22/04/2014
Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas sobre Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em seis grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão dos textos entre os membros dos grupos. Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável pela leitura de um texto. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem atrapalhar a leitura dos demais grupos. Dessa forma todos poderão se manter atentos ao longo da leitura.
Grupo 1: Lixo Eletrônico, site Sua Pesquisa
Fonte: Disponível: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_eletronico.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 2: Lixo Eletrônico no Brasil, site Info Escola
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/meio-ambiente/lixo-eletronico-no-brasil/. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 3: As lixeiras do mundo desenvolvido, site Planeta Sustentável
Fonte: Disponível: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixeiras-mundo-desenvolvido-625781.shtml. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 4: Lixo Eletrônico – Uma Ameaça Ambiental e Social, site Atitudes Sustentáveis
Fonte: Disponível: http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/lixo-eletronico-uma-ameaca-ambiental-e-social/. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 5: Lixo Eletrônico: O que é e onde descartar o lixo eletrônico, site Educação
Fonte: Disponível: http://www.educacao.cc/ambiental/lixo-eletronico-o-que-e-e-onde-descartar-o-lixo-eletronico/. Acesso em 08 de abril de 2014.
Grupo 6: "E-waste", você sabe o que é isso?, site Bom de Pauta
Fonte: Disponível: http://bomdepauta.blogspot.pt/2009/07/e-waste-voce-sabe-o-que-e-isso_25.html. Acesso em 08 de abril de 2014.
O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada, para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o professor deverá poderá passar para o momento seguinte da aula.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo, que ilustra possibilidades de reciclagem do lixo eletrônico. O vídeo tem duração de 11min40s .
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo (figura 1) nos computadores acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=yB7PPIKzr6w. Acesso em 08 de abril de 2014.
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD e exibi-lo em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno, caneta e lápis para anotações.
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=yB7PPIKzr6w. Acesso em 08 de abril de 2014.
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1 – O que é um mutirão eletrônico?
2 – Por que o Brasil foi considerado pela ONU o maior produtor de lixo eletrônico?
3 – Qual a quantidade de lixo eletrônico descartada pela China?
4 – Como é feita a separação do lixo eletrônico?
5 – Quais são as destinações dos diferentes tipos de placas provenientes do lixo eletrônico?
6 – Qual é a porcentagem de aproveitamento do lixo eletrônico?
7 – Qual é a destinação do lixo eletrônico produzido na sua casa?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente sua resposta. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele interferir ou complementar as respostas, sempre que achar necessário.
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 - Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.
A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que
A) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.
B) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.
C) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.
D) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.
E) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.
(Fonte: Disponível em http://vestibular.brasilescola.com/enem/prova-amarelaquestao-19.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.)
2 - Considerando verdadeiras as premissas:
• Todo lixo eletrônico contamina o meio ambiente.
• Existe lixo eletrônico que é destinado à reciclagem.
Pode-se concluir logicamente que se um determinado lixo
A) é eletrônico ou é destinado à reciclagem, então contamina o meio ambiente.
B) não é eletrônico e contamina o ambiente, então não é destinado à reciclagem.
C) contamina o meio ambiente e não é destinado à reciclagem, então é lixo eletrônico.
D) não é destinado à reciclagem e não contamina o meio ambiente, então não é eletrônico.
E) é destinado à reciclagem ou não contamina o meio ambiente, então não é lixo eletrônico.
(Fonte: Disponível em http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/vestibular/provas/2010/prova-vestibular-1s-2010.pdf. Acesso em 08 de abril de 2014).
3 - Um dos grandes problemas do lixo eletrônico é o pequeno número de empresas que conhecem a tecnologia para a reciclagem de produtos como monitores e placas de circuito impresso. Uma empresa, com sede em Cingapura, conta como é seu processo de reciclagem:
“Primeiramente separamos a sucata eletrônica por classe, efetuamos a destruição através da moagem e exportamos para a usina. Lá é feita uma desintoxicação (processo de elevação de temperatura em câmara selada a 1200C° e resfriamento em 4 segundos para 700C°), filtragem de dioxinas, liquidificação, separação por densidade, separação por eletrólise, decantação, refinagem e solidificação em barras.”
De acordo com o processo de reciclagem exposto são feitas as seguintes afirmações:
I. A decantação é um processo de separação.
II. A desintoxicação é um processo térmico com taxa de variação térmica, em módulo, na ordem de 125ºC por segundo.
III. A eletrólise consiste num processo químico.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III
(Fonte: Disponível em http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/vestibular/provas/2010/prova-vestibular-1s-2010.pdf. Acesso em 08 de abril de 2014).
4 - Praticamente todos os aparelhos eletrônicos contêm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais são solda dos os componentes. As trilhas metálicas dessas placas são de cobre, como mostra a figura a seguir.
Considere as seguintes informações, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obtenção de cobre puro, o mais rapidamente possível, a partir de placas de circuito impresso.
I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polímero em ácido nítrico, o cobre reage formando uma solução aquosa de nitrato cúprico. O polímero se mantém intacto.
II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtém-se um material com maior superfície de contato e que, portanto, reage mais rapidamente.
III. Submetendo-se uma solução de nitrato cúprico à eletrólise, forma-se cobre metálico puro.
IV. Filtrando-se uma mistura de polímero e solução de nitrato cúprico, a solução passa pelo filtro, mas o polímero fica retido.
Com base nessas informações, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem:
A) II – I – IV – III.
B) III – II – IV – I.
C) I – III – II – IV.
D) III – IV – II – I.
E) II – IV – I – III.
(Fonte: Disponível em http://visaoportal.com.br/blog/arquivos/6/Lista-8-Curso-Alex-1S.pdf. Acesso em 08 de abril de 2014).
1 – C |
2 – D |
3 – E |
4 – A |
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos selecionados em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.
Texto 1 – Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes, site Estadão
Fonte: Disponível: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495,0.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.
Texto 2 – Em 2017, volume de lixo eletrônico no mundo aumentará 33%, alerta estudo, site G1
Fonte: Disponível: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/em-2017-volume-de-lixo-eletronico-no-mundo-aumentara-33-alerta-estudo.html. Acesso em 08 de abril de 2014.
O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e que outro aluno faça o mesmo com o texto 2.
Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:
Comentário:
Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.
Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.
Nesse momento da aula, cabe o professor de Ciências fazer contato com o professor de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os alunos a tradução da letra da música “Technologic”, da dupla Daft Punk, apresentada abaixo (quadro 1) em inglês e já também em português, para facilitar o trabalho do professor de Inglês.
O professor de Inglês pode também solicitar que os alunos façam uma atividade de pesquisa em sala de aula, por meio da qual pesquisarão em dicionários a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.
Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.
Technologic |
Buy it, use it, break it, fix it Buy it, use it, break it, fix it |
TRADUÇÃO |
Tecnológico |
Compre, use, quebre, conserte Compre, use, quebre, conserte |
Fonte: Disponível em http://www.vagalume.com.br/daft-punk/technologic-traducao.html. Acesso em 08 de abril de 2014.
Caso o professor de inglês considere pertinente, poderá apresentar aos alunos o vídeo-clip da música em questão (figura 2), disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=YtdWHFwmd2o. Acesso em 08 de abril de 2014.
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=YtdWHFwmd2o. Acesso em 08 de abril de 2014.
Vídeo: “A importância do descarte correto do lixo eletrônico”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=F8f8Di3O8ic. Acesso em 08 de abril de 2014.
Vídeo: “Lixo Eletrônico - Qual o melhor destino para ele?”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Yo7obqWfMmU. Acesso em 08 de abril de 2014.
Vídeo: “Lixo eletrônico”, site Veja
Fonte: Disponível: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/lixo-eletronico-56. Acesso em 08 de abril de 2014.
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou mesmo nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
Quatro estrelas 3 classificações
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15/06/2014
Cinco estrelasAdorei a aula. Conteúdo importante tanto na área das Ciências, quanto na de Português. Após acesso às informações será possível ao alunos dissertar sobre o assunto com connhecimento de causa. Utilização de diversas linguagens, interdisciplinaridade presente. Os alunos devem adorar.
13/05/2014
Quatro estrelasÓtimo roteiro assim como os recursos indicados.
08/05/2014
Quatro estrelasMuito interessante!