20/05/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie computador, projetor e caixas de som. Projete o vídeo da canção, "Tarde em Itapuã", de Vinícius de Moraes e Toquinho, cantada por Gilberto Gil e Toquinho.
Vídeo disponível em: http://letras.mus.br/toquinho/49123/. Acesso em: 17 maio 2014.
Providencie, previamente, para cada aluno, cópia impressa da letra da canção, "Tarde em Itapuã". Projete novamente o vídeo e peça aos alunos para acompanharem a leitura do poema, enquanto ouvem a canção. Se os alunos gostaram da bela canção, ouçam mais uma ou duas vezes e cantem também.
Tarde em ItapuãToquinho Um velho calção de banho Depois, na Praça Caymmi Passar uma tarde em Itapuã Enquanto o mar inaugura E com olhar esquecido Passar uma tarde em Itapuã Depois sentir o arrepio E nos espaços serenos Passar uma tarde em Itapuã Composição: Chico Buarque / Vinícius de Moraes Letra disponível em: http://letras.mus.br/toquinho/49123/. Acesso em: 17 maio 2014. |
Em seguida, para a compreensão do texto poético, sugira uma discussã,o propondo algumas questões, tais como:
(diz-que-diz) sm2n. 1. Pop. Mexerico, falatório, disse me disse [Tb. diz que diz que.] |
Dicionário disponível em: http://aulete.uol.com.br/diz%20que%20diz. Acesso em: 17 maio 2014.
Personificação ou Prosopopeia Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos. Observe os exemplos: As pedras andam vagarosamente.O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia. A floresta gesticulava nervosamente diante da serra. O vento fazia promessas suaves a quem o escutasse. Chora, violão. |
Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil6.php. Acesso em: 17 maio 2014.
Prepare algumas fotos da praia de Itapuã para mostrar aos alunos. Veja, abaixo, algumas sugestões:
Imagem disponível em: http://exp.cdn-hotels.com/hotels/2000000/1810000/1807500/1807444/1807444_27_b.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.
Imagem disponível em: http://www.marbrasilhotel.com.br/imagens/cidade-bairro/farol-de-itapuan-1.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_YoCkT1Vh6w4/TFf0S3TtV9I/AAAAAAAAAA0/AeGWC4lP5sE/s1600/farol+itapu%C3%A3.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.
Imagem disponível em: http://www.hostelbrasil.tur.br/wp-content/uploads/2013/03/SALVADOR-MEU-AMOR-BAHIAAAAA1.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.
Imagem disponível em: http://salvador-bahia.travel/blog/fotos/lagoa-do-abaete-Itapua-Salvador-1.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-BkWjfcK9dig/UVliZD4koSI/AAAAAAAAVHQ/HTPybtt2LWE/s1600/rimasparaninos-rimas-y-disparates-divertidos-para-ninos-02.jpg. Acesso em: 17 maio 2014.
Nesta atividade, proponha aos alunos trabalhar um aspecto poético da canção, as rimas. Para isso, recorde com eles dois tipos de rimas, as rimas cruzadas ou alternadas e as rimas enlaçadas ou opostas (segundo a disposição no verso) e as rimas ricas e pobres (segundo a classe gramatical das palavras). Veja sugestões de slides ( ou cartazes) para fazer essa revisão:
Rimas cruzadas ou alternadas: quando o 1º verso rima com o 3º verso e o 2º verso rima com o 4º, no esquema ABAB. Exemplo: Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 17 maio 2014. |
Rimas enlaçadas ou opostas ou interpoladas: quando o 1º verso rima com o 4º verso e o 2º verso rima com o 3º, no esquema ABBA. Exemplo: Disponível em: http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html. Acesso em: 17 maio 2014. |
Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: |
RIMAS CRUZADAS | RIMAS RICAS | RIMAS POBRES |
|
Imagem disponível em: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/c0.0.805.384.83392645314/p843x403/580793_429758433730165_1764121200_n.jpg. Acesso em: 18 maio 2014.
Para esta atividade, distribua os alunos em grupos. Peça-lhes que façam grupos pequenos, quatro alunos por grupo no máximo. Cada grupo deverá escolher uma cidade, uma praia, uma lagoa, uma montanha, um deserto, um lugar qualquer que eles conheçam ou tenham vontade de conhecer, sobre o qual deverão escrever um poema.
O poema deverá ser construído com rimas, como no poema canção estudado. Peça também aos alunos que procurem incluir a figura de linguagem estudada, personificação ou prosopopeia em seu poema.
Ao final da atividade, recolha os poemas e os corrija para devolver aos alunos.
Imagem disponível em: https://lh6.googleusercontent.com/-j6TP1nef1nY/UFw3N8a-coI/AAAAAAAAAQI/1d-X3itqDi0/mixordia-tematicas-21-09-jogralidade-jograis-declamar-texto-em-coro-radio-comercial-ricardo-araujo-pereira.jpg. Acesso em: 18 maio 2014.
Quando os alunos receberem os poemas corrigidos, cada grupo preparará a apresentação de seu poema. Para isso, eles deverão procurar imagens na internet para ilustrar a leitura / declamação do poema. Eles deverão também trazer informações sobre o lugar escolhido para ser a inspiração do poema.
Prepare o laboratório de informática ou providencie computador, projetor e, se necessário, caixas de som para esse momento de apresentação. Desafie os alunos a serem criativos, eles poderão, inclusive, fazer uma melodia e apresentar o poema em forma de canção. Bom trabalho!!
http://vejanomapa.net.br/praia-de-itapua-salvador-ba. Acesso em: 17 maio 2017.
http://www.releituras.com/tfranco_itapua.asp. Acesso em: 17 maio 2014.
Para avaliar essa aula, o professor deverá observar e acompanhar a participação e o envolvimento dos alunos em cada atividade proposta. Ele deverá também verificar a compreensão dos alunos a respeito do tema estudado. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos poéticos redigidos por eles.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!