Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A energia dos alimentos

 

20/05/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da alimentação para o funcionamento do organismo humano.
  • Reconhecer que os alimentos fornecem diferentes valores energéticos.
  • Explicar como ocorre a liberação de energia proveniente dos alimentos e de reações químicas no interior das células.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Os nutrientes: classificação e funções.
Estratégias e recursos da aula
  •  Exibição de vídeo.
  • Atividades em duplas e grupos.
  • Atividades de socialização de informações.
  • Experimento prático.
  • Registros.

Precisamos de energia para fazer o nosso coração bater, manter constante a temperatura do corpo e realizar movimentos. É por esse motivo que precisamos ingerir alimentos ricos em nutrientes energéticos, ou seja, aqueles que fornecem energia para a realização de todas as nossas atividades. A energia fornecida pelos alimentos e as necessidades energéticas do corpo são medidas em calorias

Os alimentos fornecem diferentes valores energéticos e a quantidade de energia utilizada, diariamente, depende da idade e do tipo de atividade realizada pela pessoa. Por isso devemos ficar atentos à quantidade de energia que consumimos durante as refeições e que gastamos durante as atividades diárias.

 

AULAS 1 E 2: Para que serve a alimentação?

Alimentação

Imagem disponível em: http://www.dicasodonto.com.br/wp-content/uploads/2013/12/alimentos_saudaveis.jpg. Acesso em 26 de abril de 2014.

 

Professor:

- O objetivo da atividade é discutir a importância da alimentação para o organismo humano, bem construir argumentos em relação às questões nutricionais dos brasileiros. 

1) Apresente o vídeo: Por uma vida melhor. Duração 29min46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1sHrxvC73GE. Acesso em 26 de abril de 2014.

- O vídeo destaca a questão da alimentação no nosso país. Todo homem tem direito ao acesso permanente à água e à alimentação adequadas, em quantidade e qualidade suficientes, que lhe permitam uma vida saudável. Apesar disso, o Brasil ainda luta para superar deficiências graves nesta área, em especial no que se refere ao histórico problema da fome. 

- Para a exibição do vídeo utilize o data show e um notebook ou o Laboratório de Informática da escola.

2) Após a exibição do vídeo, organize os alunos em duplas e apresente as seguintes questões no quadro:

  • No documentário, foi apresentado que todo homem tem direito ao acesso à alimentação adequada, isso ocorre no Brasil? Explique sua resposta.
  • Quais as consequências de uma alimentação inadequada para o corpo humano?
  • Para que serve a alimentação?

3) Os alunos deverão discutir as questões e registrar as respostas no caderno.

4) Oriente as discussões em duplas, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.

- Estimule os alunos a refletirem sobre a importância da alimentação para a produção de energia nas células e o funcionamento do organismo. Além disso, discuta com os alunos a situação de carência nutricional de alguns brasileiros.

5) Após um tempo pré-estabelecido para discussão, organize um momento para que os alunos possam expressar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias dos outros colegas. Para isso, organize uma roda de conversa na sala de aula ou em outro espaço escolar.

 

AULA 3 E 4: Energia nos alimentos

Atividade: Experimento prático 

- Os objetivos das atividades são: possibilitar que o aluno compreendam, por meio de fenômenos, a liberação de energia de alguns alimentos, desenvolver a habilidade de explicar fenômenos e a capacidade de argumentação.

1) Inicie retomando as discussões das AULAS 1 E 2, principalmente na questão da produção de energia.

2) Providencie os seguintes materiais para cada grupo de 4 alunos: 

  • 1 termômetro
  • 1 tubo de ensaio
  • 1 prendedor de roupas
  • 1 vela
  •  fósforo
  • água a temperatura ambiente
  • 1 clipes
  • 1 rolha
  • 2 amostras de alimentos diferentes (feijão e amendoim)

- Organize grupos de 4 alunos para trabalharem no Laboratório de Biologia. Caso a escola não possua, realize o experimento em sala de aula para demonstração aos alunos.

- Cada grupo deverá ter os materiais citados.

3) Prepare um roteiro com os procedimentos e questionamentos para registros.

Experimento

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-wPuiJc-R5-o/UT5_cTQs5oI/AAAAAAAAAVo/fjf9tAe_EyU/s1600/DSCF5258.JPG. Acesso em 26 de abril de 2014.

 

- Sugestão de roteiro:

ENERGIA NOS ALIMENTOS
Objetivo: Verificar a quantidade de energia liberada por dois alimentos.
 
Material:
  • 1 termômetro
  • 1 tubo de ensaio
  • 1 prendedor de roupas
  • 1 vela
  •  fósforo
  • água a temperatura ambiente
  • 1 clipes
  • 1 rolha
  • 2 amostras de alimentos diferentes (feijão e amendoim)
 
Procedimentos: 
1) Esticar o clipes e colocá-lo preso na rolha,
2) Prender o feijão no clipes.
3) Colocar água dentro do tubo de ensaio
4) Pegar o termômetro e medir a temperatura da água que colocamos no tubo de ensaio:
5) Anotar nos resultados.
6) Ascender a vela e aproximar o feijão que está preso na rolha até que o feijão pegue fogo.
7) Colocar a rolha com o feijão em chamas em baixo do tubo de ensaio até que a chama do feijão se apague.
8) Medir a temperatura da água com o termômetro depois do feijão ter se apagado:
9) Anotar nos resultados.
10) Realizar a mesma coisa com o amendoim.
 
Resultados e discussão:
1- Temperaturas da água:
- Feijão:
Temperatura inicial: _________________
Temperatura final: __________________
- Amendoim: 
Temperatura inicial: _________________
Temperatura final: __________________
 
2- O que aconteceu com a água quando o feijão com a chama ficou próximo do tubo de ensaio?
 
3- O que aconteceu com a água quando o amendoim com a chama ficou próximo do tubo de ensaio?
 
4- Qual dos alimentos fornece mais energia, o amendoim ou o feijão? Explique.
 

3) Oriente as discussões em grupos, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. 

4) Após um tempo pré-estabelecido para discussão e registros, organize um momento para que os alunos possam expressar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias dos outros colegas. Peça que cada aluno descreva a experiência vivenciada e a contribuição da mesma na aquisição de novos conhecimentos. Para isso, organize uma roda na sala de aula ou em outro espaço escolar. Neste momento, discuta com os alunos a importância dos alimentos para a produção de energia, essencial à nossa sobrevivência.

5) Em seguida, solicite aos alunos que produzam um texto 

Recursos Complementares

Sugestões para o professor:

- MOURA, Maria Aparecida. Energia nos alimentos. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/ufmgtube/pilulas/energia-nos-alimentos/. Acesso em 26 de abril de 2014.

- Alimentos: fonte de energia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AKUcFHY_snc. Duração: 9min53seg. Acesso em 26 de abril de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. O professor pode avaliar a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, avaliar a compreensão dos alunos em relação à energia nos alimentos, por meio das discussões e registro no roteiro.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.