Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimentação fast food x alimentação saudável: o que escolher?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer os problemas de saúde ligados ao consumo excessivo de alimentos fast food.
  • Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada e balanceada para o bom funcionamento do organismo.
  • Analisar criticamente a influência da mídia na alimentação.
  • Produzir um manual de alimentação saudável.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Nutrientes: conceito, classificação e funções.
Estratégias e recursos da aula
  •  Exibição de um documentário.
  • Atividades de discussão e socialização de ideias em grupos.
  • Pesquisa na sala de aula.
  • Produção de um manual sobre alimentação saudável.
  • Produção de um documentário.

 

Muito se fala em alimentação e qualidade de vida e, neste cenário, encontram-se a alimentação saudável e a alimentação fast food. É importante que os alunos percebam e analisem criticamente a qualidade das refeições diárias de cada um, verificando se as escolhas estão em alimentos saudáveis ou alimentos industrializados e de rápido preparo. Além disso, devem compreender as consequências de uma alimentação fast food para o bom funcionamento do organismo.

 

AULAS 1 e 2: Fast food e saúde

Alimentos fast food

Imagem disponível em: http://www.portaldepaulinia.com.br/images/stories/2011/marco/saude_fastfood.jpg. Acesso em 27 de abril de 2014.

 

Professor:

- A atividade consiste na exibição de um documentário que aborda o caso da obesidade infantil, principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos. O documentário discute as consequências de uma alimentação fast food para as crianças, que agora começam apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. 

1) Utilize os aparelhos data show e notebook com som ou o Laboratório de Informática da escola para a exibição do documentário: Muito além do peso (2012). Duração: 1h23min43seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acesso em 27 de abril de 2014.

Muito além do peso

 
2) Peça aos alunos que, durante a exibição do documentário, registrem no caderno algumas informações importantes, tais como:
  • Quais as consequências da alimentação fast food para o corpo humano?
  • Como as empresas de alimentação abordam a venda de produtos nas campanhas publicitárias? Estas campanhas favorecem ou não o consumo destes produtos?
  • O que escolher: alimentação saudável ou alimentação fast food? Por quê?
  • Qual alimentação é mais atraente? Por quê?

3) Em seguida, proponha aos alunos um debate sobre o documentário.

4) Oriente e estimule todos os alunos a expressarem suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvirem as ideias dos outros colegas.

5) Neste momento, discuta com os alunos quais as consequências da alimentação fast food para a saúde, bem como a influência da mídia no consumo deste tipo de alimento.

 

AULAS 3 e 4: Fast food ou alimentação saudável: qual a sua escolha?

Professor:

- O objetivo da atividade é propor aos alunos que analisem situações-problemas e conflitam com o senso comum. Além de contribuir para a construção de argumentos.

1) Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes.

2) Peça que cada aluno registre, no caderno, os alimentos consumidos durante um dia inteiro nas refeições (café, almoço, lanche, jantar).

3) Em seguida, apresente a pirâmide alimentar e oriente os alunos a analisarem o cardápio dos colegas do mesmo grupo. Vale ressaltar que os grupos deverão utilizar os dados da pirâmide alimentar para as análises.

 Pirâmide alimentar

Imagem disponível em: http://imgsapp.sites.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2013/08/11/144294/20130811084236958789o.jpg. Acesso em 27 de abril de 2014.

 

4) Solicite aos alunos que preencham um quadro comparativo identificando o alimento presente em seu cardápio, quantas vezes é consumido e quantas vezes deveriam ser consumidas (conforme pirâmide alimentar). 

- Sugestão:

ALIMENTOS PRESENTES EM NOSSAS REFEIÇÕES Quantidade prevista pela pirâmide alimentar Quantidade consumida presente no cardápio
     

5) Oriente o trabalho nos grupos, estimulando a participação de todos.   

6) Em seguida, organize uma roda na sala de aula ou no Laboratório de Informática para iniciar um debate sobre o documentário. 

  • Oriente e estimule todos os alunos a expressarem suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvirem as ideias dos outros colegas.
  • Neste momento, discuta com os alunos quais as consequências da alimentação fast food para a saúde, bem como a influência da mídia no consumo deste tipo de alimento.
  • Sugestão de dinâmica para a realização desse debate: Júri Simulado abordando a seguinte questão: Alimentos industrializados x alimentos naturais: o mais rápido ou o mais saudável? OU Fast food x alimentação saudável: qual foi a sua escolha?
  • As instruções para a prática desta dinâmica pode ser encontrada em sítios como: MACEDO, Giélia Silva. Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 19 março 2014.

7) Após o debate, discuta com os alunos sobre os hábitos alimentares e o que pode ser feito para melhorar as escolhas de alimentos.

 

AULAS 5, 6 e 7: Alimentação saudável

Professor:

1) Após as discussões das AULAS 3 e 4, proponha aos alunos, que ainda em grupos, organizem um manual de alimentação saudável para a faixa etária deles. A atividade é importante para avaliar a capacidade de argumentação dos alunos.

- O manual poderá conter: o conceito de alimentação saudável, os princípios e as orientações para o consumo de alimentos e algumas sugestões de medidas/porções de alimentos a serem consumidos.

2) Os manuais poderão ser produzidos em folhas sulfites com imagens, textos e frases ou em documentos no Microsoft Word ou Power Point.

3) Para a pesquisa dos alunos, sugira alguns materiais:

- BRITO, Tatiane Trevilato de. Alimentação na adolescência: como fazer? Disponível em: http://www.anutricionista.com/alimentacao-na-adolescencia-como-fazer.html. Acesso em 27 de abril de 2014.

- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Adolescência saudável. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/106adolescencia.html. Acesso em 27 de abril de 2014.

- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar: como ter uma alimentação saudável. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel.pdf. Acesso em 02 de maio de 2014.

- POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Quais são as diretrizes e objetivos do Guia Alimentar. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/guia_objetivo.php. Acesso em 02 de maio de 2014

4) Proponha aos alunos que reúnam os manuais no site da escola ou em um blog. Acesse a aula das professoras Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias para a criação do blog. Criando um blog. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 22 de março de 2014.

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio para o professor:

- WAKASUGUI, Olinda Sato; PINHO, Kátia Elisa Prus; LEPIENSKI, Luis Marcos. Os hábitos alimentares dos adolescentes do ensino médio e a sua relação com o problema do sobrepeso e da obesidade. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/402-2.pdf. Acesso em 27 de abril de 2014.

- Filme Super Size Me: a dieta do palhaço (Estados Unidos, 2004). Duração: 1h39min52seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XiaET24DwaU. Acesso em 27 de abril de 2014.

- POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. Guia alimentar para a população brasileira promover a alimentação saudável. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/pas.php?conteudo=guia. Acesso em 02 de maio de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, os alunos poderão ser avaliados qualitativamente por meio da participação, atitude, comprometimento e organização durante as atividades propostas. Como instrumento de avaliação quantitativa, utilize as discussões em grupos, as análises do cardápio alimentar, a criatividade e o conteúdo do manual da alimentação saudável e do blog.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Juliana, E.M.E.F. Mate Amargo , Rio Grande do Sul - disse:
    jumoraesma@gmail.com

    30/05/2014

    Cinco estrelas

    Bem interessante e completo! Um tema atual e muito necessário! Muito bom!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.