22/04/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
· Identificar, escrever e pronunciar os dias da semana e os meses;
· Identificar, escrever e pronunciar alguns feriados e festas populares.
Nenhum conhecimento prévio sistemático é necessário.
Módulo 1
ATIVIDADE 1
Inicie o tema, perguntando aos alunos se eles sabem os dias da semana em inglês. Diga a eles que os nomes dos dias da semana têm origem na antiguidade. Alguns nomes derivam da astrologia: fazem menção a astros do nosso sistema solar (sol e lua). Outros derivam de nomes de antigos deuses: fazem homenagem ao deus da guerra (Wodan), ao seu filho Thor (o deus do trovão), à sua esposa Frigg (a deusa da fertilidade) e ao deus da justiça (Tyr). Sabendo disso, os alunos podem realizar a primeira atividade.
Complete the sentences with the days of the week. Choose them from the box below.
Friday |
Monday |
Saturday |
Sunday |
Thursday |
Tuesday |
Wednesday |
1. ____________ is the day of the sun.
2. ____________ is the day of the moon.
3. ____________ is the day of the god Tyr (god of justice).
4. ____________ is the day of the god Wodan (god of war and wisdom).
5. ____________ is the day of the god Thor (god of thunder).
6. ____________ is the day of the goddess Frigg (goddess of love and fertility).
7. ____________ is the day of the planet Saturn.
Quando os alunos terminarem a tarefa, apresente a figura abaixo, para que eles chequem suas respostas (figura 1).
Figura 1 – Days of the week
Fonte: Arquivo da autora.
A seguir, acesse o endereço eletrônico abaixo e treine a pronúncia das palavras com os alunos. Para que não fique muito cansativo, vá alternando as formas de repetição: com toda a classe, só as meninas, só os meninos, individualmente. Depois, varie a ordem dos dias da semana: do primeiro para o último, do último para o primeiro e aleatoriamente.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qe6F2J3_v3U; acesso em 15 de março de 2014.
ATIVIDADE 2
Os alunos agora irão fazer uma atividade de caça-palavras. Distribua cópias da figura abaixo (figura 2) e dê alguns minutos para que eles encontrem as palavras escondidas. Informe a eles que as palavras podem estar em linhas verticais, horizontais ou diagonais; de cima para baixo ou de baixo para cima.
Figura 2 – Word Search
Fonte: Arquivo da autora.
Para a verificação das respostas, permita que os alunos consultem os colegas.
ATIVIDADE 3
Proponha, a seguir, uma atividade escrita. Peça aos alunos para completarem as frases abaixo e construírem mais três frases sozinhos.
Complete the sentences below then make three more sentences of your own.
1. My favourite day of the week is ______________.
2. Today is ___________________.
3. Tomorrow is _________________.
4. I prefer _____________ to ______________.
5. ________________ is a very happy day.
6. The week starts on _______________.
7. _____________________________________.
8. _____________________________________.
9. _____________________________________.
Caminhe pelas carteiras, corrigindo as respostas e auxiliando na escrita. Ao final da tarefa, peça a alguns alunos para lerem suas sentenças para a sala.
ATIVIDADE 4
Para apresentar os meses do ano, sugiro que o professor, inicialmente, proponha um exercício de ordenar cronologicamente, porque os nomes são parecidos com os nomes dos meses em português.
Unscramble the words, and put the names of the months in chronological order.
APRIL |
AUGUST |
DECEMBER |
FEBRUARY |
JANUARY |
JULY |
JUNE |
MARCH |
MAY |
NOVEMBER |
OCTOBER |
SEPTEMBER |
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
Para a verificação do exercício, mostre a figura abaixo (figura 3).
Figura 3 – Months of the year
Fonte: Arquivo da autora.
Em seguida, acesse o endereço http://www.youtube.com/watch?v=8ZlckJs9_Ks; acesso em: 15 de março de 2014 e exiba o vídeo para os alunos. Treine a pronúncia dos meses, seguindo as instruções feitas para os dias da semana.
Módulo 2
ATIVIDADE 1
Nesta atividade serão trabalhados conhecimentos de mundo dos alunos. Pergunte-lhes quais são os feriados mais celebrados no Brasil e se eles sabem esses nomes em inglês. Apresente as figuras abaixo e peça para eles ligarem o nome da celebração com a figura correspondente.
Figura 3 – Holidays
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
Fontes das figuras:
a) http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nativity_tree2011.jpg; acesso em 15 de abril de 2014.
b) http://4.bp.blogspot.com/-QDRhvm4StLA/TzxzshGpu1I/AAAAAAAABJU/2I6o5TtQhiI/s1600/blococamaleao.jpg; acesso em 15 de abril de 2014.
c) https://www.irononsticker.com/festival-ironons-mothers-day-ironons-c-17_28_68.html; acesso em 15 de abril de 2014.
d) https://www.irononsticker.com/festival-ironons-fathers-day-ironons-c-17_28_96.html; acesso em 15 de abril de 2014.
e) http://www.beachhotel.ie/sites/98/wwwroot/bunniesneggs.jpg; acesso em 15 de abril de 2014.
f) http://professor-josimar.blogspot.com.br/2011/10/origem-do-halloween.html; acesso em 15 de abril de 2014.
g) http://holidays.mrdonn.org/laborday.html; acesso em 15 de abril de 2014.
h) http://expatbeesblog.blogspot.com.br/2012/11/all-souls-and-happy-birthday-wishes.html; acesso em 15 de abril de 2014.
i) http://www.umsoi.com/portugues/wp-content/uploads/tiradentes01.jpg; acesso em 15 de abril de 2014.
Match the letters of the pictures to the corresponding holidays.
( ) All souls day
( ) Easter
( ) Christmas
( ) Father’s day
( ) Halloween
( ) Carnival
( ) Mother’s day
( ) Labour day
( ) “Tiradentes”
Padrão de resposta esperado: h, e, a, d, f, b, c, g, i.
ATIVIDADE 2
Agora, os alunos irão completar as sentenças abaixo, ligando as informações dos feriados com os meses do ano.
Complete the sentences with the months of the year:
a) Carnival is in ______________ or in ________________.
b) Easter is in ________________ or in ________________.
c) Christmas is in _________________.
d) Halloween is in ________________.
e) Labourday is in _______________.
f) All souls day is in ______________.
g) Mother’s day is in ______________.
h) Father’s day is in _______________.
i) My birthday is in _________________.
j) My vacations are in ________________.
ATIVIDADE 3
Para integrar os dias da semana com os meses do ano, leve alguns calendários para a sala, divida os alunos em grupos de 3 ou 4, e distribua um calendário para cada grupo. Diga aos alunos para pesquisarem quais os dias da semana caem os seguintes dias do ano.
Find out which day of the week is each day written below.
a) April 1st, 2014:
b) My birthday this year:
c) September 3rd, 2014:
d) May 21st, 2014:
e) August 25th, 2014:
f) January 31st, 2014:
g) June 18th, 2014:
ATIVIDADE 4
Para finalizar a aula, proponha a realização de uma pesquisa. Os alunos irão escolher três colegas de sala e perguntar a eles qual o seu dia da semana favorito e por qual motivo. Distribua tabelas para eles preencherem com as respostas (figura 4). Apresente o diálogo abaixo, travado entre dois amigos, para que sirva de exemplo para a pesquisa:
Paul: Which is your favorite day of the week, Jane?
Jane: Thursday, of course.
Paul: Why?
Jane: Because it is the only day of the week that I don’t have Maths.
Paul: Oh, I disagree. For me, the best day is Friday.
Jane: Why?
Paul: It’s pizza day!
Figura 4 – Tabela para a pesquisa
Student |
Day of the week |
Because |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Arquivo da autora.
Para mais áudios com dias da semana, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=Kn10KjT_OMo; acesso em 15 de abril de 2014.
Para mais áudios com meses do ano, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=pi7J5qnXAeE; acesso em 15 de abril de 2014.
http://www.youtube.com/watch?v=5enDRrWyXaw; acesso em 15 de abril de 2014.
Avalie a produção oral dos alunos, com foco na pronúncia, o envolvimento nas atividades de pesquisa e as produções escritas, com foco na criatividade e estrutura da língua.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/04/2014
Cinco estrelasWell done! Obrigada por disponibilizar sua criatividade e seu material!