Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NOSSO MUNDO E AS CORES: ELAS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• AMPLIAR SEU CONHECIMENTO DE MUNDO;
• DESCOBRIR COMO AS CORES SE TRANSFORMAM DE ACORDO COM AS MISTURAS;
• AMPLIAR O VOCABULÁRIO POR MEIO DAS CANÇÕES APRENDIDAS.

Duração das atividades
24 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

NÃO HÁ NECESSIDADE DE TRABALHAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS.

Estratégias e recursos da aula

1º PASSO: Leve para sala músicas que falem das cores. Minha sugestão é o CD Coralito de Thelma Chan. Nele tem 4 músicas que falam das cores amarela, azul, vermelha e verde.
Trabalhe uma música por vez, primeiro trabalhe a do amarelo, por exemplo:
O professor de posse da letra da música e da melodia, faz uma brincadeira com as crianças pedindo que elas repitam o que ele está dizendo – eu falo e vocês repetem ta? -. Ele vai dizendo a letra da música de forma falada e as crianças vão repetindo a fim de aprenderem a letra.
AMARELO
Amarelo do sol que esquenta a manhã
Amarelo do ouro da mina
Que tingiu o ipê muitas frutas dourou
Até lá dentro do ovo ele pintou


In: http://www.thelmachan.com.br/

Só depois coloque o CD com a música para que eles ouçam e cantem junto.
Em roda, converse com as crianças sobre o que a letra da música está dizendo, com certeza elas terão muito o que dizer. Dessa conversa monte uma atividade para casa sobre algumas das coisas que aparecem na letra da música: sol, ouro, mina, ipê, frutas douradas, ovo. No nosso caso escolhemos o ipê por ser uma árvore símbolo de nossa cidade de Uberlândia.
As crianças levaram para casa uma tarefa que pedia que fizessem uma pesquisa com sua família sobre o IPÊ. Na aula seguinte montamos um mural com nossas descobertas sobre essa árvore típica do cerrado e construímos um ipê com papel Kraft e crepom amarelo.As crianças adoraram!

Cores1

PAIVA, N. S. G. Confecção de um Ipê. atividade realizada em 9/03/2009. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Faça da mesma forma com todas as músicas:

VERMELHO
Vermelho perigo, pare amigo
Quando ele pintar
Mas se o vermelho for de comer
Nós vamos avançar! Nhac!

In: http://www.thelmachan.com.br/

Explore também a música ajudando as crianças a aprenderem a letra e a melodia. Depois explore o significado da letra. As crianças dirão do que a música está falando e você professor/a poderá contribuir com a discussão.
Faça a mesma coisa com as músicas do AZUL e do VERDE

AZUL
O azul que pinta a água do mar
Também o céu pintou
E lá do céu por causa do mar
A terra é azul

VERDE
Vem ver de perto como é
o verde do chiclete
Do chiclete de hortelã nham nham...
O verde pinta a natureza bosques e florestas
Verde cheiro de manhã
Hum!

In: http://www.thelmachan.com.br/

No caso da música do Verde - algumas perguntas que suscitam o debate entre as crianças: Vocês conhecem hortelã, o que é isso, e o chiclete, existe chiclete de hortelã? Como é o sabor? É gostoso? (tenha já em mãos a plantinha hortelã, mostre às crianças e peça que experimentem, sintam o cheiro, observem se as folhas são grandes ou pequenas, qual é a cor, a textura, etc).
OBSERVAÇÃO: As atividades desenvolvidas no primeiro passo podem ser realizadas durante vários dias. Não tenha pressa, cante bastante, ouça o que as crianças têm a dizer e respeite o ritmo de cada uma.

2º PASSO: leve para a sala frutas de diferentes cores para que eles sintam o cheiro, observem as cores por dentro e por fora e sintam o sabor, depois combine com a turma de cada um levar uma fruta de cada cor que conheçam para fazerem uma deliciosa salada de frutas. Façam a salada de frutas juntos em sala e comam na hora do lanche.

3º Passo: Leve uma experiência que misture as cores para a sala. Algo bem surpreendente. Leve anilina de diferentes cores (mas apenas umas 3 ou 4), um pratinho bem raso, leite e detergente. Coloque o leite no prato, pin gue uma gotinha de cada cor de anilina no leite e depois ponha uma gotinha de de tergente em cima da anilina e veja o resultado. É muito legal! As co res se misturam e provocam um movimento colorido.

Cores2

4º Passo: continue sempre cantando as músicas com as crianças. Faça uma viagem pelo arco Íris. Convide as crianças para imaginarem que estão viajando pelo arco íris, o que será que sentirão? Em cada cor que passarem peça que observem os sentimentos que vêm à tona, depois de terminar a viagem peça que expressem seus sentimentos por meio da linguagem plástica.

Cores2.1Cores2.2

PAIVA, N. S. G. A Viagem pelo Arco Íris. Atividade Realizada em 30/04/2009. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Outras sugestões de Atividades:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
1.

O AZUL QUE PINTA A ÁGUA DO MAR
TAMBÉM O CÉU PINTOU
E LÁ DO CÉU POR CAUSA DO MAR
A TERRA É AZUL.

THELMA CHAN

Cores3

fonte: http://transitoriamente.files.wordpress.com/2009/01/planeta_terra1.jpg (acesso realizado em 19/09/2009)


     ESSE É O NOSSO PLANETA TERRA
    VISTO LÁ DO CÉU PELOS
    ASTRONAUTAS.

VAMOS RECORTAR DE REVISTAS AS COISAS AZUIS QUE ENCONTRAMOS EM NOSSO PLANETA TERRA?

DATA: ____/_____/______

2. JOGAR BINGO DE FRUTAS

Cores4

PAIVA, N. S. G. Bingo de Frutas. Atividade Realizada em 23/04/2009. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

3. Contação de uma História: Bom dia todas as cores! Da autora Ruth Rocha.

Avaliação

A avaliação deve se dar com a observação das crianças no momento das atividades.
Pode-se fazer uma brincadeira durante todo o trabalho para perceber se as crianças já reconhecem e nomeiam as cores. É a brincadeira do “Elefantinho Colorido”. Com as crianças em pé no espaço a ser realizada a brincadeira, o professor/a dá o comando: "Elefantinho colorido", ao que as crianças perguntam “Que cor”, o professor/a escolhe uma cor e diz o nome da cor, por exemplo "Amarelo",  as crianças então precisam correr para tocar em algum objeto da sala que tenha a cor dita pelo professor/a. Após o primeiro comando, as crianças – uma criança por vez - assumem a brincadeira dando o comando seguinte. Para tornar a brincadeira mais alegre você professor pode enfeitar a sala com balões coloridos para que as crianças brinquem com eles nesse momento, depois podem levar os balões para casa.


Se você professor, perceber que algumas crianças não reconhecem as cores, retome sempre que possível, brincadeiras, experiências, músicas e aborde a temática em sala novamente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rozana Barboza Parra, REYNALDO MASSI C E E FUND MED PROF , Paraná - disse:
    rozanaparra@seed.pr.gov.br

    20/10/2010

    Quatro estrelas

    Olá, Núbia! Adorei sua aula, achei muito criativa e dinâmica, as atividades propostas chamam a atenção das crianças levando-as a participarem da aula com interesse, principalmente a música que é um dos recursos que as crianças mais gostam.


  • Marilene Maria da Silva, Escola Municipal Favo de Mel Polo , Mato Grosso do Sul - disse:
    marilene_mariadasilva@hotmail.com

    26/09/2010

    Cinco estrelas

    Interessantíssima a sua aula, envolvendo criatividade, despertando o interesse das crianças através de brincadeiras. Eu trabalho Com Produção Interativa e vou desenvolver esta aula para que eles tenham prazer em aprender a ler brincando, isso faz com que eles se sintam estimulados, é um grande passo no processo da ensino aprendizagem. Boa Sorte!


  • Andréa Morais Diniz, NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - disse:
    nataldiniz@yahoo.com.br

    19/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da proposta, vou procurar realizar com meus alunos. Senti falta de elementos mais objetivos no item avaliação. Um abraço!


  • Célia Matos Pereira, CEIM PINGO DE GENTE , Mato Grosso do Sul - disse:
    celiamatos06@hotmail.com

    21/08/2010

    Cinco estrelas

    É relmente uma aula excelente pois, tem várias opções e envolve música, recortes, cores, enfim é uma interdisciplinaridade, muito criativa!


  • waltemira, CRECHE SÃO VICENTE DE PAULA , Goiás - disse:
    waltemirainc_soc@hotmail.com

    08/08/2010

    Cinco estrelas

    Otimo parabéns!


  • Sônia , ----------------------------------------------- , Minas Gerais - disse:
    sonbrum@bol.com.b

    15/04/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI, BJOS!


  • Thalita, ESEBA/ UFU , Minas Gerais - disse:
    thalitatome@yahoo.com.br

    26/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!!


  • Dinamarques , fucamp MONTE CARMELO , Minas Gerais - disse:
    dinamarques94@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    quero relatar que foi esperiencia inesquecivel adore:vou assesar mais aulas e comentar com todos os professores da escola em que trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.