30/09/2009
Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Cantigas de roda. Cirandas
O (A) professor(a) deverá assistir com antecedência os vídeos para ter subsídios ao comentar com as crianças, motivando-as a conhecerem uma ciranda através da apreciação do vídeo.Após esse momento, discutir com as crianças o que viram no vídeo. Em seguida, organize uma roda e sugira às crianças que imitem os passos da ciranda.
Fonte:www.memorialpernambuco.com.br
Na roda o (a) professor (a) conversa com as crianças sobra a brincadeira Ciranda, cirandinha, explicando como irá brincar. Coloque para tocar um CD com a música Ciranda, cirandinha instrumental. A música “Ciranda, cirandinha” pode ser encontrada no site:http://musicaonline.sapo.pt/prelisten/34504546/
SUGESTÃO: O(A) professor(a) pode baixar a música da internet e gravar em CD e depois levar para ouvir com as crianças em sala de aula.
Segue a letra da música.
Ciranda, cirandinha
Acesse o link abaixo e leia o texto que conta a origem das cirandas.
http//www.folclorenordestino.blogspot.com/2007/12/ciranda.html
Após a leitura, discutir com as crianças as informações do texto. Depois fazer um geristro coletivo com desenhos e escrita dos alunos. as crianças podem usar lápis de cor, giz de cera e hidrocor. Distribua quadros pequenos de papel para elas desenharem. Depois o(a) professor(a) organiza um cartaz.
Na roda o(a) professor(a) conversa com as crianças sobre a possibilidade de criarem a coreografia de uma ciranda. Coloque para tocar um CD com a música “Ciranda do Anel” de Bia Bedran. Outra possibilidade é assistir o vídeo de Bia Bedran cantando essa música. &nbs p;O vídeo está disponível no site: http//www.topmusicas.net/vídeos/biabedran/ciranda do anel .htm#orkut
Após a escuta da música, planejar com as crianças a organização da coreografia. Cada criança pode sugerir um movimento que deverá ser executado por todos. Depois eles escolhem os movimentos que fará parte da coreografia definitiva, seguido da música. O (A) professor(a) registra os passos sugeridos numa folha de papel. Combine com as crianças um dia para fazer a apresentação da ciranda para os pais e colegas da escola.
www.weblo.com/music/song/Ciranda/video/564743/1/
www.festivaldecirandas.com.br/?n=20&l=pt
http://www.topmusicas.net/videos/bia-bedran/ciranda-do-anel.htm#orkut
LIVRO
Observar se as crianças:
Participaram com interesse do planejamento e execução da ciranda criada pelo grupo.
Cantam as músicas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2010
Quatro estrelasAprender bricando. Isto faz do processo ensino aprendizagem algo mais prazeroso e significativo. Compromisso, responsabilidade e amor é que fazem a difirença na docência. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei!
24/03/2010
Quatro estrelasSão pessoas como você que fazem toda a diferença no sistema educacional, adorei a idéia deste plano onde você trabalhou com as crianças utilizando da dança e da brincadeira com o objetivo de que as crianças aprendam a valorizar a cultura popular. É através destas atividades que as crianças conseguem desenvolver o raciocínio de uma forma criativa e divertida para se chegar ao conhecimento.