22/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
falar sobre a quantidade ou tamanho de alguma coisa;
expressar-se sobre excessos (too), adequação (enough) ou inadequação (not enough) de algo;
Conhecimento das estruturas básicas do inglês, como sujeito, verbo e complemento.
atividades xerocopiadas;
atividades online;
vídeos;
slide;
dinâmicas em grupo e individuais;
recursos multimídias;
imagens veiculadas na internet;
aula expositiva;
discussão do tema
2Fstarcrossedsmile.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F10%252Ftoo-much-thinking-not-enough-doing2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fstarcrossedsmile.com%252F2013%252F10%252Fmuch-thinking%252F%3B600%3B800 (acesso em 15.04.2014)
No laboratório de informática, projete a seguinte imagem para os alunos. Peça para que a descrevam, observando as personagens, a provável relação entre elas, o local em que se encontram, assim como suas expressões corporais e gestuais. Em seguida, um aluno deverá realizar a leitura da tirinha em voz alta. A partir da leitura, faça as seguintes perguntas:
Qual a relação entre as personagens?
Do que se trata a tirinha?
O pai é otimista ou pessimista em relação ao passar dos anos?
Você concorda com o dizer do pai? Por que?
Promova uma discussão sobre o assunto, que poderá ser na língua inglesa, dependendo do grau de proficiência dos seus alunos. Caso isso não seja possível, introduza alguns termos em inglês, de modo a ajudar com o vocabulário que poderá ser utilizado no decorrer da aula. Incentive, sempre, a participação de todos os alunos nas atividades propostas.
Projete no datashow o slide disponível no site: http://pt.slideshare.net/yolyordam/too-enough-presentation-864604?qid=c88c0697-4b7d-4ae5-9ded-1b73aaff2668&v=qf1&b=&from_search=1 (acesso em 17.04.2014) e peça para que os alunos acompanhem na leitura. Antes de mostrar as frases do slide, peça aos alunos para observarem as imagens e tentem elaborar frases sobre a situação apresentada em cada imagem projetada. Faça as duas primeiras para ilustrar.
Imagem ilustrativa da tela inicial do slide
Projete o seguinte texto no quadro e peça a leitura dos alunos em silêncio. Esse texto poderá ser xerocopiado e entregue aos alunos, para suas anotações pessoais e futuras consultas sobre o tema ora apresentado.
We use too and enough to talk about the quantity or size of something. Too indicates that there is a problem with the quantity or size of something. Enough indicates that the quantity or size of something is suitable or appropriate. The shoe is too big = it does not fit my foot properly; it is the wrong size The shoe is big enough = it fits my foot properly; it is the correct size Not enough means that there is a problem with the quantity or size of something. The quantity is insufficient. The shoe is not big enough = The shoe is too small |
We put too before the adjective and we put enough after the adjective.
|
We put enough before nouns.
We use too much/ too little before uncountable nouns.
We use too many/too few before countable nouns.
Uncountable nouns: | Countable nouns: |
I have enough water | I have enough shirts |
You don't have enough water | You don't have enough shirts |
You have too little water | You have too few shirts |
He has too much water | He has too many shirts |
We put too before the adverb and we put enough after the adverb.
She drives too quickly | He works too hard |
You drive carefully enough to pass your driving test | You work hard enough |
She doesn't drive carefully enough | I don't work hard enough |
With some verbs, we can use too much and enough like adverbs. We rarely use too little in this way, although it is possible.
I worry too much | She's written too much | You think too much about your problems |
I don't relax enough | I've written enough | He doesn't think enough about his friends |
Texto adaptado da fonte: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode57/languagepoint.shtml (acesso em 15.04.2014)
Depois da leitura silenciosa, peça para que cada aluno se responsabilize pela explicação de um dos itens destacados em lilás. Ajude-os, se necessário.
Organize os alunos em duplas, para que façam os seguintes exercícios, retirados do site: http://www.grammar-test.englet.com/enough-and-too (acesso em 15.04.2014). Disponibilize um tempo de, aproximadamente, 15 minutos para a realização dos exercícios. Circule pela sala, ajudando-os com as dúvidas de vocabulário ou conteúdo. Para a correção, cada dupla deverá responder a um item, viabilizando a participação de todos.
Escolha figuras de revistas ou projete imagens no datashow e peça para que elaborem frases utilizando too ou enough. Faça a primeira como exemplo. Depois de elaboradas, os alunos deverão apresentar suas frases para o grupo. Disponibilize dicionários para ajudá-los com o vocabulário ou sugira dicionários online (vide sugestão de dicionário online no 'Recursos Complementares' desta aula). Durante a apresentação, fique atento à pronúncia das palavras, corrigindo, quando necessário.
Algumas imagens/figuras que poderão ser utilizadas:
1)
box.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252Fmakeagame%252Fviewgame.asp%253Fid%253D6030%3B355%3B400 (acesso em 16.04.2014)
2)
3)
252Fnot-tall-enough.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogabcmicrocamp.com.br%252Fgramatica%252Ftoo-vs-enough%252F%3B400%3B518 (acesso em 16.04.2014)
4)
%3B120 (acesso em 16.04.2014)
5)
-too-much-to-do-and-not-enough-resources%252F%3B350%3B315 (acesso em 16.04.2014)
6)
Nesse momento da aula, os alunos deverão criar frases sobre situações verdadeiras em suas próprias vidas (afetiva, estudantil, pessoal, etc). Dê alguns exemplos para encorajá-los. Em seguida, peça para que apresentem suas frases para os demais colegas. Ajude-os com vocabulário ou disponibilize dicionários. Alguns exemplos que poderão ser utilizados:
- One day I´ll be thin enough to wear a bikini on the beach.
- One day I´ll be fluent enough to talk to a foreign person.
- One day my boyfriend will be romantic enough to buy me flowers.
Frases adaptadas do site: http://classroomtogo.blogspot.com.br/2011/11/too-x-enough.html (acesso em 17.04.2014)
Para outras explicações sobre o tema, acesse:
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-lesson-too-enough.php#.U002TVXIaQA (acesso em 15.04.2014);
http://www.grammar-quizzes.com/infinitive3b.html (acesso em 17.04.2014)
Para vídeos sobre o assunto, acesse:
http://www.engvid.com/too-enough/ (acesso em 15.04.2014);
http://www.youtube.com/watch?v=ethbBja46v4 (acesso em 17.04.2014);
http://www.youtube.com/watch?v=yeOA1bUCQy4 (acesso em 17.04.2014)
Dicionários online:
http://dicionario.babylon.com/rede%20social/ (acesso em 17.04.2014)
Para 'quizzes, exercises and practice' sobre o assunto, acesse:
http://www.agendaweb.org/grammar/too-enough-exercises.html (acesso em 15.04.2014);
http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-10731.php (acesso em 15.04.2014);
http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-41409.php (acesso em 17.04.2014);
http://www.usingenglish.com/quizzes/239.html (acesso em 17.04.2014)
Para slides sobre o tema, acesse:
http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=too+enough (acesso em 17.04.2014)
Os alunos deverão ser avaliados durante a execução de todas as atividades sugeridas na aula.
Para uma avaliação formal, os alunos deverão trazer imagens de revistas ou de outra fonte midiática e preparar um pôster com frases utilizando o conteúdo apresentado na aula. Haverá a apresentação do pôster que deverá ser afixado na sala de aula ou em um ambiente de livre acesso na escola, possibilitando a visualização dos demais alunos, professores e direção da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!