Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Ciranda, cirandinha

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar elementos da cultura popular.
  • Participar da criação de coreografias.
Duração das atividades
2 aulas- atividades com duração de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cantigas de roda. Cirandas

Estratégias e recursos da aula

1 º  Momento: Apreciação de vídeo de cirandas.

O (A) professor(a)  deverá assistir com antecedência os vídeos para ter subsídios ao comentar com as crianças, motivando-as a conhecerem uma ciranda através da apreciação do vídeo.Após esse momento, discutir com as crianças o que viram no vídeo. Em seguida, organize uma roda e sugira às crianças que imitem os passos da ciranda.

Vídeo 1: Grupo Por do Sol - Ciranda Pantaneira

http://www.weblo.com/music/song/Ciranda/video/564743/1/

Video 2: Cirandas - Cantiga de Roda com o Grupo Ciranda de Cantigas

:http://www.weblo.com/music/song/Ciranda/video/564743/6/

undefined

Fonte:www.memorialpernambuco.com.br

2 º  Momento: Brincar de Ciranda, cirandinha.

Na roda o (a) professor (a) conversa com as crianças sobra a brincadeira Ciranda, cirandinha, explicando como irá brincar. Coloque para tocar um CD com a música Ciranda, cirandinha instrumental.  A música “Ciranda, cirandinha” pode ser encontrada no site:http://musicaonline.sapo.pt/prelisten/34504546/

SUGESTÃO: O(A) professor(a) pode baixar a música da internet e gravar em CD e depois levar para ouvir com as crianças em sala de aula.

Segue a letra da música.

Ciranda, cirandinha

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar,volta e meia vamos dar 
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou 
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou 
Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda;
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá embora

3º  Momento-Conhecendo a origem das cirandas.

Acesse o link abaixo e leia o texto que conta a origem das cirandas.

http//www.folclorenordestino.blogspot.com/2007/12/ciranda.html

Após a  leitura, discutir com as crianças as informações do texto. Depois fazer um geristro coletivo com desenhos e escrita dos alunos. as crianças podem usar lápis de cor, giz de cera e hidrocor. Distribua quadros pequenos de papel para elas desenharem. Depois o(a) professor(a) organiza um cartaz.  

4º  Momento-Criando uma coreografia de ciranda

Na roda o(a) professor(a) conversa com as crianças sobre a possibilidade de criarem a coreografia de uma ciranda. Coloque para tocar um CD com a música “Ciranda do Anel” de Bia Bedran. Outra possibilidade é assistir o vídeo de Bia Bedran cantando essa música. &nbs p;O vídeo está disponível no site: http//www.topmusicas.net/vídeos/biabedran/ciranda do anel .htm#orkut

Após a escuta da música, planejar com as crianças a organização da coreografia. Cada criança pode sugerir um movimento que deverá ser executado por todos. Depois eles escolhem os movimentos que fará parte da coreografia definitiva, seguido da música.  O (A) professor(a) registra os passos sugeridos numa folha de papel. Combine com as crianças um dia para fazer a apresentação da ciranda para os pais e colegas da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se as crianças:

Participaram com interesse do planejamento e execução da ciranda criada pelo grupo.

Cantam as músicas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria do Socorro lima da Silva, Escola de Educaão Básica Emmanoel da Silva Lobato , Pará - disse:
    silvinhalim@yahoo.com.br

    18/06/2010

    Quatro estrelas

    Aprender bricando. Isto faz do processo ensino aprendizagem algo mais prazeroso e significativo. Compromisso, responsabilidade e amor é que fazem a difirença na docência. Parabéns!


  • Paula, CEIs , Santa Catarina - disse:
    paulacrisa93@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei!


  • neivia e Terezinha, fucamp , Minas Gerais - disse:
    lilicosta_htinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    São pessoas como você que fazem toda a diferença no sistema educacional, adorei a idéia deste plano onde você trabalhou com as crianças utilizando da dança e da brincadeira com o objetivo de que as crianças aprendam a valorizar a cultura popular. É através destas atividades que as crianças conseguem desenvolver o raciocínio de uma forma criativa e divertida para se chegar ao conhecimento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.