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Explorando o plano cartesiano no tabuleiro

 

09/06/2014

Autor e Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e  operações – naturais, inteiros, racionais ou reais (H1), é proposto para essa aula o seguinte objetivo:

- Identificar no Plano Cartesiano as coordenadas de um ponto de forma lúdica.

Duração das atividades
1 hora/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·      Plano Cartesiano.

·      Coordenadas cartesianas.

·      Números Inteiros.

·      Operações com números inteiros.

·      Noções da utilização do software GeoGebra.

Estratégias e recursos da aula

Recursos materiais

 

·      Dados com as faces numeradas de 1 a 6.

·      Dados com as faces identificadas com sinais de positivo (+) e negativo (–). 

·      Tabuleiro Impresso.

·      Folha de registros elaborada previamente.

·      Projetor multimídia (data show) ou TV conectada ao computador.

 

Professor, para o desenvolvimento das atividades propostas nessa aula utiliza-se o Software GeoGebra para auxiliar a construção do tabuleiro e compreensão de conceitos geométricos (Figura 1).

 

Vale lembrar que o software GeoGebra é um programa gratuito e o seu download está disponível em: <http://migre.me/jBiaC>, acesso em 14 nov. 2013. Também é possível utilizar este software online, ou seja, sem realizar sua instalação. Para isso, acesse o link <http://migre.me/jBijx>, acesso em 14 nov. 2013.

 

A presente proposta de aula prevê a execução de um jogo em que serão exploradas as coordenadas cartesianas.  Inicialmente, propõe-se que o professor divida a turma em grupos de dois componentes.  Para agilizar o processo, recomenda-se que o tabuleiro seja preparado previamente pelo professor, além disso, esses tabuleiros podem ser apresentados impressos a cada dupla ou por meio de um projetor multimídia.

 

Caso o professor opte pela construção do tabuleiro junto com os discentes, torna-se importante atentar para o tempo planejado para a sua realização.

 

 

Figura 1: Tabuleiro construído no software GeoGebra

1

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Comentário: Na confecção do jogo pelos alunos, a construção do tabuleiro torna-se uma oportunidade para o professor resgatar os princípios de identificação dos números inteiros em uma reta numérica e construção de circunferências.

 

Disponibilize também para os alunos, um quadro de registro das jogadas, como o do exemplo abaixo (Quadro 1).

 

 

Quadro 1: Exemplo de quadro para registro das jogadas

Nome do Jogador:

Número da Rodada

1ª Jogada com os dados

(eixo x)

2ª Jogada com os dados

(eixo y)

Par Ordenado

Pontuação

TOTAL

 

 

 

 

 

Destinado à soma da pontuação ao final do jogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo da autora

 

 

REGRAS DO JOGO

 

O professor disponibiliza um tabuleiro para cada jogador e um dado com as faces numeradas e outro com as faces identificadas com os sinais positivo ( + ) e negativo ( – ) para cada dupla. Os dois dados deverão ser lançados por cada jogador simultaneamente. A primeira jogada tem como referência o eixo x, já a segunda jogada se refere ao ponto do eixo y. O jogador deverá marcar em seu tabuleiro as Coordenadas sorteadas.

 

O número de rodadas a serem jogadas fica a critério do professor, aconselha-se entre cinco e dez rodadas. Para a formalização posterior, o professor deve orientar os jogadores a registrarem todos os passos da jogada conforme identificado em cada coluna do quadro. Vence o jogador que obter a maior pontuação após a soma de todas as rodadas.

 

EXEMPLO: Suponha que o Jogador 1 ao jogar os dados pela primeira vez obteve – 1  e na segunda jogada obteve +4. Assim o quadro deve ser preenchido da seguinte maneira (Quadro 2) e o par ordenado marcado no tabuleiro (Figura 2).

 

 

Quadro 2: Exemplo de jogada       

Nome do Jogador: Jogador 1

Número da Rodada

1ª Jogada com os dados

(eixo x)

2ª Jogada com os dados

(eixo y)

Par Ordenado

Pontuação

TOTAL

1

-1

+4

(-1,4)

-10

Destinado à soma da pontuação ao final do jogo.

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Figura 2: Marcação do ponto (-1,4) no tabuleiro GeoGebra            

2

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Discuta com os alunos as chances de ganhar 15 pontos e as chances de não ganhar nenhum ponto, solicite que registrem as conclusões.

 

Comentário: Durante a realização do jogo, aconselha-se ao professor ficar atento às jogadas dos alunos. Para isso, torna-se importante que o docente circule pelo ambiente buscando garantir esse momento.

Recursos Complementares

Os quadros de valores podem ser registrados, posteriormente, usando um software de planilhas de cálculos como, por exemplo, o Excel do Office do Windows. Sugere-se aos professores que, ao utilizarem os softwares de planilhas de cálculos, os alunos possam ser desafiados a elaborarem e criarem fórmulas para a coluna “TOTAL” que apresenta o resultado das operações com a pontuação obtida em cada rodada. Para isso, o professor deve ter certo domínio do software quanto à sua formatação e configuração.

Avaliação

Recomenda-se, como processo de avaliação, que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades sugeridas e na participação dos jogos em grupo, pois, conforme apontam os PCN, os jogos em grupo representam “uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico” (BRASIL, 1997, p. 36).

Pode-se ainda, adotar como critério avaliativo formal o registro individual dos alunos quando da realização das suas jogadas. 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • JOsemberg de Carvalho, EEEF ODILON RIBEIRO COUTINHO , Paraíba - disse:
    josembergcarvalho@gmail.com

    09/06/2014

    Cinco estrelas

    Programei a aula com alunos dos 8º e 9º anos e eles ficaram maravilhados. Depois desenvolvemos uma versão batalha naval.


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