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Por dentro da realidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o universo da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

- Analisar e emitir sua opinião sobre a importância da escolarização de jovens e adultos que não a tiveram no tempo certo.

- Conscientizar da importância da alfabetização na idade certa.

- Discutir e distinguir os conceitos de cidadão e cidadania.

Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

É importante o estudo da temática da Educação de Jovens e Adultos -  EJA para alunos do Ensino Fundamental Final, sensibilizando-os para a oportunidade que têm e que muitos alunos não tiveram na época adequada. O Brasil hoje apresenta ainda um número substancial de analfabetos. A imagem abaixo mostra um pouco desta realidade:

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-LHdspy9U0oY/TkqrBLgnebI/AAAAAAAACn8/0TlcXAj_C1Q/s1600/analfabetismo.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.

Outra questão séria na escola é a evasão escolar que começa a partir desta etapa da escolaridade (ensino fundamental final), pois os índices de alunos de 15 a 17 anos que estão fora da escola e do mercado de trabalho  é alarmante no Brasil. Estes jovens podem estar fora do mercado do trabalho, no mercado paralelo como trabalhadores não regulamentados ou até mesmo na criminalidade. Portanto, estudar sobre esta temática seria sensibilizá-los para a necessidade da escolarização na idade certa e contribuir para a diminuição desses índices.

 

Aulas 1 a 4

 

Para iniciar o desenvolvimento do tema o professor deverá propor aos alunos que respondam a uma enquete elaborada por ele, considerando as perguntas sugeridas abaixo. Essas respostas deverão ser dadas oralmente, sem a necessidade de registro, pois objetivam realizar um levantamento diagnóstico da percepção da turma sobre o tema a ser estudado.

1 - Você conhece a Educação de Jovens e Adultos - EJA?

2 - Sabe quantos analfabetos de 15 a 60 há no Brasil?

3 - Por que as pessoas decidem não estudar ou abandonam seus estudos?

2 - Já esteve em uma sala de EJA?

3 - Alguém na sua família frequenta ou frequentou a EJA?

4 - Como você imagina uma turma da EJA?

Ao término da enquete, abra espaço aos alunos para que debatam, façam perguntas e comentem sobre as questões relativas à Educação de Jovens e Adultos.

Na sequência, solicite que façam uma pesquisa sobre esta modalidade de ensino:

1 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e solicite que cada grupo pesquise um aspecto desta modalidade:

 

Sugestão de site para realização de pesquisa: Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf. Acesso em 03 de maio de 2014.

GRUPO 1: Fundamentos e Funções da EJA.

GRUPO 2: Bases Legais da EJA.

GRUPO 3: Bases Históricas  da EJA no Brasil.

GRUPO 4: Educação da EJA atualmente.

GRUPO 5: Indicadores Estatísticos  da EJA no Brasil.

http://www.escolapecorari.com.br/arquivos/noticias/9dbf573ccae533b0b11e5a5cf215feca.jpg

Imagem disponível em: http://www.escolapecorari.com.br/arquivos/noticias/9dbf573ccae533b0b11e5a5cf215feca.jpg. Acesso em 04 de maio de 2014.

A discussão dos dados pesquisados pelos alunos deverá acontecer primeiramente nos grupos, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor para cada um deles. Cada grupo deverá fazer seus registros e socializá-los para à turma para apreciação e debate. O professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. Após o debate, havendo consenso, os grupos poderão reformular suas respostas a partir da contribuição da turma.

2 - Terminado o debate, oriente os alunos na preparação e organização dos estudos construídos durante a realização da pesquisa (textos, imagens, gráficos, estatísticas) e solicite que construam um blog com estas informações para disponibilizarem para a escola. 

Sugestão de site com tutorial sobre blog: Como blogar no Wordpress.com, disponível em: http://tinyurl.com/365q24t. Acesso em 18 de maio de 2014.

3 - Leve os alunos para a sala de vídeo ou leve os equipamentos para a sala de aula.

Mostre aos alunos o vídeo "Adultos" da Série "Aula lá fora" da TV Escola, duração de 29min09seg, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4963. Acesso em 03 de maio de 2014. Alternativamente, este vídeo encontra-se disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uJHNFbcrHF8. Acesso em 03 de maio de 2014.

Sinopse

Nesta aula lá fora vemos como a afetividade e a emoção participam dos processos de aprendizagem, especialmente na alfabetização de adultos. São duas professoras de duas classes distintas de jovens e adultos que trabalham a questão da cidadania. As turmas escolhem visitar locais que fazem parte do cotidiano: um supermercado e um posto de saúde respectivamente.

4 - Antes da exibição do vídeo, informe aos alunos que será solicitado, após a exibição do mesmo, que comparem as informações obtidas pelo vídeo com aquelas da pesquisa nas primeiras aulas para situarem diferentes opiniões e diferentes realidades. Para isso que isso aconteça é necessário que cada aluno foque sua atenção nestas questões, faça seus registros individuais durante a exibição do vídeo, para socializá-los com os demais durante o debate.

Questões orientadoras do foco do vídeo:

a) Como a professora preparou os alunos para o trabalho de campo?

b) Como os alunos são recebidos no trabalho de campo?

c) O que usam para fazer o registro?

d) O que você pensa que o professor conseguiu mobilizar nos alunos?

e) Qual a frustração dos alunos com relação à realidade?

 

5 - Terminada a exibição, faça um debate com as comparações registradas pelos alunos.

6 - Nesta fase, os conceitos de cidadão e cidadania devem ser trabalhos. Para isto, rememore com os alunos o material presente no vídeo, como cidadania e cidadão são definidos, faça o registro deste conceito no quadro e solicite que os alunos complementem a partir do que viram até esta fase.

http://4.bp.blogspot.com/_j0oAApQnlhE/TOvb-NruDwI/AAAAAAAAAFc/oer7SMr-VRM/s1600/EJA2.bmp

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_j0oAApQnlhE/TOvb-NruDwI/AAAAAAAAAFc/oer7SMr-VRM/s1600/EJA2.bmp. Acesso em 18 de maio de 2014.

Aulas 5 a 9

Neste momento, os alunos irão  juntamente com o professor,  preparar um trabalho de campo com uma visita a uma sala da EJA na sua própria escola ou em outra escola, caso onde estudam não haja esta modalidade. O objetivo é conhecer de perto esta realidade com base no vídeo apresentado.

a) Agende antecipadamente com uma escola, caso a escola de seus alunos não possua esta modalidade de ensino.

b) Programe a visita dos alunos do ensino fundamental com tempo suficiente para que o professor que irá recebê-los possa preparar seus alunos para a visita.

c) Para o dia da visita, prepare uma apresentação de seus alunos do ensino fundamental como boas-vindas: um jogral, um teatro, uma poesia, um vídeo, uma mensagem.

d) Encerre esta visita com um lanche comunitário para o qual cada aluno levará algo para contribuir.

e) Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

f) Para este trabalho, os grupos farão o registro em diário de bordo e a culminância será um relatório de visita de campo. Sugestão de modelo disponível em:

 - para o diário de bordo, ler as orientações presentes no site: Como escrever um diário de bordo. Disponível em: http://www.lourencocastanho.com.br/genetica/page_482067317.html. Acesso em 03 de maio de 2014.

- para o relatório da visita de campo, ler as orientações no site: Modelo de estrutura de um relatório. Disponível em: http://www.dieteticai.ufba.br/Temas/ensino/Estrutura%20do%20RELAT%C3%93RIO.pdf. Acesso em 03 de maio de 2014.

g) Dê aos alunos quais aspectos deverão ser observados: o ambiente físico, a composição do corpo docente e discente, os demais funcionários, a sala de aula, a aula etc. Tais aspectos deverão ser observados e registrados em caderno ou outro dispositivo eletrônico: câmera, celular etc.

h) Dê também 30 minutos na aula para que elaborem um roteiro de entrevista. Sugestão de material sobre Entrevista, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrevista. Acesso em 03 de maio de 2014.

Sugestão de informações a serem coletadas:

  • idade alunos,
  • porque estão estudando agora,
  • expectativa e sentimento destes alunos,
  • planos futuros.

 

http://www.serpil.com.br/site/wp-content/uploads/eja.jpg

Imagem disponível em: http://www.serpil.com.br/site/wp-content/uploads/eja.jpg. Acesso em 04 de maio de 2014.

 

i) Promova o intercâmbio dos alunos regulares do Ensino Fundamental e da EJA em um turno.

j) Feita a visita, nas aulas seguintes, promova o debate com os alunos para que apresentem seus resultados de pesquisa e lhe entreguem os diários de bordo.

k) Publique este diário de bordo no blog criado pelos alunos.

EJA 2011

Imagem disponível em: http://i45.servimg.com/u/f45/16/75/58/79/eja10.png. Acesso em 18 de maio de 2014.

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