20/05/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Comer é um dos grandes prazeres da vida. Mas até para realizar essa ação, que se repete várias vezes ao dia, é necessário conhecer o que comemos.
AULA 1: Afinal, o que é um alimento?
Professor:
1) Como elemento motivador para a construção de conceitos e da argumentação dos alunos, apresente as imagens:
Imagem disponível em: http://vidadeinformata.files.wordpress.com/2009/03/carro-menor.jpg. Acesso em 26 de abril de 2014.
Imagem disponível em: http://www.gruposerafim.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Guepardo_Correndo-300x198.jpg. Acesso em 26 de abril de 2014.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-mnJteuemNqM/UBB0uMH51mI/AAAAAAAAApo/DceeluKjNio/s1600/plantas+brotando.jpg. Acesso em 26 de abril de 2014.
Imagem disponível em: http://www.fotosgratis.fot.br/img/futebol/foto-futebol-Fotos-Gratis---meninos-jogando-futebol-646489.jpg. Acesso em 26 de abril de 2014.
2) Em seguida, questione os alunos:
3) Para a socialização das ideias, peça que cada aluno apresente a sua hipótese.
- Neste momento, espera-se que os alunos discutam que a energia provém de várias fontes, como, por exemplo, da queima de combustíveis que movimenta os automóveis e dos alimentos que possibilitam que os seres vivos se movimentem, cresçam e mantêm o corpo funcionando.
4) Após essa discussão, apresente outros questionamentos para serem discutido em grupos de quatro alunos:
5) Proponha que cada grupo elabore o conceito de alimento, além de uma classificação representando as funções e a composição dos mesmos.
- Informe aos alunos que eles poderão utilizar desenhos ou frases.
6) Oriente as discussões em grupo, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.
7) Em seguida, peça que cada grupo apresente para a toda classe o conceito de alimento e a classificação representando as funções e a composição dos alimentos solicitada.
8) Após as apresentações, exponha os trabalhos na sala de aula.
- Estes trabalhos serão retomados em outro momento.
- Espera-se que os alimentos apresentem que os alimentos são substâncias compostas por nutrientes, responsáveis por desempenhar funções importantes, como fornecer energia, participar da construção de partes do corpo e regular o funcionamento do organismo.
AULA 2: Conhecendo os alimentos - trabalhando com rótulos
Professor:
1) Solicite aos alunos, ao final da AULA 1, que tragam rótulos de alimentos consumidos em casa. Rótulo é toda e qualquer informação referente a um tipo de alimento que está presente em uma embalagem.
- Providencie alguns rótulos, caso os alunos não tragam.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_GXBEiwIoNsk/TQ-7PIUxuEI/AAAAAAAAAAs/S9KNW2Jlesg/s1600/semidesnta.png. Acesso em 26 de abril de 2014.
2) Peça aos alunos que se organizem nos mesmos grupos da atividade da AULA 1.
3) Proponha que os alunos analisem as informações dos rótulos dos alimentos listados na aula anterior e identifiquem os nutrientes e os ingredientes presentes em cada um. Nesse momento, é importante analisar o domínio de linguagem dos alunos, verificando se os alunos compreenderam a diferença entre nutrientes e ingredientes, informações que devem constar nos rótulos, por meio do
4) Em seguida, questione os alunos:
5) Oriente as discussões em grupo, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.
6) Organize uma roda para que todos possam expor as ideias e, ao mesmo tempo, ouvir outras ideias.
AULA 3: Os nutrientes e os alimentos - Pesquisa na internet
Professor:
A atividade é importante para que os alunos confrontem as interpretações científicas com as interpretações do senso comum trabalhadas nas AULAS 1 e 2.
1) Organize os alunos em trios, no Laboratório de Informática da escola. Caso a escola não possua, a atividade poderá ser realizada em outros espaços.
2) Envie por e-mail, a tabela, em um documento no Microsoft Word, para ser preenchida, com a letra de coloração azul. Caso não seja possível a utilização do computador, entregue um quadro para cada aluno e providencie um ampliado para ser fixado na parede.
- Sugestão de tabela:
Tabela elaborada pela autora.
3) Para o preenchimento, proponha aos alunos que façam uma pesquisa na internet.
- Sugestão de sites para pesquisa:
TELESSAÚDE UERJ. Tipos de nutrientes. Disponível em: http://www.telessaude.uerj.br/colorindo-e-movendo/colorindo/material/tipos-de-nutrientes. Acesso em 26 de abril de 2014.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Os nutrientes dos alimentos. Disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org/Nutrientes.html. Acesso em 26 de abril de 2014.
LOUREDO, Paula. Nutrientes. Disponível em: http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/nutrientes.htm. Acesso em 26 de abril de 2014.
4) Sugira que os alunos utilizem a ferramenta Google Docs para trocarem informações com os demais grupos sobre as pesquisas realizadas.
- Informações sobre como usar a ferramenta Google Docs, acesse o site: Google Docs - Recurso para auxiliar professores na prática pedagógica, de Eliane dos Reis Dias, disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em 14 de abril de 2014.
5) Faça correções nos documentos com a letra de coloração vermelha.
6) Utilize as produções no Google Docs e os trabalhos da AULA 1 para retomar, ampliar e/ou modificar os conceitos construídos e discutidos ao longo das atividades. Para isso, verifique as aproximações e distanciamentos dos alunos relacionados ao conteúdo. Neste momento, se necessário, retome algumas questões não complementadas pelas atividades e construa, coletivamente, o conceito de alimento, nutriente e ingrediente. Para isso, estimule a participação dos alunos e utilize as discussões e os registro.
Sugestões para o professor:
VICHESSI, Raquel. Nutrientes: importância e classificação em substâncias orgânicas e inorgânicas. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-quimica-nutrientes-importancia-classificacao-substancia-organica-inorganica-745594.shtml. Acesso em 26 de abril de 2014.
VIEIRA, Vanilda Porto. Nutrientes dos alimentos. Disponível em: http://pt.slideshare.net/VANILDAPORTO/projetonutrientes-dos-alimentos. Acesso em 26 de abril de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Os alunos serão avaliados conforme a participação, o comportamento e a responsabilidade durante as atividades. Em relação aos aspectos quantitativos deve ser avaliado se os alunos compreenderam os conceitos de alimento, nutrientes e ingredientes, bem como a classificação e funções dos nutrientes. Utilize para isso as discussões durante as aulas e as produções: desenhos ou frases e documentos no Google Docs.
Cinco estrelas 2 classificações
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05/06/2014
Cinco estrelasEsta aula será muito importante para o aluno ter mais curiosidade sobre a informações contida nos rótolos dos alimentos, a sua composição, seus nutrientes, com ela poderá aprender a ter hábitos mais saudáveis informações mais precisas e saber identificar melhor aquilo que sempre está ingerindo.
23/05/2014
Cinco estrelasMuito interessante a proposta de aula, de fácil entendimento e que pode agregar conhecimentos aos alunos.