20/05/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
- Despertar a sensibilidade para a cultura audiovisual.
- Debater apresentando argumentos sobre o uso de audiovisual no espaço escolar.
- Produzir trabalhos no espaço escolar explorando diferentes recursos audiovisuais.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Imagem disponível em: http://api.ning.com/files/hgumdrLpAa03ILbgLmm8wl1J5I6yXKPTed1tm-3hLgX6BcgEJJeB9B3IZNYDvSEDgmScIhldUVG12kxvNudNPrLv2rWqNIwu/cultura_audiovisual_avatar_naranja_perfil.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.
O objetivo desta aula é sensibilizar os alunos para a questão da cultura audiovisual. Vivemos em um mundo no qual somos bombardeados pela imagem e pelo som que, de certa forma, acabam por poluir ou nos confundir com tanta informação.
a) Na aula anterior, solicite que os alunos tragam para a sala de aula equipamentos que possam ser utilizados para fazer o registro audiovisual: câmera fotográfica, câmera de celular, ipod, ipad, notebooks etc.
Organize a atividade:
b) De posse dos equipamentos, dê as instruções para a atividade de exploração:
1 - Os alunos irão trabalhar em duplas.
2 - Cada dupla irá observar o entorno da escola lendo imagens e ouvindo diferentes sons.
3 - Feita esta exploração, cada dupla decidirá quais imagens e sons serão registrados com seus equipamentos.
4 - Terminada a gravação, os alunos retornarão à sala de aula para assistirem seus materiais coletados e prepararem uma apresentação dos mesmos para seus colegas.
c) Para esta apresentação, organize a sala de aula com aparelho de data show. Alternativamente, o professor poderá utilizar um televisor com conexão a câmeras e celulares.
d) Cada dupla terá 10 minutos para apresentar seus materiais, tendo como foco, as questões apresentadas abaixo:
Imagem disponível em: http://blogiac.files.wordpress.com/2010/10/cinema111.jpg. Acesso em 04 de maio de 2014.
1 - O que há nesta imagem ou som que lhe chama a atenção?
2 - O que esta imagem/som diz pra você?
3 - Por que valeu a pena registrar este momento?
4 - Esta imagem/som é peculiar ou é inusitada para a comunidade?
5 - Esta imagem/som é histórico ou algo contemporâneo?
6 - Quais sensações foram produzidas ao fazer o registro?
Imagem disponível em: http://muhpan.files.wordpress.com/2007/10/93-borboletas.jpg?w=497. Acesso em 18 de maio de 2014.
Nesta aula, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre cultura audiovisual realizando exercícios de som e imagem em um site sobre cinema no ambiente escolar.
a) Leve os alunos para a sala de informática ou solicite que tenham à disposição computadores em sala de aula ou notebooks.
b) Direcione os alunos, em duplas, para o site Tela Brasil, disponível em: http://www.telabr.com.br/. Acesso em 28 de abril de 2014.
c) As duplas irão clicar em Oficinas virtuais e em seguida em Oficinas;
d) Em seguida, logo abaixo da imagem, clicar em "Oficina de som e trilha sonora".
e) Os alunos irão iniciar o exercício de montagem de uma trilha sonora, seguindo as instruções do site.
f) Ao término do exercício, abra espaço aos alunos para que debatam sobre a experiência de exploração e montagem de uma trilha sonora de um filme, façam perguntas e comentem sobre as questões relativas à cultura e o uso de audiovisual na sala de aula. É importante aproveitar o momento para promover conscientização dos alunos a respeito da Educação e Audiovisual.
Nesta aula, os alunos irão conhecer um projeto audiovisual de uma escola em que alunos ficaram bastante envolvidos com a temática.
a) Leve os alunos para a sala de vídeo.
b) Apresente aos alunos um vídeo da TV Escola da Série Caminhos da Escola, sobre “Audiovisual e Educação”, duração de 50min., porém apresentar até os 13min35seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3166. Acesso em 28 de abril de 2014.
Alternativamente, este vídeo encontra-se com o título Caminhos da Escola – Educação e Audiovisual – EP. Duração: 48min18seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BdpOxsOjb30. Acesso em 04 de maio de 2014.
Sinopse
No programa de hoje, o "Caminhos da Escola" está no Rio de Janeiro para uma conversa sobre educação e audiovisual. No Colégio de Aplicação da UFRJ conheceremos o projeto intitulado "CINEAD - Cinema para aprender e desaprender", que desenvolve diversas ações envolvendo cinema e produção audiovisual além do contexto da sala de aula, como uma prática de formação.
c) Solicite aos alunos que fiquem atentos aos seguintes aspectos:
1 - O que significa Audiovisual e Educação?
2 - De que formas a escola pode usar melhor os recursos audiovisuais?
3 - O que é o CINEAD?
Imagem disponível em: http://www.odiarioonline.com.br/midia/noticias/797c67888d45b2cfe3242216fb1f380a.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.
O objetivo desta aula é colocar em prática os conceitos de audiovisual trabalhados até aqui. Nestas aulas seguintes, os alunos irão desenvolver um projeto de audiovisual tendo como referência o material de pesquisa bem como o material do site TV Escola apresentado, ou seja, a experiência dos alunos que fora apresentada.
Para esta etapa, será necessário que a turma defina quais temas serão trabalhados na produção dos audiovisuais.
Sugestões de temáticas:
- Semana da Consciência Negra
- Cultura Africana e Afro-brasileira
- Cultura Indígena
- Direitos Humanos
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- Adolescência e Sexualidade
A ideia é promover uma instalação com a temática. Segue abaixo o conceito de instalação na Arte:
Instalação:
"Instalação em artes visuais é um tipo de obra artística que procura construir um ambiente ou uma cena em que os objetos e as estruturas que a compõem, interagem com o espaço em que está e também com o corpo e o ponto de vista do observador. Normalmente, o apreciador da obra tem de percorrer a instalação para poder contemplá-la ou mesmo interagir com ela a partir de seus movimentos. A definição de instalação é muito ampla e muitas vezes ela se confunde com outros tipos de manifestações artísticas como intervenções, arte ambiental ou assemblage. As instalações tornaram-se mais comuns a partir dos anos 1960, mas as primeiras obras que podem ser classificadas como instalações, surgiram na primeira metade do século 20. Exemplos disso são os trabalhos que Marcel Duchamp fez para as exposições dos artistas surrealistas em 1938 e 1942, em Nova York. As instalações tornaram-se comuns também na arte minimalista e, a partir da década de 80, esse tipo de obra multiplicou-se com o uso de vários elementos na sua composição por artistas de todas as partes do mundo."
O que é instalação, disponível em: http://lazer.hsw.uol.com.br/instalacao.htm. Acesso em 29 de abril de 2014.
Imagem disponível em: http://blog.arkpad.com.br/wp-content/uploads/2012/07/chuva-cin%C3%A9tica-artcom-kinetic-rain-changi-airport-singapura-arte-instala%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.
a) Organize os alunos em grupos de 5 ou 6 componentes e democraticamente, cada um escolherá a temática com a qual deseja trabalhar. O passo seguinte é cada grupo trabalhar em sua instalação.
c) Aproveite para mostrar a eles imagens de diferentes instalações disponíveis em: https://www.google.com.br/search?q=instala%C3%A7%C3%B5es+artisticas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=T1JmU52ZNYGTyASDzYKQBw&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=639. Acesso em 04 de maio de 2014.
d) Os alunos terão 2 aulas para trabalhar na construção das instalações.
e) Providencie espaço para exposição.
f) Convide profissionais de fora da escola, bem como os pais e a comunidade para a exposição.
Proponha aos alunos a realização de um fórum nesta aula para avaliarem a experiência, a absorção dos conceitos de cultura audiovisual e instalação.
Sugestão de preparação do fórum:
- Cada grupo de 5 ou 6 alunos ficará responsável pela organização de uma parte deste fórum;
- Os grupos podem se dividir em:
- logística: local, dia e hora do fórum;
- publicidade: como o fórum será divulgado;
- organização do local: aparelhos de som, áudio e vídeo, espaço, organização visual do espaço;
- registro do momento: gravações do fórum para documentação;
Convide profissionais das áreas de mídia, publicidade, marketing, artistas plásticos etc. para o debate e revisão das atividades que os alunos promoveram.
1 - Sugestão de material complementar para o professor sobre o vídeo "Audiovisual e Educação" em pdf, disponibilizado pela TV Escola em seu episódio 28 do programa Caminhos da Escola, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/caminhos_na_escola_audiovisual_e_educacao.pdf. Acesso em 04 de maio de 2014.
2 - RAMOS, José Mario Ortiz; BUENO, Maria Lúcia. Cultura audiovisual e arte contemporânea. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000300003. Acesso em 04 de maio de 2014.
Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas e se os mesmos ampliaram seus conhecimentos a respeito da cultura audiovisual na educação e demonstraram interesse para o uso destes recursos na sala de aula. Utilize para isso as produções individuais e coletivas, orais e escritas dos alunos.
Utilize também como instrumento de avaliação o resultado apresentado pelo fórum de avaliação do projeto de produção audiovisual.
Avalie a recepção da comunidade escolar ao trabalho de instalação realizado pelos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/06/2014
Cinco estrelasEstimulante. Estas aulas proporcionan aos alunos o contato com os diversos meios de comunicação que a arte possibilita.
27/05/2014
Quatro estrelasAdorei a aula!Por favor! mande mais exemplos.Obrigada! Maria Esther