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Sem ontem nem amanhã: o tempo para em Itapuã

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Identificar rimas quanto à disposição e natureza.
  • Recordar / aprender sobre a figura de linguagem "personificação".
  • Criar um texto poético com rimas e personificação.
  • Declamar um texto poético.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Práticas de leitura.
  • Conhecimento  sobre rimas.
Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie computador, projetor e caixas de som. Projete o vídeo da canção, "Tarde em Itapuã",  de Vinícius de Moraes e Toquinho, cantada por Gilberto Gil e Toquinho.

 

itapuã

Vídeo disponível em: http://letras.mus.br/toquinho/49123/. Acesso em: 17 maio 2014.

 

ATIVIDADE 2

Providencie, previamente, para cada aluno, cópia impressa da letra da canção, "Tarde em Itapuã". Projete novamente o vídeo e peça aos alunos para acompanharem a leitura do poema, enquanto ouvem a canção. Se os alunos gostaram da bela canção, ouçam mais uma ou duas vezes e cantem também.

 

Tarde em Itapuã

Toquinho

Um velho calção de banho
Um dia pra vadiar
O mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar...

Depois, na Praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de coco
É bom!...

Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã...(2x)

Enquanto o mar inaugura
Um verde novinho em folha
Argumentar com doçura
Com uma cachaça de rolha...

E com olhar esquecido
No encontro de céu e mar
Bem devagar ir sentindo
A terra toda rodar
É bom!...

Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã...(2x)

Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
E o diz que diz que macio
Que brota dos coqueirais...

E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã
É bom!...

Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã...(2x)

Composição: Chico Buarque / Vinícius de Moraes

Letra disponível em: http://letras.mus.br/toquinho/49123/. Acesso em: 17 maio 2014.

 

Em seguida, para  a compreensão do texto poético, sugira uma discussã,o propondo algumas questões, tais como:

 

  1. Vocês já ouviram falar em Itapuã?
  2. O que é Itapuã? É possível fazer uma inferência a partir da letra da canção?
  3. Sabem onde fica situada Itapuã?
  4. Qual é a estrofe que nos permite imaginar o que seja Itapuã?
  5. Como você entende o verso "Sem ontem nem amanhã"?
  6. Você conhecia a expressão "diz que diz que"?
  7. Já ouviu alguém usar essa expressão?
  8. Vejamos o significado de "diz que diz" ou "diz que diz que" encontrada no dicionário Aulete online:

 

diz que diz

 

(diz-que-diz)

sm2n.

1. Pop. Mexerico, falatório, disse me disse [Tb. diz que diz que.]

Dicionário disponível em: http://aulete.uol.com.br/diz%20que%20diz. Acesso em: 17 maio 2014.

Agora, vamos rever o significado da figura de linguagem "personificação":

 

Personificação ou Prosopopeia

Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos.

Observe os exemplos:

As pedras andam vagarosamente.
O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.
A floresta gesticulava nervosamente diante da serra.
O vento fazia promessas suaves a quem o escutasse.
Chora, violão.

Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil6.php. Acesso em: 17 maio 2014.

Vocês conseguem identificar essa figura de linguagem na canção?

 

ATIVIDADE 3

 

Prepare algumas fotos da praia de Itapuã para mostrar aos alunos. Veja, abaixo, algumas sugestões:

 

http://exp.cdn-hotels.com/hotels/2000000/1810000/1807500/1807444/1807444_27_b.jpg

Imagem disponível em: http://exp.cdn-hotels.com/hotels/2000000/1810000/1807500/1807444/1807444_27_b.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.

 

http://www.marbrasilhotel.com.br/imagens/cidade-bairro/farol-de-itapuan-1.jpg

Imagem disponível em: http://www.marbrasilhotel.com.br/imagens/cidade-bairro/farol-de-itapuan-1.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_YoCkT1Vh6w4/TFf0S3TtV9I/AAAAAAAAAA0/AeGWC4lP5sE/s1600/farol+itapu%C3%A3.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.

 

http://www.hostelbrasil.tur.br/wp-content/uploads/2013/03/SALVADOR-MEU-AMOR-BAHIAAAAA1.jpg

Imagem disponível em: http://www.hostelbrasil.tur.br/wp-content/uploads/2013/03/SALVADOR-MEU-AMOR-BAHIAAAAA1.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.

 

http://salvador-bahia.travel/blog/fotos/lagoa-do-abaete-Itapua-Salvador-1.jpg

Imagem disponível em: http://salvador-bahia.travel/blog/fotos/lagoa-do-abaete-Itapua-Salvador-1.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.

 

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

http://4.bp.blogspot.com/-BkWjfcK9dig/UVliZD4koSI/AAAAAAAAVHQ/HTPybtt2LWE/s1600/rimasparaninos-rimas-y-disparates-divertidos-para-ninos-02.jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-BkWjfcK9dig/UVliZD4koSI/AAAAAAAAVHQ/HTPybtt2LWE/s1600/rimasparaninos-rimas-y-disparates-divertidos-para-ninos-02.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.

 

Nesta atividade, proponha aos alunos trabalhar um aspecto poético da canção, as rimas. Para isso, recorde com eles dois tipos de rimas, as rimas cruzadas ou alternadas e as rimas enlaçadas ou opostas  (segundo a disposição no verso) e as rimas ricas e pobres (segundo a classe gramatical das palavras). Veja sugestões de slides ( ou cartazes) para fazer essa revisão:

Rimas cruzadas ou alternadas: quando o 1º verso rima com o 3º verso e o 2º verso rima com o 4º, no esquema ABAB.

Exemplo:

        Se o casamento durasse               a 
        Semanas, meses fatais                 b
        Talvez eu me balançasse              a
        Mas toda a vida... é demais!          b
                                Afonso Celso

Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 17 maio 2014.

 

Rimas enlaçadas ou opostas ou interpoladas: quando o 1º verso rima com o 4º verso e o 2º verso rima com o 3º, no esquema ABBA.

Exemplo:

        Não sei quem seja o autor             a
        Desta sentença de peso                 b
        O beijo é um fósforo aceso             b
        Na palha seca do amor!                  a
                                    B. Tigre

Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 17 maio 2014.

 

Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: 

Rimas pobres: quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (substantivo com substantivo, por exemplo). 

Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo).
 
Examinemos o quarteto abaixo:


Um mestre, embora muito sonhador,
Precisava esconder sua afeição...
Na Idade Média, uma imortal paixão
uniu uma aluna e um professor.
(Mardilê Friedrich Fabre) 

A palavra paixão, que é um substantivo, rima com afeição, que também é um substantivo. Temos rima pobre. 

A palavra professor, que é um substantivo, rima com sonhador, que é um adjetivo. Temos rima rica.

Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/254761. Acesso em: 17 maio 2014.

Terminada a revisão,  trabalhe a presença das rimas no poema canção. Para isso, peça aos alunos que procurem exemplos no poema e completem o quadro sugerido abaixo:

 

RIMAS CRUZADAS RIMAS RICAS RIMAS POBRES
   

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2

 

Imagem disponível em: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/c0.0.805.384.83392645314/p843x403/580793_429758433730165_1764121200_n.jpg. Acesso em: 18 maio 2014.

 

Para esta atividade, distribua os alunos em grupos. Peça-lhes que façam grupos pequenos, quatro alunos por grupo no máximo. Cada grupo deverá escolher uma cidade, uma praia, uma lagoa, uma montanha, um deserto, um lugar qualquer que eles conheçam ou tenham vontade de conhecer, sobre o qual deverão escrever um poema.

 

O poema deverá ser construído com rimas, como no poema canção estudado. Peça também aos alunos que procurem incluir a figura de linguagem estudada, personificação ou prosopopeia em seu poema.

 

Ao final da atividade, recolha os poemas e os corrija para devolver aos alunos.

 

ATIVIDADE 3

Imagem disponível em: https://lh6.googleusercontent.com/-j6TP1nef1nY/UFw3N8a-coI/AAAAAAAAAQI/1d-X3itqDi0/mixordia-tematicas-21-09-jogralidade-jograis-declamar-texto-em-coro-radio-comercial-ricardo-araujo-pereira.jpg. Acesso em: 18 maio 2014.

 

Quando os alunos receberem os poemas corrigidos, cada grupo preparará a apresentação de seu poema. Para isso, eles deverão procurar imagens na internet para ilustrar a leitura / declamação do poema. Eles deverão também trazer informações sobre o lugar escolhido para ser a inspiração do poema.

 

Prepare o laboratório de informática ou providencie computador, projetor e, se necessário, caixas de som para esse momento de apresentação. Desafie os alunos a serem criativos, eles poderão, inclusive, fazer uma melodia e apresentar o poema em forma de canção. Bom trabalho!!

Recursos Complementares

Para conhecer um pouco sobre Itapuã, acesse:

http://vejanomapa.net.br/praia-de-itapua-salvador-ba. Acesso em: 17 maio 2017.

Sobre a canção Tarde em Itapuã e Vinícius de Moraes, acesse:

http://www.releituras.com/tfranco_itapua.asp. Acesso em: 17 maio 2014.

Avaliação

Para avaliar essa aula, o professor deverá observar e acompanhar a participação e o envolvimento dos alunos em cada atividade proposta. Ele deverá também verificar a compreensão dos alunos a respeito do tema estudado. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos poéticos redigidos por eles.

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