20/05/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Precisamos de energia para fazer o nosso coração bater, manter constante a temperatura do corpo e realizar movimentos. É por esse motivo que precisamos ingerir alimentos ricos em nutrientes energéticos, ou seja, aqueles que fornecem energia para a realização de todas as nossas atividades. A energia fornecida pelos alimentos e as necessidades energéticas do corpo são medidas em calorias.
Os alimentos fornecem diferentes valores energéticos e a quantidade de energia utilizada, diariamente, depende da idade e do tipo de atividade realizada pela pessoa. Por isso devemos ficar atentos à quantidade de energia que consumimos durante as refeições e que gastamos durante as atividades diárias.
AULAS 1 E 2: Para que serve a alimentação?
Imagem disponível em: http://www.dicasodonto.com.br/wp-content/uploads/2013/12/alimentos_saudaveis.jpg. Acesso em 26 de abril de 2014.
Professor:
- O objetivo da atividade é discutir a importância da alimentação para o organismo humano, bem construir argumentos em relação às questões nutricionais dos brasileiros.
1) Apresente o vídeo: Por uma vida melhor. Duração 29min46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1sHrxvC73GE. Acesso em 26 de abril de 2014.
- O vídeo destaca a questão da alimentação no nosso país. Todo homem tem direito ao acesso permanente à água e à alimentação adequadas, em quantidade e qualidade suficientes, que lhe permitam uma vida saudável. Apesar disso, o Brasil ainda luta para superar deficiências graves nesta área, em especial no que se refere ao histórico problema da fome.
- Para a exibição do vídeo utilize o data show e um notebook ou o Laboratório de Informática da escola.
2) Após a exibição do vídeo, organize os alunos em duplas e apresente as seguintes questões no quadro:
3) Os alunos deverão discutir as questões e registrar as respostas no caderno.
4) Oriente as discussões em duplas, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.
- Estimule os alunos a refletirem sobre a importância da alimentação para a produção de energia nas células e o funcionamento do organismo. Além disso, discuta com os alunos a situação de carência nutricional de alguns brasileiros.
5) Após um tempo pré-estabelecido para discussão, organize um momento para que os alunos possam expressar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias dos outros colegas. Para isso, organize uma roda de conversa na sala de aula ou em outro espaço escolar.
AULA 3 E 4: Energia nos alimentos
Atividade: Experimento prático
- Os objetivos das atividades são: possibilitar que o aluno compreendam, por meio de fenômenos, a liberação de energia de alguns alimentos, desenvolver a habilidade de explicar fenômenos e a capacidade de argumentação.
1) Inicie retomando as discussões das AULAS 1 E 2, principalmente na questão da produção de energia.
2) Providencie os seguintes materiais para cada grupo de 4 alunos:
- Organize grupos de 4 alunos para trabalharem no Laboratório de Biologia. Caso a escola não possua, realize o experimento em sala de aula para demonstração aos alunos.
- Cada grupo deverá ter os materiais citados.
3) Prepare um roteiro com os procedimentos e questionamentos para registros.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-wPuiJc-R5-o/UT5_cTQs5oI/AAAAAAAAAVo/fjf9tAe_EyU/s1600/DSCF5258.JPG. Acesso em 26 de abril de 2014.
- Sugestão de roteiro:
3) Oriente as discussões em grupos, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.
4) Após um tempo pré-estabelecido para discussão e registros, organize um momento para que os alunos possam expressar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias dos outros colegas. Peça que cada aluno descreva a experiência vivenciada e a contribuição da mesma na aquisição de novos conhecimentos. Para isso, organize uma roda na sala de aula ou em outro espaço escolar. Neste momento, discuta com os alunos a importância dos alimentos para a produção de energia, essencial à nossa sobrevivência.
5) Em seguida, solicite aos alunos que produzam um texto
Sugestões para o professor:
- MOURA, Maria Aparecida. Energia nos alimentos. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/ufmgtube/pilulas/energia-nos-alimentos/. Acesso em 26 de abril de 2014.
- Alimentos: fonte de energia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AKUcFHY_snc. Duração: 9min53seg. Acesso em 26 de abril de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. O professor pode avaliar a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, avaliar a compreensão dos alunos em relação à energia nos alimentos, por meio das discussões e registro no roteiro.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/06/2014
Cinco estrelasamei estas aulas me ajudaram muito.
22/05/2014
Cinco estrelasAchei a aula muito boa, vou usa-la em minhas turmas.