Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


More than sufficient or more/less than necessary? Using too or enough.

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

falar sobre a quantidade ou tamanho de alguma coisa; 

expressar-se sobre excessos (too), adequação (enough) ou inadequação (not enough) de algo;

Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento das estruturas básicas do inglês, como sujeito, verbo e complemento. 

Estratégias e recursos da aula

atividades xerocopiadas;

atividades online;

vídeos;

slide;

dinâmicas em grupo e individuais;

recursos multimídias;

imagens veiculadas na internet;

aula expositiva;

discussão do tema

 

                                             More than sufficient or more/less than necessary? Using too or enough

 

                                 at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=too+enough&oq=too+enough&gs_l=img.3..0j0i24l3.1382.2683.0.3459.10.8.0.2.2.1.

166.693.5j3.8.0....0...1ac.1.41.img..1.9.536.rBe9SIdILCQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=6Tw67DoLyfYhLM%253A%3Bq9xJSCTThSZCYM%3Bhttp%253A%252F%25

2Fstarcrossedsmile.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F10%252Ftoo-much-thinking-not-enough-doing2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fstarcrossedsmile.com%252F2013%252F10%252Fmuch-thinking%252F%3B600%3B800 (acesso em 15.04.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

No laboratório de informática, projete a seguinte imagem para os alunos. Peça para que a descrevam, observando as personagens, a provável relação entre elas, o local em que se encontram, assim como suas expressões corporais e gestuais. Em seguida, um aluno deverá realizar a leitura da tirinha em voz alta. A partir da leitura, faça as seguintes perguntas:

Qual a relação entre as personagens?

Do que se trata a tirinha?

O pai é otimista ou pessimista em relação ao passar dos anos?

Você concorda com o dizer do pai? Por que? 

Promova uma discussão sobre o assunto, que poderá ser na língua inglesa, dependendo do grau de proficiência dos seus alunos. Caso isso não seja possível, introduza alguns termos em inglês, de modo a ajudar com o vocabulário que poderá ser utilizado no decorrer da aula. Incentive, sempre, a participação de todos os alunos nas atividades propostas.   

at

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TOO+AND+ENOUGH&oq=TOO+AND+ENOUGH&gs_l=img.3..0i19.1552.4044.0.4666.

14.10.0.4.4.0.120.456.9j1.10.0....0...1ac.1.41.img..2.12.255.Fdk-xFcD0is#facrc=_&imgdii=_&imgrc=02OwQnxfyMXWuM%253A%3Bw94WBUPofDTrBM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.glasbergen.com%252Fwp-content%252Fgallery%252Ffamily%252Ffam57.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fclassroomtogo.blogspot.com%252F2011%252F11%252Ftoo-x-enough.html%3B593%3B533 (acesso em 15.04.2014)

 

Atividade 2

 

Projete no datashow o slide disponível no site: http://pt.slideshare.net/yolyordam/too-enough-presentation-864604?qid=c88c0697-4b7d-4ae5-9ded-1b73aaff2668&v=qf1&b=&from_search=1 (acesso em 17.04.2014) e peça para que os alunos acompanhem na leitura. Antes de mostrar as frases do slide, peça aos alunos para observarem as imagens e tentem elaborar frases sobre a situação apresentada em cada imagem projetada. Faça as duas primeiras para ilustrar. 

 

at

Imagem ilustrativa da tela inicial do slide

 

 

Atividade 3

 

Projete o seguinte texto no quadro e peça a leitura dos alunos em silêncio. Esse texto poderá ser xerocopiado e entregue aos alunos, para suas anotações pessoais e futuras consultas sobre o tema ora apresentado.

 

                                                           TOO / ENOUGH

Basic definition:

We use too and enough to talk about the quantity or size of something. Too indicates that there is a problem with the quantity or size of something. Enough indicates that the quantity or size of something is suitable or appropriate.

The shoe is too big = it does not fit my foot properly; it is the wrong size

The shoe is big enough = it fits my foot properly; it is the correct size

Not enough means that there is a problem with the quantity or size of something. The quantity is insufficient.

The shoe is not big enough = The shoe is too small

Used with adjectives:

We put too before the adjective and we put enough after the adjective.

He is too young I am too poor
She is old enough You are rich enough
He isn't old enough I'm not rich enough

 

Used with nouns: 

We put enough before nouns.

We use too much/ too little before uncountable nouns.

We use too many/too few before countable nouns.

Uncountable nouns: Countable nouns:
   
I have enough water I have enough shirts
You don't have enough water You don't have enough shirts
You have too little water You have too few shirts
He has too much water He has too many shirts

Used with adverbs: 

We put too before the adverb and we put enough after the adverb.

She drives too quickly He works too hard
You drive carefully enough to pass your driving test You work hard enough
She doesn't drive carefully enough I don't work hard enough

 

Used with verbs: 

With some verbs, we can use too much and enough like adverbs. We rarely use too little in this way, although it is possible.

 

I worry too much She's written too much You think too much about your problems
I don't relax enough I've written enough He doesn't think enough about his friends

Texto adaptado da fonte: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode57/languagepoint.shtml (acesso em 15.04.2014)

 

Depois da leitura silenciosa, peça para que cada aluno se responsabilize pela explicação de um dos itens destacados em lilás. Ajude-os, se necessário. 

 

 

MÓDULO 2

 

Atividade 4

 

Organize os alunos em duplas, para que façam os seguintes exercícios, retirados do sitehttp://www.grammar-test.englet.com/enough-and-too (acesso em 15.04.2014). Disponibilize um tempo de, aproximadamente, 15 minutos para a realização dos exercícios. Circule pela sala, ajudando-os com as dúvidas de vocabulário ou conteúdo. Para a correção, cada dupla deverá responder a um item, viabilizando a participação de todos. 

 

Exercise I

 

In this exercise you have to complete the sentences with enough or too!

  1. She's ... young to get married. 
  2. Do you have ... money to buy this motorbike?
  3. The coffee is ... hot for me to drink.
  4. The girl is tall ... to reach the baggage.
  5. Can you give ... time to finish this project?
 

Exercise II

 

In this exercise you have to combine two sentences into one using too orenough. 

Example : I couldn't drink the tea. It was too hot. (too)
You write : The tea was too hot for me to drink.
  1. I couldn't eat the food. It was too sour. (too)
  2. The boy can't work here. He is not tall enough. ( enough )
  3. Five people can't live in this house. The house is too small. ( too )
  4. I can't walk to school. The school is too far. ( too )
  5. He can't finish this job alone. He is too lazy. ( too )

 

 

Atividade 5

 

Escolha figuras de revistas ou projete imagens no datashow e peça para que elaborem frases utilizando too ou enough.  Faça a primeira como exemplo. Depois de elaboradas, os alunos deverão apresentar suas frases para o grupo. Disponibilize dicionários para ajudá-los com o vocabulário ou sugira dicionários online (vide sugestão de dicionário online no 'Recursos Complementares' desta aula). Durante a apresentação, fique atento à pronúncia das palavras, corrigindo, quando necessário.

Algumas imagens/figuras que poderão ser utilizadas: 

1)

at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=too+and+enough&oq=too+and+enough&gs_l=img.3..0i19.949.4440.0.5313.14.

10.0.2.2.1.907.3408.3j2j0j2j1j0j2.10.0....0...1ac.1.41.img..7.7.769.vmAe53_Lbpo#facrc=_&imgdii=_&imgrc=PGUR2Mq9AwvlCM%253A%3BVYAg3N_xIbWKGM

%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252Fmakeagame%252Fmy_documents%252Fmy_pictures%252F2011%252Fmar%252FD29_heavy_

box.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252Fmakeagame%252Fviewgame.asp%253Fid%253D6030%3B355%3B400 (acesso em 16.04.2014)

 

The trunk is too heavy for him to carry. OR

He is not strong enough to carry the trunk. 

 

2)

ata

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TOO+AND+ENOUGH&oq=TOO+AND+ENOUGH&gs_l=img.3..0i19.1552.4044.0.

4666.14.10.0.4.4.0.120.456.9j1.10.0....0...1ac.1.41.img..2.12.255.Fdk-xFcD0is#facrc=_&imgdii=_&imgrc=0cNPGFMiyQYF_M%253A%3B3zhXkk2af-a71M%3Bhttp%253A%252F%252Fsadeewhip.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F04%252Ftoo-big-to-fit.png%3Bhttp%253A%252F%252Fsadeewhip.com%252Fauthentic%252F%3B500%3B357 (acesso em 16.04.2014)

 

The elephant is too big to get into the house. OR

Th elephant is not small enough to get into the house.

 

3)

at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TOO+AND+ENOUGH&oq=TOO+AND+ENOUGH&gs_l=img.3..0i19.1552.4044.0.

4666.14.10.0.4.4.0.120.456.9j1.10.0....0...1ac.1.41.img..2.12.255.Fdk-xFcD0is#facrc=_&imgdii=_&imgrc=fBxwu-S0d1aeRM%253A%3B00_hGtyiyuQlEM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogabcmicrocamp.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F06%

252Fnot-tall-enough.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogabcmicrocamp.com.br%252Fgramatica%252Ftoo-vs-enough%252F%3B400%3B518 (acesso em 16.04.2014)

 

The boy is not tall enough to play. OR

The boy is too short to play. 

4) 

at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TOO+AND+ENOUGH&oq=TOO+AND+ENOUGH&gs_l=img.3..0i19.1552.4044.0.

4666.14.10.0.4.4.0.120.456.9j1.10.0....0...1ac.1.41.img..2.12.255.Fdk-xFcD0is#facrc=_&imgdii=_&imgrc=FORxDVwBDx039M%253A%3BHAd-FV-Ys-mPYM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.michellehenry.fr%252Ftooyoung.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.michellehenry.fr%252Factel2.htm%3B182

%3B120 (acesso em 16.04.2014)

 

The baby is too young to drive a car. OR

The baby is not old enough to drive a car. 

 

5) 

at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TOO+AND+ENOUGH&oq=TOO+AND+ENOUGH&gs_l=img.3..0i19.1552.4044.

0.4666.14.10.0.4.4.0.120.456.9j1.10.0....0...1ac.1.41.img..2.12.255.Fdk-xFcD0is#facrc=_&imgdii=_&imgrc=9g8YxNvuRsNy5M%253A%3BXa184YbxJzyBgM%3Bhttp%253A%252F%252Frunbook-automation.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F12%252FToo-much-work.png%3Bhttp%253A%252F%252Frunbook-automation.com%252Fattention-it-professionals

-too-much-to-do-and-not-enough-resources%252F%3B350%3B315 (acesso em 16.04.2014)

 

He has too much work to do. OR

He doesn´t have time enough to do everything he wants. 

 

6)

ata

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=TOO+AND+ENOUGH&oq=TOO+AND+ENOUGH&gs_l=img.3..0i19.1552.4044.0.4666.

14.10.0.4.4.0.120.456.9j1.10.0....0...1ac.1.41.img..2.12.255.Fdk-xFcD0is#facrc=_&imgdii=_&imgrc=o0BXbSKZVmSB0M%253A%3B00_hGtyiyuQlEM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogabcmicrocamp.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F06%252Fsandwich-too-big.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogabcmicrocamp.com.br%252Fgramatica%252Ftoo-vs-enough%252F%3B198%3B255 (acesso em 17.04.2014)

 

The sandwich is too big for him to eat. OR

He is not hungry enough to eat such a big sandwich.

 

Atividade 6

 

                      TALKING ABOUT THEMSELVES

 

 

                         at

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=talking+about+themselves&oq=talking+about+themselves&gs_l=img.3..0i5i19.1092.6051.

0.6499.26.23.0.2.2.1.601.2741.13j5j4j5-1.23.0....0...1ac.1.41.img..7.19.1245.CNfVM5CgeEk#facrc=_&imgdii=_&imgrc=fOOfUmdxWNrdGM%253A%3ByVXT0IhAHveNMM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.

blogspot.com%252F-1qXfM4I8XJ8%252FToAH84eQZII%252FAAAAAAAAABM%252FNfeBVMvXyGw%252Fs320%252F209334611t55hkc.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Flife-mechanisms.blogspot.com%252F2011%252F09%252Fhow-to-talk-and-communicate-smartly.html%3B320%3B240 (acesso em 17.04.2014)

 

Nesse momento da aula, os alunos deverão criar frases sobre situações verdadeiras em suas próprias vidas (afetiva, estudantil, pessoal, etc). Dê alguns exemplos para encorajá-los. Em seguida, peça para que apresentem suas frases para os demais colegas. Ajude-os com vocabulário ou disponibilize dicionários. Alguns exemplos que poderão ser utilizados: 

- One day I´ll be thin enough to wear a bikini on the beach.
One day I´ll be  fluent enough to talk to a foreign person. 
- One day my boyfriend will be romantic enough to buy me flowers. 
 

Frases adaptadas do sitehttp://classroomtogo.blogspot.com.br/2011/11/too-x-enough.html (acesso em 17.04.2014)

 

 

Recursos Complementares

Para outras explicações sobre o tema, acesse:

http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-lesson-too-enough.php#.U002TVXIaQA (acesso em 15.04.2014);

http://www.grammar-quizzes.com/infinitive3b.html (acesso em 17.04.2014)

Para vídeos sobre o assunto, acesse:

http://www.engvid.com/too-enough/ (acesso em 15.04.2014);

http://www.youtube.com/watch?v=ethbBja46v4 (acesso em 17.04.2014);

http://www.youtube.com/watch?v=yeOA1bUCQy4 (acesso em 17.04.2014)

Dicionários online:

http://dicionario.babylon.com/rede%20social/ (acesso em 17.04.2014)

Para 'quizzes, exercises and practice' sobre o assunto, acesse:

http://www.agendaweb.org/grammar/too-enough-exercises.html (acesso em 15.04.2014);

http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-10731.php (acesso em 15.04.2014);

http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-41409.php (acesso em 17.04.2014);

http://www.usingenglish.com/quizzes/239.html (acesso em 17.04.2014)

Para slides sobre o tema, acesse:

http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=too+enough (acesso em 17.04.2014)

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados durante a execução de todas as atividades sugeridas na aula.

Para uma avaliação formal, os alunos deverão trazer imagens de revistas ou de outra fonte midiática e preparar um pôster com frases utilizando o conteúdo apresentado na aula. Haverá a apresentação do pôster que deverá ser afixado na sala de aula ou em um ambiente de livre acesso na escola, possibilitando a visualização dos demais alunos, professores e direção da escola.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.