20/05/2014
Éderson de Oliveira Passos; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Operações matemáticas básicas;
Construção, leitura e interpretação de gráficos, quadros e tabelas.
Recursos Materiais
Professor, retome o quadro que os alunos preencheram em casa - conforme sugerido na aula da parte 1- com os alimentos que ingerem cotidianamente, inclusive com as porções. A referida aula está disponível no portal do professor.
Comentário: Indica-se, como sugestão e modelo, o quadro 1 para orientar a realização das atividades da proposta de aula.
Quadro 1: Quadro para registro da alimentação cotidiana dos alunos
Alimento |
Porção |
Calorias (kcal) |
Pão francês |
1 unidade |
|
Leite |
1 copo |
|
Café |
1 xícara |
|
Mamão |
1 fatia |
|
Arroz |
4 colheres |
|
Feijão |
2 colheres |
|
Bife |
1 fatia |
|
Tomate |
3 rodelas (metade) |
|
Alface |
2 folhas |
|
Refrigerante |
2 copos (200 ml cada) |
|
Bolo de fubá |
2 fatias |
|
Suco de laranja |
2 copos (400 ml) |
|
Arroz |
4 colheres |
|
Feijão |
2 colheres |
|
Ovo frito |
1 unidade |
|
Suco de laranja |
2 copos (400 ml) |
|
Pudim |
1 pedaço |
|
Fonte: arquivo do autor
Com o quadro preenchido pelos alunos, solicite-lhes que busquem na Internet o valor calórico correspondente a cada alimento anotado no quadro. Caso os alunos tenham dificuldade em encontrar estas informações ou o professor achar prudente, pode-se indicar os endereços para pesquisa: <http://www.sonutricao.com.br/conteudo/tabela/> ou <http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/cal_ali.htm>. Acesso em: 06 nov. 2013.
Outro recurso disponível na Internet que pode facilitar o preenchimento do quadro, com as calorias de cada alimento anotado pelos alunos, é a calculadora online, que está disponível em: <http://www.webcalc.com.br/>. Acesso em: 07 nov. 2013. Nesse endereço é necessário selecionar na barra lateral à esquerda a opção “Esporte e saúde”, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 1).
Após a seleção da área da calculadora, torna-se necessário especificar a calculadora desejada como a que calcula a composição química e valor energético dos alimentos. Para isso, basta selecionar esta opção no site em questão, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 2).
Comentário: Nesta calculadora é possível escolher diversos tipos de alimentos que estão organizados em ordem alfabética (barra na parte superior), além de poder acumular as informações sobre os alimentos selecionados. A calculadora específica disponibiliza, ainda, informações sobre a composição dos alimentos selecionados, tais como: proteínas, cálcio, fósforo, lipídios, entre outras, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 3).
Comentário: Vale ressaltar que mesmo com todos os recursos indicados para a pesquisa das calorias de cada alimento, pode ser necessário orientar os alunos a adotarem uma unidade mais próxima do real em relação à quantidade de caloria encontrada para o alimento anotado em cada quadro. Caso os alunos anotem a quantidade de refrigerante que ingere cotidianamente, em copos, muitas vezes encontra-se as informações em mililitros, assim, os alunos devem realizar a conversão.
Um exemplo seria o aluno tomar 2 copos de 200 ml de refrigerante, ou seja, 400 ml. Pela tabela (Figura 4), uma lata com 350 ml de refrigerante corresponde a 137 kcal. Daí a necessidade de fazer o cálculo utilizando os conceitos de razão e proporção.
Aplicando-se a regra de três para calcular o valor energético de 400 ml de refrigerante, tem-se:
Quantidade de refrigerante (mL) |
Valor energético (kcal) |
350 |
137 |
400 |
x |
Como as grandezas são diretamente proporcionais, temos que o quociente entre elas é constante. A proporção obtida é:
Aplicando a propriedade fundamental das proporções, vem:
Comentário: Professor, o trabalho envolvendo cálculos com resultados decimais pode ser oportuno para retomar as regras de arredondamento, conforme aponta Medeiros (2009, p. 41) usando aquelas estabelecidas para arredondamento da numeração decimal, segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT):
Com esses procedimentos, a expectativa é que os alunos consigam preencher o quadro com as informações do valor energético de cada alimento anotado. Utilizando o exemplo com o qual iniciamos a presente proposta de aula, tem-se um quadro conforme ilustrado a seguir (Quadro 4)
Quadro 4: Registro das calorias da alimentação cotidiana dos alunos
Alimento |
Porção |
Calorias (kcal) |
Pão francês |
1 unidade |
135 |
Leite |
1 copo |
150 |
Café |
1 xícara |
33 |
Mamão |
1 fatia |
36 |
Arroz |
4 colheres |
164 |
Feijão |
2 colheres |
48 |
Bife |
1 fatia |
330 |
Tomate |
3 rodelas (metade) |
12 |
Alface |
2 folhas |
4 |
Refrigerante |
2 copos (400 ml) |
157 |
Bolo de fubá |
2 fatias |
620 |
Suco de laranja |
2 copos (400 ml) |
256 |
Arroz |
4 colheres |
164 |
Feijão |
2 colheres |
48 |
Ovo frito |
1 unidade |
108 |
Suco de laranja |
2 copos (400 ml) |
256 |
Pudim |
1 pedaço |
138 |
Fonte: arquivo do autor
Após o preenchimento do quadro, questione os alunos:
- Aproximadamente, qual o total de calorias consumida diariamente?
- O valor é maior ou menor do que a quantidade de calorias recomendadas diariamente (2310 kcal/dia)?
- Quantas refeições você faz por dia? Quantas calorias você ingere em cada uma delas?
Comentário: Professor, permita aos os alunos que discutam entre si e que exponham suas considerações. As respostas às perguntas são pessoais e dependem dos dados anotados de cada aluno. No exemplo desta proposta de aula, o total de calorias consumida foi de 2 639 kcal, valor maior do que a quantidade correspondente às necessidades diária de uma pessoa, ou seja, 329 kcal a mais. Pensou-se, no preenchimento do quadro em quatro refeições diárias, assim, pela quantidade de calorias anotadas na exemplificação, tem-se: no café da manhã, 354 kcal; no almoço, 695 kcal; no lanche, 876 kcal e no jantar, 714 kcal.
Dependendo dos alunos acredita-se que, mesmo a diferença apresentada no exemplo da presente aula, seja considerada pouca ou pequena. Caso isso ocorra, sugira aos alunos realizarem uma busca sobre o gasto calórico em atividades físicas cotidianas e relacione a diferença calórica ingerida a mais diariamente ao gasto calórico de uma atividade física.
Professor indique endereços na Internet que tragam essas informações, tal como: <http://bemstar.globo.co/index.php?modulo=avaliacao_fisica_gasto2>. Acesso em: 08 nov. 2013. Caso prefira, há calculadoras online que realizam o cálculo do gasto calórico de acordo com as atividades realizadas, inclusive determinando o tempo de realização das atividades. Disponível em: <http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/gasto_kcal.htm>. Acesso em 08 nov. 2013.
Assim, conforme ilustrado a seguir (Figura 5), percebe-se que as 329 calorias a mais corresponde exatamente a uma hora de caminhada leve ou moderada.
Após as discussões anteriores e a exposição dos dados dos quadros dos alunos, instigue-os a buscarem alimentos que podem ser substituídos e que ajudam na redução de calorias ingeridas, equilibrando assim a sua dieta. Para isso, questione:
- O que você pode fazer para ter uma alimentação mais equilibrada?
- Qual/is alimento/s pode/m ser substituído/s com a finalidade de reduzir a quantidade de calorias ingeridas?
Comentário: A expectativa é que os alunos recorram às fontes de informações sobre a quantidade de calorias dos alimentos pesquisados e procure alimentos menos calóricos para comporem sua dieta.
Recomenda-se a exibição do vídeo: “Grelhado e assado são alternativas para preparar alimentos com bem menos gordura”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/grelhado-e-assado-sao-alternativas-para-preparar-alimentos-com-bem-menos-gordura/2957458/>. Acesso em 16 nov. 2013.
O vídeo é do programa de TV “Bem estar”, tem duração de aproximadamente 17 minutos e 30 segundos. Nele, uma nutricionista explica o aumento calórico dos alimentos devido à quantidade de óleo utilizado no seu preparo. Mostra, ainda, que uma porção de bife à milanesa tem 375 calorias. A mesma quantidade feita no forno, apenas com óleo borrifado, fica com 210 calorias. Se preparado na panela elétrica, são apenas 175 calorias.
Como atividade final, solicite que os alunos elaborem um novo quadro com sugestões de cardápios saudáveis mantendo o número de refeições diárias, porém escolhendo melhores opções considerando os valores calóricos e até mesmo, incluindo, apenas mudanças da forma de preparo dos alimentos consumidos. Este quadro deve ser verbalizado ou apresentado pelos alunos. Para esta atividade final, recomenda-se, inclusive que o professor adotar o trabalho em grupo. Para isso, divida a turma em grupos de 3 a 5 integrantes.
ENRIQUEÇA SUA AULA
Recomenda-se, como situação enriquecedora da presente proposta de aula, a exploração de forma interdisciplinar com o professor da área de Ciências.
Como atividade enriquecedora, sugere-se que o professor utilize programas de planilhas como, por exemplo, o Excel do Office do Windows para a criação dos quadros. Além de propor que os alunos elaborem fórmulas de soma total das calorias ou dividas por tipo de refeição. Nos endereços: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/soma-funcao-soma-HA102752855.aspx> ou <http://www.aprenderexcel.com.br/2013/tutoriais/funcao-soma-no-excel>, acessos em: 03 nov. 2013, encontram-se disponíveis a descrição da fórmula e uso da função soma do referido programa.
Referências
MEDEIROS, Carlos Augusto de. Estatística aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
Como recurso complementar sugere-se a leitura do texto: “Alimentação saudável: fique esperto!”, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/propaganda/alimento_saudavel_gprop_web.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2013. No texto, em forma de apostila, sugerem-se temas como: alimentação saudável, mudanças na alimentação ao longo do tempo e seu impacto na saúde e a influência da propaganda na alimentação, por exemplo.
Recomenda-se, ainda, como leitura complementar, a apostila “Alimentação + saudável: mais frutas, mais verduras, mais saúde”. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/irapuanmedeiros/disciplinas/qualidade-de-vida-e-trabalho/alimentacao-saudavel>. Acesso em: 07 nov. 2013. Nesta apostila tratam-se temas como: como fazer uma alimentação equilibrada, o que são alimentos energéticos, conheça o que você come, neste item, tem-se a origem de alguns alimentos, como a alface, a banana, o tomate, entre outros. Já no item “Quando é melhor comprar?”, a apostila traz informações sobre o período de produção de alguns produtos considerando condições normais de produção, pois se sabe que no período de oferta, há uma melhoria na qualidade e no preço dos alimentos.
Outro recurso que pode auxiliar o trabalho do professor é o texto e o vídeo disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/prestar-atencao-no-valor-calorico-dos-alimentos-ajuda-manter-o-peso.html>. Acesso em: 03 out. 2013.
Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.
O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a criação e apresentação do quadro dos alunos com sugestões de cardápios saudáveis, bem como a construção e preenchimento do quadro proposto para registro das calorias dos alimentos, inclusive observando se os objetivos pretendidos foram alcançados.
É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes.
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