22/04/2014
Guilherme dos Santos Martins Dias, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Para desenvolver as competências da área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela, da matriz do ENEM, especificamente em seu H7 “Identificar características de figuras planas ou espaciais” é esperado para essa aula os seguintes objetivos:
Geoplano.
Borrachas para dinheiro coloridas.
1ª PARTE: MANIPULAÇÃO.
Professor, separe a turma em trios e distribua um Geoplano e borrachas coloridas para cada trio (figura 1).
Figura 1: Imagem do material utilizado.
Fonte: Arquivo do autor.
Inicialmente, peça aos alunos para tentarem construir uma circunferência.
Comentário: Espera-se que os alunos percebam que não é possível traçar, no Geoplano, formas arredondadas e sim apenas linhas retas.
Em seguida, questione:
- Como são chamadas essas linhas?
Com isso, retome com os alunos o conceito de segmento de reta.
Depois, peça aos alunos que construam pelo menos duas figuras diferentes (figura 2).
Figura 2: Exemplos de figuras que podem ser construídas pelos alunos.
Fonte: Arquivo do autor.
Então, solicite aos alunos que desconsiderem a espessura das borrachas e questione:
- Essas figuras são planas? Por quê?
- Elas são fechadas?
COMENTÁRIO: Professor, caso haja alguma dúvida a respeito das figuras serem abertas ou fechadas, corte uma borracha e construa uma figura no Geoplano.
Então questione:
- Alguma dessas figuras se cruzam?
Após o questionamento, peça para mostrarem as figuras que se cruzam e defini-las como figuras como NÃO SIMPLES. Em seguida, para mostrarem as figuras que não se cruzam e chamá-las de SIMPLES (figura 3).
Figura 3: Exemplos de figuras simples e não simples.
Fonte: Arquivo do autor.
Finda essa parte, solicite para um aluno de cada grupo que apresente o Geoplano com a sua figura.
Sem mencionar nada, separe os alunos em dois grupos A e B, o primeiro grupo com figuras que não são polígonos e outro grupo com figuras que representam polígonos, respectivamente.
Observação: Podem ser selecionadas quatro ou cinco figuras. As figuras selecionadas devem ter formas e/ou números de lados diferentes.
Chame um a um os alunos, do primeiro grupo (grupo A), para a frente da turma e questione-os sobre:
- Quais são as características da figura apresentada?
Espera-se que ao final os alunos percebam que, nesse grupo, além de planas e formadas por segmentos de retas, as figuras não possuem pelo menos uma das
características “ser simples” e “ser fechada”, isto é ou são simples e abertas ou não simples e fechadas ou não simples e abertas.
Apresente, em seguida os Geoplanos do segundo grupo (grupo B) e questione:
- Quais são as características da figura apresentada?
Espera-se que ao final os alunos percebam que nesse grupo, TODAS as figuras apresentam as mesmas características: são planas, formadas por segmentos de
retas, simples e fechadas.
Professor, diferencie, então, o primeiro grupo do segundo, caracterizando;
GRUPO A: Grupo dos não polígonos.
GRUPO B: Grupo dos POLÍGONOS.
Diante dessa diferenciação, peça aos alunos para, oralmente, conceituarem POLÍGONO.
2ª PARTE: REGISTRO
Peça para os alunos, usando as borrachas coloridas, traçarem, no geoplano, diferentes polígonos e, em seguida, preencherem o material a seguir (figura 4):
Figura 4: Material para registro do conceito de polígono.
Fonte: Arquivo do autor.
Segue abaixo algumas sugestões de atividades para a fixação do conteúdo.
Figura 5: Sugestões de atividades.
Fonte: Arquivo do autor.
Para explorar o geoplano:
http://www.escolovar.org/mat_geometri_geoplano.mathplay.swf
Para conhecer alguns polígonos
A avaliação deverá ser feita de modo contínuo, cumulativa e sistemática em todo o processo, observando-se a participação efetiva do aluno. O professor poderá também, adotar como critério para avaliação:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/05/2014
Cinco estrelasGostei muito da formatação da aula a forma como é desenvolvida a aula chamando a atenção e a participação dos alunos fiquei com vontade de voltar a estudar tudo de novo.