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Cuidando dos alimentos

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA e LEANDRO REZENDE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes métodos de conservação dos alimentos.
  • Identificar a importância da conservação dos alimentos para a saúde.
  • Produzir um folheto contendo informações sobre os cuidados durante a compra e o preparo dos alimentos.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ação de fungos e bactérias nos alimentos.
Estratégias e recursos da aula
  •  Questionamentos.
  • Atividades de socialização de ideias.
  • Atividades em duplas e grupos.
  • Pesquisa na internet.
  • Utilização da ferramenta Power Point.
  • Produção de um folheto informativo. 

Os alimentos são compostos de nutrientes importantes para a produção de energia, construção e regulação do organismo. Neste sentido, além de compreender a função dos alimentos, é importante conhecer alguns métodos de conservação dos alimentos, evitando a sua deterioração e problemas de saúde.

 

AULA 1: Motivação

Alimentos

Imagem disponível em: http://metacolher.files.wordpress.com/2013/04/203_00.jpg. Acesso em 28 de abril de 2014.

 

Para o professor:

Os objetivos da atividade são: realizar um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema “Conservação dos alimentos”, para depois confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

1) Apresente aos alunos os seguintes questionamentos:

  • A alimentação é importante para o nosso organismo, portanto devemos ter alguns cuidados com os alimentos. Por que devemos preocupar com a conservação dos alimentos?
  • Como "cuidar" dos alimentos?

2) Organize um momento para que os alunos apresentem, oralmente, as respostas aos questionamentos. Estimule e oriente a participação de todos. 

- Espera-se que com essa atividade os alunos discutam que é importante conservar os alimentos para evitar a contaminação por fungos e bactérias e, consequentemente, males à saúde humana. Além disso, é relevante que eles apresentem alguns métodos para conservar os alimentos, como o uso de sal e o congelamento.

AULAS 2 e 3 Desenvolvimento do tema - Pesquisa na internet

Pesquisa na internet

Imagem disponível: http://www.anossaescola.com/cr/public/webquest/internet.jpg. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

Professor:

- Os objetivos da atividade são: identificar métodos utilizados para a conservação dos alimentos, incluindo processos físicos, químicos e biológicos neles envolvidos; relacionar as propriedades físicas, químicas ou biológicas dos métodos de conservação de alimentos às finalidades a que se destinam; identificar a importância dos métodos de conservação dos alimentos para à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

- A sugestão é que a atividade seja realizada no Laboratório de Informática da escola, caso isso não seja possível, solicite os alunos que façam a pesquisa em outro espaço, como em casa ou na Biblioteca da escola.

1) Organize os alunos em grupos de 4 integrantes.

2) Informe aos alunos que cada grupo ficará responsável por pesquisar alguns métodos de conservação de alimentos.

- Utilize os métodos mencionados durante as discussões na AULA 1. Se necessário, sugira outros métodos, como: pasteurização, defumação, uso de aditivos químicos, resfriamento.

3) Faça um sorteio dos métodos de conservação dos alimentos.

4) Proponha que os alunos pesquisem, para cada método:

  • a definição dos processos do  métodos;
  • exemplos de alimentos que utilizam esse tipo de  método;
  • a eficiência da técnica;
  • como reconhecer um problema de conservação decorrente da utilização desse método;

5) Sugestão de sites para a pesquisa:

DIONYSIO, Renata Barbosa; MEIRELLES, Fátima Ventura Pereira. Conservação de alimentos. Disponível em: http://web.ccead.puc rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_conservacao_de_alimentos.pdf. Acesso em 29 de abril de 2014.

FOOD INGREDIENTS BRASIL. Conservação de alimentos por aditivos químicos. Disponível em: http://www.revista-fi.com/materias/247.pdf. Acesso em 02 de maio de 2014.

MANTILLA, Samira. Métodos de conservação de alimentos: uso do calor e do frio. Disponível em: http://pt.slideshare.net/Samiravet/mtodos-de-conservao-de-alimentos-aula-1. Acesso em 02 de maio de 2014. 

USP; CENA/PCLQ. Divulgação da tecnologia da irradiação de alimentos e outros materiais. Disponível em: http://www.cena.usp.br/irradiacao/conservacao.htm. Acesso em 02 de maio de 2014.

 

6) A pesquisa deverá ser feita em um documento no Microsoft Word e enviada, ao professor, para correções.

7) Reserve duas aulas para a pesquisa ou agende com os alunos uma data para envio, por e-mail, da pesquisa para correções.

8) Oriente o trabalho de pesquisa nos grupos, estimulando a participação de todos os alunos.

9) Avalie, por meio das pesquisas, o aprendizado e os distanciamentos desses estudos com as ideias apresentadas na AULA 1. Verifique se as ideias, apresentadas anteriormente, foram validadas pelas pesquisas.

 

AULAS 4 e 5: Desenvolvimento do tema - Apresentação no Power Point

Professor:

- Os objetivos da atividade são desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos e divulgar o conhecimento.

- Proponha a colaboração do professor de Língua Portuguesa que poderá trabalhar dicas de como organizar uma boa apresentação.

- Caso não seja possível, acesse o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.

Apresentação de slides

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/files/2013/10/10-dicas-para-uma-boa-apresentacao-blog-tecnologia-powerpoint1.png. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

- A sugestão é que a atividade seja realizada no Laboratório de Informática da escola, caso isso não seja possível, solicite os alunos que façam a pesquisa em outro espaço.

 

1) Após a pesquisa, proponha que os alunos organizem uma apresentação no Power Point como meio de socializar as investigações acerca das técnicas de conservação dos alimentos.

2) Reserve duas aulas para a produção da apresentação ou agende com os alunos uma data para envio, por e-mail, da atividade para correções.

3) Oriente o trabalho dos grupos, estimulando a participação de todos os alunos.

4) Informe, que cada grupo, deverá ter no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos para a apresentação. Proponha que todos apresentem.

5) Agende uma data para a apresentação.

6) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, verificando o aprendizado dos alunos.

7) Proponha que os alunos socializem as apresentações via e-mail para os colegas.

 

AULAS 6 e 7: Concluindo - Produção de um folheto informativo

Professor:

1) Como atividade de encerramento das discussões e divulgação do conhecimento, proponha aos alunos, ainda em grupo, a produção de um folheto informativo apresentando os cuidados com a compra e preparo dos alimentos em casa ou em outros ambientes. Neste folheto poderão constar os métodos de conservação utilizados na produção dos alimentos, os cuidados na hora da compra (data de validade, conservação das embalagens) e os cuidados no preparo dos alimentoso em casa (lavar as mãos, guardar em local adequado).

2) Acesse o siteCriar panfleto no Microsoft Word. Duração: 20min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7ZpByuF4s5w. Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Os folhetos poderão ser entregues para os outros alunos da escola ou disponibilizados no site da escola ou no blog da turma.

- Para maiores informações sobre como elaborar um blog, acesse a aula Criando um blog, de Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 14 de abril de 2014.

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- MARQUES, Luísa. A conservação dos alimentos. Disponível em: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/01/conservacao-dos-alimentos.html. Acesso em 14 de maio de 2014.

- MESA SAÚDE. Por que a conservação de alimentos é importante. Disponível em: http://www.slcalimentos.com.br/paponacozinha/por-que-a-conservacao-de-alimentos-e-importante. Acesso em 14 de maio de 2014.

- RADAELLI, Patrícia. Educação nutricional para alunos do ensino fundamental. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/planos_aula.pdf. Acesso em 11 de maio de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e contínuo. Para isso, avalie qualitativamente por meio da participação, comportamento e envolvimento dos alunos durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, avalie se os alunos ampliaram o conhecimento a respeito dos métodos de conservação dos alimentos, por meio da pesquisa, da apresentação e da produção do folheto informativo.

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