terra
Fonte: Disponível: http://www.mundoeducacao.com/geografia/lixo-urbano.htm (Acesso: em 04 de abril de 2014).
Grupo 5: EcoD Básico: Lixão, Aterro controlado e Aterro sanitário, site Rumo Sustentável
Fonte: Disponível: http://www.rumosustentavel.com.br/ecod-basico-lixao-aterro-controlado-e-aterro-sanitario/(Acesso: em 04 de abril de 2014).
O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente para os demais colegas de classe uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o professor deverá poderá passar para o momento seguinte da aula.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo (figura 5), que mostra como vivem as pessoas que utilizam o lixão como fonte de renda. O vídeo tem duração de 3min.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo (figura 5) nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=9PZo4OCXcMM (Acesso: em 04 de abril de 2014).
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=9PZo4OCXcMM (Acesso: em 04 de abril de 2014).
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1 – Por que o lixão de Gramacho é considerado um “crime ambiental”?
2 – Por que a localização geográfica do maior lixão da América Latina é prejudicial ao ambiente? Explique.
3 – O que seria necessário para viabilizar a desativação do lixão de Gramacho?
4 – Explique qual é a diferença entre o lixão de Gramacho e o aterro de Seropédica.
5 – Qual problema social ocorreu no lixão de Gramacho?
6 – O vídeo mostra um catador de lixo dizendo que “ficará com saudades” do lixão de Gramacho. O que você pensa a respeito?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 – Analise a letra da música*:
3ª do plural (Engenheiros do Hawaii) |
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Corrida pra vender cigarro Cigarro pra vender remédio Remédio pra curar a tosse Tossir, cuspir, jogar pra fora Corrida pra vender os carros Pneu, cerveja e gasolina Cabeça pra usar boné E professar a fé de quem patrocina Querem te matar a sede, eles querem te sedar Eles querem te vender, eles querem te comprar |
(...) Corrida contra o relógio Silicone contra a gravidade Dedo no gatilho, velocidade Quem mente antes diz a verdade Satisfação garantida Obsolescência programada Eles ganham a corrida antes mesmo da largada (...) |
* Letra e música disponível no site: http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/ (Acesso: em 04 de abril de 2014).
Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
a) o aumento excessivo dos impostos
b) aceleração do ciclo de renovação dos produtos
c) imposição do tempo de realização das tarefas fabris
d) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
e) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html(Acesso: em 04 de abril de 2014).
2 - Analise os gráficos.
Com base nas informações fornecidas e em conhecimentos sobre a dinâmica do lixo sólido no Brasil, é correto afirmar que a coleta seletiva.
a) mais do que dobrou de 2006 a 2008, devido ao surgimento de usinas de compostagem, sendo as regiões Sul e Norte as mais atendidas em 2010.
b) dobrou de 2004 a 2006, devido ao crescimento de cooperativas de catadores de lixo, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as mais atendidas em 2010.
c) mais do que quintuplicou de 1994 a 2010, devido à possibilidade de reciclagem de vários materiais, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.
d) triplicou de 1994 a 1999, devido à rígida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.
e) dobrou de 1994 a 2004, devido à instalação de cooperativas de reciclagem, sendo as regiões Sul e Nordeste as mais atendidas em 2010.
Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html (Acesso: em 04 de abril de 2014).
3 -Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio.
(Veja, dezembro de 2011. Adaptado.)
O texto refere-se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém:
a) plásticos.
b) eletrônicos.
c) garrafas pet.
d) latas de alumínio.
e) derivados do petróleo.
Fonte: Disponível: http://geoconceicao.blogspot.pt/2011/12/vestibular-2011-1-uneal-o-conceito-de.html(Acesso: em 04 de abril de 2014).
4 - Leia o poema seguir:
Eu etiqueta
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu nome de batismo ou de cartório,
Um nome ..... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nesta vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei
Minhas meias falam de produto
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
(...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova de dente e pente (...)
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidência,
Costume, hábitos, premência,
Indispensabilidade, e fazem
de mim homem-anúncio itinerante (...).
Carlos Drummond de Andrade
O poema acima refere-se:
a) Aos produtos expostos nas vitrines dos shopping centers das cidades brasileiras.
b) À moda jovem, da sociedade globalizada e das comunicações em rede em escala planetária.
c) Ao consumismo, entendido como um fator importante para o desenvolvimento da sociedade capitalista.
d) À vida nas metrópoles e nas cidades globais cujos habitantes usam um vocabulário estrangeiro para expressar o processo de globalização.
e) Às relações comerciais desiguais em escala planetária, em que os países pobres consomem produtos fabricados em diferentes lugares do globo.
Fonte: Disponível: http://www.franciscolinhares.com.br/conteudo.php?id=731(Acesso: em 04 de abril de 2014).
5 - O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:
Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.
2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.
3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.
4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.
a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas
b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas
c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas
d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta
e) Quando todas as alternativas estiverem corretas
Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-lixo-urbano.htm#resposta-1333(Acesso em 04 de abr. 2014)
1 – B |
2 – C |
3 – B |
4 – C |
5 – B |
Vídeo: “Documentário - A Vida no Lixão”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=6IliXHXA6sI (Acesso em 04 de abr. 2014)
Vídeo: “Vida no lixo”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ikaNCqZF4tE (Acesso em 04 de abr. 2014)
Vídeo: “Aterro Sanitário X Lixão”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=xUJdWSrfM_k (Acesso em 04 de abr. 2014)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou mesmo nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
Cinco estrelas 1 classificações
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07/05/2014
Cinco estrelasEsta aula foi muito bem elaborada,pois estando em voga a preservação do meio ambiente as aulas elucidam muito as dúvidas dos alunos, ainda mais com a fonte de pesquisa que a internet nos oferece. Se podemos usar estas fontes ricas em detalhes como vídeos, fotos. várias fontes de pesquisas por que não aproveita-las?