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A Matemática como ferramenta de cálculo para uma dieta saudável – Parte 1

 

20/05/2014

Autor y Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência da área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
1 a 2 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Operações matemática básicas;
  • Construção, leitura e interpretação de gráficos, quadros e tabelas. 
Estratégias e recursos da aula

Recursos materiais

  • Computador conectado à Internet;
  • Caixas de som conectadas ao computador;
  • Projetor de imagens.

 

Professor, oriente os alunos a prestarem atenção aos conhecimentos matemáticos abordados no vídeo “Perspectivas: matemática - episódio 01 - a dieta matemática ou solução de sistemas”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3316>. Acesso em: 04 nov. 2013. Professor, exiba e explore, aproximadamente, os primeiros seis minutos e meio do vídeo.

Comentário: A exploração do restante do vídeo é recomendada caso o professor aborde os conteúdos sobre proporção e/ou sistema de equações lineares com duas incógnitas.

 

Após a exibição da parte inicial do vídeo, chame a atenção dos alunos sobre a unidade de medida utilizada para indicar o valor energético de um alimento, no caso a caloria.

 

Comentário: No vídeo, o apresentador diz apenas calorias, mas a unidade correta é a Kcal.

 

Em seguida, explore o texto “O que é caloria?”, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/caloria-432126.shtml> (Acesso em: 05 nov. 2013) para reforçar o conceito de caloria.

 

Comentário: Se os alunos já estudaram proporcionalidade, regra de três, equações e/ou sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas, a matemática apresentada no vídeo poderá ser explorada em sua totalidade, tanto nos anos finais do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, .

 

Com o objetivo de explorar situações abordadas no vídeo, instigue os alunos com questionamentos, como os apresentados a seguir:

 

- Qual o conceito de equilíbrio?

 

Professor, permita que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações sobre o assunto. Leve-os a procurarem o significado da palavra equilíbrio no dicionário. Sugira a busca de sinônimos ou palavras semelhantes, como equilibrado, equilibrar, compensar, prudente, entre outras.

 

- Quais características, citadas no vídeo, podem ser consideradas para definir a quantidade de calorias necessárias para uma pessoa?

 

Comentário: A expectativa é que os alunos recorram à entrevista exibida no vídeo e considerem características como: sexo, peso, altura, idade e atividades diárias desenvolvidas por cada um.

 

- Em uma dieta, o que deve ser considerado para que ela seja considerada “equilibrada”?

 

Comentário: Acredita-se que seja importante permitir que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. A expectativa é que os alunos aleguem que para uma alimentação saudável se deve considerar a ingestão da quantidade de calorias de acordo com a necessidade de gasto calórico diário de uma pessoa.

 

- O que deve ser feito para equilibrar a ingestão de um alimento mais calórico?

 

Permita novamente que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. Espera-se que os alunos considerem que, para equilibrar a situação, seja necessário ingerir esse alimento em uma menor quantidade e/ou porção.

 

- Qual a quantidade diária de calorias recomendada para uma pessoa?

 

De novo, dê oportunidade para que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. Acredita-se que os alunos, assim como informado no vídeo, considerem que a ingestão calórica diária recomendada para uma pessoa é de 2310 kcal.

 

- Segundo o vídeo, quantas refeições são recomendadas por dia?

 

Novamente, permita que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. Acredita-se que os alunos, assim como informado no vídeo, considerem que sejam 5, a quantidade de refeições diárias recomendadas.

 

- Sendo recomendada 5 refeições diárias e uma ingestão de 2310 kcal, como o apresentador chegou ao resultado de 462 kcal em cada refeição para a manutenção do peso ideal?

 

Julga-se importante permitir que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. Espera-se que os alunos respondam que o resultado é o quociente da quantidade de calorias recomendadas e o número de refeições diárias recomendadas.

 

Após a discussão das questões apresentadas anteriormente (outras podem ser realizadas), leve os alunos à elaboração de um quadro para que registrem cada alimento, sua quantidade e as suas calorias, conforme exibido no modelo a seguir (Quadro 1).

 

Quadro 1: Quadro para registro dos alimentos do vídeo

Alimento

Porção (gramas)

Calorias (kcal)

 

 

 

Fonte: arquivo do autor

 

Comentário: Professor, pode ser necessário rever o vídeo para que os alunos registrem todos os dados informados no vídeo. Assim, espera-se que os alunos construam o quadro a seguir (Quadro 2).

 

Quadro 2: Registro no quadro dos alimentos do vídeo

Alimento

Porção (gramas)

Calorias (kcal)

Pão

50

150

Hambúrguer

80

160

Queijo prato

30

60

Ovo frito

30

105

Alface

10

5

Tomate

30

10

Batata frita

200

545

Fonte: arquivo do autor

 

Após o preenchimento do quadro, questione os alunos:

 

- Quais alimentos compõem o sanduíche? Como o apresentador chegou ao resultado do total de gramas e calorias do sanduíche?

 

Pondera-se que seja importante permitir que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações.

 

Comentário: Espera-se que os alunos considerem que o resultado do total em grama e em calorias do sanduíche apresentado é dado pela soma das porções individuais de massa e calorias dos ingredientes que compõem o sanduíche.

 

Com a construção e preenchimento do quadro pode-se explorar outras possibilidades com perguntas, inclusive para o desenvolvimento do raciocínio proporcional dos alunos. Assim, o professor pode suscitar questionamentos, tais como:

 

  • No vídeo, no sanduíche são usadas duas fatias de queijo prato, segundo o quadro, qual o peso de uma fatia?
  • E as calorias de uma fatia de queijo prato?
  • E se o sanduíche fosse feito com dois hambúrgueres? Entre outras questões.

 

Como atividade final, sugira aos alunos a realização da anotação diária dos alimentos que ingerem normalmente no seu dia a dia, se possível, anotar a quantidade estimando a porção em: grama, colher, mililitros, fatias, xícara, entre outras unidades de medida possíveis. Oriente os alunos que a coluna indicativa da quantidade de calorias pode ser deixada sem preencher, explicando que essa tarefa será realizada em um momento posterior (Quadro 3).

 

Quadro 3: Quadro para registro da alimentação cotidiana dos alunos

Alimento

Porção

Calorias (kcal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: arquivo do autor

 

Professor, solicite a elaboração de um texto sobre a importância de uma alimentação equilibrada, inclusive fazendo uma autorreflexão sobre seus próprios hábitos alimentares, independentemente do nível de ensino em que seja aplicada a aula.

 

 

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Como situação enriquecedora da proposta de aula, sugere-se a exploração de forma interdisciplinar com o professor da área de Ciências, por acreditar que esta pode ser uma excelente alternativa para uma abordagem interdisciplinar.

Outra atividade enriquecedora, é a aplicação de jogos online que abordem dicas de alimentação saudável, tais como: “Jogo da turma do super V”. Disponível em: <http://marianacaltabiano.com.br/turmadosuperv/personagens.html>. Acesso em: 05 nov. 2013. Nesse jogo, o jogador deve alcançar os alimentos saudáveis que surgem em cada fase para conseguir superpoderes para vencer os inimigos que impedem a passagem para a próxima fase do jogo. No rodapé do site do jogo, são apresentadas dicas dos alimentos a serem alcançados pelo jogador. Outros jogos que podem ser interessantes, são: “Fome de que?” e “Pirâmide alimentar”, ambos são disponíveis em: <http://www.sonutricao.com.br/jogos.php#>. Acesso em: 06 nov. 2013. Ou por meio de acessos diretos nos links: <http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=fomedeque> e <http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=piramide>, respectivamente. Acesso em: 06 nov. 2013.

Recursos Complementares

Como recurso complementar sugere-se as leituras dos textos online: “Princípios de uma boa alimentação” e “Guia Nutricional”. Disponíveis em: <http://www.sonutricao.com.br/conteudo/alimentacao/> e <http://www.sonutricao.com.br/conteudo/guia/>, respectivamente. Acesso em: 07 nov. 2013.

Ao se trabalhar a presente proposta de forma interdisciplinar com a área de Ciências, recomenda-se uma abordagem conforme proposto na aula publicada no Portal do Professor, “Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório” De autoria da professora Denize Donizete Campos Rizzotto, em coautoria com as professoras Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22695>. Acesso em: 07 nov. 2013.

Como aprofundamento e leitura complementar do professor, indica-se a leitura da apostila sobre “Cuidados com os alimentos”. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_alimentos.pdf>. Acesso em: 06 de nov. 2013. Com dicas de como escolher e preservar os alimentos, abordando a importância dos rótulos dos alimentos, inclusive com dicas de atividades a serem propostas aos alunos.

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.

O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a produção textual dos alunos e a construção e preenchimento do quadro proposto para registro dos alimentos, porções e calorias, inclusive observando se os objetivos pretendidos foram alcançados.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes.

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