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Definindo Polígonos por meio do Geoplano.

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Guilherme dos Santos Martins Dias, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Para desenvolver as competências da área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela, da matriz do ENEM, especificamente em seu H7 “Identificar características de figuras planas ou espaciais” é esperado para essa aula os seguintes objetivos:

  • Reconhecer que ou quais figuras são formadas por segmentos de retas;
  • Diferenciar curvas simples das não simples;
  • Diferenciar curvas fechadas das abertas;
  • Conceituar as figuras como polígonos;
  • Construir polígonos diversos, no geoplano;
Duração das atividades
de 1 a 2 horas/aula (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter noção de figuras geométricas planas;
  • Conhecer a definição de segmentos de retas;
Estratégias e recursos da aula

Geoplano.

Borrachas para dinheiro coloridas.

 

PRIMEIRO MOMENTO: Conceituação de polígonos.

 

1ª PARTE: MANIPULAÇÃO.

 

Professor, separe a turma em trios e distribua um Geoplano e borrachas coloridas para cada trio (figura 1).

 

Figura 1: Imagem do material utilizado.

fig1

Fonte: Arquivo do autor.

 

Inicialmente, peça aos alunos para tentarem construir uma circunferência.

 

Comentário: Espera-se que os alunos percebam que não é possível traçar, no Geoplano, formas arredondadas e sim apenas linhas retas.

 

Em seguida, questione:

 

     - Como são chamadas essas linhas?

       Com isso, retome com os alunos o conceito de segmento de reta.

 

Depois, peça aos alunos que construam pelo menos duas figuras diferentes (figura 2).

 

Figura 2: Exemplos de figuras que podem ser construídas pelos alunos.

fig2

Fonte: Arquivo do autor.

 

Então, solicite aos alunos que desconsiderem a espessura das borrachas e questione:

 

     - Essas figuras são planas? Por quê?

     - Elas são fechadas?

 

COMENTÁRIO: Professor, caso haja alguma dúvida a respeito das figuras serem abertas ou fechadas, corte uma borracha e construa uma figura no Geoplano.

 

Então questione:

 

     - Alguma dessas figuras se cruzam?

 

Após o questionamento, peça para mostrarem as figuras que se cruzam e defini-las como figuras como NÃO SIMPLES. Em seguida, para mostrarem as figuras que não se cruzam e chamá-las de SIMPLES (figura 3).

 

Figura 3: Exemplos de figuras simples e não simples.

fig3

Fonte: Arquivo do autor.

 

Finda essa parte, solicite para um aluno de cada grupo que apresente o Geoplano com a sua figura.

Sem mencionar nada, separe os alunos em dois grupos A e B, o primeiro grupo com figuras que não são polígonos e outro grupo com figuras que representam polígonos, respectivamente.

 

Observação: Podem ser selecionadas quatro ou cinco figuras. As figuras selecionadas devem ter formas e/ou números de lados diferentes.

 

Chame um a um os alunos, do primeiro grupo (grupo A), para a frente da turma e questione-os sobre:

 

     - Quais são as características da figura apresentada?

       Espera-se que ao final os alunos percebam que, nesse grupo, além de planas e formadas por segmentos de retas, as figuras não possuem pelo menos uma das

       características “ser simples” e “ser fechada”, isto é ou são simples e abertas ou não simples e fechadas ou não simples e abertas.

 

Apresente, em seguida os Geoplanos do segundo grupo (grupo B) e questione:

 

     - Quais são as características da figura apresentada?

        Espera-se que ao final os alunos percebam que nesse grupo, TODAS as figuras apresentam as mesmas características: são planas, formadas por segmentos de

        retas, simples e fechadas. 

 

Professor, diferencie, então, o primeiro grupo do segundo, caracterizando;

 

GRUPO A: Grupo dos não polígonos.

GRUPO B: Grupo dos POLÍGONOS.

 

Diante dessa diferenciação, peça aos alunos para, oralmente, conceituarem POLÍGONO.

 

2ª PARTE: REGISTRO

 

Peça para os alunos, usando as borrachas coloridas, traçarem, no geoplano, diferentes polígonos e, em seguida, preencherem o material a seguir (figura 4):

 

Figura 4: Material para registro do conceito de polígono.

fig4

Fonte: Arquivo do autor.

 

 

SEGUNDO MOMENTO:   Atividades.

 

Segue abaixo algumas sugestões de atividades para a fixação do conteúdo.

 

Figura 5: Sugestões de atividades.

fig5

Fonte: Arquivo do autor.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita de modo contínuo, cumulativa e sistemática em todo o processo, observando-se a participação  efetiva do aluno. O professor poderá também, adotar como critério para avaliação:

  • O envolvimento do aluno com as atividades de grupo.
  • A motivação em apresentar suas respostas para a turma.
  • A realização das atividades propostas.
  • A seriedade para a correção dos exercícios.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • josé Holanda Nogueira Neto, Intem , Ceará - disse:
    jose_neto_2013@hotmail.com

    02/05/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da formatação da aula a forma como é desenvolvida a aula chamando a atenção e a participação dos alunos fiquei com vontade de voltar a estudar tudo de novo.


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