20/05/2014
ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Muito se fala em alimentação e qualidade de vida e, neste cenário, encontram-se a alimentação saudável e a alimentação fast food. É importante que os alunos percebam e analisem criticamente a qualidade das refeições diárias de cada um, verificando se as escolhas estão em alimentos saudáveis ou alimentos industrializados e de rápido preparo. Além disso, devem compreender as consequências de uma alimentação fast food para o bom funcionamento do organismo.
AULAS 1 e 2: Fast food e saúde
Imagem disponível em: http://www.portaldepaulinia.com.br/images/stories/2011/marco/saude_fastfood.jpg. Acesso em 27 de abril de 2014.
Professor:
- A atividade consiste na exibição de um documentário que aborda o caso da obesidade infantil, principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos. O documentário discute as consequências de uma alimentação fast food para as crianças, que agora começam apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares.
1) Utilize os aparelhos data show e notebook com som ou o Laboratório de Informática da escola para a exibição do documentário: Muito além do peso (2012). Duração: 1h23min43seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acesso em 27 de abril de 2014.
3) Em seguida, proponha aos alunos um debate sobre o documentário.
4) Oriente e estimule todos os alunos a expressarem suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvirem as ideias dos outros colegas.
5) Neste momento, discuta com os alunos quais as consequências da alimentação fast food para a saúde, bem como a influência da mídia no consumo deste tipo de alimento.
AULAS 3 e 4: Fast food ou alimentação saudável: qual a sua escolha?
Professor:
- O objetivo da atividade é propor aos alunos que analisem situações-problemas e conflitam com o senso comum. Além de contribuir para a construção de argumentos.
1) Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes.
2) Peça que cada aluno registre, no caderno, os alimentos consumidos durante um dia inteiro nas refeições (café, almoço, lanche, jantar).
3) Em seguida, apresente a pirâmide alimentar e oriente os alunos a analisarem o cardápio dos colegas do mesmo grupo. Vale ressaltar que os grupos deverão utilizar os dados da pirâmide alimentar para as análises.
Imagem disponível em: http://imgsapp.sites.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2013/08/11/144294/20130811084236958789o.jpg. Acesso em 27 de abril de 2014.
4) Solicite aos alunos que preencham um quadro comparativo identificando o alimento presente em seu cardápio, quantas vezes é consumido e quantas vezes deveriam ser consumidas (conforme pirâmide alimentar).
- Sugestão:
ALIMENTOS PRESENTES EM NOSSAS REFEIÇÕES | Quantidade prevista pela pirâmide alimentar | Quantidade consumida presente no cardápio |
5) Oriente o trabalho nos grupos, estimulando a participação de todos.
6) Em seguida, organize uma roda na sala de aula ou no Laboratório de Informática para iniciar um debate sobre o documentário.
7) Após o debate, discuta com os alunos sobre os hábitos alimentares e o que pode ser feito para melhorar as escolhas de alimentos.
AULAS 5, 6 e 7: Alimentação saudável
Professor:
1) Após as discussões das AULAS 3 e 4, proponha aos alunos, que ainda em grupos, organizem um manual de alimentação saudável para a faixa etária deles. A atividade é importante para avaliar a capacidade de argumentação dos alunos.
- O manual poderá conter: o conceito de alimentação saudável, os princípios e as orientações para o consumo de alimentos e algumas sugestões de medidas/porções de alimentos a serem consumidos.
2) Os manuais poderão ser produzidos em folhas sulfites com imagens, textos e frases ou em documentos no Microsoft Word ou Power Point.
3) Para a pesquisa dos alunos, sugira alguns materiais:
- BRITO, Tatiane Trevilato de. Alimentação na adolescência: como fazer? Disponível em: http://www.anutricionista.com/alimentacao-na-adolescencia-como-fazer.html. Acesso em 27 de abril de 2014.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Adolescência saudável. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/106adolescencia.html. Acesso em 27 de abril de 2014.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar: como ter uma alimentação saudável. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel.pdf. Acesso em 02 de maio de 2014.
- POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Quais são as diretrizes e objetivos do Guia Alimentar. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/guia_objetivo.php. Acesso em 02 de maio de 2014
4) Proponha aos alunos que reúnam os manuais no site da escola ou em um blog. Acesse a aula das professoras Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias para a criação do blog. Criando um blog. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 22 de março de 2014.
Sugestão de material de apoio para o professor:
- WAKASUGUI, Olinda Sato; PINHO, Kátia Elisa Prus; LEPIENSKI, Luis Marcos. Os hábitos alimentares dos adolescentes do ensino médio e a sua relação com o problema do sobrepeso e da obesidade. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/402-2.pdf. Acesso em 27 de abril de 2014.
- Filme Super Size Me: a dieta do palhaço (Estados Unidos, 2004). Duração: 1h39min52seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XiaET24DwaU. Acesso em 27 de abril de 2014.
- POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. Guia alimentar para a população brasileira promover a alimentação saudável. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/pas.php?conteudo=guia. Acesso em 02 de maio de 2014.
A avaliação deverá abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, os alunos poderão ser avaliados qualitativamente por meio da participação, atitude, comprometimento e organização durante as atividades propostas. Como instrumento de avaliação quantitativa, utilize as discussões em grupos, as análises do cardápio alimentar, a criatividade e o conteúdo do manual da alimentação saudável e do blog.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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30/05/2014
Cinco estrelasBem interessante e completo! Um tema atual e muito necessário! Muito bom!