Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CLOTHING REPAIR

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Listar,  identificar e classificar peças dos vestuários feminino e masculino;

·        Reproduzir oralmente nomes de peças de roupas;

·        Usar o sufixo -en, para formar verbos a partir de adjetivos ou substantivos;

·        Representar uma situação na qual irá contratar um serviço de conserto de roupas: alargar, encurtar, apertar, entre outros. 

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer alguns adjetivos básicos relacionados a roupas, como: short, long, tight e loose

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

O tema desta aula é o sufixo -en, que é uma partícula que se une a um adjetivo ou substantivo para transformá-lo em um verbo e tem como significado: fazer ou tornar-se mais. Antes de introduzir este tema, porém, os alunos vão trabalhar o vocabulário relativo a vestuário. Com a ajuda de um projetor multimídia (data show), comece a aula mostrando as duas figuras abaixo, que contêm peças de roupas femininas (figura 1) e masculinas (figura 2) e pergunte aos alunos se eles sabem os nomes de cada peça. Em seguida, entregue cópias das figuras e do exercício abaixo para os alunos realizarem a tarefa de numerar as vestimentas de acordo com seus respectivos nomes.

 

Figura 1 – Women’s clothing

Women's clothing

Fonte: http://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/womens-clothes-and-accessories-vector-534595. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

Figura 2 – Men’s clothing

Men's clothes

Fonte: http://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/clothes-for-men-vector-1607752. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

Match the pieces of clothing to their corresponding names:

Match


 

Assim que terminarem de numerar, corrija o exercício oralmente. Aproveite este momento para praticar a pronúncia das palavras.

Se preferir, pratique os nomes das roupas com a ajuda do áudio. Acesse o endereço: http://www.languageguide.org/ingl%C3%AAs/vocabul%C3%A1rio/roupa-masculina/ (acesso em 29 de abril de 2014), para roupas masculinas e o endereço: http://www.languageguide.org/ingl%C3%AAs/vocabul%C3%A1rio/roupa-feminina/ (acesso em 29 de abril de 2014), para roupas femininas.

 

ATIVIDADE 2

 

Figura 3 – Too short jeans

too short jeans

Fonte: http://preschooler.thebump.com/DM-Resize/photos.demandstudios.com/getty/article/146/92/73224063.jpg?w=600&h=600&keep_ratio=1. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

Converse com os alunos sobre a figura 3. Pergunte se esta figura representa uma situação comum a eles, que estão em fase de crescimento e o que eles fazem com as roupas que ficam curtas ou pequenas. Pergunte se eles doam ou mandam as roupas para o conserto e também se eles recebem roupas usadas de irmãos mais velhos. Caso eles estejam em um nível de compreensão da língua mais avançado, esta conversa pode ser travada em inglês. Sendo assim, as seguintes perguntas podem ser feitas:

 

Look at the picture and answer:

1.     Does it happen to you?

2.     What do you do to the clothes that don’t fit you?

3.     Do you donate them?

4.     Do you get them repaired?

5.     Do you get used clothes from your older brothers or sisters?

 

ATIVIDADE 3

 

Projete a figura abaixo para a classe (figura 4). Ela contém peças de roupas que precisam de ajustes. Os alunos irão, agora, construir sentenças para atribuir adjetivos a essas peças de roupas. O exercício traz um exemplo para ajudar na construção das demais frases.

 

Figura 4 – Clothes to be repaired

a)short pants b)loose jeans c) long pants d) tight blouse

c) http://photos1.blogger.com/blogger/4192/2938/1600/Too%20Large%20Pants.jpg. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

The clothes in figure 4 don’t fit the people. They need repair. Make a sentence about each piece, following the example given in letter a.

a)     My pants are too short.

b)     ____________________.

c)      ____________________.

d)     ____________________.

 

ATIVIDADE 4

 

Apresente aos alunos o sufixo –en. Explique que esta partícula se junta a adjetivos ou substantivos para formarem verbos. Dê exemplos, como na tabela abaixo (tabela 1):

 

Tabela 1 – Suffix -en

tabela suffix en

Fonte: Arquivo da autora.

 

Peça aos alunos que voltem sua atenção para a figura da atividade anterior (figura 4). Desta vez, eles devem construir mais uma sentença para cada letra da figura, solicitando o tipo de reparo que deverá ser feito para cada peça de roupa. Um exemplo é dado para a letra a.

 

Look at the picture in the previous activity (figure 4) and make one more sentence, ordering the sort of repair that should be done to each piece of clothing. An example is given to you:

a)     My pants are too short. Could you lengthen them, please?

b)     ________________________________________________.

c)      ________________________________________________.

d)     ________________________________________________.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: b) My jeans are too loose. Could you tighten them, please? d) My pants are too long. Could you shorten them, please? d) My blouse is too tight. Could you loosen it, please?

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

A figura a seguir (figura 5) traz o anúncio de uma loja de conserto de roupas. Diga aos alunos para observarem a figura e lerem o anúncio. Cheque o vocabulário. Em seguida, convide-os a representarem algumas situações nas quais eles levam peças de roupas à loja para serem ajustadas.

 

Comentário: O professor pode levar algumas peças para a sala e entregá-las aos alunos, para que a representação fique mais autêntica.

 

Proceda da seguinte forma: divida a sala em duplas, sendo um aluno o cliente e o outro, o atendente da loja. Conceda alguns minutos para que eles preparem os seus diálogos. Peça para que escrevam as falas do cliente e do atendente no caderno. Esta atividade de escrever o diálogo no caderno pode ser avaliada no final, se o professor achar conveniente. Dê mais alguns minutos para as duplas ensaiarem e, finalmente, dê espaço para as apresentações de cada dupla. Pode-se fazer um concurso para eleger as melhores performances.

 

Figura 5 – Clothing repair and alteration store

Repair shop

Fonte: http://www.timpson.co.uk/services/71/clothing-repair-alterations. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade tem o intuito de praticar o emprego do sufixo –en, inserindo novas palavras com esse sufixo. Os alunos devem inferir qual a palavra correta, de acordo com o contexto. As palavras de origem (radicais) estão no quadro dado. O professor deve alertar os alunos para que flexionem os verbos de acordo com a sentença.

 

broad

length

less

loose

quick

sad

short

straight

strength

tick

tight

weak

wide

 

 

1.     They are going to ______ the road as it has become too narrow for the volume of traffic which uses it.

2.     We’ll have to _______ the pace if we want to keep up with him.

3.     The paper came off the parcel when the string that had been tied round it _________.

4.     We’re all going to have to ______ our belts until your mother finds another job.

5.     I’ll have to ________ this skirt; it’s too short to wear to work.

6.     As you grow older your spine ________ by about ten centimetres.

7.     You can _______ the sauce by adding some flour.

8.     The bank loan has greatly ___________ our financial position.

9.     They say that travel ________ the mind.

10.  She stood up and __________ her crumpled clothes.

11.  This defeat ________ our chances of winning the championship.

12.  He _________ as the illness grew worse.

13.  It ________ me that after the accident he can’t walk any more.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: widen, quicken, loosened, tighten, lengthen, shortens, thicken, strengthened, broadens, straightened, lessened, weakened, saddens.

Recursos Complementares

Para uma lista de palavras com o sufixo –en, seus significados e suas pronúncias, acesse: http://quizlet.com/5112610/word-study-en-suffix-list-flash-cards/. Acesso em 29 de abril de 2014.

No endereço: http://quizlet.com/5112610/test. Acesso em 29 de abril de 2014, há exercícios para testar seus conhecimentos sobre o sufixo -en.

Para jogos com peças do vestuário, acesse: http://www.eslgamesplus.com/clothes-and-colors-esl-vocabulary-games-elementary-learners/. Acesso em 29 de abril de 2014. 

Avaliação

A avaliação deverá ser feita ao longo do processo de aprendizagem, observando a participação e o interesse dos alunos em todos os momentos da aula: nas atividades de vocabulário sobre o vestuário, nas atividades de construção das frases escritas, na discussão sobre o que se faz com as roupas que não servem mais. Observe o desempenho na construção do diálogo em duplas e na dramatização.  Se quiser, avalie a produção textual do diálogo de forma quantitativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.