20/05/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Estratégias:
Recursos:
Professor, os artigos são uma ferramenta importante na construção de enunciados, pois marcam as relações presentes entre os substantivos e as proximidades existentes com o enunciador e o receptor. A escolha de uso de um artigo definido e não de um indefinido significa tanto quanto a escolha do próprio substantivo que ele acompanha – e vice-versa.
Aula 1 – Os sentidos de uns sentidos
Atividade 1
Imagem disponível em:http://3.bp.blogspot.com/_4zSy8Ncl1nI/TButi0uKFGI/AAAAAAAAA4c/yBjfjXK6DOQ/s1600/ESCOLA~1.JPG, acesso em 29/04/2014.
Professor, projete o poema Erro de Português, de Oswald de Andrade, disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/oswal.html#erro, acesso em 11/05/2014.
Erro de português
Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio teria despido o português |
Solicite a seus alunos para identificarem quem são os elementos principais do texto. Ajude-os a chegarem às palavras: português e índio.
Após essa identificação, peça-os para identificarem no poema qual lexema acompanha esses elementos. Assim que os alunos identificarem o ele "o", promova com eles uma troca de palavras, substituam o termo "o" por "um". Em seguida, questione que diferença de sentido proporcionaria no texto essa alteração.
Professor, aqui é importante os alunos descobrirem que o artigo definido o faz referência à nação portuguesa que chegou aqui no Brasil e que despiu o índio que aqui estava e que esses dois elementos são de conhecimento de todos, sendo assim, não são elementos quaisquer. Este efeito de indeterminação foi promovido, como eles puderam perceber, pela utilização do artigo indefinido "um".
Em sequência, promova uma discussão sobre o poema supracitado e deixe os alunos levantarem hipóteses sobre qual será que foi o erro de português, se há duplicidade de sentido no título do poema, qual duplicidade é essa, se ela se resolve no decorrer da leitura etc.
Assim que os alunos tiverem manifestado oralmente suas hipóteses, apresente a leitura de Juliana Vieira, disponível em: http://brasilcoloniaall.blogspot.com.br/2012/05/erro-de-portugues-oswald-de-andrade.html, acesso em: 11/05/2014.
O primeiro verso do poema se refere à chegada dos portugueses ao Brasil.
O ato de "vestir" e de "despir" expostas nos versos acima sugere a relação de poder entre o povo dominante e o povo dominado. Vestindo os indígenas, o colonizador tinha a intenção de impor sua cultura: catequese, língua, vestimentas, etc.
A maneira em que nos vestimos é uma reflexão da influência da sociedade a que pertencemos. As vestimentas de uma população refletem seus hábitos, sua cultura.
O poema refere-se também às condições da chegada dos portugueses: "debaixo duma bruta chuva", que é usada para simbolizar tempos sombrios.
|
Solicite aos alunos que contraponham as suas leituras com a da Juliana Vieira e auxilie a eles o entendimento dos fatos históricos necessários para a compreensão do poema, como o fato de terem sidos os portugueses quem chegaram às terra brasileiras, que atracaram aqui sob chuva forte, que encontram índios nus e que falavam outro idioma e não o português etc.
Atividade 2
Projete o poema Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade, disponível em: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html, acesso em 11/04/2014.
CIDADEZINHA QUALQUER
Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar
Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham Eta vida besta, meu Deus. (Carlos Drummond de Andrade) |
Professor, peça aos alunos para identificarem quais são os elementos importantes no poema. Leve-os a fazerem relação com o título do poema para encontrarem esses elementos, pois, trata-se de uma cidade qualquer, quais seriam os elementos que não poderiam faltar em nenhuma cidade?
Ajude-os a reconhecerem os elementos da cena onde se encontram as casas, as mulheres, também os personagens homem, cachorro e burro.
A seguir, solicite aos alunos que identifiquem quais eram os elementos que antecedem as palavras homem, cachorro e burro.
Assim que eles identificarem o artigo indefinido um, questione a eles que se ao invés do "um" fosse usado "o", se o poema poderia ser intitulado por Cidadezinha qualquer?
Professor, ajude-os a entenderem que a indeterminação e generalização de um nome só pode ser dada a partir do uso do artigo indefinido (um(s), uma(s)) e que o uso dos artigos definidos (o(s), a(s)) promoveria uma determinação e consequentemente uma especificação de qual cidade estava sendo referida no poema.
Para facilitar a compreensão do poema, informe os alunos que o poema traz um cenário comum a todas as cidades pequenas do interior do Brasil, referência cometida pelo uso do diminutivo no substantivo cidade (cidadezinha).
Atividade 3
Professor, projete a charge, de Marcelo Anastácio, Policiais não deviam usar coletes, isso é artigo de moda, disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-P87Ziy5PLfE/UmASk5Dz_nI/AAAAAAAAGJQ/UcMDlTemLE8/s1600/Charge_Aposentado.jpg, acesso em 11/05/2014. E peça para seus alunos identificarem e registrarem em seu caderno quem é o esqueleto coberto de teia de aranha sentado na cadeira.
Lembre seus alunos que é necessário analisar linguagem verbal e não verbal para identificar o personagem da charge.
Após a identificação é necessário que eles justifiquem quais são os elementos que corroboram a análise.
É importante que seus alunos tenham identificado que o esqueleto poderia ser qualquer policial e essa análise é percebida pelo uso do pronome indefinido "um" na construção "É um policial (...)".
Aula 2 - Sistematizando conceitos
Atividade 1
No Laboratório de Informática, entregue aos seus alunos uma cópia do conceito sobre artigos definidos e indefinidos.
Artigo é a palavra que antecede o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo. Ele varia em gênero e número de acordo com o substantivo. Ex: o/ um menino os/ uns meninos a/ uma menina as/ umas meninas
CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO O artigo classifica-se em: DEFINIDO– quando determina o substantivo de maneira precisa, definida: O, A, OS, AS. INDEFINIDO– quando determina o substantivo de maneira vaga, indefinida: UM, UMA, UNS, UMAS.
|
Após a leitura, com os alunos, do material entregue, relembre as questões levantadas na aula sobre os poemas e a charge e as sistematize com a nomenclatura técnica adequada.
Professor, nessa atividade você encontrará espaço para dizer ao seu aluno que o uso do artigo indeterminado no poema Cidadezinha qualquer e na charge Policiais não deviam usar coletes, isso é artigo de moda é o responsável pela compreensão de generalização de lugar e profissional em cada um dos textos. E o uso do artigo definido no poema Erro de português é que denotará sobre que português e que índio o poema trata.
Atividade 2
Imagem disponível em: http://www.cliquebeleza.net/wp-content/uploads/2012/03/jogar-jogos-online-viciado.jpg, acesso em 29/04/2014.
Solicite aos alunos que testem seus conhecimentos sobre o assunto jogando:
Determinantes Artigos definidos e indefinidos, disponível em: http://www.prof2000.pt/users/amsniza/deter-art.htm, acesso em 29/04/2014.
Depois de todos jogarem, promova um debate orientado com os alunos sobre quais foram as dificuldades deles na escolha pelo indefinido ou definido dos artigos e se eles conseguiram perceber a diferença do uso de um e do outro.
Usos e não usos do artigo definido e indefinido. Disponível em: http://www.redescola.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=557:usos-e-nao-usos-do-artigo-definido-e-indefinido&catid=42:documentos, acesso em 29/04/2014.
Artigo. Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf31.php, acesso em 29/04/2014.
A avaliação deve ser processual. O professor deve acompanhar as atividades, as resposta e as reflexões dos alunos sobre o uso dos artigos para que o objetivo de domínio das questões semânticas do emprego definido ou indefinido de um artigo seja conquistado pelo aluno.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!